Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • Membro VIP
Em 24/12/2016 às 07:15, faller disse:

Teste com esses leds translúcidos e de alto brilho..

 

@faller , muitíssimo obrigado! Eu precisava disso e acho que nunca iria fazer o teste por iniciativa espontânea. Mas hoje à noite eu fiz o que você me aconselhou. Foi possível usar 34 K em DC 9 V. Foi ótimo aprender isso. Agora eu entendo porque você criticou meu arranjo de resistores em paralelo para acender LEDs na "torradeira de soldador". Para sinalizar, usando-se LED de alto brilho, basta uma potência bem menor, em corrente de aproximadamente 200 uA. Já o LED translúcido, realmente só pôde ser visto aceso no escuro total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

@faller , muitíssimo obrigado! Eu precisava disso e acho que nunca iria fazer o teste por iniciativa espontânea. Mas hoje à noite eu fiz o que você me aconselhou. Foi possível usar 34 K em DC 9 V. Foi ótimo aprender isso. Agora eu entendo porque você criticou meu arranjo de resistores em paralelo para acender LEDs na "torradeira de soldador". Para sinalizar, usando-se LED de alto brilho, basta uma potência bem menor, em corrente de aproximadamente 200 uA. Já o LED translúcido, realmente só pôde ser visto aceso no escuro total.

Por isso te sugeri fazer o teste pois esse aprendizado é aquele que fica, assimila, que a gente nunca esquece..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, marcelogon disse:

Por quantos anos podemos usar um filtro de Linha?

Vai depender do esgotamento da capacidade de absorção dos varistores. Coisa de 15 a 20 anos ou até mesmo uma semana, se acontecer em uma semana um surto de tensão considerável..

 

Como sabemos que ele ainda está fazendo a filtragem de transientes?

Em uma bancada de testes, com gerador de sinais e com medidor de sinais e ou osciloscópio, é possível se saber.

 

Este Clamper de 5 tomadas é melhor que o Upsai FHT 1200? Não pois o Upsai tem 3 tipos de proteção... Se necessitas deles ele vai ter mais valor para você..

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

As informações contidas neste tópico são deveras interessante, porém existe uma que eu não encontrei e gostaria de saber de alguém que talvez tenha: Powerline

 

Já chegaram a usar Powerline com um Clamper P3 ou Multiprotecao 8? Aqui se eu usar um dos Powerlines com um filtro de linha da clone, eu fico com rate de 140Mbs e se ligar direto na tomada fico com 305Mbs, a indicação do fabricante (tp link) inclusive é ligar numa tomada exclusiva só pra ele, como eu faco.

 

Porém, em caso de uma surto eletrico, meu computador esta vulnerável tanto porque é ligado a energia quanto porque está usando o RJ45, então se houver uma perca de uns 20%, ainda acho que vale o investimento.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Já sou usuário do Clamper Multiproteção 8 com contador de surtos.

Porém, estou querendo adquirir mais duas unidades e parece que este produto foi descontinuado de produção. E agora? O que escolher? Alguém confirma que a Clamper só optou mesmo pelos sem contadores de surto?

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Faller,

 

Será que este protetor de surtos e transitórios ST-SP120-P  é bom.

Ele será instalado depois do medidor de energia, é deverá proteger todos os equipamentos da residencia, que ja tem instalado  quadro de distribuição com DPS Clamper, IDR e + os disjuntores para iluminação e tomadas ( 110/220 ).

Em seu data sheet apresenta a curva de corrente e tensão, que em outros protetores não vi, e apresenta uma garantia de 25 anos.

Desde já agradeço a imensa atenção dispensada.

 

ST-SPTSeries-PORT9-2014.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Colaborando para este grandioso tópico.

Sexta passada houve queda de LUZ na minha cidade.

Ao retornar a eletricidade segundo meu filho deu um estouro forte atrás da televisão.

 

Ao verificar meu 'filtrinho' CLAMPER percebi que havia 'torrado'.

Desde então minha TV que saiu de fabrica com problema na sua fonte em muitas unidades e que eu estava feliz por não ter sido premiado,  começou a reiniciar em looping.

Menos mal que a SAMSUNG oferece recall grátis deste modelo.

