Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Transformar Sua Live Numa Audigy2.


Adriano Silva

Posts recomendados

Beleza galera?

Eu não sabia que era possível, mas voce pode fazer um tipo de "overclock" na sua sound blaster live de forma que ela possua (quase) todos os recursos da sound blaster Audigy 2. Fiz uns testes aqui e resolvi postar os resultados...

Bom antes de tudo. O que você vai ter a mais em relação a sua live padrão?

- Melhor qualidade de reprodução de som: A diferença de som entre a Live original e a "Live/Audigy2" é significativa. Pra quem não se liga muito em som, provavelmente não vai perceber a diferença, mas pra quem já está habituado e se liga mais na qualidade do som, vai notar na hora. Os graves e agudos ficam muito mais definidos e o volume de som fica um pouco mais alto do que o normal.

- Possibilidade de usar os aplicativos da Audigy2 na sua live: Os controles exclusivos da audigy (Como o EAX console e o Creative Media Source), poderão ser usados normalmente com a sua live.

- Habilitar o EAX para os games:(pra SBlive modelo SB0220) Pra mim a melhor parte. A minha placa de som é a SBlive 5.1 (SB0220). Ela não funcionava direito quando eu habilitava o EAX nos jogos (como o unreal 2003 e o call of duty por exemplo).Ou ela ficava muda ou não se ouvia todos os efeitos do jogo, somente a musica. Depois do softmod, ela passou a funcionar perfeitamente nesses jogos.

E agora a parte ruim, o que você NÃO vai conseguir com esse softmod.

- Resolução de Som de 24 bits: Essa é a resolução de som da Audigy2. A live possui 16 bits, como isso é uma limitação do seu próprio hardware é impossivel voce conseguir fazer isso. Ainda mais num softmod.

- Usar o EAX HD: Esse recurso (que seria como o EAX da live mas em 5.1) não pode ser feito por que o driver original da live não da suporte a ele.

- Usar o Creative DVD audio: Também mais um recurso limitado pelo hardware da live.

Agora vamos ver como fazer o softmod.

OBS: No fim dessa pagina tem um tutorial para instalação do driver live new year (o mais novo).

1º - Entre nesse site AQUI e baixe o driver YouP-PAXIII-P0312. Baixe também o A2ForSBLive.exe (Audigy2 Software Package for SB Live! )Exitem duas versões do driver YouP-PaX

A versão Play/Entertainment Edition, é dirigida aos usuarios que usam a live pra tudo (jogar, ouvir mp3, audio de dvd) Esse driver possui boa qualidade de som e todos os recursos funcionam perfeitamente (foi a versão que testei aqui) de acordo com os caras do fórum da futuremark, o som desse driver é 30% mais alto que o som do driver Enjoy(ment) edition.

A versão Enjoy(ment) Edition, é otimizada para a qualidade de som musical. Esse driver foi baseado no driver beta da Audigy, por isso oferece uma excelente qualidade de som. Porém os sons EAX não são processados corretamente e por se tratar de um driver beta pode ter alguns bugs.Eu não testei esse por tanto não posso opnar sobre ele, mas se alguem quiser testar.... ^_^

2º - Remova todos os aplicativos e drivers da sua live pelo Adicionar/Remover Programas, remova também todos os dispositivos relativos a live no gerenciador de dispositivos, se você usa windows 2000/XP, você deve renomear o arquivo wdma10k1.inf para wdma10k1.old. Esse arquivo fica dentro da pasta C:\windows\inf (para win xp ) e C:\winnt\inf (para win2000). Essa pasta está oculta não esqueça de mudar o modo de exibição para "mostrar pastas e arquivos ocultos" nas opções de pasta no painel de controle.

3º - Descompacte o driver YouP-PAX numa pasta qualquer e execute o arquivo CTZAPXX.exe que vai estar dentro do sub diretorio DRIVERS. Exemplo C:\driver Youp\Drivers\CTZAPXX.exe. Clique em ok pra instalar.

4º - Depois de um reiniciar o pc você já vai estar com sua Audigy funcionando. Agora você tem que instalar o software da Audigy2 pra sua Live/Audigy.Extraia o arquivo A2forSBlive.exe e copie a pasta SB_INSTALL para a pasta raiz do seu sistema. (EX: C:\SB_INSTALL OU D:\SB_INSTALL) Isso é importante essa pasta não pode ficar dentro de qualquer outra pasta ou a instalação não vai funcionar.

