Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de configuração até R$ 1900

Posts recomendados

Boa tarde,

É o seguinte: A pouquíssimo tempo eu criei um tópico de upgrade e tal, já tinha me decidido e só faltava comprar:D. Alguns dias antes que eu tivesse o dinheiro pra efetuar o investimento, meu core 2 quad q 8200 me deixou na mão:eek:, então decidi ao invés de comprar um processador igual, montar um pc com uma configuração melhor.

A princípio, considerei o core i7 860. Fiz algumas pesquisas, e pelo que entendi a tecnologia do core i7 não teria um custo benefício interessante para meu uso, no caso, jogos.

Ai escolhi isso aqui:

Core i5 750 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140531145-processador-intel-core-i5-750-box-lacrado-com-nota-fiscal-_JM

Placa mãe Asus Maximus Iii fórmula http://lista.mercadolivre.com.br/placa-m%C3%A3e-asus-maximus

Memória Kingston Ddr3 2Gb (dois pentes) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144218637-memoria-kingston-ddr3-2gb-1333mhz-p-desktop-pronta-entrega-_JM

Fonte Corsair 650w

Minhas dúvidas:

- Pelo que li, não faz muita diferença do core i7 860 e o core i5 750 no quesito jogos, estou errado? Ou vale mesmo a pena gastar em um i7?

- Não estou muito certo a respeito da escolha da placa mãe, nessa asus na versão fórmula, achei interessante a parte do som, é uma boa escolha?

- Escolhi comprar dois pentes de memória de 2Gb ao invés de 1 de 4Gb por causa do preço. Foi uma boa? Ou isso vai me prejudicar caso eu resolva aumentar memória, no caso duplicar de 4Gb para 8Gb ocupando um número maior de slots.?

- Sobre a fonte, escolhi a corsair 650w porque depois vou trocar de vga, até lá vou me contentar com a minha 8600Gt. Porém, o consumo de energia com essa fonte é maior? Ou o consumo seria menor se usasse uma fonte de 450W? ou a fonte não faz diferença mas sim o hardware que ela alimenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Pelo que li, não faz muita diferença do core i7 860 e o core i5 750 no quesito jogos, estou errado? Ou vale mesmo a pena gastar em um i7?

De fato, a diferença entre os dois quando se trata de jogos não é muito grande. Já em programas que saibam utilizar o HT de forma eficiente, a diferença é considerável.

- Não estou muito certo a respeito da escolha da placa mãe, nessa asus na versão fórmula, achei interessante a parte do som, é uma boa escolha?

É, mas uma P7P55D PRO também é uma boa escolha e custa menos. ;)

- Escolhi comprar dois pentes de memória de 2Gb ao invés de 1 de 4Gb por causa do preço. Foi uma boa? Ou isso vai me prejudicar caso eu resolva aumentar memória, no caso duplicar de 4Gb para 8Gb ocupando um número maior de slots.?

De forma alguma, é até melhor utilizar módulos maiores com a intenção de deixar os outros livres para expansão.

- Sobre a fonte, escolhi a corsair 650w porque depois vou trocar de vga, até lá vou me contentar com a minha 8600Gt. Porém, o consumo de energia com essa fonte de energia é maior? O consumo seria menor se usasse uma fonte de 450W? ou a fonte não faz diferença mas sim o hardware que ela alimenta?

Suponhamos que você tenha duas fontes, uma de 400W e uma de 700W e ambas com a mesma eficiência e PFC ativo (consideremos uma eficiência de 80%). Se for fazer uma comparação, o consumo é o mesmo, o que importa na fonte mesmo é a eficiência e o PFC, já os Watts devem ser diretamente proporcionais ao Hardware que esta terá que alimentar.

Link para o comentário

Suponhamos que você tenha duas fontes, uma de 400W e uma de 700W e ambas com a mesma eficiência e PFC ativo (consideremos uma eficiência de 80%). Se for fazer uma comparação, o consumo é o mesmo, o que importa na fonte mesmo é a eficiência e o PFC, já os Watts devem ser diretamente proporcionais ao Hardware que esta terá que alimentar.

No caso para escolher uma fonte é basicamente isso que você disse, mas não tão simples assim.

