Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Consegui fotos da parte interna do Manhattan Surge Strip Item: 160995

O suporte técnico deles acabou de me mandar:

Certamente não é o mesmo do E-Coyote

Coloque para a gente ver. Nesse daí eu ainda boto fé.

Eu queria saber uma Coisa

O Filtro de Linha Protege Ou nao o PC?

Protege se tiver os elementos de proteção dentro dele. Um bom filtro é composto por elementos de filtragem e elementos de proteção. Qualquer coisa que tiver os elementos de proteção, protege. Até uma cueca furada protege, se tiver os componentes de proteção dentro dela. Ou uma caixa de bombons. O componente de proteção mais conhecido e mais utilizado é o varistor. O que a gente vê dentro de muito filtro de linha nacional vagabundo é um varistorzinho de 10mm, que não protege praticamente nada. Daí a importância de conhecer o que está sendo utilizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E com razão, porém não é o mesmo que está no E-Coyote.

A empresa parece ser boa e honesta, me enviaram a imagem sem questionar coisa alguma.

Estou upando-a no imageshack

Fui um dos compradores do Filtro Manhattan na e-Coyote. Após abrir o filtro e postar as fotos, e principalmente após a análise do faller sobre os componentes internos, fiz a devolução imediata do produto (e fui muito bem atendido pelo pessoal da e-coyote, diga-se de passagem. Nota 10 para o atendimento pós-venda deles).

Não creio que seja culpa deles (e-Coyote), talvez da distribuidora, mas acho que devem ser alertados pois estão comercializando um produto falsificado, uma vez que esse filtro usa o nome da Manhattan e fornece um produto de qualidade bem inferior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui um dos compradores do Filtro Manhattan na e-Coyote. Após abrir o filtro e postar as fotos, e principalmente após a análise do faller sobre os componentes internos, fiz a devolução imediata do produto (e fui muito bem atendido pelo pessoal da e-coyote, diga-se de passagem. Nota 10 para o atendimento pós-venda deles).

Não creio que seja culpa deles (e-Coyote), talvez da distribuidora, mas acho que devem ser alertados pois estão comercializando um produto falsificado, uma vez que esse filtro usa o nome da Manhattan e fornece um produto de qualidade bem inferior.

Acho que é mais simples.

A manhattan tem:

Surge Strips (protetores contra surto)

Power Strips (extensões)

O problema é:

No brasil os dois se chamam popularmente filtro de linha.... (_(

Erro da E-Coyote que não colocou o Modelo em questão e também colocou especificações de um Surge Strip da Manhattan enquanto vendiam um Power Strip.

Se as lojas separassem Filtro de Linha e Protetor Contra Surtos, esse engano todo não teria ocorrido.

O que está na E-Coyote não tem proteção para internet, mas na especificação que está lá fala que tem. uma prova do erro da loja.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fotos da parte interna do Manhattan Surge Strip Item: 160995

Ele é bem no estilo P6B da APC e aparentemente em nada inferior. Prefiro que o Faller comente, mas em princípio tem três varistores (F-N, F-T e N-T) que parecem ser de 20mm, fusíveis térmicos e capacitor de filtragem. Seria ótimo se viesse para o Brasil. Seria uma boa alternativa para o APC. Já aquele que a e-coyote trouxe foi uma cagad@ mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é bem no estilo P6B da APC e aparentemente em nada inferior. Prefiro que o Faller comente, mas em princípio tem três varistores (F-N, F-T e N-T) que parecem ser de 20mm, fusíveis térmicos e capacitor de filtragem. Seria ótimo se viesse para o Brasil. Seria uma boa alternativa para o APC. Já aquele que a e-coyote trouxe foi uma cagad@ mesmo.

Vou falar com a Waz e ver se eles começam à importar regularmente.

