Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Em 08/09/2016 às 18:38, faller disse:

Instale um DPS em cada fase com seu outro lado ligado ao barramento de terra. 45KA é de bom tamanho..

Obrigado Faller.

 

Quanto aos filtros de linha. Qual seria o valor ideal para os capacitores X e Y, haja visto que nos filtros demonstrados existem valores diferentes? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2016 às 23:39, faller disse:

53) - Filtro de linha EMBRASTEC

 

Tomei contato outro dia com uma promessa de filtro de linha com proteção contra surtos que me pareceu ser uma boa aposta. Seu preço R$ 41, mais coisa de R$ 18 para transporte (PAC), não chegou a R$ 60.. Gostei bastante do preço.

Na hora comprei e hoje me foi entregue em casa pelos correios..

Abri e gostei do que vi. Um filtro simples mas honesto..

Trás como novidade sua chave liga desliga com dois polos, que ligam desligam tanto o fase quanto o neutro que vem da tomada e seguem para as tomadas do filtro, que são seis. Tem também fusível tanto no fase quanto no neutro. Não gosto nada da interrupção do fio neutro mas como o consumidor em geral não dá a mínima para polarização da rede elétrica de suas tomadas, esse dai é um excelente modo de se ter proteção de fusível garantida no fio fase (pois protege tanto fase quanto neutro) e isso é um ponto a favor...

O fato de sua chave interromper tanto fase quanto neutro, para tensões não muito elevadas (abaixo de 1000 Volts) o resultado dai é equivalente a tirar da tomada o plugue ao se desligar nessa chave.. Outro ponto a favor..

 

A apresentação dele no mercado é em um blister simples e bem descrito:

Apresentacao%20em%20blister_zpsihsdts8o.

 

O filtro, visto de frente é como aparece ai abaixo:

Visao%20frontal_zpstbrqlym8.jpg?t=146223

 

Se eu tivesse de buscar um possível problema nesse lay-out diria que a proximidade ou a falta de inclinação das tomadas pode dificultar a inserção de plugs com caixa como o são os de alguns carregadores de celular, mas na inserção de plugs com fios vai tudo bem..

 

Na visão de sua traseira aparece a etiqueta do mesmo e ai fica claro que o filtro apresenta versões distintas para 110 e para 220 Volts, de fábrica, o que é além de raro em nosso mercado uma vantagem competitiva, embora para economia de estoque e logística os vendedores mantenham a venda as proteções para 220 Volts que aconselham para uso também em 110 Volts..

Etiqueta%20do%20produto%20colada%20atras

 

 

Em sua visão interna aparece o barramento das tomadas, bem dimensionado, bem organizado, sem nenhum ponto de aproximação e de risco, sem soldas mal feitas, uma ótima apresentação. Note a generosidade, a largura o ótimo dimensionamento das trilhas de circuito impresso que carregam a alta corrente desse filtro de linha

Visao%20interna_zpswxzoldyv.jpg?t=146223

Placa%20impressa%20vista%20pelo%20lado%2

 

 

Tem três varistores como protagonistas da proteção contra surtos de tensão, todos eles de 10 mm e de tensão de 275 Volts

Varistores%20originais%20de%2010%20mm%20

 

Como filtragem, em nodo diferencial, agrega um capacitor de 100 nF, da classe X2 adequado para esse uso com isolação de 275 Volts.

Capacitor%20tipo%20X2%20100nano%20275%20

 

Como filtro de modo comum tem dois capacitores classe Y, de 1nF por 1.000 Volts. Completamente bem dimensionados.

Capacitores%20Y%20de%201nF%20por%201%20K

 

 

A força preensil dos contatos das tomadas é boa e suficiente para garantia de um bom contato, veja ai abaixo:

Contatos%20com%20boa%20forca%20preensil_

 

Principalmente se considerarmos que esses contatos são abrigados por receptáculos feitos na tampa traseira que abraçam os contatos e os deixam mais firmes e com maior efeito mola na ajuda a prensar os pinos do plugue.  Veja:

Receptaculos%20isolantes%20dos%20contato

 

 

Se eu tivesse de reclamar da proteção eu diria que senti falta dos fusíveis térmicos que elevaria a proteção ao mesmo nível daquelas das proteções da Clamper mas num preço bem menor..

