Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa em C - Do While

RafaelFLz

Posts recomendados

Olá, estou tentando resolver um programa aqui da faculdade, porém estou encontrando alguma dificuldade.

Eis o exercício:

obs: Tem que ser resolvido com a funçao do while

Escreva um programa em C que calcule e mostre o 10º termo da seguinte

seqüência numérica:

1, 3, 7, 15, 31, 63,…

Como podemos ver sempre o proximo termo da sequencia será o dobro do ultimo termo + 1.

Tenho duvidas de como exibir somente o decimo termo da sequencia, pois até agora somente aprendi a exibir resultado de operaçoes :)

Grato, Rafael.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, acho que você deveria pedir ajuda com dúvidas que tivesse e não pedir pra resolverem o exercício completo pra você.

Aprender programar requer um esforço de raciocínio, senão você nunca vai ficar bom. Claro, a menos que você queira realmente levar a sério o seu curso.

[]s

Link para o comentário

Rafael, acho que você deveria pedir ajuda com dúvidas que tivesse e não pedir pra resolverem o exercício completo pra você.

Aprender programar requer um esforço de raciocínio, senão você nunca vai ficar bom. Claro, a menos que você queira realmente levar a sério o seu curso.

[]s

Sim, a parte que estou em dúvida é em mostrar o decimo termo, até agora só aprendi a mostrar o resultado de uma soma, me expressei errado, vou editar.

Ty :).

Link para o comentário

Ok, então vamos lá:

Para mostrar o décimo termo, você precisa saber primeiro quem é que é o décimo termo, correto? Para tal, você precisa criar uma variável que controle quantas iterações (repetições) o laço já realizou, para ter o controle de até qual termo você vai calcular. Lembrando que o laço do..while vai obrigatoriamente executar uma vez. Segue exemplo:

int i = 1;
int num = 1;

do
{

//vai somando o dobro + 1 aqui.
num = num*2 + 1;

//incrementa a variável i em 1 unidade
i++;

}while(i<=10); //garante que só vai repetir 10 vezes.

//imprime o resultado final do cálculo
printf ....

[]s

Link para o comentário

Ok, então vamos lá:

Para mostrar o décimo termo, você precisa saber primeiro quem é que é o décimo termo, correto? Para tal, você precisa criar uma variável que controle quantas iterações (repetições) o laço já realizou, para ter o controle de até qual termo você vai calcular. Lembrando que o laço do..while vai obrigatoriamente executar uma vez. Segue exemplo:

int i = 1;
int num = 1;

do
{

//vai somando o dobro + 1 aqui.
num = num*2 + 1;

//incrementa a variável i em 1 unidade
i++;

}while(i<=10); //garante que só vai repetir 10 vezes.

//imprime o resultado final do cálculo
printf ....

[]s

brigadao, valeu por me ajudar brother

Link para o comentário

Tem um erro proposital aí, eu não ía deixar tão fácil assim..rsrs

Agora é contigo, descobre aí!

;)

Pronto, corrigi o teu "erro"!

O Código ficou assim apos algumas alteraçoes:

#include <stdio.h>

void main() {

int contador, num;

contador = 1;

num = 1;

do{

num = num * 2 + 1;

contador = contador + 1;

}while(contador <= 9);

printf("O decimo termo sera: %d\n", num);

system("PAUSE");

}

---------------

DÚVIDA:

Por exemplo, se eu quisesse que o programa mostrasse todos os termos, existiria algum jeito de se realizar isso?

Tipo assim, invés de mostrar o decimo, gostaria que o programa exibisse os dez primeiros... entende?

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!