Eles gostam de sair na frente, ai vai ser mais fácil convencê-los :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Consegui fotos da parte interna do Manhattan Surge Strip Item: 160995

O suporte técnico deles acabou de me mandar:

photofy.jpg

Certamente não é o mesmo do E-Coyote

Não é o mesmo com certeza absoluta e a e-Coyote jamais disse ser. Se pecou o fez por omissão, não por declaração errada..

Esse dai, de código 160995, embora a foto não seja muito reveladora, dá para perceber que é "vinho de outra pipa. Com seus 3 varistores deve ter previsto proteção entre F-N, N-T e F-T, bem como previu proteção térmica para os varistores. Diria, sem medo de errar muito, comparar-se com um filtro de linha modelo P6B da APC..

o vei um filtro de linha pode ser bom e protejer bem o pc mas não confio neles não eu tenho um mas so utilizo ele como tomada não confio neles não sou mais um estabilizador

Sem dúvida alguma um direito seu. Mais tarde, daqui a alguns anos, quando te deres conta, certamente vais lembrar que tiveste a oportunidade de fazer a coisa como deveria ter sido feita, mas abriste mão...

Abraço...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o mesmo com certeza absoluta e a e-Coyote jamais disse ser. Se pecou o fez por omissão, não por declaração errada..

Esse dai, de código 160995, embora a foto não seja muito reveladora, dá para perceber que é "vinho de outra pipa. Com seus 3 varistores deve ter previsto proteção entre F-N, N-T e F-T, bem como previu proteção térmica para os varistores. Diria, sem medo de errar muito, comparar-se com um filtro de linha modelo P6B da APC...

Se não em engano ainda tem a proteção de cabos RJ45 (é o da ADSL, correto?) a qual não me enviaram fotos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, tem um pseudo-filtro de linha clone aqui, será que serve para algo?

Já vi filtros de Clone relativamente bons e também já vi alguns prá lá de ruins.

A expressão "Filtro da Clone" é muito ampla e comporta de tudo, especialmente desse tipo de empresa que importa sob forma de Kit.. (importa o Kit..ver) e coloca um nome e manda para algum incauto comprar.

Se tirares as fotos internas dos mesmo e de todos os valores de peças, legíveis, dá até para fazer uma crítica do mesmo..

Abraço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Filtro de linha Belkin 8-Outlet Surge Protector+Ethernet Coaxial NiB

Devido a escassez de bons protetores contra surto, aqui no Brasil equivocadamente chamados ou confundidos com simples Filtro de Linha, pelo menos no nome, fui novamente até o e-bay, na data de 08/06/2010 e escolhi comprar um bom dispositivo de proteção contra surtos e encontrei esse da Belkin, empresa de renome nessa indústria de proteções..

O filtro para referência visual:

00ProtetorBelkinMFGPartBE108230FC06.jpg

A remessa para o Brasil: Ela foi feita no próprio dia 08/06/2010 e chegou em minhas mãos hoje, dia 18/06/2010

01ProtetorBelkinCompranoe-bay.jpg

O Valor da encomenda dos EUA até minha casa foi de U$ 18,00 e o preço do dispositivo foi de U$18,99, totalizando já em R$ 70,76 que me foi debitado em cartão. Um preço excelente em se tratando de uma proteção Belkin de 8 tomadas, com filtro de boa atenuação e alto Joule rating, associada com proteção de linha telefônica e de antena ou cable...

Para quem quiser a dica de qual vendedor, cito sem me responsabilizar por nada, só estou relatando o que comigo aconteceu e do modo como aconteceu..

http://cgi.ebay.com/Belkin-8-Outlet-Surge-Protector-Ethernet-Coaxial-NiB-/380168752259?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5883d2cc83

A embalagem externa: Embalada numa forte caixa de papelão da UPS, cheia de flocos protetores veio essa embalagem Blister que se vê ai:

02ProtetorBelkinEmbalagem.jpg Muito bem acondicionada sem nenhuma marca de amassamento.. Assim chegou em minha casa.. A embalagem externa tem uma série de dicas, cita o limite de 200.000 dólares para cobertura de equipamentos que porventura venham a sofrer qualquer dano derivado de surtos de tensão, inclusive se derivados de descargas atmosféricas (raios) estando ligados, de modo correto, em uma proteção dessas dai. Evidente que essa cobertura só é válida nos EUA, mas a cito como reconhecimento de que a coisa ai parece séria...

