Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa de som escolher?

Donel Bueno

Posts recomendados

Fala pessoal!

Pesquisei um bocado pra ver qual placa de som seria melhor para o meu uso. Cheguei aos seguintes modelos:

- ASUS Xonar D2X

- Auzentech X-Fi Forte

- Auzentech X-Fi Prelude

- HT Omega Claro/Plus +

Meu uso será primariamente para jogos, mas também para músicas e filmes. Diria que na proporção de 60%, 30%, 10%, respectivamente.

Tenho muitas dúvidas quanto à placas de som em geral. Li que a arquitetura de audio do windows vista (e consequentemente do 7 também) matou o EAX da creative, tornando-o incompatível com o SO. Aí é que tá, sendo assim, qual seria a vantagem que eu teria ao usar uma placa de som off board no windows 7 em relação à uma on board? Digo vantagem em efeitos, porque qualidade de som geral eu sei que vai ser melhor. O tal do open AL, funciona como?

Vi muita gente recomendando as auzentechs pra jogos, mas considerando a morte do EAX, qual vantagem em jogos elas teriam comparadas à uma Xonar D2X, por exemplo, no windows 7?

Li em alguns reviews da newegg que no windows 7 a xonar d2x é excelente para música e filmes, mas em jogos costumam dar BSoD's e algumas falhas estranhas no som. Isso seria erro do usuário que não soube procurar o driver certo ou realmente as xonar d2x apresentam esse problema ao se jogar no windows 7?

Na placa de som, ligaria um conjunto 5.1 da logitech que ainda estou para adquirir, será um x-540, g51 ou z-5500, dependendo da minha disponibilidade financeira. Também usaria um fone de ouvido, estou em dúvidas entre o ATH-AD700 da audio technica e o HD 280 Pro da Sennheiser. Sei que dentre essas placas de som, a x-fi forte possui um amplificador de headphones, ela seria a única dentre essas placas a apresentar esse recurso?

Outra coisa, qual a diferença entre conectar as caixas do z-5500 via cabo coaxial/óptico (conexões digitais) e via cabos analógico? Ouvi dizer que a qualidade do som via cabeamento analógico é melhor, procede? E quanto aos efeitos Dolby Digital da vida, só poderia usufruir deles caso ligasse o conjunto na placa de som via conexão digital? Eu sou muito iniciante em se tratando de efeitos dolby digital, não sei praticamente nada. Eu tenho duas radeons 5850 que supostamente transportam audio digital 7.1, como isso funcionaria?

Minhas dúvidas são basicamente essas. Baseado nisso, qual seria a placa que melhor se adequaria as minhas necessidades?

Agradeço desde já quem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Quantas dúvidas cara... rsrsrsrs

Mas entendo... também estou na mesma. Estou na dúvida entre algumas também. Não adianta gastar um horror em placa de som se a gente não conseguir utilizar os recursos. E eu tenho um kit 5.1 da Edifier só com entrada analógica (como 99% desses kit's). É apenas dinheiro jogado fora se não for utilizar.

Não iriei nem de perto conseguir te sanar todas as suas dúvidas, apenas vou dar minha opinião.

Outra coisa, qual a diferença entre conectar as caixas do z-5500 via cabo coaxial/óptico (conexões digitais) e via cabos analógico?

No digital é pra ter mais qualidade. Mas também depende da placa de som... Tirei muito como referência aparelhos bluray, nos aparelhos, alguns fornecem nas saidas analógica suporte a tecnologias como Dolby True HD e DTS HD Master (nesses precisa de um Kit 7.1, e só terá em bluray esse áudio, em placas de som com esta tecnologia, só conheço a Xonar HDAV 1.3), os famosos Dolby Digital (AC3) e o primeiro DTS, ambos 5.1, dá pra obter via conexão analógica, muitas placas tem suporte pra esses dois, eles são os surround "originais" por assim dizer e provavelmente é este que mais vai utilizar pra assistir filmes. Dolby Digital Live e DTS Connect até onde li tem que ser via saída digital optica, ele transforma o áudio stereo em 5.1 via esta conexão. No Dolby Prologic, ele transforma formatos "menores" em "maiores", dependendo da versão... provavelmente irá utilizar o II se for usar caixas 5.1 com fontes 2.0. Mas você tem que ver o que você vai usar de tudo isto... e que tipo de fonte (DVD's, mp3 etc) estará usando. Isto influencia muito na escolha de uma placa, visto que não adianta gastar muito nela e não utilizar nada daquilo. Um dos problemas que vejo, é que os fabricantes das placas de som não falam muito sobre isso em suas placas e as vezes escondem até.

Ouvi dizer que a qualidade do som via cabeamento analógico é melhor, procede?

A princípio não. A digital é pra ser melhor.... mas já andei lendo muito relatos de pessoas em foruns em inglês por exemplo que na X-Fi Fatality da Creative a qualidade de áudio piorou...

Isso seria erro do usuário que não soube procurar o driver certo ou realmente as xonar d2x apresentam esse problema ao se jogar no windows 7?

Estranho. Essa Xonar tem driver específico para o Windows 7. Mas o que não evita a possibilidades de bugs.

a x-fi forte possui um amplificador de headphones

Você realmente vê a necessidade disso? Mesmo na sua onboard você consegue escutar um fone no máximo?