5º - Execute o setup.exe que esta dentro da pasta SB_INSTALL. Ele vai pedir um arquivo .DBD. Indique pra ele o Ctrun.dbd que esta na pasta SB_INSTALL\CTRUN.

6º - Selecione ENGLISH na instalação.Selecione pra instalar a Sound Blaster Audigy 2 e o Creative Media Source e clique em INSTALL.Você vera um monte de ??? isso é normal Clique em Next. voce verá 3 icones ISSO É IMPORTANTE: CLIQUE NO SEGUNDO ICONE DE CIMA PRA BAIXO (O DO MEIO) Esse é pra selecionar a instalação personalizada. DESMARQUE O ULTIMO ITEM(que seria pra instalar os drivers da audigy, mas como a placa de som já está instalada com o driver YouP-Pax não vamos precisar deles.

7º - Na próxima tela, você vai ver mais ???. O install está perguntando se você quer deixar a saída digital como saída padrão da sua placa. a 1ª opção é pra NÃO e a 2ª é pra sim. se você não usa a saida digital, basta avançar.

8º - Depois de terminada a instalação reinicie seu micro e curta a sua nova Audigy.

RECOMENDAÇÕES.

-Usuarios de Windows XP, façam antes um ponto de restauração.Caso o sistema não inicie depois disso. (To colocando aqui as recomendações do site, eu não tive nenhum problema seguindo tudo certinho..)entre em modo seguro, remova os drivers e tente de novo.

- Se voce tiver algum problema com o "MtdAcq.exe" depois de reiniciar, finalzize o programa "StartMS.exe" pelo gerenciador de tarefas e delete esses dois arquivos na pasta C:\Program Files\Creative\Shared Files\Media Sniffer

Bom é isso galera...no site do fórum da futuremark, que foi onde encontrei os drivers usados aqui, tem outras versões também,algumas delas causam problemas com a live.porém funciona muito bem com a audigy verdadeira. Quem tiver uma pode testar se quiser...

Valeu....

Aqui tem um tutorial sobre como instalar os drivers New Year (com screenshots)...

AQUI

Lançado nova versão do youp-pax VI versão 2.0 (versão atual de março de 2005) Informações no link abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....dpost&p=1194401

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Infernal@14 fev 2004, 01:22

Funciona com certeza.. O Adriano já fez e funcionou. Agora será que isso não força demais a placa e pode ocorrer algum dano a ela? Ou por ser um softmode não tem problema nenhum e pode ser feito na boa..

Bom ate agora aqui não deu nenhum problema, até por que não é um "overclock" é simplesmente driver, então não causa nenhum dano a placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Infernal@14 fev 2004, 15:16

Olá Adriano..

Vi que você usou o driver YouP-PAX III Final WDM Driver, sendo que já está para download o YouP-PAX IV Final WDM Driver. Por que disso?

Na verdade já tem até o YouP-Pax-V. O problema é que segundo o site a versão IV é considerada um beta e a versão V deu muitos problemas com a live por que o hardware dela é limitado.Porém pra quem possui uma Audigy mesmo, essas versões de drivers funcionaram muito bem.

Por isso não testei, não quis que o pessoal testasse um driver que desse problema por isso postei (e to usando) a versão III que é a mais estável...

Mas se você quiser testar alguma dessas duas versões posta aí pra gente. Só vale lembrar que o YouP-Pax IV já vem completo, então você não precisa baixar o A2SBLIVE.EXE...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@15 fev 2004, 13:51

Tenho uma dúvida:

Será que essa modificação também faz com que a placa consiga reproduzir sons de 24bits?

Acho muito difícil pois ela já é eletronicamente projetada para reproduzir sons de 16bits.

É sombra eu expliquei la no tópico.Isso é uma limitação da live mesmo então não tem jeito....ainda mais por um softmod.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pearljeam2001@16 fev 2004, 10:08

Acho  que você  faz  um  overclock  na  placa por software...so  saberemos  os resultados daqui  umas semanas....Não  tomem  decisões precipitadas  não se faz um  teste  do dia  pro  outro  e se diz que  esta  tudo  beleza...agora  é so  questão  de tempo  pra avaliar essa mudança  na  placa. -_-  :-BEER

Corretíssimo....

