Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro não inicia (placa de vídeo/fonte)

LolMaster

Posts recomendados

Oi pessoal,

Há um tempo atrás, meu micro começou a não iniciar direto. O cooler do processador começa a girar e pára logo em seguida. Para iniciar, é necessário "resetar" o PC entre o iniciar e o desligar repentino (cerca de 3 segundos de intervalo). Isso repetidas vezes, por que não raro o PC desliga no S.O. Ao religar o estabilizador, ele inicia automaticamente, sem a necessidade de apertar o botão power.

Fiz uma bela limpeza nele e isolei os componentes (como instruído no artigo citado num tópico fixo da subseção). Constatei que o o problema estava na placa de vídeo, já que o PC sempre liga quando eu a retiro. Acabei decidindo por utilizar minha on-board (estou nela agora). Só que quando eu coloco algum CD no driver, o PC também desliga. Isso me leva a crer que seja a fonte [ATX-2 450W] que não suporte mais (ela faz barulho frequentemente) todos os componentes.

Meu micro foi adquirido em 08/2006, tendo eu feito apenas um upgrade nele, justamente placa de vídeo + RAM. Ele possui um gabinete "slim", e fontes pra esse tipo são raras :/

Configuração do PC:

Processador: Intel Pentium 4 551 - 2.8 GHz - Cache 1 MB - FSB 533 MHz

Placa-mãe: Digitron GA-8VM800M

Memória RAM: 768 MB (256 + 512 [11/2007]) - 400 MHz

HD: 80 GB ATA - 7200 RPM

Drive óptico: BENQ DW-1680

Placa de vídeo: XFX GeForce FX5200 128 MB DDR [11/2007]

Sistema: Windows XP Pro SP2

Ralink Wireless Turbo LAN Card (IEEE 802.11g) [01/2010]

Fonte: ATX-2 - 115/230V - 30A/40A - 450 watts

não são de fábrica - data de instalação [mês/ano]

Periféricos:

Teclado PS/2 ABNT II

Mouse PS/2 Óptico

Caixas de som 180W

Monitor CRT 15" LG

Mapa de slots:

PCI 1: vazio;

PCI 2: Ralink Wireless Turbo LAN Card;

PCI 3: Realtek RTL8139/810x (Fax Modem);

AGP 8x: GeForce FX5200 (neste momento está vazio).

Só pra constar, o problema se intensificou depois da instalação da placa Wireless. Mas se eu tirar a placa de vídeo é que pára, então acho que seja a fonte mesmo.

Abraços,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Primeiro vamos testar a fonte desligada da maquina pra ver se ela esta funcionando ou queimada e para fazer isso basta desligar todos os cabo e deixe o da força ligado na tomada, pegue um pedaço de fio que caiba dentro do conector da placa mãe e coloque um ponta no fio verde (ps-on) e outra ponta em qualquer um dos preto e veja se o cooler a fonte roda; se rodar é porque a fonte esta boa caso contrario a fonte esta com problema.

E pode fazer sem medo pois não da choque.

http://www.desconectado.com.br/como-testar-uma-fonte-atx.html

Se a fone estiver boa coloque conectando os cabos, primeiro só o da placa mãe ligue e veja se da boot, depois desligue e ligue o HD, e faça o mesmo teste, cd, floppy, ate descobrir que esta com problema.

Abs Frederico

Link para o comentário

LolMaster, acho que você nao entendeu a recomendação do NeuNeu, sua fonte esta apresentando sinais de problema, ela esta alimentando mal seus componentes, placa mãe, processador, placa de video, além do mais ela esta aquecendo.

Uma das funções da fonte é retirar o ar quente do computador e jogar para fora, se o cooler mal funciona, significa que esse processo não esta acontecendo e o ar quente esta se concentrando no interior do micro.

Com o tempo o micro será danificado, sejam memória, sejam as placas ou o processador, podendo inclusive seu HD sofrer danos.

Hoje a troca se resume a uma fonte, mas amanhã será quase o micro todo.

É válido insistir no uso do mesmo sem fazer um reparo eficiente e depois ficar sem o micro permanentemente? Pense nisso.

Link para o comentário

Pelo contrário, entendi muito bem.

Acontece que não há fontes no padrão do meu gabinete de qualidade, então seria jogar dinheiro fora, visto que pretendo comprar um micro novo ainda este ano, correto?

E não posso ficar sem o PC totalmente, uso-o para diversos fins.

