Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

@gabrielsvl Então fui o felizardo comprador do último, porque recebi o meu não faz três dias... Fiz história sem querer :thumbsup:

 

Não se preocupe, a filtragem com capacitores já é suficiente. Uma fonte de boa qualidade já tem filtragem LC logo na entrada (indutores e capacitores). Geralmente os filtros com indutores você vê em filtros especializados, basicamente destinados a audiófilos. Não é absolutamente necessário.

adicionado 5 minutos depois
 

O problema da UPSAI é que não contam com fusíveis protetores dos varistores. Coisa que a Clamper tem, e melhorado de uns anos pra cá. O Projeto antigo era ruim. Tem um tópico aqui em que Faller e Rau discutiam a respeito disso: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/725863-clamper-computer-protector-pro-dando-problema-em-máquinas/ 

 

Depois da reclamação do projeto feito pelo Rau, a Clamper mudou e passou a adotar componentes de melhor qualidade (varistores EPCOM em vez de KEKO) e dispostos de maneira correta (fusíveis térmicos eram muito distantes dos varistores, e sem pasta térmica. Basicamente, pra funcionar, o varistor tinha de pegar fogo). Fora outro problema com utilização de capacitores Y que causavam curto, também concertado. 

 

Mas hoje está melhor. O bom da Clamper é que ouvem seus consumidores. Não por menos é a marca mais referenciada quando se fala em filtros e proteção de surtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lebowski The Dude Então, a linha da Clamper com contador de surtos foi descontinuada, consegui encontrar na WAZ de Belo Horizonte, o valor está bem caro, mas se ela for melhor, creio que comprarei ela, só não sei se vale a pena, porque como foi descontinuado, pelo que parece faz um tempinho já, não sei se os novos estão melhores. Na WAZ só tem branco, queria preto, por isso estou bem em dúvida. http://www.waz.com.br/dps-8-tomadas-clamper-multi-protecao-c-contador-de-surtos-branco-9437-111648.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrielsvl Por esse preço eu não compraria, a não ser que você realmente aproveite tudo dele (as 8 entradas + proteção telefônica e cabo). Tem opções mais baratas, da própria Clamper, se precisar proteger telefone e cabo.

 

Aqui em casa, eu tenho um Energia 5 (adquirido por R$ 55,00 numa promoção) acoplado a um Clamper Cabo, que comprei no mercado livre por R$ 25,00. É uma solução (TV e acessórios) bem mais barata (R$ 80,00) do que adquirir o Multiproteção 8 (R$ 180,00, em média).

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744740343-protetor-anti-raio-clamper-energia-dps-raios-surtos-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrielsvl Essa mistura de cargas aí (PC + impressora laser + modem, monitor, etc) no mesmo filtro eu não acho uma boa. O que você quer ao usar um filtro é exatamente evitar interferências em seus equipamentos mais sensíveis, e uma impressora laser causa interferências. Pra quê filtrar a energia de uma carga que naturalmente já causa ruídos na rede?

 

Eu colocaria essa impressora em outra tomada, só com proteção de surtos (Um Clamper Pocket, por exemplo, sem filtro).

 

Bem, minha opinião. Mas aguarde os "caras" (tem uma turma muito boa no fórum) darem seus conselhos. Talvez tenha algo mais aí que eu não percebi, e você até possa colocar sua impressora. Minha opinião é que não pode.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gabrielsvl disse:

@Lebowski The Dude Tenho 1 fonte corsari CS 750 Semi Modular, 80 plus gold, acho que estou em boas mãos :P

 

2 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

@gabrielsvl Ótima fonte. :thumbsup:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-corsair-cx430/2186/3

 

Veja a filtragem LC lá (é da linha CX, mas a CS também conta com a mesma filtragem na entrada).

 

Hmmmmm... O estágio de filtragem de transientes da CX e da CS são um tanto diferentes. A CS não tem o varistor (ao contrário da CX).