O driver é bem grande, várias pessoas vão demorar um pouquinho pra baixar. Eu to servindo de "cobaia" por enquanto...já faz 1 semana que estou usando a minha live/audigy2 e não to tendo nenhum problema....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transformei minha Live em uma "Audigy", utilizei o driver citado no tópico YouP-PAXIII-P0312. Após um dia de uso, vou citar minha opinião.

Conheço a linha Audigy e com certeza a Live com esta modificação não chega nem perto de uma.. Porém com ela você deixa sua placa compatível com a maior parte dos software da Audigy, que são muito melhores que os da Live. Mas o que eu mais gostei nesta modificação é que este driver corrige a maior parte dos bugs que existem nos drives oficiais da Creative. Com ele consegui habilitar o EAX no jogo Call of Duty, não testei em outro, mais com o driver antigo eu não conseguia habilita-lo. A qualidade do som ficou basicamente a mesma, talvez com caixas de som melhores de para sentir diferença. Eu preferi não deixar os programas da Audigy instalados pois senti que o sistema ficou um pouco mais lento (óbvio, os programas são mais pedados!).. então instalei o driver (YouP-PAXIII-P0312) e continuo usando os programas da Live sem apresentar problema algum. :)

Resumindo:

Este driver não transforma sua Live em uma Audigy, ele apenas aproveita melhor o potêncial da Live e lhe permite usar alguns programas da Audigy. ;)

Ps: Algumas pessoas estão tendo problemas com os programas. Porém este driver é muito superior ao oficial, vale a pena trocá-lo, mesmo que não vá usar os programas da Audigy como eu. :P

Acho que você faz um overclock na placa por software.. só saberemos os resultados daqui umas semanas.

Este driver já existe a algum tempo, só que agora virou moda. E nunca vi ninguém reclamar em relação a defeito de hardware.. somente que não achou melhorias, ou que os programas da Audigy não rodaram. Se alguém souber de problemas com o hardware, ocorridos devido a este driver.. favor avisar! :D

Avaliação:

Por enquanto.. RECOMENDADO! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza infernal....valeu por ter postado a sua opinião....

Quanto a qualidade de som como eu citei a live possui 16 bits enquanto a audigy possui 24 bits. E não da pra deixar a live com 24 bits através do softmod...

Quem testar mais algum driver, esteja a vontade pra postar aqui se esta tudo certo ou se tiver algum problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Adriano Silva@19 fev 2004, 16:16

Tem citando uma restrição a sound blaster 512 pci que usa o EMU10K1 (o mesmo chip que a live usa), fora essa e as falsificadas deve servir em qualquer live...

Agora que eu vi este tópico, acho que vou transformar a minha tambem, depois eu posto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mmarcelocsouza+19 fev 2004, 17:03-->
Adriano Silva@19 fev 2004, 16:16

Tem citando uma restrição a sound blaster 512 pci que usa o EMU10K1 (o mesmo chip que a live usa), fora essa e as falsificadas deve servir em qualquer live...

Agora que eu vi este tópico, acho que vou transformar a minha tambem, depois eu posto

Beleza....a gente vai ficar aguardando sua opinião...

Irei testar o YouP-PaX IV hoje... ai postarei os resultados aqui também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE

Tem citando uma restrição a sound blaster 512 pci que usa o EMU10K1 (o mesmo chip que a live usa).

"Adriano Silva"

Lucas_AMD, não tem como fazer esta modificação com sua placa.

-_- claro que tem como fazer so tem que descobri como ela usa o chip EMU10K1 sim ela também usa o mesmo pcb da live porém verde(o da live e preto), e que a minha camera e um ###### senao postava umas fotos aqui.

bem como disse galera ela aparece como 512bits(9000) poremo som deu uma melhorda boa o que pramim já e bem interesante, a unica coiza que estou tendo problemas e com o som 4.1 que não fuciona nem a pau, so funciona a 2.1 ei mata.

valeu galera. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...