Deve-se analisar também qual é o fator de carga em que a fonte consegue fornecer seu rendimento máximo, dependendo disso, talvez a fonte de 400W seja melhor para a configuração, ou talvez a de 700W.

E sobre a potência de entrada(ou seja, a potência aparente em VA/KVA que a fonte irá puxar da rede) é simples de se calcular:

Rendimento = Potência de Saída(o seu hardware) dividido pela potência de entrada(potência de entrada nada mais é que potência de saída + Perdas)

analisando-se o rendimento máximo, pode-se analisar qual fonte gerará mais perdas para a configuração citada, e também verificar o quão grande será a economia média anual.

Economia média anual = (Tempo De uso do PC diário) * (360dias do ano) * (Valor Tárifado do MWh) * (Diferença de Rendimento entre as 2 fontes)¹

¹-Diferença de rendimento para o rendimento de energia analisado, mais contas que eu explico depois...

Na minha configuração, escolhi a 550VX por ter rendimento máximo muito próximo a carga que minha config necessita( 430W ~ +/-), e eu estava pensando em pegar uma IceAge de 650w que é na verdade 60 reais mais barata que a Corsair 550VX, porém analisei bem, fiz as contas, e vi que pelo tempo que eu usava o computador por dia, minha economia anual média seria de mais de 100 reais com a Corsair, sendo assim, escolhi ela.

Eu acho que eu vou fazer um tutorial de como calcular isso depois...

Link para o comentário

No caso para escolher uma fonte é basicamente isso que você disse, mas não tão simples assim.

Deve-se analisar também qual é o fator de carga em que a fonte consegue fornecer seu rendimento máximo, dependendo disso, talvez a fonte de 400W seja melhor para a configuração, ou talvez a de 700W.

E sobre a potência de entrada(ou seja, a potência aparente em VA/KVA que a fonte irá puxar da rede) é simples de se calcular:

Rendimento = Potência de Saída(o seu hardware) dividido pela potência de entrada(potência de entrada nada mais é que potência de saída + Perdas)

analisando-se o rendimento máximo, pode-se analisar qual fonte gerará mais perdas para a configuração citada, e também verificar o quão grande será a economia média anual.

Economia média anual = (Tempo De uso do PC diário) * (360dias do ano) * (Valor Tárifado do MWh) * (Diferença de Rendimento entre as 2 fontes)¹

¹-Diferença de rendimento para o rendimento de energia analisado, mais contas que eu explico depois...

Na minha configuração, escolhi a 550VX por ter rendimento máximo muito próximo a carga que minha config necessita( 430W ~ +/-), e eu estava pensando em pegar uma IceAge de 650w que é na verdade 60 reais mais barata que a Corsair 550VX, porém analisei bem, fiz as contas, e vi que pelo tempo que eu usava o computador por dia, minha economia anual média seria de mais de 100 reais com a Corsair, sendo assim, escolhi ela.

Eu acho que eu vou fazer um tutorial de como calcular isso depois...

Exatamente eranor, mas a explicação é mesmo assim, não considerei nenhuma recomendação de fonte, apenas expliquei que, com Hardware idêntico e PFC/Eficiência também, não há mudança no custo final nem no consumo, só que, se seguir a teoria de que qualquer sistema mecânico fica ineficaz com o tempo, a de 700W depois de um certo período de uso pode chegar a exigir menos da saída primária e assim, consumir menos, mas não é certo afirmar isso. ;)

Link para o comentário

Exatamente eranor, mas a explicação é mesmo assim, não considerei nenhuma recomendação de fonte, apenas expliquei que, com Hardware idêntico e PFC/Eficiência também, não há mudança no custo final nem no consumo, só que, se seguir a teoria de que qualquer sistema mecânico fica ineficaz com o tempo, a de 700W depois de um certo período de uso pode chegar a exigir menos da saída primária e assim, consumir menos, mas não é certo afirmar isso. ;)

Isso ae Chagas-, vamos exemplificar com 350W de potência exigida pelo hardware total do amigo acima;

Vamos exemplificar as fontes:

Fonte X: Pode Fornecer até 500W reais, possui rendimento médio de 80%, e rendimento máximo com carga nominal de 80% e esse rendimento máximo vale 84%; no caso seria uma ótima fonte correto?