Poderia reclamar também de um erro menor que seria o de usar varistores de 10 mm em vez de varistores mais robustos, de 20 mm por exemplo... Como os tinha em casa e como já estava com a proteção aberta fiz a substituição dos mesmos, desses 3 pequenos dai por três deles com o dobro do diâmetro.. Com isso se consegue uma proteção mais robusta.

Veja os originais e um daqueles que usei como substituto. Note que não mudei a tensão dos varistores, trocando 3 do tipo TVR431 por 3 do tipo 20D431K, com mesma tensão mas bem mais robustos..

Varistores%20tirados%20e%20tipo%20substi

 

Veja como ficou na placa:

Placa%20com%20os%20varistores%20substitu

Note que a placa já tinha até furação para varistores de 20 mm..

 

Finalmente note o detalhe da chave dupla (dois polos liga desliga)  conforme promete a descrição do mesmo..

Chave%20dois%20polos%20liga%20desliga_zp

 

 

E cito a referência do onde eu comprei o filtro como agradecimento ao rápido atendimento da encomenda:

http://www.eloja.eletrotecnicaveracruz.com.br/dispositivos-de-protecao/dps-anti-raios/filtro-de-linha-com-dps-75-ka-bivolt-branco/

 

Depois, procurando mais nesse mesmo vendedor notei que ele também tem o mesmo filtro mas com capacidade superior, justo com a modificação que fiz em casa, com varistores de 20 mm de diâmetros. É esse dai: http://www.eloja.eletrotecnicaveracruz.com.br/dispositivos-de-protecao/dps-anti-raios/filtro-de-linha-com-dps-20-ka-bivolt-branco/

 Desse modo aquela dica que dei de se colocar varistores de 20 mm não é um defeito e sim uma questão de escolha e de R$ 11 a mais no preço final...

 

Ele não incorpora filtros adicionais para telefonia e TV  a cabo. Trata-se de um filtro para quem deseja salvar seus equipamentos dos surtos entrantes pela rede elétrica não se preocupando com aqueles que podem acessar seus equipamentos, inclusive PC, por vias adicionais que trazem a internet. É um filtro que briga com aqueles da SMS de seis tomadas e inclusive o Clamper de seis tomadas, o iClamper (esse da Clamper conta com fusíveis térmicos)

 

Um ótimo filtro de linha com proteção contra surtos e com diferencial de chave que equivale a desconexão da tomada. Um belo diferencial de mercado além de um posicionamento de preço que trás um bom filtro de linha a R$ 41,00.

 

 

 

 

 

http://www.antiraio.com/produtos/classe3/filtro-de-linha-com-dps/filtro-de-linha-dps

 

Vi que a Embrastec produz o filtro com tensão específica e bivolt para os modelo de 20ka.

Comprei os dois tipos e estou tentando abrir.

Se conseguir vou postar fotos para vermos as diferenças.

Comprei direto da fábrica, quem tiver interesse pode escrever para a Poliana ([email protected]) e ela passa o orçamento. Logo eles vão ter uma lojinha de fábrica.

Juntei uns amigos que precisavam de filtros e acabei comprando meia dúzia, o valor do frete é igual.  Fiquei com dois para mim, um de 7,5ka (110v) e um bivolt de 20ka.

 

Faller, tem algum segredo para puxar o miolo do filtro? Consegui soltar as trilhas, vi que o compartimento dos fusíveis sobem junto, mas algo ainda está segurando.

Fiquei com medo e parei....

 

 

Informações-técnicas-Filtro1-1024x564.jpg

Filtro-principais-caracterstica.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Menko disse:

Faller, tem algum segredo para puxar o miolo do filtro? Consegui soltar as trilhas, vi que o compartimento dos fusíveis sobem junto, mas algo ainda está segurando.