 

Obs.: Ha um DPS também da clamper junto a entrada de luz.

IMG_20170213_110534618.jpg.b96ff1173a8d73b46deb06f2bf2e6981.jpgIMG_20170213_110527000.thumb.jpg.a77a49a3f119c7ed5773ba75a5b5058c.jpgIMG_20170213_110404842.jpg.8837af4a2f3a9a777811ed0d3f1d79ff.jpgIMG_20170213_110451673.jpg.00f4ecd3cb06a987a5ec233b3d1f8e45.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Marcelo Pereira 1978 disse:

Colaborando para este grandioso tópico.

Sexta passada houve queda de LUZ na minha cidade.

Ao retornar a eletricidade segundo meu filho deu um estouro forte atrás da televisão.

 

Ao verificar meu 'filtrinho' CLAMPER percebi que havia 'torrado'.

Desde então minha TV que saiu de fabrica com problema na sua fonte em muitas unidades e que eu estava feliz por não ter sido premiado,  começou a reiniciar em looping.

Menos mal que a SAMSUNG oferece recall grátis deste modelo.

 

Obs.: Ha um DPS também da clamper junto a entrada de luz.

 

Amigo, deixa eu ver se eu entendi...

Nem o DPS da entrada do seu padrão...

Nem o filtro DPS classe III... 

Foram o suficientes para proteger 100% a televisão?

 

Você tem aterramento devidamente instalado na sua residência? O PE?

Caso tenha, este PE estava ligado nas tomadas (o pino do centro) ?

(Alguns aparelhos não possuem esse terceiro pino, eu sei...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 13/02/2017 às 12:04, BourneShell disse:

 

Amigo, deixa eu ver se eu entendi...

Nem o DPS da entrada do seu padrão...

Nem o filtro DPS classe III... 

Foram o suficientes para proteger 100% a televisão?

 

Você tem aterramento devidamente instalado na sua residência? O PE?

Caso tenha, este PE estava ligado nas tomadas (o pino do centro) ?

(Alguns aparelhos não possuem esse terceiro pino, eu sei...)

 

Exatamente.

Tudo aterrado 100%.

Fiz questão de acompanhar o eletricista.

 

Minha duvida é se o Clamper fez a  parte dele quando estourou.

A TV tem o defeito de serie de fabrica. Talvez faltasse apenas um 'cutucão elétrico' na fonte dela para apresentar o problema.

O Clamper deveria ter barrado este 'cutucão' ?

 

Os varistores estão intactos. Alguém com conhecimento da função do componente que queimou (ver imagens acima) poderá nos dar maiores detalhes.

 

O VCL instalado na entrada externa acredito que barre apenas descargas mais fortes tipo raios.

 

Me corrijam se escrevi bobagem.

 

At.

Marcelo Pereira

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 horas atrás, Marcelo Pereira 1978 disse:

 

Exatamente.

Tudo aterrado 100%.

Fiz questão de acompanhar o eletricista.

 

Minha duvida é se o Clamper fez a  parte dele quando estourou.

A TV tem o defeito de serie de fabrica. Talvez faltasse apenas um 'cutucão elétrico' na fonte dela para apresentar o problema.

O Clamper deveria ter barrado este 'cutucão' ?

 

Os varistores estão intactos. Alguém com conhecimento da função do componente que queimou (ver imagens acima) poderá nos dar maiores detalhes.

 

O VCL instalado na entrada externa acredito que barre apenas descargas mais fortes tipo raios.

 

Me corrijam se escrevi bobagem.

 

At.

Marcelo Pereira

 

 

 

 

 

Olá Marcelo

Estou acompanhando o tópico. Aqui em casa uso todas as proteções que você usa e também me perguntei o motivo que aconteceu isso contigo. Vamos ver se alguém com conhecimento técnico possa nos dar uma luz....... Mas tenho algumas citações que podem ajudar a pensar:

 

1: As proteções não são 100%,

2: tem certeza que o surto veio pela rede elétrica? Não pela rede cabeada da TV por assinatura? porque pode ter caído um fio em cima da rede que além de ter passado o surto pela rede elétrica passou também pela cabeada coaxial,

3: pura conhecidencia devido ao problema de serie,

4: pode ter dado um cutucão sim, na qual a fonte não segurou,

5: O aterramento estava dimensionado corretamente? O eletricista utilizou um terrometro para medir? Acredito que o aterramento deve ser bem feito pois se não piora.