Características e garantia: Dá para ver nessa foto dai, da lombada da embalagem, os detalhes das características da proteção03ProtetorBelkinGarantiaeespecifica.jpg

A visão externa da proteção:

04ProtetorBelkinVisoexternaedetalhe.jpg

Pode-se ver ai também os detalhes das proteções telefônica e de antena ou cable. Pode se ver o detalhe do fechamento dos orifícios das tomadas como garantis de que alguma criança não vá conseguir enfiar algum grampo ai na tomada e pode se notar as indicações da proteção...

Para abrir a mesma a primeira dificuldade:

05ProtetorBelkinDetalhedosparafusos.jpg

Em sua parte inferior tem 8 parafusos de fixação. Quatro deles com cabeça normal Philips e outros 4 com uma espécie de cabeça que somente permite o fechamento da proteção e não sua abertura. Após estudar alternativa deduzi, testei e fui feliz, que uma chave de fenda nova, de arestas rombudas associada com a correta pressão sobre os parafusos daria certo, e deu.. Finalmente aberta a proteção...

Internamente se pode ver que boa parte da proteção abriga a chapa de circuito impresso e a outra parte o barramento de distribuição de energia as tomadas:

06ProtetorBelkinVisointernaplacater.jpg

Esse barramento é bem isolado umas laminas das outras, bem fixado e robusto. Não existe solda estanho entre as lâminas e a fiação, e sim solda ponto. Isso garante a manutenção de ótimo contato elétrico entre ambos sem a possibilidade de soltura mesmo se o barramento aquecer... Pela primeira vez na vida em análises de proteções me deparei com essa topologia, que encosta um resistor de 2 Watts junto e com isolação térmica em torno de ambos (para concentrar e rapidamente transmitir o calor do resistor para o fusível) em um fusível térmico de 15 Amperes e com abertura em 115ºC. Não deu tempo nem saco de fazer a análise do circuito como um todo, para ver exatamente aonde eles querem chegar com essa topologia. Entretanto dá para saber que o fusível térmico está em série com o fio do fase, antes mesmo da bobina do filtro, que aliás é simplesmente capada, só existe o lugar para a mesma by-passado por dois jumps de fio. Desse modo seu filtro RFI/EMI é composto somente de um capacitor da série X2, de 220 nF. Todos os varistores (3 conjuntos) "sanduicham" seu fusível térmico de proteção e são envoltos por algum componente papel termo-protetor. Todos os varistores que ai estão, nessa situação de sanduíche de dois varistores com um termo fusível são do tipo 20D201, de 20 mm e para 130 Volts nominais..

Visão dos componentes da placa de circuito impresso: Se vê com facilidade a falta da bobina ai

07ProtetorBelkinVisodaplacadoladoco.jpg

Nota-se que existem 3 grupos de 2 varistores de 130 Volts "sanduichando" fusíveis térmicos e se nota que existem 3 varistores com um ponto branco na periferia..

Esses varistores que são extra sanduíche, em numero de 3 também, são na verdade varistores de 20 mm (20D471) também, porém de tensão de 300 Volts.

Também é a primeira vez que vejo essa topologia. Algum dia, quando reunir saco para tal, abro isso dai e executo uma engenharia reversa para entender o que a Belkin pretende com essa formação.

Veja ai na imagem:

08ProtetorBelkinVaristores471e201.jpg

Finalmente se pode ver que, já que estava aberta a proteção coloquei um indutor duplo para melhorar ainda mais o desempenho da parte de filtragem desse elemento.

