Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Clone F6 visto por dentro.

Cansado de tantos adaptadores resolvi colocar meu APC na reserva e adquirir um produto com tomadas brasileiras. Nada mais hoje em dia entra nas tomadas americanas, dos filtros importados, sem adaptador. O APC continuará a ser útil quando eventualmente eu tiver de ligar algum produto americano, como por exemplo meu aparelho Kill-A-Watt. Optei pela praticidade.

Para uso diário com o PC acabei adquirindo o Clone F8, já analisado cá no fórum pelo Faller, mas a curiosidade me levou a pedir também um Clone F6 para abrir e ver se tinha o mesmo nível de proteção. Não tem. O Clone F6 na verdade é apenas mais um filtro no mercado brasileiro. E note que o preço é pouco menos que o F8.

21lkfm9.jpg

Imagem externa.

j7qmvo.jpg

Aberto.

ajo45y.jpg

Focalizando os componentes internos. Quase nada para ser focalizado. :P

Verificando no site da Clone, percebe-se que eles vendem 02 produtos aparentemente diferentes, porém com o mesmo nome F6:

O "Filtro de Linha F6 código 01058" aparentemente é o completo, ou seja, possui capacitores X e Y e também Varistor.

Já o outro, rotulado como "Protetor Eletrônico F6 código 01068", que aparentemente é o seu, possui apenas o Varistor.

Fica meio esquisito usarem o mesmo nome "F6", para produtos distintos, pelo menos eu acho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verificando no site da Clone, percebe-se que eles vendem 02 produtos aparentemente diferentes, porém com o mesmo nome F6:

O "Filtro de Linha F6 código 01058" aparentemente é o completo, ou seja, possui capacitores X e Y e também Varistor.

Já o outro, rotulado como "Protetor Eletrônico F6 código 01068", que aparentemente é o seu, possui apenas o Varistor.

Fica meio esquisito usarem o mesmo nome "F6", para produtos distintos, pelo menos eu acho.

Se houver de fato dois produtos distintos com o mesmo nome e a mesmo design, o único jeito pelo visto é o consumidor abrir e olhar por dentro antes de comprar, coisa na prática inviável de ser feita. Porque o meu foi adquirido na Kabum, página abaixo, e consta justamente o código que supostamente seria o que tem algo mais do que encontrei:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:42

Felizmente não o adquiri com o intuito de uso, mas por curiosidade mesmo. Para uso estou com o F8, este sim, nos conformes.

15o9gly.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sera q vale a pena comprar um filtro de linha marca oneal... parece ser para estudios,,, foi o q encontrei de melhor aq em natal RN.... http://www.oneal.com.br/flashsite.html

paines de conexão de energia... oac 801....

Pelas especificações não me parece nada demais... na verdade não menciona qualquer coisa que me leve a crer que isso ai passe de uma mera extensão "frescurenta"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Golfcharles, você tem fotos por dentro de um f6, o filtro e não o protetor, para confirmar o q você esta dizendo... pretendo comprar um enquanto não arranjo dim dim para comprar um upsai,,, mesmo assim quando comprar, ficarei usando o mesmo no PC de meu filho...

Infelizmente não tenho fotos. Eu deduzi isto, devido as especificações que constam no próprio site da clone. Na dúvida, é melhor você pegar o F8 que o Faller já desmontou e comprovou a qualidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se houver de fato dois produtos distintos com o mesmo nome e a mesmo design, o único jeito pelo visto é o consumidor abrir e olhar por dentro antes de comprar, coisa na prática inviável de ser feita. Porque o meu foi adquirido na Kabum, página abaixo, e consta justamente o código que supostamente seria o que tem algo mais do que encontrei:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:42

Felizmente não o adquiri com o intuito de uso, mas por curiosidade mesmo. Para uso estou com o F8, este sim, nos conformes.

15o9gly.jpg

Realmente na página da Kabum seria o completo. Mas diga ai, o que você recebeu, na embalagem consta o mesmo código do anúncio?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente na página da Kabum seria o completo. Mas diga ai, o que você recebeu, na embalagem consta o mesmo código do anúncio?