6: Nem sempre surtos matam o aparelho de pronto, pode ter sido uma soma deles que fez o start.

 

A proteção classe 1 e 2 instalada no padrão (VCL) barram descargas mais fortes mesmo - porém não só de raios.

 

A proteção classe 3 é a proteção fina instalada no aparelho.

 

Somente a TV deu problema?

 

vamos ver o que opinam.

 

abraços

 

 

adicionado 13 minutos depois

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2017 às 16:13, Marcelo Pereira 1978 disse:

Os varistores estão intactos. Alguém com conhecimento da função do componente que queimou (ver imagens acima) poderá nos dar maiores detalhes.

 

 

Parece que o diodo queimou. Se não estiver enganado o diodo e resistor e para proteção do led.

Mas do resto, ele ainda funciona.

Esta na garantia, consulte a clamper.

 

O mais interessante e que não queimou ou danificou os varistores e fusíveis térmicos. Muito estranho isso.

iClamper_LED.jpg.95fe1ef03b409253de5c1cecb0a10073.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenuador Filtro de Linha 5T 15505  Lábramo

Ao que ele se propõe, segundo o fabricante:

Citação

Protetor DPS com 6 tomadas 2P+T. Proteção contra sobre-tensão e sobre-corrente através de tecnologia VAR e MOS em Fase-Terra e Neutro-Terra. Fornecido com filtros de EMI e RFI capacitivo e toroidal. Opera em 110V ou 220V (especifique conforme sua necessidade). Cabo PP com comprimento de 1,5m. Capacidade para consumos até 1100W. 

 

Resiste ao choque da realidade? Vejamos:

 

Descrição da embalagem

IMG_20170310_123541.jpg.d0d38c47bde3976ca7dbd2644e3d9fb8.jpg

 

Detalhe do Case e plug, cabo PP de 3 vias

IMG_20170310_123709.jpg.bc7e13698ad2a586df4dcad6a210a24d.jpg

 

Fusível 9a e extra

IMG_20170310_123810.jpg.92cb0f85e8bcfc9a1abf417e3bac7755.jpg

 

Chave liga/desliga e led

IMG_20170310_123817.jpg.4ed285a309d0895010f147374fb8fa7e.jpg

 

Vista posterior, fechamento por travas

IMG_20170310_124108.thumb.jpg.94437887dfb5dcb0dff74320b1cff429.jpg

 

Vamos ao que interessa, procurar as proteções VAR e MOS, o filtro toroidal e o capacitivo.

 

IMG_20170310_123844.jpg.e3b7eb07164c59958ebd9b89d2269a13.jpg

 

Hum... suponho que os componentes estavam de férias... somente 2 capacitores cerâmicos de 10nf 1KV entre fase/terra e neutro/terra e nada mais.

IMG_20170310_123908.jpg.963a3f20f01127afb92b07df0a4fdb21.jpg

Soldas razoavelmente bem-feitas e isolação com termoretrátil nas junções

IMG_20170310_124036.jpg.9ede20e1e548af0d015df8e3af272c9e.jpg

 

Detalhe do barramento e dos conectores

IMG_20170310_123854.thumb.jpg.bd248b30c12e60a4fe7ffd647696a582.jpg

 

Bom, é isso... por 33 reais não se espera milagre. Pelo menos tem um pouco de espaço para fazer upgrades.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em ‎29‎/‎12‎/‎2012 às 16:32, faller disse:

Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos

 

Graças a preciosa colaboração do colega e conterrâneo Claiton. que abriu e fotografou de forma explêndida o citado filtro de linha, se pode observar de perto o mesmo.. Desde já agradeço a colaboração do amigo...

Sempre tive dúvida se esse filtro da Clamper, com contador, era uma versão eletricamente igual aquela de seu irmão sem contador ou se ele teria uma topologia melhorada e isso se poderá descobrir agora com essas fotos e análise do dispositivo...