Se pode ver também o detalhe da proteção telefônica, com dois fusível de ação retardada, de 500 mA e dois varistores de 10 mm por 150 Volts. Se pode ver detalhes da chave liga desliga, associada internamente com um micro disjuntor que faz ai mesmo o reset se entrar em proteção por excesso de corrente (maior que 15 Amperes)

09ProtetorBelkinProteotelefnicanova.jpg

Por sinal, a proteção aguenta até 1.875 VA de potência...

Em meu ver uma excelente proteção pelo custo...

Abraço...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devido a escassez de bons protetores contra surto, aqui no Brasil equivocadamente chamados ou confundidos com simples Filtro de Linha, pelo menos no nome, fui novamente até o e-bay, na data de 08/06/2010 e escolhi comprar um bom dispositivo de proteção contra surtos e encontrei esse da Belkin, empresa de renome nessa indústria de proteções..

O filtro para referência visual:

00ProtetorBelkinMFGPartBE108230FC06.jpg

A remessa para o Brasil: Ela foi feita no próprio dia 08/06/2010 e chegou em minhas mãos hoje, dia 18/06/2010

01ProtetorBelkinCompranoe-bay.jpg

O Valor da encomenda dos EUA até minha casa foi de U$ 18,00 e o preço do dispositivo foi de U$18,99, totalizando já em R$ 72,76 que me foi debitado em cartão. Um preço excelente em se tratando de uma proteção Belkin de 8 tomadas, com filtro de boa atenuação e alto Joule rating, associada com proteção de linha telefônica e de antena ou cable...

Para quem quiser a dica de qual vendedor, cito sem me responsabilizar por nada, só estou relatando o que comigo aconteceu e do modo como aconteceu..

http://cgi.ebay.com/Belkin-8-Outlet-Surge-Protector-Ethernet-Coaxial-NiB-/380168752259?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5883d2cc83

A embalagem externa: Embalada numa forte caixa de papelão da UPS, cheia de flocos protetores veio essa embalagem Blister que se vê ai:

02ProtetorBelkinEmbalagem.jpg

Muito bem acondicionada sem nenhuma marca de amassamento.. Assim chegou em minha casa.. A embalagem externa tem uma série de dicas, cita o limite de 200.000 dólares para cobertura de equipamentos que porventura venham a sofrer qualquer dano derivado de surtos de tensão, inclusive se derivados de descargas atmosféricas (raios) estando ligados, de modo correto, em uma proteção dessas dai. Evidente que essa cobertura só é válida nos EUA, mas a cito como reconhecimento de que a coisa ai parece séria...

Características e garantia: Dá para ver nessa foto dai, da lombada da embalagem, os detalhes das características da proteção

03ProtetorBelkinGarantiaeespecifica.jpg

A visão externa da proteção:

04ProtetorBelkinVisoexternaedetalhe.jpg

Pode-se ver ai também os detalhes das proteções telefônica e de antena ou cable. Pode se ver o detalhe do fechamento dos orifícios das tomadas como garantis de que alguma criança não vá conseguir enfiar algum grampo ai na tomada e pode se notar as indicações da proteção...

Para abrir a mesma a primeira dificuldade:

05ProtetorBelkinDetalhedosparafusos.jpg

Em sua parte inferior tem 8 parafusos de fixação. Quatro deles com cabeça normal Philips e outros 4 com uma espécie de cabeça que som,ente permite o fechamento da proteção e não sua abertura. Após estudar alternativa deduzi, testei e fui feliz, que uma chave de fendas nova, de arestas rombudas associada com a correta pressão sobre os parafusos daria certo, e deu.. Finalmente aberta a proteção...