Fiquei com medo e parei....

 

 

O que ainda deve estar prendendo a placa de circuito impresso é a chave liga desliga.

Veja ai:

Placa%20impressa%20vista%20pelo%20lado%2

 

Chave%20dois%20polos%20liga%20desliga_zp

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller

Em 17 de janeiro de 2012 às 03:03, faller disse:

Filtro de Linha MarGirus MG4200

 

Comprado na BluColor em 11/01 me foi entregue, via PAC, em 17/01. Custou, R$ 28,79 mais frete..

Falo desse filtro de linha, com 5 tomadas ai da imagem, que veio em um blister muito simples, um saco plástico na verdade:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Frontal.jpg

Dentro do Blister além do filtro, um folheto com as seguintes principais visões:
Uma espécie de introdução:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Manual.jpg

Um descritivo:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Descrio.jpg

Uma tabela de características:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Caracterstica

Abrindo o filtro se pode ter uma visão do barramento de tomadas e do impresso do Filtro/Proteção:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Visointerna.j

O barramento de distribuição de energia parece robusto, com boa força de preenção do plug e com uma boa fixação e isolamento:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Pluginseridon

Sacando fora o impresso, se pode ter uma visão de seus componentes:
Fusível resistor e diodo, além do led de luz azul, fazem o sinalizador de proteção ligada e alimentando as tomadas de saída;
Varistores de 14 mm 250 Volts, no total 3, distribuidos cada um entre, F-N, F,T e N-T;
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Ladocomponent

O capacitor, da adequada classe X2, de 100 nF 275 Volts AC, entre Fase e Neutro;
Veja ai varistor e capacitor:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Varistorecapa

Note que o impresso até prevê furação para fusíveis térmicos, entre os varistores, que são omitidos na montagem e em seu lugar uma ponte de fio:
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Fusveistrmico

Não há muito o que dizer sobre o filtro a não ser que cumpre minimamente o proposto, embora pudesse ser melhor se equipado com os componentes já previstos em seu impresso..

Na parte de proteção poderia ter dois fusíveis térmicos, eis que já tem até mesmo o lugar previsto para os mesmos e poderia ter varistores pelo menos de 18 mm, já que os de 20 mm ficariam apertados...
Sua chave liga desliga é simples, não incorpora disjuntor. A proteção série é feita por fusível de 7A (acompanha fusível reserva dentro do receptáculo), segurando numa boa até 1.540 VA's portanto (220V x 7A)

Na parte de filtragem, um simples capacitor de 100 nF. Filtro standard, o mínimo de filtragem que se consegue colocar.
Embora seu impresso também preveja, não está equipado com os capacitores Y (C2 e C3 ai no impresso).

Já que estava com a proteção aberta, coloquei como incremento da mesma, dois fusíveis térmicos, um dispersor a gás, para elevar a capacidade de absorção de energia de exceção e um indutor duplo. Ela ficou desse modo ai, claro que montada de volta em sua caixa plástica, e com desempenho certamente melhor...
FiltrodeLinhaMargirusMG4200Modificada-Vi

 

Olá Amigos, 

 

Baseado neste post bem interessante eu resolvi comprar um Margirius, para depois dar uma modificada em sua placa de circuito. Entrei no site da Margirius e constava apenas o modelo MG-3001 em diversas cores e que tinham circuito impresso. Na loja (Telha Norte de Ribeirão Preto) vi que pela transparência do material plástico da carcaça dava pra ver a placa de circuito impresso. então resolvi comprar o o MG-3001 preto fosco acreditando tratar-se do mesmo MG-3001 transparente com a plaquinha de circuito impresso (como mostra a figura)

 

.MG%203010.jpg

   

Chegando em casa, logo desmontei o meu filtro e eis a decepção

 

2016-09-18%2016.03.01.jpg

 

 

2016-09-18%2016.03.16.jpg

 

 

2016-09-18%2016.05.08.jpg

 

A carcaça plástica era tão porcaria que ela despedaçou, e o pior nao havia um circuito impresso dentro.

