Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Celular parou de ser reconhecido no ubuntu - falha no sistema de arquivo

Raphael FV

Posts recomendados

Meu celular era reconhecido sem problemas pelo Ubuntu mas, de uns tempos pra cá, umas pastas ficaram corrompidas quando eu acesso pelo Windows e pelo software do celular e estas simplesmente nem aparecem no Ubuntu. E, desde isso, não consigo deletar/adicionar arquivos ao celular via Ubuntu. Dá este erro:

Erro ao copiar para "Sounds".

O destino é somente para leitura.

Tinha esperança de apagar essas pastas, pois podiam ser vírus, mas aqui no Ubuntu não abre. Então, olhei o http://www.vivaolinux.com.br/dica/Montar-pendrive/ e rodei o

# dmesg

Então reparei que vieram varias mensagens de erro do tipo

[ 4738.876108] sd 5:0:0:0: [sdc] Attached SCSI removable disk

[ 4744.047098] FAT: Filesystem error (dev sdc1)

[ 4744.047108] fat_get_cluster: invalid cluster chain (i_pos 0)

[ 4744.047116] File system has been set read-only

[ 4764.491053] FAT: Filesystem error (dev sdc1)

[ 4764.491062] fat_get_cluster: invalid cluster chain (i_pos 0)

Seria isso erro no cartão de memória, ou pior, num dos HDs. O Ubuntu costuma fazer uma verificação de discos rígidos com freqüência ultimamente quando inicio o SO... Geralmente uma tela preta tipo o setup e no final diz "reboot necessary", só resta dar reset, mas em geral, depois disso, ele liga. Me dêem uma luz. Estou com certo receio de que o celular esteja estragando os cartões de memória (um já queimou).

Sistema Ubuntu 10.4 e Celular LG Gm205

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou colocar o cartão e via windows fazer uma verificação de erros? isso pode resolver, no caso com o cartão inserido você clica com o botão direito em cima do ícone do cartão e seleciona propriedades, depois ferramentas e por fim verificação do disco e procurar setores defeituosos e tentar recupera-los, isso se estamos falando de um cartão SD ou algo parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!