Vi muita gente recomendando as auzentechs pra jogos

Pois é... também sou muito curioso com as placas dessa marca. Mas não vejo ninguém com elas pra falar... queria saber na prática se ela é realmente boa como nas especificações e se tem bom suporte pra drivers valendo o investimento (ando lendo muita reclamação em relação a suporte de drivers da Creative em foruns em inglês, e sem respostas do suporte).

Só que de tudo isso, muito seria pra filmes, e seu uso é 10%, pra música por exemplo, cada um meio que tem sua tecnologia pra distribuir o som, como o CMSS-3D Surround da Creative, apesar do Dolby Prologic estar em algumas placas.

Aliás... de onde você tirou que o EAX está morrendo?

Li que a arquitetura de audio do windows vista (e consequentemente do 7 também) matou o EAX da creative

Aparentemente, no 7 não há esse problema todo. E o Alchemy corrige isso mesmo no vista, ele vira uma interface entre o SO e o Hardware pelo que entendi, mas o processamento é a placa (hardware) que ainda continua fazendo. No site do Alchemy tem uma lista com os jogos que não tem o EAX "nativo", onde você realiza uns procedimentos e ele "cria" esse efeito... se é bom não sei, falam bem a respeito, mas só na prática ou de uma fonte mais confiável pra garantir. Acho que o problema nisso tudo é que não há um padrão de tecnologia em que todos os desenvolvedores de jogos e fabricantes de placas sigam. Aliás, pesquisando sobre alguns jogos que gosto, vi como é difícil achar informações sobre o áudio deles, que tecnologia usam (ou não usam)... no Dead Space (famoso pela qualidade em que foi feito o seu áudio, em estúdio, por encomenda) dei uma olhada aqui e aparece apenas (não lembro exatamente, mas era mais ou menos assim) "5.1 Surround", que tecnologia ele usa não fala, pesquisando na net também não achei. Mas sei que alguns jogos só aparecem certos recursos se a placa o tem, caso contrário nem aparece nas opções.

Editei pra adicionar algumas coisas e alterar outras.

No final, eu particularmente optei por não gastar tanto pois não terei como utilizar certas coisas, assim não valeria o investimento. Comprei a Xtreme Gamer SB073A da Creative, não chegou ainda. Comprei pelos seguintes motivos:

- Suporte as tecnologias Dolby Digital (AC3) e DTS (feitos pra 5.1, funciona nas minhas caixas e pelo menos hoje a maioria dos filmes utiliza um dos 2). Também tem suporte a Dolby Digital EX e DTS-ES (dificilmente usarei, mas no Dolby Digital EX, não sei o DTS-ES, ele pode ser lido e reproduzido como Dolby AC3), Dolby Digital Live e DTS Connect (nunca usarei, nem fazia questão disso)

- Certificação THX

- Sinal/ruído 109db (minhas caixas são menores que isso)

- 2MB de RAM (não há a necessidade de valores altíssimos como 64MB da Fatal1ty e Elite, pelo menos pra um usuário "normal" como eu, que só quer jogar e assistir uns filmes/seriados)

- Preço pelo que ofereçe... esse foi um dos principais, muito mais barata que uma Xonar (qualquer uma). Achei um bom custo/benefício.

- EAX e CMSS-3D (li comentários positivos sobre ambos em vários lugares, já nem tanto sobre o Crystalizer, diziam que mudava pouca coisa, vamos ver)

- Decodifica ou realiza pass-trought conforme desejar via saída optica (pensando na possibilidade em um futuro upgrade de caixa e/ou receiver) - esse modelo não tem entrada, apenas saída.

O que estou com medo é dos drivers pro Seven 64 bits nessa placa. E não achei nada a respeito se a placa tem suporte a Prologic, acho que não. Mas acho que o CMSS dá conta.

Realmente os únicos efeitos que gostaria de ter para o futuro seriam o Dolby True HD e DTS HD Master, mas a placa seria extremente cara e necessitaria comprar um conjunto 7.1.

O que realmente não sei é em relação a jogos e que recursos eles usam... fica aí a dúvida.

Abraços

PS: Alguém me corrija se falei alguma coisa errada... é que é muita coisa rsrsrsrs deixa a gente até meio confuso.

Link para o comentário

renf, valeu pelo comentário.

Sobre o amplificador de headphones, pra mim ele também melhorava a qualidade de audio, não?

Também ouvi falarem muito mal dos drivers da creative, mas eu também vi algumas pessoas falando mal dos drivers da auzentech, dizendo que os drivers da x-fi forte mais atuais são de julho do ano passado.

Quanto as dúvidas restantes, se alguém puder me esclarecê-las eu agradeceria muito.

Link para o comentário

• Membro VIP

Donel Bueno, lê de novo o post porque editei algumas coisas.... me "atualizei" mais.

Sobre o amplificador de headphones, pra mim ele também melhorava a qualidade de audio, não?

Não conheço esta placa... mas se realmente for "só" um amplificador ele fornece apenas mais potência.

Comprei uma X-Fi Xtreme Gamer mesmo.

Abraços

Link para o comentário

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!