Esse filtro de linha tem uma apresentação com 8 tomadas, todas dentro da nova norma brasileira, dois leds, um de proteção ativa outro de terra presente um contador de surtos absorvidos pelo filtro (ai chamado de contador de raios) e um mini disjuntor que agrega duas funções. A função de ligar e desligar as tomadas de saída do filtro e a de disjuntor, ou proteção série no lugar de um fusível, no caso de 10 Amperes. Por isso se lê nele a palavra reset, que é onde se deve apertar se seu disjuntor, para proteção do equipamento, desnucar, abrir, desarmar... Essa chave/disjuntor tem tecla com iluminação interna que indica energia presente..
Veja ai a visão desse painel do equipamento:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Visoexte

A tabela de especificações do dispositivo de proteção pode ser vista ai:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Especifi
Está de parabéns a Clamper por trazer um detalhamento das especificações a altura das melhores proteções importadas o que dificilmente é visto nos produtos assemelhados de nossa indústria..
Até mesmo a atenuação do seu filtro incorporado é citada e em dois modos, o diferencial e o modo comum.. Parabéns a Clamper. Especificações de fazer inveja às proteções importadas.. Isso tem nome, se chama respeito ao consumidor...

Logo, ao se abrir a proteção, dá para se ver os barramentos de distribuição de energia, para as tomadas. Assim limpos, sem a parte inferior do filtro dá até de se pensar que esses barramentos podem vir a se tocar. Entretanto, na parte inferior desse gabinete, existem diversos compartimentos que isolam entre si esses barramentos de modo seguro. Esse barramento é muito bem dimensionado, nem um pouco fraco nem mecanica nem eletricamente.
Veja ai detalhes:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Barramen

Esse barramento termina, ou começa, em uma placa de circuito impresso, bem dimensionada, que suporta os componentes desse dispositivo de proteção. Veja ai:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Visointe

Do outro lado dessa placa de circuito impresso dá de se ver uma montagem muito bem feita, com componentes de primeira linha, soldas todas muito bem feitas, de uma robustez muito boa..
Veja ai:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Visointe

Do lado oposto ao impresso, na outra ponta desse barramento, se pode ver as proteções auxiliares para rede telefônica e para o cabo, opcões muito interessantes se sua internet trefegar por essa linha telefônica (modem ADSL) ou por cable modem.. Essas proteções, como não poderia deixar de ser, compartilham o ateramento da proteção..
As proteções contam com dispersores a gás, tripolar de 350 Volts no caso da rede telefônica e de um só polo, 350 Volts para a rede de cabo.

Para a linha telefônica a proteção conta com um moderno PTC de código JK250-145U. Esse tipo de proteção faz as vezes de um fusível auto rearmável de 145 mA, que nas condições normais apresenta uma resistência de 3 a 6 ohms e que trigado (tendo passado corrente maior que sua corrente de sustentsação) passa a apresentar uma resistência muito elevada, abrindo pois o circuito.. É um fusível auto rearmável. Passada a anormaldade que o fez abrir, se auto rearma, voltando a operar normalmente.
Veja os elementos de ptroteção auxiliares ai:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Proteesa

A etapa de filtragem é bem construída, apresentando além dos capacitores para modo diferencial, de linha X2, esses dois quadrados azuis dai:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Capacito
Apresentam também dois capacitores Y, de um azul mais claro que podem ser vistos às costas de um dos capacitores retangulares, na foto ai acima que mostra a visão gera dos componentes, e um indutor muito bem dimensionado, raridade entre os filtros de linha do mercado.. Veja ai o indutor:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Indutord

O contador dde surtos incorpora dois indutores menores e um opto acoplador que pode ser visto ai marcado na foto:
ClamperMultiProteoContadorSurto-Optoacop

Repare que o trio de varistores, um de 20 mm e outros dois de 14 mm, todos protegidos por fusíveis térmcos, aqueles ali, branquinhos, com temperatura de fusão de 115 graus... Sempre que uma proteção agrega fusível térmico para proteção de seus varistores agrega profissionalismo e conhecimento na área de proteção..
ClamperMultiProteoContadorSurto-Fusveist

Definitivamente a proteção da Clamper, chamada de Multi Proteção com contador de surtos, não é igual às demais que não tem esse contador de surtos. Seu preço está completamente de acordo com parâmetros internacionais pelo que apresenta e passará a ser minha indicada até prova em contrário ou nova proteção, melhor que ela, aparecer no mercado..