Eu removi a placa de vídeo de forma definitiva e passei a usar a on-board: o problema ao iniciar parou. Quanto ao acúmulo de ar quente no interior do micro, estou deixando-o sem a tampa lateral e o dispus na posição horizontal, assim a própria convecção faz esse trabalho.

Contudo, peço recomendações de fontes "quebra-galho" nesse meio tempo. As informações necessárias se encontram na postagem principal. Estas recomendações podem ser feitas aqui ou seria necessário abrir outro tópico na área de Hardware para esse fim?

Abraços e obrigado mais uma vez.

Link para o comentário

Bem procure pelo menos trocar o cooler de sua fonte, verifique se as voltagens estão sendo alimentadas corretamente, meça isso com um multimetro digital e veja se cada molex esta alimentando como deveria, compre alguma fonte ATX-2 da C3Tech, é uma péssima fonte comparada as boas fontes REAIS, mas nao é genérica, é mais barata que as demais fontes REAIS e pelo menos vai ajudar até você investir no seu micro novo.

Boa sorte

Link para o comentário

Bem procure pelo menos trocar o cooler de sua fonte, verifique se as voltagens estão sendo alimentadas corretamente, meça isso com um multimetro digital e veja se cada molex esta alimentando como deveria, compre alguma fonte ATX-2 da C3Tech, é uma péssima fonte comparada as boas fontes REAIS, mas nao é genérica, é mais barata que as demais fontes REAIS e pelo menos vai ajudar até você investir no seu micro novo.

Boa sorte

Poderia me mostrar alguma loja online venda essa C3 Tech? Eu não achei por aqui e o site da C3 Tech simplesmente não abre.

E nem sei hein... essas fontes C3 Tech sempre recebem selo "bomba" nos testes do CdH. Acho que vou aguentar mais uns meses e comprar um micro novo sem alterar este aqui.

Abraços.

Link para o comentário

Então boa sorte e espero que seu sistema aguenta mais "alguns meses", sobre a fonte, como eu mencionei, ela é uma péssima fonte, mas comparada a uma fonte generica Xing Ling ela ainda assim é REAL e bem mais barata que uma fonte REAL intermediaria.

Mas espero que sua maquina aguente mais uns meses mesmo.

Abraços

Link para o comentário

Bom, o computador é seu, assim como o dinheiro, só estamos aqui pra ajudar cara..

pense bem, todo o fornecimento de energia do seu computador é feito na fonte de alimentação, se você tem uma fonte super aquecida, ela vai parar de fornecer energia adequadamente e imediatamente quem sente são as peças mais sensíveis do micro, a começar pelo HD.

eu tenho um cliente que certa vez o cooler da fonte dele parou de girar, ele usou por um tempo razoável até que sentiu a temperatura alta no gabinete e trouxe pra eu ver o que era. Depois de analisar, constatei que o eixo do cooler havia entortado e travado devido a temperatura alta gerada nessa região. Eu troquei o cooler, uma vez que era relatado apenas o problema com a temperatura e o cliente levou normalmente o PC para casa.

ao chegar em casa, o windows dele não iniciava, resetava depois da tela de load, caso bem comum por aqui, quando fui fazer uma análise no hardware dele, a placa mãe tinha ido pro saco devido a esse fornecimento débil de energia da fonte super aquecida.

ele teve sorte de morrer apenas 300 reais em uma fonte e uma mobo novas, sorte de não perder o processador e o HD junto. Já meu cliente mais recente não teve tanta sorte, inicialmente ele me trouxe seu pc com o HD ruim, trocou (160 reais), logo após, trocou a fonte que era a origem do problema e continua a trocar outros dispositivos que estão dando problemas um atrás do outro, ontem foi a placa de vídeo.

as fontes genéricas são ruins sim e são extremamente criticadas aqui no Fórum CDH, mas isso não significa que muitas delas não consigam fazer seu papel, afinal, os computadores da Positivo e muitos outros montados sem a perícia que temos aqui, funcionam muito bem por bastante tempo. Se você não tem 180 reais pra desembolsar em uma fonte real de qualidade, compre uma genérica nova, mas não permaneça com uma fonte genérica problemática.

abraço

Link para o comentário

Oi pessoal,

Bem, decidi que não vou mexer nos componentes deste micro. Vou esperar o novo mesmo.

Para segurar as pontas, removi todos os componentes desnecessários, tais como o Drive Óptico e o Fax Modem.

Agradeço muito a vocês pela ajuda prestada... ;-)

Pode fechar moderação! Resolvido...

Abraços,

LM

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...