Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 920 16GB RAM @ 1600MHz?

Madureira345

Posts recomendados

Essa sua dúvida não cabe na área de overclock...

Dica:

Quantidade de memória RAM, que é aceita pela placa mãe, não tem influencia na estabilidade do sistema.

De acordo com a moderação o meu tópico deve ser tratado aqui na área de Placa Mãe. Minha pergunta, que não tem nada a ver com Placa Mãe, foi:

Alguém aqui no Forum roda um I7 920 com 16GB RAM @ 1600MHz sem problemas de estabilidade?

Esclareço que já rodo 6GB (3 x2) RAM a 1600MHz, e comprei outro Kit exatamente igual (mesmo fabricante, mesma latência, etc), mas ainda não instalei.

A questão na verdade não é se a "quantidade de memória RAM, que é aceita pela placa mãe," tem ou não "influencia na estabilidade do sistema", pois quem controla a memória no meu sistema é a CPU, e não a Placa Mãe.

A questão é saber se o Controlador de Memória da CPU trabalhando estressado com os 6 slots de memórias ocupados, vai causar instabilidade ao sistema, pois de acordo com a especificação da Intel, memórias DDR3 1600Mhz devem ser usadas em apenas em um slot por canal. E no meu caso estarei usando todos os 6 slots nos 3 canais.

Aqui vão as voltagens que pretendo trabalhar:

- QPI/DRAM Core tensão 1.35v

- DRAM Bus tensão 1.64v (ASUS P6T não aceita 1.65v)

- trfc 100

Não pretendo fazer alteração nas latências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, sistema com o seu suportam o equivalente a 2^36 de RAM, mas é claro, ficará limitado à quantidade de Slot da Placa e a capacidade de armazenamento dos módulos.

Frequencia padrão destes nehalem da primeira geração é 1066MHz, mas isso não quer dizer que se limitará a isso, quem verdadeiramente vai determinar a frequencia, caso ultrapasse à padrão, são o XMP anexado ao perfil das memórias e o divisor máximo presente no setup da placa-mãe, acima disso só mediante Overclock, EX:

I7 920 = 133x6 => 800MHz (JEDEC)

I7 920 = 133x8 => 1066MHz (JEDEC)

I7 920 = 133x10 => 1333MHz (JEDEC)

I7 920 = 133x12 => 1600MHz (XMP)

- QPI/DRAM ou melhor PCU Core tensão deve ficar 20% inferior à tensão escolhida para as memórias.

Link para o comentário

Colega, sistema com o seu suportam o equivalente a 2^36 de RAM, mas é claro, ficará limitado à quantidade de Slot da Placa e a capacidade de armazenamento dos módulos.

Frequencia padrão destes nehalem da primeira geração é 1066MHz, mas isso não quer dizer que se limitará a isso, quem verdadeiramente vai determinar a frequencia, caso ultrapasse à padrão, são o XMP anexado ao perfil das memórias e o divisor máximo presente no setup da placa-mãe, acima disso só mediante Overclock, EX:

I7 920 = 133x6 => 800MHz (JEDEC)

I7 920 = 133x8 => 1066MHz (JEDEC)

I7 920 = 133x10 => 1333MHz (JEDEC)

I7 920 = 133x12 => 1600MHz (XMP)

- QPI/DRAM ou melhor PCU Core tensão deve ficar 20% inferior à tensão escolhida para as memórias.

jonny_br,

Se voce observar na minha mensagem o sistema já opera em XMP [i7 920 = 133x12 => 1600MHz].

O Perfil de Memoria XMP faz as mudanças de timings automaticamente, mas está configurado para apenas 1 Kit de 6GB (3 x2) RAM, e não para 2 Kits. Outrossim, no modo XMP não posso alterar o TRFC (ou DRAM REF CYCLE TIME se preferir). Preciso deixar o TRFC em no mínimo 100, para operar com 12GB, de acordo com o que recomenda o fabricante da memória.

Voltagens no chipset aumentam conforme as frequências de memorias aumentam, e conforme os timings ficam mais curtos. Por exemplo, a Kingston tem um Kit de 12GB (6 x2), mas com timings mais longos com 9-9-9-27 para funcionar com DRAM 1.65v e 1.4v de QPI.

O Kit que tenho tem timings mais curtos de 8-8-8-24, que usam os mesmos 1.65v de DRAM, mas com 12GB usariam muito mais tensão no QPI, e já estou no limite do que é recomendado pela Intel que é de 1.35v. Se quiser saber mais veja na Documentação Intel e vai para a página 22.