 

https://www.techpowerup.com/reviews/Corsair/CS650M/4.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Internet disse:

Hmmmmm... O estágio de filtragem de transientes da CX e da CS são um tanto diferentes. A CS não tem o varistor (ao contrário da CX).

 

@Internet E aí, professor!

 

Então.. É que quando me referi à filtragem, eu separei a proteção contra surtos (varistor) do filtro propriamente dito (capacitores e indutores), daí que falei que a filtragem era igual nas duas (pelo que vi, são). Mas, sim, a CS não tem varistores :thumbsup:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrielsvl Considero o varistor essencial em qualquer fonte: TV, áudio, modem, computador, etc. O usuário confia em ligar diretamente o aparelho à rede da concessionária, esperando alguma proteção, que no caso da CS não veio. Mas continua sendo uma ótima fonte. Coloque seu Clamper entre ela e a tomada e estará tudo certo. Desencane disso aí.

 

Quanto à sua impressora, eu ainda a colocaria numa tomada separada, de preferência que pertencesse a outro circuito. As boas construções, com projetos elétricos bem feitos, primam pela separação de circuitos (cargas capacitivas num, resistivas noutro, indutivas idem). Sua impressora causa poluição elétrica, e coloca-la num filtro deturpa a essência de se utilizar filtro. Mas, bem, 10 minutos? Acho que não vai ter problema..

 

Mas, se v. quiser ser cuidadoso, se não conseguir uma outra tomada em outro canto do quarto, você pode refazer a instalação da tomada por uma nova com duas seções tripolares e liga-la numa seção, e o PC em outra (com seu filtro, claro). Para a impressora eu ainda utilizaria um protetor de surtos individual (Clamper Pocket). Se a instalação elétrica em sua casa tiver sido feito na norma, não vai ter problema. Se fosse num escritório, onde a impressora fosse exigida constantemente, uma tomada individual seria mais seguro. Mas 10 minutinhos de vez em quando não tem problema. Juntos, seu PC e impressora mal devem exigir 800 Watts da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Lebowski The Dude disse:

Para a impressora eu ainda utilizaria um protetor de surtos individual (Clamper Pocket). Se a instalação elétrica em sua casa tiver sido feito na norma, não vai ter problema.

 

E se não, melhor não usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lebowski The Dude Moro numa casa bem grandinha, porém bem antiga, deve ter por volta de uns 800m², as instalações são antigas, a medida que meus pais foram melhorando de vida reformaram aqui, os circuitos são uma *****, sério, *****, eu faço engenharia civil, até estava pensando em refazer o projeto elétrico da minha casa, porém não sei onde passam todos eletrodutos direito, mas isso é o de menos, o maior problema em si é, pra refazer essa ligação gastaria cerca de uns 8 mil só em mão de obra, fora materais, 1 poste novo fora da minha casa, pois hoje é regra da CEMIG estar fora da casa, comprar 1 padrão BI-Fásico, pedir um fator de demanda... No caso eu ligaria todos equipamentos da minha casa em 110v, apenas chuveiros e ar condicionados em 220, porém, não tenho chuveiros elétricos em casa, e meus ares condicionados da casa são todos de 127v, então fica meio difícil eu fazer uma ligação boa aqui em casa... Não acho muito viável trocar tudo por isso... Em questão de Terra, o que a maioria das pessoas não sabem, ao menos na minha cidade, a CEMIG MG pede ao menos 1 pontos de TERRA por casa, ou seja, a CEMIG não tá nem ai pra sua ligação terra por um simples motivo, se houver uma descarga, ela vai distribuir por cada casa, ou prédio por ali próximo, normalmente cada casa tem cerca de uns 20m de frente, isso dá conta tranquilamente de segurar um surto... Infelizmente se eu trocasse a rede faria apenas 1 aterramento também, fica inviável eu ter que quebrar o chão perto do quadro disjuntor no meio da casa pra aterrar e no fundo da casa, bom, ao menos o certo seria isso, 3 ligações...