 

Pessoal, decidi comprar um filtro de linha de qualidade (que o meu da Daneva não estou confiando muito não) e já me resolvi que seria o Clamper Multi Proteção com contador de surtos (sem contador não me interessa). Ainda mais depois de ler este tópico do Titã da eletricidade dos fóruns, o glorioso @faller. que se não fosse por ele ainda estaria utilizando estabilizador e consequentemente meu PC já tinha ido pro lixo. O que acabou acontecendo a uns 10 anos atrás mesmo quando ainda usava aquela porcaria assassina de eletrônicos.  Pois bem, apesar de já me definir qual marca de filtro de linha vou comprar, resta o modelo. E essa é minha dúvida. Existe 3 ou 4 modelos (e essa é outra dúvida) do Clamper Multi Proteção com contador de surtos que pesquisei nos sites de internet (que onde moro é fim de mundo, tanto que ainda nem chegou a série Gtx 600 das placas de vídeo Nvidia. Ainda está na serie Gtx 500, sendo que já está na serie 1000, pra vocês terem uma noção do atraso dos eletrônicos daqui).

Agora quanto aos filtro de linhas da Clamper pelo visto em todo o Brasil está atrasado em referência à este produto. Pois só achei em uns 6 ou 7 sites e desses, apenas dois encontrei do modelo com contador de surtos: o guerra digital e o waz tecnologia. Pelo que verifiquei existem 3 modelos confirmados do Clamper com contador que estou querendo. que são esses que encontrei no Waz Teconologia, mas ambos indisponíveis: http://www.waz.com.br/product/inativos/105107/dps-8-tomadas-clamper-multi-proteo-c-contador-de-surtos-transparente-box.html, http://www.waz.com.br/dps-8-tomadas-clamper-multi-proteo-c-contador-de-surtos-preto-box.html e http://www.waz.com.br/dps-8-tomadas-clamper-multi-protecao-c-contador-de-surtos-branco-9437-111648.html. Primeiramente gostaria que o amigo @faller ou alguém com igual competência sobre o assunto, me respondesse se o que tem de diferente entre esses 3 modelos é somente a cor. Esse preto por exemplo tem Centelhadores a gás + PTC para proteção contra choques elétricos na linha telefônica e nos outros dois modelos não vi. Com relação a este preto, o qual está indisponível, achei um pra comprar e queria saber se é o mesmo modelo que o preto anterior. Aqui está o link da guerra digital: https://www.guerradigital.net/dps-clamper-multi-protecao-c-contador-de-surtos-x-fl-pt-8bt-2j1-2cf-ld-p. 

Estou perguntando se é o mesmo modelo apesar da cor ser igual, porque achei um disponível no Waz branco que  fiquei sem ter certeza se possui contador ou não, tendo em vista que na descrição do produto não informa, mas na figura aparenta ter: http://www.waz.com.br/dps-8-tomadas-clamper-multi-protecao-branco-9436-113903.html. Já enviei um email para o Waz perguntando se tem contador, mas como é fim de semana vão me responder só na segunda. E já queria sair pra pagar o boleto na segunda, porque na minha região está em época de muita chuva e raios, por isso quero esse clamper o quanto antes.

Resumindo, gostaria de saber se além das Centelhadores a gás + PTC para proteção contra choques elétricos na linha telefônica e maior capacidade de corrente de surto em relação ao clamper branco (eu acho, estou supondo, pois essas 3 funções não diz nas especificações desse branco, nem do preto da guerra digital, mas diz no preto e só nesse modelo da loja Waz), existe alguma outra função a mais do que esse branco que se encontra disponível na Waz e é mais barato.