Internamente se pode ver que boa parte da proteção abriga a chapa de circuito impresso e a outra parte o barramento de distribuição de energia as tomadas:

06ProtetorBelkinVisointernaplacater.jpg

Esse barramento é bem isolado umas laminas das outras, bem fixado e robusto. Não existe solda estanho entre as lâminas e a fiação, e sim solda ponto. Isso garante a manutenção de ótimo contato elétrico entre ambos sem a possibilidade de soltura mesmo se o barramento aquecer... Pela primeira vez na vida em análises de proteções me deparei com essa topologia, que encosta um resistor de 2 Watts junto e com isolação térmica em torno de ambos (para concentrar e rapidamente transmitir o calor do resistor para o fusível) em um fusível térmico de 15 Amperes e com abertura em 115ºC. Não deu tempo nem saco de fazer a análise do circuito como um todo, para ver exatamente aonde eles querem chegar com essa topologia. Entretanto dá para saber que o fusível térmico está em série com o fio do fase, antes mesmo da bobina do filtro, que aliás é simplesmente capada, só existe o lugar para a mesma by-passado por dois jumps de fio. Desse modo seu filtro RFI/EMI é composto somente de um capacitor da série X2, de 220 nF. Todos os varistores (3 conjuntos) "sanduicham" seu fusível térmico de proteção e são envoltos por algum componente papel termo-protetor. Todos os varistores que ai estão, nessa situação de sanduíche de dois varistores com um termo fusível são do tipo 20D201, de 20 mm e para 130 Volts nominais..

Visão dos componentes da placa de circuito impresso: Se vê com facilidade a falta da bobina ai

07ProtetorBelkinVisodaplacadoladoco.jpg

Nota-se que existem 3 grupos de 2 varistores de 130 Volts "sanduichando" fusíveis térmicos e se nota que existem 3 varistores com um ponto branco na periferia..

Esses varistores que são extra sanduíche, em numero de 3 também, são na verdade varistores de 20 mm (20D471) também, porém de tensão de 300 Volts.

Também é a primeira vez que vejo essa topologia. Algum dia, quando reunir saco para tal, abro isso dai e executo uma engenharia reversa para entender o que a Belkin pretende com essa formação.

Veja ai na imagem:

08ProtetorBelkinVaristores471e201.jpg

Finalmente se pode ver que, já que estava aberta a proteção coloquei um indutor duplo para melhorar ainda mais o desempenho da parte de filtragem desse elemento.

Se pode ver também o detalhe da proteção telefônica, com dois fusível de ação retardada, de 500 mA e dois varistores de 10 mm por 150 Volts. Se pode ver detalhes da chave liga desliga, associada internamente com um micro disjuntor que faz ai mesmo o reset se entrar em proteção por excesso de corrente (maior que 15 Amperes)

Por sinal, a proteção aguenta até 1.875 VA de potência...

Em meu ver uma excelente proteção pelo custo...

Abraço...

Muito bom esse filtro, deveria ter no brasil para vender!

OBS: o que você faz com os filtros que desmonta?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O que você faz com os filtros que desmonta?
Faller, desculpe-me se passei batido, mas é "bivolt" ou somente 110V?

Os filtros que desmonto, ou analiso, remendo-os, corrijo-os, se necessário for, melhoro-os, adapto-os... E ai vem amigos, amigas, família, negocio algumas vezes, quando se acumulam...

O filtro é somente 125 Volts como se pode ver nas características, na terceira foto das fechadas ou quarta foto em geral, da análise...

Abraço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, na penultima imagem, bem do lado direito onde tem dois componentes abraçados por uma tira qualquer, que não sei do que é feita, aquelo quadradinho é um fusível térmico aparentemente abraçado com um resistor ou algo assemelhado. Ao meu entender, durante a condução constante de um varistor esse resistorse aquece e o fusivel térmico corta toda entrada de energia. É uma redundância a mais, além dos fusiveis entre os varistores.

Os APC's, aqueles com 8 ou 11 tomadas, também usam três varistores de 300V em volta dos de 130V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, na penultima imagem, bem do lado direito onde tem dois componentes abraçados por uma tira qualquer, que não sei do que é feita, aquelo quadradinho é um fusível térmico aparentemente abraçado com um resistor ou algo assemelhado. Ao meu entender, durante a condução constante de um varistor esse resistorse aquece e o fusivel térmico corta toda entrada de energia. É uma redundância a mais, além dos fusiveis entre os varistores.

Os APC's, aqueles com 8 ou 11 tomadas, também usam três varistores de 300V em volta dos de 130V.