 

Pergunto a vocês, isso não seria um caso de propaganda enganosa da Margirus? Pois na embalagem não há nada especificado que o filtro MG-3001 na cor preta não possui proteção adequada... o que acham?

 

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Fernando SSP

 

Caracas, parece que esqueceram  de alguma coisa no seu filtro ou...

Ou é desonestidade mesmo, só colocam a placa quando é transparente.

Não sei quanto pagou, mas acho que vale a pena entrar em contato com o fabricante e pedir uma reposição correta.

Cada uma hein :exorcize:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 16/09/2016 às 12:37, Menko disse:

 

Como você não tirou a foto de toda a extensão do barramento de tomadas fica difícil de afirmar que suprimiram os três varistores, o que considero uma falha grave..

Vai que o fabricante mudou o esquemático, suprimindo os varistores e tirando o dispositivo da classificação de supressor de surto, ou protetor contra surtos, e considerando o mesmo só como filtro de linha (ai não deixaria de ter razão por ter aportado capacitor que configura filtro de linha).
Verifique nas descrições ou características desse que compraste se ele fala em supressão de surto, proteção contra surtos que é a função específica dos varistores que não estamos vendo... E verifique se por acaso os varistores estão soldados ao longo do barramento de tomadas que não aparece na foto acima..

 

2016-09-18%2016.03.01.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Luis Fernando SSP disse:

@faller Bom dia e obrigado pela resposta. Não tinha colocado a foto porque não há nenhum componente mesmo.

 

Veja.

 

2016-09-19%2006.10.14.jpg

 

De fato, na embalagem não mencionam o termo "proteção contra surtos". Enfim...  

Desse modo sinto que não vais mais poder reclamar do fabricante pois ele, sem aviso, transformou seu produto de proteção + filtro de linha em filtro de linha somente..

 

Melhor mesmo teria sido se esse fabricante, ao modificar o dispositivo, também trocasse ou apendasse alguma letra ao nome o que ele não fez... O filtro de linha desse fabricante não passa de um capacitor ligado a rede elétrica, entre fase e neutro.

De qualquer modo esse fabricante eu pulo, passo por cima, desconsidero. Esse tipo de desconsideração para com o comprador não se faz nem para galo afeminado....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Fernando SSP Faltou apenas um pouco de transparência, lamentável este tipo de procedimento.

 

Estou com uns filtros da Embrastec, depois vou postar fotos.

Mas me chamou a atenção que eles também fazem filtros "puros" sem proteção, pelo folheto abaixo os modelos 90600 e 916000 são filtros apenas, sem DPS. Tem gente que prefere assim para equipamentos de áudio. Isso não é problema, desde que a opção não seja fruto de confusão.

 

 

Informações-técnicas-Filtro1-1024x564.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Luis Fernando SSP disse:

@Menko Sem dúvida. Mandei um e-mail, vou aguardar a resposta. Caso nada aconteça tento ir ao procom. Vamos ver... valeu! 

 

Pessoal, acho que deu tudo certo.

 

Ontem enviei um e-mail à Margirius com a reclamação. Hoje pela manhã entraram em contato comigo quando pude explicar o ocorrido. O técnico compreendeu o problema e vai me enviar um aparelho MG-3001 transparente (com a bendita plaquinha e etc). Ele mesmo disse que isso pode-se tratar de um problema do marketing da Margirius. Então fica a dica pra quem for comprar: escolha o transparente!! hehehe....  e um ponto positivo para a Margirius que resolveu o problema de maneira rápida e muito satisfatória. Obrigado!! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, faller disse:

Ponto para a Margirus. Agora você poderá agregar, com facilidade, fusíveis térmicos a sua proteção, pois na placa tem espera para eles..