E se essas funções a mais (se não tiverem mesmo presentes no clamper branco disponível) vão me fazer falta ao conectar um Pc Gamer robusto, uma Tv Smart 32'', um Home Theater 5.1 simples de baixa frequência, um outro aparelho de Som baixa frequência mas sem caixa (este ligado 24h direto, mas desligado no power, ligado só na tomada, aparecendo o led do relógio), um carregador de smartphone, um modem de internet com os cabos coaxial e o cabo de rede (estes ligado 24h direto) e um abaju.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @Ares Brazuka, eu andei procurando por mais destes, e estão ausente do mercado. Pelo site da Clamper, tudo indica que a versão com contador de surtos foi DESCONTINUADA. Preciso ligar no 0800 da empresa para obter essa confirmação, pois tenho um e gostaria e adquirir mais uns dois, mas em todas as lojas online que eu pesquisei, está em falta. Inclusive no meu serviço (repartição pública) onde tudo fica direto ligado, estes são indispensáveis. Mas a Clamper parece que fez uma reformulação de produtos, deixando o multiproteção de 8 tomadas sem o contador, e inseriu um de 5 tomadas simples, para a linha econômica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

O amigo @Ares Brazuka postou acima um protetor da marca Clamper, com contador (https://www.guerradigital.net/dps-clamper-multi-protecao-c-contador-de-surtos-x-fl-pt-8bt-2j1-2cf-ld-p)

 

Gostaria de saber se alguém sabe informar se outros produtos da Clamper, como esse (https://www.guerradigital.net/none-14762032), que é semelhante fisicamente ao com contador, sendo que não tem contador, nem proteção ADSL/Linha Telefônica e proteção para cabo coaxial. Seu preço é bem mais em conta, fiquei bastante interessado, mas ainda fica a dúvida: Não sei se com a descontinuação do Clamper com Contador, eles também reformularam a parte interna deste sem contador, afim de cortar custos de produção.

 

 

Aguardo os colaboradores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @Witor Moraes, esse produto que ainda está em algumas lojas trata-se do multi-proteção que ficou sendo o de 8 tomadas, sem o contador. Parece-me que existe ainda a versão que tem as entradas para telefone e TV, mas sem contador também, se eu não estiver enganado, pois a Clamper eu não estou gostando do jeito que essa empresa está lidando com seus produtos. Eu particularmente já liguei lá em Minas Gerais e falei com os técnicos pelo 0800, eles são bastante atenciosos e dedicados em explicar sobre os equipamentos e sobre os circuitos. O problema é que a empresa deve estar nas mãos de algum Diretor abestado e tem tomado certas "decisões" mercadológicas com fim de minimizar custos. Não estou vendo o protetor com contador de surtos no hall de produtos do website Clamper, o que é uma pena e deve ser questionado à empresa. Mas a todos que eu pessoalmente ofereci esse equipamento em específico, as pessoas não quiseram comprar por achararem caro. 

 

Neste mesmo tópico, há a comparação dos dois produtos, salvo engano. Pois lembro de ler sobre essa dúvida aqui neste tópico, só não sei exatamente qual página está agora... A diferença entre o contador e sem contador é que pelo circuito, observa-se a adição de algumas pecinhas a mais. Sendo que o com contador, existe alguns componentes a mais tais como uma bobina e mais algumas coisas. Agora, não sei dizer exatamente, NA PRÁTICA, se o contador é algo que realmente vá fazer a diferença.... pois aqui em casa, eu só ligo a régua, quando vou usar o PC. Então eu não sei se ele "zera" toda vez que é desligado. No caso, ele ficará sempre zero. Agora, caso deixe direto ele ligado, eu ouvi relatos de um cara que virou de 0 pra 1, mas em um ano de uso só. Ou seja... até que ponto este contador é essencial, eu não sei... na prática. Mas em suma, o com o contador de surtos é mais elaborado e oferece melhor proteção por causa desses componentes adicionais, tanto que o preço é bem mais caro. Eu particularmente só uso as tomadas. Não uso na TV e nem no telefone. E acho que se se o raio for muito forte e passar pela distribuição, dependendo da força, se for superior ao tempo que o equipamento resiste, e superior aos Joules, pode superar até mesmo o aparelho e avançar para a fonte do PC (que, as boas, possuem certa proteção). Mas qualquer proteção é melhor que nenhuma proteção. Eu penso que a Clamper está vacilando... Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...