Na imagem justamente anterior a essa dai que citaste aparece, no detalhe da montagem da foto, essa dupla dai, Resistor/Fusível térmico, ambos envoltos por uma luva daquele material que recapa os fios de um gril, levando os fios de energia da parte inferior do grill para a superior. Visivelmente uma proteção térmica..

Pode sim ser o que você está comentando, embora dê para notar que o filete de impresso do fusível é bem reforçado, e esse corri os olhos, trás o fio fase para o indutor via esse fusível térmico retangular, enquanto os filetes do resistor são bem mais finos e vão até um transistor. Não tive saco para seguir, via ordem inversa, a fim de levantar o esquemático.. Em um final de semana chuvoso quem sabe o faça... De modo que estou concordando com tudo, por enquanto. Pode ser de tudo...

Abraço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi, perdão! Eu pulei a parte que você comentava sobre isso... Mas por enquanto fico com a teoria que ele seja um "corta-geral" e os fusíveis dos varistores corta só a energia que chegam aos varistores...

Atualização:

Esse filtro aí tem alguma coisa escrita na caixa ou no produto, que já está em conforme com a UL1449 3rd Edition? A terceira edição entrou em vigou em 2009 e criaram novas exigências para protetores contra surto. Talvez essa proteção térmica a mais deve fazer parte de uma dessas novas exigências, que agora não me recordo quais são, mas lembro de ter lido algo sobre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ixi, perdão! Eu pulei a parte que você comentava sobre isso... Mas por enquanto fico com a teoria que ele seja um "corta-geral" e os fusíveis dos varistores corta só a energia que chegam aos varistores...

Atualização:

Esse filtro aí tem alguma coisa escrita na caixa ou no produto, que já está em conforme com a UL1449 3rd Edition? A terceira edição entrou em vigou em 2009 e criaram novas exigências para protetores contra surto. Talvez essa proteção térmica a mais deve fazer parte de uma dessas novas exigências, que agora não me recordo quais são, mas lembro de ter lido algo sobre.

Cita sim a UL1449, mas não especificamente a terceira edição. Até acho que esses dai devam ser desova de edições anteriores pois estão com preço bastante baixo, mesmo lá nos EUA, pois veja, por U$ 18,99 uma proteção com 9 varistores dos grandes e dois dos pequenos com 4 protetores térmicos, com proteção para antena ou cable.. Acho que é sim raspa de tacho de edição antiga da norma...

Abraço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser, porque desde 2009 a UL 1449 3rd Edition é compulsória ou seja, qualquer equipamento fabricado desde que ela entrou em vigor, deve obedecê-la.

3rd Edition Key Changes:

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBoQFjAA&url=http%3A%2F%2Flit.powerware.com%2Fll_download_bylitcode.asp%3Fdoc_id%3D13326&rct=j&q=UL1449+3rd+Edition&ei=sUYdTPaTKsGqlAebxJDrDA&usg=AFQjCNHBTm2A9R0UDnISK5o9YArwxlyXbg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, tô entre esse da Belkin que cê postou e o da Upsai. No caso minha rede é 110. Só prentendo utilizar ele no meu pc (cpu, monitor, som, roteador e modem). Basicamente só isso será ligado. Talvez mais alguma coisa como uma tv depois. Como cê fez review dos dois, qual cê acharia melhor pra mim nesse caso já que os dois são bons? Realmente não entendo muito disso, por isso tudo que entendi foi que os dois são bons, uhAHUauhAUHauhAUHa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

São bons os dois sim mas o da Belkin é substancialmente melhor... É vinho de outra pipa. São 9 varistores de proteção no da Belkin contra 3 na proteção da Upsai. Nenhum fusível térmico na Upsai contra 4 na proteção da Belkin.

Além de a Belkin ser uma marca de renome mundial nessa indústria dai, de proteção...

Não dá nem para começar uma comparação... Em tempos de copa Belkin 4 x 1 Upsai

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...