Pergunta interessante. A embalagem já foi pro lixo, mas no manualzinho do produto de fato consta Cód 01068/01069. Nesse aspecto parece haver falha maior da Kabum, que anuncia um e envia outro, tal como anunciava OCZ 400SXS e enviava OCZ 400SXS2 na época em que primeira já havia saído de linha.

Mas isso não me tira a má impressão do produto. O outro modelo provavelmente terá a mais capacitores X2 e Y2 e nada mais, continuando muito inferior aos concorrentes, inclusive ao próprio Clone F8.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É realmente inútil comprar um F8 01062 para usar em 110V? =/

Lí em outro fórum alguém dizendo que "A tensão de grampeamento desse Clone (710V) é muito alta e faz com que ele só seja eficiente em redes de 220V."

Não posso gastar mais do que R$ 40,00 num filtro, e foi o melhor que encontrei nessa faixa... :unsure:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente inútil comprar um F8 01062 para usar em 110V? =/

Lí em outro fórum alguém dizendo que "A tensão de grampeamento desse Clone (710V) é muito alta e faz com que ele só seja eficiente em redes de 220V."

Não posso gastar mais do que R$ 40,00 num filtro, e foi o melhor que encontrei nessa faixa... :unsure:

Força de expressão. O Clone F8 de fato está mais bem dimensionado para redes 127V, no entanto a proteção não se perde nas redes 220V. Eu sou bem favorável que os fabricantes no Brasil tenham modelos específicos para 127 e 220V, mas ainda assim estou utilizando o Clone F8 aqui. Minha rede é 127V.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sou do RJ( creio que aqui é 127 voltz..ou seria 110 voltz? nem sei) e tenho disponiveis pelo mesmo preço o clone f8( kabum) e numa loja no boadica o filtro da sms prot 1000( clean energy) . Qual dos 2 vocês recomendariam, tendo em vista que ligarei nele meu notebook, tv de plasma 50( que comprarie em breve), caixa de som, impressora e Nintendo wii ?

qual dos 2 é realmente melhor para as tensões aqui no RJ ?

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sou do RJ( creio que aqui é 127 voltz..ou seria 110 voltz? nem sei) e tenho disponiveis pelo mesmo preço o clone f8( kabum) e numa loja no boadica o filtro da sms prot 1000( clean energy) . Qual dos 2 vocês recomendariam, tendo em vista que ligarei nele meu notebook, tv de plasma 50( que comprarie em breve), caixa de som, impressora e Nintendo wii ?

qual dos 2 é realmente melhor para as tensões aqui no RJ ?

abs

Eu conheço SMS Protector Clean Energy, que é o produto abaixo:

http://www.sms.com.br/produtos/Protetores-SMS/Protector-Clean-Energy

Em nenhum momento o vi sendo chamado de SMS Prot 1000 pela SMS. Se o que você viu no Boa Dica é ou não o mesmo produto vou deixar por sua conta e risco.

O Rio de Janeiro é 127V, ambos os filtros tem varistores que vão atuar em 275V, então sob esse aspecto não há diferença. Mas o F8 tem melhor proteção pelo número de varistores e pelos fusíveis térmicos. Compete a você avaliar a análise que o Faller fez de ambos os produtos aqui no CdH e decidir sua própria escolha. Eu fico com o Clone.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá galera, sou novo no furm, estou prestes a comprar um pc novo e ia comprar um fitlro de linha pra ele. Parece q as opções no mercado brasuca são bem poucas, li sobre o FILTRO DE LINHA 8 TOMADAS CLONE F8 NBR 01062, vendido na starhouse e pensei em comprá-lo. Estava pensando no mpinimo conectar o monitor, a caixa de som e o pc no filtro de linha e ai surge a duvida em relação a essa nova tomada jaboticaba.. Recentemente minha mãe comprou um notebook e veio com esse novo conector. Tudo novo está vindo nesse formato, mesmo produtos tipo estrangeiros, tipo fonte de marca Seasonic? Como ligarei meu monitor antigo nessa tomada? Existe adaptador ao contrário? (no sentido que já vi jaboticaba => tomada normal, mas ainda não vi adaptador de "normal" pra jaboticaba e se usar adaptador é uma boa ideia).