Por isso estou aqui perguntando se alguém já testou ou usa o Core i7 920 com 12GB RAM @ 1600MHz na prática. Ainda posso deixar a RAM em 1333MHz, pois desta forma usa menos tensão e assim estaria dentro do limite.

De qualquer forma, agradeço a sua resposta.

Link para o comentário

Acho que você está preocupado em manter as especificações dos fabricantes e está esquecendo os teste, se já esta pulando de 1066MHz que é o especificado pelo fabricante e está subindo para 1600MHz então outros riscos terá que correr.

1.65v vdimm / 1.20v vtt = ok forever according to intel

1.80v vdimm / 1.30v vtt = ok for 7 weeks

1.95v vdimm / 1.40v vtt = ok for 5 weeks

2.05v vdimm / 1.45v vtt = ok for 5 weeks

2.05v vdimm / 1.36v vtt = ok for 6 weeks

2.00v vdimm / 1.50v vtt = ok for 8 weeks (cold)

2.00v vdimm / 1.60v vtt = ok for 2 weks

2.00v vdimm / 1.65v vtt = ok for 8 weks

2.25v vdimm / 1.70v vtt = ok for 4 weeks

2.30v vdimm / 1.35v vtt = ok for 2 week (cold)

1.75v vdimm / 1.75v vtt = ok for 1 day (cold)

Link para o comentário

Acho que você está preocupado em manter as especificações dos fabricantes e está esquecendo os teste, se já esta pulando de 1066MHz que é o especificado pelo fabricante e está subindo para 1600MHz então outros riscos terá que correr.

Então jonny_br, está a 1600MHz, mas nenhuma das voltagens está fora do especificado pelo fabricante, assim não têm riscos.. Não vou subir as voltagens para manter nos 1600MHz, quando colocar os outros 6GB RAM, pois posso deixar em 1333MHz com as mesmas voltagens.

E pelo menos ao meu ver é muito melhor 12GB RAM em 1333MHz do que 6GB em 1600MHz. A diferença na frequência muito provalmente so vai ser notada se eu realizar testes com programas tipo SANDRA, mas não tenho o menor interesse nestes tipo de testes, pois não estou na ´cena´do overclocking.

Como uso quase que exclusivamente programas 3D e edição profissional em video/renderização então as memórias vão ser úteis para o meu uso. E peguei essas últimas na Newegg, pela metade do preço praticado no Brasil -- não dava para resistir!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP

rsrs por coincidência tenho uma P6T e um I7 920. Tenho 3x2GB 1600MHz XMS3 da Corsair... deixo em 1600 só setando lá na Bios a frequência, mais nada, funciona normal. Uma vez pra teste peguei memórias iguaizinhas a minha e coloquei junto e deixei setado 1600. Funcionou normal também, a 1600MHz em triple channel. Mas só usei por algumas horas... não fiz teste de stress nem nada. Também não notei ganho nenhum.

Agora, só não entendi uma coisa... se você já tem as memórias aí porque não coloca elas e faz um teste de stress pra checar a estabilidade? Quanto ao desempenho, se for significativo assim, você sente na prática com suas aplicações pesadas.

Apenas opinião rsrsrs

Abraços

Link para o comentário

Estou fazendo testes com minhas OCZs aqui, modelo Obsidion triple channel. Tentei todas em auto como funciona no pc do trabalho, só que lá é uma p6t e sao memorias Corsair. Aqui em casa eu uso uma p6t SE com memorias OCZ, eu acho que o ultimo teste esta em 1333 so com 6 gb com profile XMP. Ainda nao pus os 12, porque estava dando problemas de superaquecimento. EStou tentando resolver um de casa vez. Assim que estiver ok, eu volto aqui e posto como ficou.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Um dos pentes de 2GB do Kit de 6GB veio queimado, precisei trocar e demorou um pouco para chegar. ontem recebi o novo Kit, e já instalei.

Resolvi deixar com 1333Mhz, mas com latências mais agressivas 7-7-7-20. Não fiz testes ainda, mas está funcionando normalmente, com os 12Gb reconhecidos pelo Windows e CPUz.

É cedo ainda para esboçar um resultado de desempenho, mas senti que as coisas ficaram um pouco mais suaves. Ainda vou fazer testes com 1600MHz, mas estou com problemas ao utilizar o memtest86. Segui as instruções do Forum do memtest86, mas não deu certo.

Estou com vários trabalhos para entregar e estou sem tempo, mas assim que realizar os testes posto aqui.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!