Fonte Y: Pode fornecer até 450W reais, possui rendimento médio também de 80%, e rendimento máximo com carga nominal de 80% e esse rendimento máximo vale 83%(ou seja, 1% menor que a fonte X).

No Caso, para a fonte X, com fator de carga K=0,80, a potência em que há rendimento máximo seria : K*500W => 0,80*500 => 400W, ou seja, quando o hardware exigir estes 400W, o rendimento da fonte será de 84%.

Analogamente pode-se analisar a fonte como um transformador, pois suas perdas/ganhos/eficiência são basicamente semelhantes;

No caso as perdas do núcleo são constantes, variando apenas a perdas joule analogas da resistência análoga, PJ= K² * Pcc(perdas de curto circuito).

No caso as perdas do núcleo são iguais as perdas em vazio, dado fornecido pelo fábricante no site, pelo menos quando enviei um email para a corsair perguntando sobre algumas fontes.

No caso, achando-se Pcc, podemos analisar o fator K para o hardware exigido, ou seja: K = 350/500 => K=0,7, ou seja 70% da carga nominal.

De acordo com a fórmula de rendimento que eu postei, poderiamos analisar o novo rendimento como sendo:

Rendimento = Potência de saída(350W) /Potência de entrada

Como Potência de entrada nada mais é que a Pot. Saída + Perdas

Rendimento = Potência de saída(350W) /(potência de saída + Perdas a vazio + Perdas Joule)

Fazendo-se o calculo também para a fonte Y, teríamos que Kcarga valeria 0,78 aproximadamente, e também muito próximo do valor de carga em que a fonte consegue fornecer rendimento máximo de 83%;

Fazendo todas as contas e etc, teríamos algo em que a Fonte X, apesar de ter rendimento máximo maior e fornecer mais potência, teria um rendimento para essa carga de 350W em torno de 81,5%~82%, enquanto a Fonte Y teria um rendimento próximo ao máximo, ou seja, em torno de 82,5%~83%;(rendimento de energia, e não de potência)

Economia anual =(Rendimento Y - Rendimento X) * Dias * Consumo Diário * Preço;

chutando um consumo diário de 5KWh.

Preço 1 KWh chutando em 3 reais tarifados para facilitar as contas.

Economia=(0,83-0,82) * 360 *5KWh *3Real

Economia Anual = R$ 54,00

É +/- por aí que a gente faz com transformadores reais XD

Uffa, acabou :lol:

olha, aqui tá bem simples, considerando-se as perdas das fontes num total, e os componentes variam de uma pra outra, sendo bemmmm mais complexo pra calcular na ponta do lápis mesmo, isso é meio que por cima;

Ei chagas, vamos fazer um tuto sobre isso depois?

Link para o comentário

Sou suspeito para falar, montei o pc da assinatura gastando exatamente esse valor, sem gabinete e com o cooler box, todas as peças vindo do Paraguay.

Depois de muita pesquisa e opiniões constatei que toda a procura não foi em vão, ainda mais depois que vi esta matéria aqui :http://www.megahardware.com.br/pc/pc-para-durar

Parece que fui eu que fiz rs rs rs.

Link para o comentário

Depois de muita pesquisa e opiniões constatei que toda a procura não foi em vão, ainda mais depois que vi esta matéria aqui :http://www.megahardware.com.br/pc/pc-para-durar

Parece que fui eu que fiz rs rs rs.

Poxa cara, essa matéria não foi feita por você não?:huh:

- Bem, realmente a P7P55D é uma ótima escolha, mas estou em dúvida sobre qual modelo dela devo escolher, o PRO, o Le... alguém tem uma luz aí? Pretendo futuramente adquirir uma gtx 470 ou 480, não sei ainda, tem muita coisa pra acontecer no mercado de VGA's esse ano. A fonte, agora fiquei na dúvida e bem confuso, qual? Não sei se burrei na hora de fazer a busca das memórias no ML, mas pelo que vi, não encontrei nenhum módulo único de 4Gb, eu mosquei?

Obrigado a todos!!!!!