valeu galera

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo novo está vindo nesse formato, mesmo produtos tipo estrangeiros, tipo fonte de marca Seasonic? Como ligarei meu monitor antigo nessa tomada? Existe adaptador ao contrário? (no sentido que já vi jaboticaba => tomada normal, mas ainda não vi adaptador de "normal" pra jaboticaba e se usar adaptador é uma boa ideia).

valeu galera

Ou a fonte vem sem cabo (mais provável) ou vem com o cabo no padrão brasileiro (incluído pelo distribuidor no Brasil). Com cabo americano não pode mais ser distribuído no país. Existe sim adaptador. Opção melhor é trocar o cabo do monitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode usar um dos muitos adaptadores que o mercado oferece ou, como disse o Kayke, trocar o cabo..

AdaptadorPialerrodepolarizao.jpg

AdaptadordeplugNema2Brasil.jpg

AdaptadorNovoxNema.jpg

Exemplo de cabo: http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=272&subcategoria=0&id=2757

Geralmente trocar o cabo sai mais barato e fica uma solução melhor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu apartamento não tem aterramento.

Algum desses filtros pode ser usado sem aterramento? A proteção por diferencial daria conta do recado? E, sim, não quero que meus filhos levem choque, daí a pergunta: posso ligar um filtro na saída do módulo isolador?*

* Já tive problemas com ele. Por ocasião de ventos fortes e chuvas (com trovões ao longe sem raios, Nordeste), perdi duas placas-mães.

Já li uma quantidade enorme de artigos do Faller e não encontrei resposta para a questão de proteção para quem Não tem aterramento. É verdade que um aterramento mal feito é pior do que não ter nenhum? Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No meu apartamento não tem aterramento.

Algum desses filtros pode ser usado sem aterramento? A proteção por diferencial daria conta do recado? E, sim, não quero que meus filhos levem choque, daí a pergunta: posso ligar um filtro na saída do módulo isolador?*

* Já tive problemas com ele. Por ocasião de ventos fortes e chuvas (com trovões ao longe sem raios, Nordeste), perdi duas placas-mães.

Todos, porém só terão proteção entre fase-neutro (é o essencial para supressão dos surtos), e é o que poderia ser evitado a queima das suas placas mães caso tivesse uma boa proteção contra surtos.

Todo trovão, antes dele vem o raio, mesmo que não tenha visto

Já li uma quantidade enorme de artigos do Faller e não encontrei resposta para a questão de proteção para quem Não tem aterramento. É verdade que um aterramento mal feito é pior do que não ter nenhum? Obrigado.
É verdade, melhor não ter do que ter um mal feito/dimencionado.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu apartamento não tem aterramento.

Algum desses filtros pode ser usado sem aterramento? A proteção por diferencial daria conta do recado? E, sim, não quero que meus filhos levem choque, daí a pergunta: posso ligar um filtro na saída do módulo isolador?*

* Já tive problemas com ele. Por ocasião de ventos fortes e chuvas (com trovões ao longe sem raios, Nordeste), perdi duas placas-mães.

Já li uma quantidade enorme de artigos do Faller e não encontrei resposta para a questão de proteção para quem Não tem aterramento. É verdade que um aterramento mal feito é pior do que não ter nenhum? Obrigado.

Todos eles podem ser ligados sem aterramento, com exceção do Clamper. Provavelmente por usar capacitor de poliéster. O resultado seria este, mais choque ainda:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3464950&postcount=1

Não precisa do módulo isolador para evitar choque no gabinete. Tem algum fator aí causador do problema, que pode ser fonte de má qualidade ou fase/neutro invertidos na tomada. Com uma chave de teste você pode ver facilmente se o fase está no lugar do neutro ou não.

