Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como retirar o ruido gerado por chave mecânica

K1K0

Posts recomendados

Seguinte galera.

Estou desenvolvento um projeto para a matéria de Sistemas Digitais I, e tenho que fazer um relógio digital.

Ja está tudo pronto, e montei ele hoje na protoboard para teste, porém tive um problema com o ruído gerado em uma chave mecânica usada para mudar para o modo "ajuste".

Utilizo um Mux 2x1, com uma das entradas vindo o clock de um oscilador a crisal, e na outra vindo de um push button, que é utilizado para o ajuste, e a saida ligada a um contador 74LS393.

Porém quando eu mudo o select do Mux para permitir o ajuste, o contador fica louco devido ao ruido gerado pela chave.

Dei uma lida sobre redes RC para remover esse ruído, porém não achei nenhum esquema de como faze-lo.

Alguem poderia ajudar por favor?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor que pode ser de 0,1 uF e um resistor de 10k para descarregar.

Andei lendo, teria também a possibilidade de usar o capacitor em série na saida das chaves?

No caso, como eu deveria montar o circuito com a resistencia para descarga?

Usa um lach nand pra remover o ruído, com uma chave mecânica apenas, o nível de tensão fica passando de alto para baixo e vice versa até que se estabiliza, com o latch nand isso se resolve.

http://img23.imageshack.us/f/lanchandeliminandorepiq.png/

Veja se resolve...

Infelizmente não tenho mais espaço no PCI para colocar mais algum CI, o que torna inviável o uso do lach, mas obrigado pela ajuda do mesmo jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!