Link para o comentário

Poxa cara, essa matéria não foi feita por você não?:huh:

- Bem, realmente a P7P55D é uma ótima escolha, mas estou em dúvida sobre qual modelo dela devo escolher, o PRO, o Le... alguém tem uma luz aí? Pretendo futuramente adquirir uma gtx 470 ou 480, não sei ainda, tem muita coisa pra acontecer no mercado de VGA's esse ano. A fonte, agora fiquei na dúvida e bem confuso, qual? Não sei se burrei na hora de fazer a busca das memórias no ML, mas pelo que vi, não encontrei nenhum módulo único de 4Gb, eu mosquei?

Obrigado a todos!!!!!

Eu iria de P7P55D PRO :lol:

Olha, quanto a placa de vídeo, sério mesmo, não vá com as novas Nvidias =/

as ATIs estão mais baratas e com desempenho superior, isso tudo consumindo menos energia e esquentando menos também.

Quanto a memória, você deseja ter 4GB no total ou 8?

Mais vale um dual channel de 2 pentes de 2GB do que um pente único de 4GB;

Se deseja 8GB, creio que não vá trocar de memórias praticamente nunca, só quando for montar outro micro mesmo...

Se for usar 8GB, faça 2 dual channels, ou seja, 4 pentes iguais de 2GB da mesmo modelo frequência e capacidade; indico(tanto para 4gb, quanto para 8gb) módulos da G.Skill 1600mhz que estão com um custo benefício muito bom;

Link para o comentário

Ainda estou em dúvida a respeito da fonte, elas costumam a ter vida últil? e o core i5 750 é realmente superior ao core 2 quad q8200?

Processador Core i5, 2.66 GHz

Modelo: 750 CORE I5 BOX

Clock: 2.66 GHz

QPI (Velocidade Intel Quick Path Interconnect): TBD

Cache: 8 MB SmartCache

VS.

Modelo: Q8200

Clock (GHz): 2.33GHz

Cache: 4 MB L2

Arquitetura: 45 nm

FSB - Front Side Bus: 1333 MHz

Package: LGA 775

Link para o comentário

Ei chagas, vamos fazer um tuto sobre isso depois?

Creio que já exista um na seção de Energia/Fontes, mas se não existir, eu animo. ;)

Da série P7 existem várias placas (mais de 6, mas ser um pouco mais exato) e cada uma tem um atrativo que a outra não tem. A P7P55D-E por exemplo, possui USB3, diferente do resto das placas da série, mas dentre todas, a que pode ser considerada a vencedora de custo/benefício é a P7P55D PRO, por R$500, que oferece suporte para CF/SLI e ótima opções para overclock.

Quanto ao módulo de 4GB, de fato, existe, mas nunca vi no Brasil.

Olha, quanto a placa de vídeo, sério mesmo, não vá com as novas Nvidias =/

as ATIs estão mais baratas e com desempenho superior, isso tudo consumindo menos energia e esquentando menos também.

Concordo, mas a Nvidia ainda pode lançar uma nova série no mercado, com desempenho semelhante ou superior as Tops da ATI e com TDP e consumo reduzidos. No mais, se não lançar, até o momento a GTX465 parece ser uma boa concorrente.

Ainda estou em dúvida a respeito da fonte, elas costumam a ter vida últil? e o core i5 750 é realmente superior ao core 2 quad q8200?

É superior sim e na minha opinião vale a troca. Para mais, recomendo que veja: AnandTech I5 750 Review

Nesse teste é exibido os resultados do Q8400, que é pouca coisa superior ao nosso Q8200 e mostra também os resultados do I5 750, claro, como ponto de comparação.

Link para o comentário

Boa tarde galera, creio que a maioria das decisões estão tomadas, só me sobra indecisão a respeito da memória. Procurando bons preços encontrei vários modelos, e da mesma marca por sinal, preciso de uma boa e velha luz aqui nessa escolha importante. Encontrei essas duas memórias com o preço legal na Plug in Informática:

http://www.pluginformatica.com.br/loja/produto.php?loja=10&IdProd=6134&parceiro=8872

ou

http://www.pluginformatica.com.br/loja/produto-10-8869-memoria_gskill_ripjaws_series_4gb_2_x_2gb_ddr31600_pc3_12800_dual_channel__f312800cl8d4gbrm

Qual escolher? teria outra melhor? valeu

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!