 Sim Faller, de fato. Qual seria a função do fusível térmico? e daquela bobina feita com o núcleo torroidal? E mais um coisa: se eu for fazer a bobina eu vou enrolar fase e neutro?Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Luis Fernando SSP disse:

 Sim Faller, de fato. Qual seria a função do fusível térmico? e daquela bobina feita com o núcleo torroidal? E mais um coisa: se eu for fazer a bobina eu vou enrolar fase e neutro?Obrigado

Os varistores não raramente, ou no momento de um surto ou ao final da vida deles aquecem de tal modo a ponto de até mesmo irromper fogo. Os fusíveis térmicos agregam essa proteção adicional nem tanto a seus equipamentos e mais ao conjunto da proteção que é a de interromper a passagem de corrente tão logo a temperatura desse fusível atinja sua temperatura de fusão (por volta dos 100 graus). Basta o varistor aquecer eles se fundem e interrompem a corrente dos varistores e também de seus equipamentos...

Bobinas para filtragem, para filtros de linha, são construídas com dois enrolamentos, desse modo ai abaixo mostrado um deles vai inserido no fio fase e outro no fio neutro..

common-mode-choke_schematics.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, faller disse:

Os varistores não raramente, ou no momento de um surto ou ao final da vida deles aquecem de tal modo a ponto de até mesmo irromper fogo. Os fusíveis térmicos agregam essa proteção adicional nem tanto a seus equipamentos e mais ao conjunto da proteção que é a de interromper a passagem de corrente tão logo a temperatura desse fusível atinja sua temperatura de fusão (por volta dos 100 graus). Basta o varistor aquecer eles se fundem e interrompem a corrente dos varistores e também de seus equipamentos...

Bobinas para filtragem, para filtros de linha, são construídas com dois enrolamentos, desse modo ai abaixo mostrado um deles vai inserido no fio fase e outro no fio neutro..

common-mode-choke_schematics.jpg

 

@faller Legal! E a função desse enrolamento?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

 

Você se importaria em colocar no fim da lista de análise de filtros, esse post:

 

E se você achar interessante, estou pensando em pegar o link dos vários projetos que já passaram por aqui e listar tudo lá. É o melhor lugar na minha opinião. Facilitaria para quem busca essa informação, já que muitos após descobrirem que possuem péssimos filtros se interessam em melhorá-los.

 

O que você acha?

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 minutos atrás, Luis Fernando SSP disse:

 

@faller Legal! E a função desse enrolamento?

 

Ele, em conjunto com um capacitor, perfaz a função de filtro passa baixa. Os 60 Hz da rede elétrica constituem o sinal útil, a passar, é a baixa frequência a passar.   Os transientes, ruídos, rádio frequência, interferências de maior frequência, são os sinais que se deseja atenuar ou bloquear..  Por isso que se chama filtro de linha...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, crashvk disse:

 

 

O que você acha?

Acho que essa simplificação retirou importantes funções como por exemplo a função de memória que nenhum outro filtro nacional incorporou e que soluciona aquela indesejável liga desliga da rede elétrica bastante comum em quedas de energia.

Retira também importantes sinalizações que simplificam em muito a troca de fusíveis se for o caso..

Elimina a tomada que todo mundo deseja ter que é uma protegida mas sempre energizada, para o modem router. Ou seja, é um downgrade bárbaro...

Se é para ter um filtro simples sem nenhuma novidade, adote um Clamper e seja feliz..

Leia na primeira página do tópico em que detalho esse filtro e repare que o mesmo obedece a uma série de premissas. Se desfizer as mesmas fica vazio... O circuito não tem reserva alguma, não tem patente registrada. Se desejares redesenhe-o e crie um novo tópico apresentando o mesmo. Fica muito mais objetivo e menos confuso...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falei acima, estou com os modelos da Embrastec de 20KA (bivolt) e de 7,5KA (110v). Tentei abrir e retirar os componentes para fotografar, mas como não tenho equipamento e nem a aptidão necessária para dessoldar e soldar componentes acabei desistindo.