Posso estar errado sobre o que disse, eu faço engenharia civil, o que me é ensinado é a fazer ligações elétricas residenciais, tanto casa como prédios utilizando o mínimo da norma NBR 5410.

 

Obrigado pela ajuda de vocês, e bom, tenho bastante interesse por essas matérias de elétricas, gosto bastante, ao formar ano que vem, preferencialmente irei trabalhar em área de projetos utilizando software ou engenheiro de obra, mas gosto mesmo é de por a mão na massa, mas vamos ver xD

adicionado 3 minutos depois

O PC que estou montando ainda estou comprando as coisas, mas no mais tenho a Nvidia 1080, e o Gabinete NZXT h440 edição razer, falta comprar a placa-mãe z170x gaming 7, i7 6700k, a fonte ia comprar a CS750M, porém me deixaram com dúvida agora de comprar a CX750M, até porque é mais barata, e o WaterCooler Corsair H110i.

Não sei se é um setup exagerado, se dá pra mudar algo, mas sei lá, tô montando algo com gosto, estou esperando a black friday pra terminar de comprar o restinho das coisas rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrielsvl Apareça sempre. Vai aprender muita coisa aqui que a faculdade não ensina. Problemas reais e, melhor de tudo, um pessoal bom pra te ajudar, como me ajudaram também. O fato de até o momento o @Internet ter me interrompido apenas uma vez é indicativo de que te passei informações corretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lebowski The Dude disse:

@gabrielsvl Apareça sempre. Vai aprender muita coisa aqui que a faculdade não ensina. Problemas reais e, melhor de tudo, um pessoal bom pra te ajudar, como me ajudaram também. O fato de até o momento o @Internet ter me interrompido apenas uma vez é indicativo de que te passei informações corretas.

 

Desculpe, mas não costumo dar muita atenção a este tópico... Numa leitura rápida, acho que não tem nada errado.

 

Mas não sou profissional, o que eu faço na vida fora dos fóruns não tem absolutamente nada a ver com isso aqui...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Lebowski The Dude, questão velha: se não há aterramento, melhor não comprar protetores, não é?

Discordo... Grande parte dos surtos de tensão é provocada pelo desligamento de máquinas e motores, chaveamento de cargas indutivas, solda elétrica etc e isso gera surtos entre fase e neutro. Toda e qualquer proteção disponibiliza varistores entre fase e neutro para adequadamente suprimir, clampar, ceifar, absorver esse tipo de surto que definitivamente não depende de se ter aterramento presente... E note que esse tipo de surto é o mais comum nas redes elétricas..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Galera.. boa tarde !

Opa Faller !

 

Refiz aqui em casa toda a minha rede elétrica.. inclusive eu mesmo fiz o mesmo..

Coloquei 3 DPS classe 1 no quadro de entrada..mais 3 no QDC de 40 KA classe 2 , tudo com seus respectivos DR e tudo tomada exclusiva com fios de 4 MM nas tomadas e aterramento feito em triângulo com impedância de 1 ohm equipotencializado Esquema TN-S

Passei aqui tudo pra 220v .. é o mais ideal para melhor aproveitamento das fontes de alimentação além de sobrecarregar menos a rede elétrica com corrente

E por final nas tomadas ainda instalei o Clamper com contador.. pra fechar tudo com chave de ouro..

Tudo por eletroduto de 1 polegada.. pra refrigerar mais...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, Marcos Torrano disse:

A sim.. mas fiz bem feito sabe.. coisa fina..

Separei tubulações de elétrica com de internet e telefonia.. ficaram com cores diferentes 

 

Posta umas fotos aí! Não precisa de nova mensagem; só editar a atual (acima).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/11/2016 às 22:10, Marcos Torrano disse:

A sim.. mas fiz bem feito sabe.. coisa fina..

Separei tubulações de elétrica com de internet e telefonia.. ficaram com cores diferentes 

 

Em 10/11/2016 às 22:31, alexandre.mbm disse:

 

Posta umas fotos aí! Não precisa de nova mensagem; só editar a atual (acima).

 

Também fiquei curioso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...