Proteção para quem tem ou não tem aterramento é um bom protetor contra surtos. Sem aterramento só não vai proteger contra raios. Aí precisa de ambas as coisas: O aterramento e o protetor. Ou de desligar da tomada, mais simples e barato. Nem estabilizador, nem módulo Microsol resolvem o problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proteção para quem tem ou não tem aterramento é um bom protetor contra surtos. Sem aterramento só não vai proteger contra raios. Aí precisa de ambas as coisas: O aterramento e o protetor. Ou de desligar da tomada, mais simples e barato. Nem estabilizador, nem módulo Microsol resolvem o problema.

Eu estou pensando em, antes de ligar direto no filtro de linha, ligar o filtro na saída do isolador, e o PC no filtro. Além do desperdício de energia, isto estaria errado?

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou pensando em, antes de ligar direto no filtro de linha, ligar o filtro na saída do isolador, e o PC no filtro. Além do desperdício de energia, isto estaria errado?

Obrigado.

Sim, errado.

Módulo isolador é uma equipamento inútil para a grande maioria das pessoas, ao contrário do que a "sabedoria popular" diz.

O que um bom marketing não faz...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, errado.

Módulo isolador é uma equipamento inútil para a grande maioria das pessoas, ao contrário do que a "sabedoria popular" diz.

Concordo com você, e mais ainda com o a questão do marketing (de fato estou fazendo a contra lavagem cerebral), mas...

Você começou a frase dizendo: "... é um equipamento inútil...", mas por quê acrescentou "...para a maioria das pessoas"? Existiria uma minoria para a qual o MIE seria útil? Se sim, para qual?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Existiria uma minoria para a qual o MIE seria útil? Se sim, para qual?

Sim, com certeza. Módulos isoladores ou simplesmente transformadores isoladores tem sua finalidade muito bem definida.

- Antigamente, quando algum aparelho médico desses que coleta, através de eletrodos ligados ao corpo Humano, dados para análise/registro de alguma variável a ser monitorada/coletada, não tinha uma boa isolação galvânica se usava transformador isolador para afastar de todo e qualquer chance do paciente, cheio de eletrodos pregados ao corpo, estar sob algum potencial elétrico danoso. Proteção do paciente portanto. Atualmente é raro que isso venha a ser usado pois os equipamentos médicos muito se preocupam com essa questão e os equipamentos já os tem agregados a eletrônica embarcada nos mesmos.

- Eventualmente, numa instalação sonora de diferentes equipamentos, pode aparecer algum ruído derivado do fechamento de algum laço de realimentação de áudio, introduzindo ruído, interferência nos sinais de áudio. A solução desse tipo de problema pode passar pela exigência da colocação de algum desses equipamentos com sua alimentação sendo feita por transformador isolador..

- Dificilmente acontece mas em instalações industriais, com redes de dados muito longas (50 metros ou mais) às vezes existe a indução de ruído ao longo dessa linha de dados, que pode atrapalhar a comunicação nessa rede. A solução desse problema pode ter de passar pela isolação da alimentação do PC de uma das pontas dessa longa linha através de um transformador isolador.. Se você não mora dentro de uma fábrica é muito provável que esse tipo de ruído ou interferência não vá atacar sua rede de dados..

Em nenhum dos casos entretanto é exigida a função de estabilização, inerente a maioria dos módulos isoladores, pelo menos aqueles da Microsol, agora APC do Brasil.. Nem tampouco é exigida, como o é no caso desse MIE, a ausência do aterramento, muito pelo contrário, mas como é que eles, o Mkt da Microsol, poderia exigir aterramento se a defesa do Mkt do mesmo é a substituição do aterramento, pelo MIE...

Veja ai um depoimento isento, num produto assemelhado (isobox), de empresa séria, sobre o uso de módulos isoladores, sem estabilização que é fria absoluta: http://www.toroid.com.br/tisobox.html

Ademais, se quiseres usar de módulo isolador, se ainda assim achar que vale a pena, faça mas escolha o correto, o MI, não o MIE.

Ou seja, sem estabilizador que é ofensor a fonte dos mais diferentes equipamentos. Veja ai o MI: http://www.microsol.com.br/produtos/modulo_isolador/mi-10/

Ou use o Isobox da Toroid...

Mas livre-se do MIE..

Abraço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...