Em contato com o fabricante fui atendido pelo engenheiro responsável pela produção destes filtros,  que me enviou as fotos dos mesmos, demonstrando as diferenças. Por cautela, verifiquei nos meus filtros abertos, olhando por baixo da placa, se os componentes mostrados nas fotos eram os mesmos dos meus filtros. Tudo ok, exatamente iguais, atestando a necessária idoneidade ou fidelidade às fotos recebidas.

Como sou absolutamente leigo no assunto tenho algumas dúvidas, que podem ser comuns para outras pessoas. Assim, o esclarecimentos destes pontos podem ser úteis para muitos.

 

Vi que o modelo analisado pelo Faller é de 7,5KA e 220v, possuindo dois fusíveis, um para cada fase. Logicamente,o modelo de 110v vem com apenas um fusível. O preço é o mesmo para 110 ou 220v, assim pode parecer vantajoso comprar o modelo 220v, mas não seria melhor, em alguns casos, usar o modelo puro de 110v?

 

O modelo de 7,5KA tem varistores de 10mm, o Faller substituiu por varistores de 20mm. Isso deixou ele semelhante ao modelo de 20KA?

Fiquei com a impressão de que a diferença de preço aproximada de R$10,00 entre os modelos não compensa a economia, me parecendo o modelo bivolt de 20KA a melhor opção.

 

Outra coisa, 7,5KA é o suficiente para um pc e seus agregados?

Vi que o filtro Margirius tem 4,5KA no modelo standart e 8KA no modelo premium, fiquei meio perdido com tais informações. E acho que a maioria das pessoas não sabe quantos KA precisa e nem o que é isto...

http://www.margirius.com.br/protetores-de-rede-de-4-5ka-13712

http://www.margirius.com.br/produtos-disjuntores-drs-dps/produtos-disjuntores-drs-dps-protecao-de-rede/produtos-disjuntores-drs-dps-protecao-de-rede-premium

 

 

 

DSC_3198aw.jpg

DSC_3200w.jpg

 

 

 

Fotos internas do modelo bivolt 20KA

 

20150915_135515w.jpg

20150915_150626w.jpg

20150915_151202w.jpg

 

 

 

Fotos internas do modelo 110v 7,5KA

 

20150915_135429w.jpg

 

 

20150915_152240w.jpg

20150915_152816w.jpg

 

Por fim, deixo as fotos à disposição para o Faller, se julgar conveniente, compilar dentro da postagem de sua análise, concentrando as informações e facilitando o entendimento.

 

 

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Impressionante as análises. Tenho vontade de dar um Upgrade nos meus componentes de proteção aqui também porém não tenho experiência para tal. Confesso que agora vou adquirir um bom filtro de linha para não correr riscos com minha Cougar 500W.

 

Continuamos acompanhando a análise dos colegas mais sábios. Forte abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, 

Ontem desmontei um Estabilizador APC LE300-BR (que mais parece uma filtro de linha, pelo aspecto). POr dentro vi que haviam 4 ou mais varistores numa plaquinha separada, sem fusivel termico e núcleo de ferrite com o enrolamento, o que parecia bastante o circuito que vocês (o Faller ...) mostram aqui neste tópico. Sei que um estabilizador mais atrapalha do que ajuda num pc gamer com fonte do boa qualidade. A pergunta é: vale a pena eu eliminar a função estabilizador (retirar transformador e etc) deixando só a placa com os varistores?

 

Seguem fotos (Anexo) dele por fora, por dentro posto depois.

 

 

2016-09-21 10.52.56.jpg

2016-09-21 10.53.13.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Luis Fernando SSP disse:

vale a pena eu eliminar a função estabilizador (retirar transformador e etc) deixando só a placa com os varistores?

 

Não acredito que seja simples assim. A placa eletrônica do estabilizador tem várias funções. Ou então você quis simplificar a fala. Exagerou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...