Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Cruel Filtro de Linha

_Light_

Posts recomendados

Então galera, to com uma dúvida cruel aqui... Tô com Minha placa-mãe nova ( Asus Rampage ll Extreme ) e não tenho coragem de ligar o PC sem um filtro de linha descente. Então, vou comprar um, só que estou em dúvida, pois, tenho a opção de comprar por R$120,00 ( Produto + Frete ) o UPSAI FHT-1200 110v na videosonic e o produto chegar agora essa semana mesmo e eu já começar a usar o PC. Ou então, comprar no eBay um APC P7T que vai sair por R$80,00 ( Produto + Frete ) e vai demorar um bocadinho pra chegar... O que vocês acham que vale mais à pena ??? Eu segurar minha ansiedade de usar logo meu PC e comprar o APC P7T, ou comprar o UPSAI mesmo que vou estar bem protegido ?? Não quero correr o risco de perder outra placa-mãe, após ter perdido minha Rampage Gene por causa de um surto pela linha telefônica...

EDIT---

Há a possibilidade também de se comprar este CLAMPER : http://www.waz.com.br/_produtos/?p=89624 que se encontra por R$120,00 na WAZ e tem proteção da rede telefônica também, por um momento, me parece ser a minha salvação ! É o DPS Clamper PCModem Protector.

PS : Aqui em casa é 127v

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra o UPSAI mesmo, pelo E-bay vai demorar demais!

Caso não tenha aterramento, a proteção telefônica fica prejudicada. No caso desse Clamper, ele faz um "artifício" pra usar o neutro como linha de defesa pra proteção telefônica.

Link para o comentário

Aqui não tem aterramento ;/

Achas melhor eu usar o UPSAI mesmo sem aterramento ( tendo em vista que acredito o problema maior ser pela linha telefônica do que pela rede elétrica em si ) ou o Clamper que usa esse macetinho ai pra usar o neutro como terra ? :P

Brigadão _rau_

Link para o comentário

Agora que caiu a ficha aqui, eu to querendo comprar um filtro de linha que proteja a rede Elétrica e a Rede ADSL, CABO DE REDE ETHERNET... A proteção telefônica nada me adianta pois a entrada é a RJ11 no caso seria pra proteger modens, fax, telefone (dã), enquanto a entrada para Rede ADSL é a RJ45, ou seja, não encaixa, to querendo comprar um produto que protege algo que não é o que eu quero proteger hahahahaha.... Não encontrei nenhum filtro de rede ethernet para plug RJ45...

Link para o comentário

Difícil é achar ele à venda.

eu comprei hj na waz o clamper....para tirar meu filtro de linha 'sms'

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=89624

Cor: Bege

Sinalização sonora e visual

Microdisjuntor equipado com reset

PAN: Exclusivo sistema de Posicionamento Automático de Neutro

Adequado para proteção de equipamentos instalados em residências ou escritórios, em locais de moderada ou baixa exposição a surtos

Proteção simultânea combinada contra surtos elétricos para equipamentos conectados a linha de alimentação elétrica e para modems ADSL / ISDN e linha discada

Link para o comentário

Ah é verdade ! esse Clamper não é proteção Telefônica não, é ADSL. Uhulll ! acho que vai esse mesmo, combina o que eu preciso, é o unico que faz isso ! ;X Esse clamper é proteção ADSL mesmo né ? RJ45 entrada de rede né ?

EDIT------

Uhull acho que vou nesse mesmo ! ;D;D;D;D;D;D ( felicidade ! ) vou comprar agorinha mesmo, só esperar o confirm do pessoal aqui ;D

Só não entendi uma coisinha, no anúncio diz :

- Tensão nominal de serviço:

Dados: 200v

Rede de energia: 127 (F-N-T) / 220v (F-N-T) / 220v (F-F-T)

Aqui é 127v, não entendi esse DADOS : 200v. Vai funcionar a proteção ADSL em tensão 127v ?

EDIT 2----

Entrei no Site da Clamper e vi na Ficha técnica do produto escrito assim :

Tensão de serviço :

Rede de energia : 127 (F-N-T) / 220v (F-N-T) / 220v (F-F-T)

Dados : 200v ( Valor máximo )

Bom, se 200v é o valor máximo, 127v funciona, então, encontrei o que procurava ! ;D Vou comprar agorinha !

Link para o comentário

Ah é verdade ! esse Clamper não é proteção Telefônica não, é ADSL. Uhulll ! acho que vai esse mesmo, combina o que eu preciso, é o unico que faz isso ! ;X Esse clamper é proteção ADSL mesmo né ? RJ45 entrada de rede né ?

EDIT------

Uhull acho que vou nesse mesmo ! ;D;D;D;D;D;D ( felicidade ! ) vou comprar agorinha mesmo, só esperar o confirm do pessoal aqui ;D

Só não entendi uma coisinha, no anúncio diz :

- Tensão nominal de serviço:

Dados: 200v

Rede de energia: 127 (F-N-T) / 220v (F-N-T) / 220v (F-F-T)

Aqui é 127v, não entendi esse DADOS : 200v. Vai funcionar a proteção ADSL em tensão 127v ?

EDIT 2----

Entrei no Site da Clamper e vi na Ficha técnica do produto escrito assim :

Tensão de serviço :

Rede de energia : 127 (F-N-T) / 220v (F-N-T) / 220v (F-F-T)

Dados : 200v ( Valor máximo )

Bom, se 200v é o valor máximo, 127v funciona, então, encontrei o que procurava ! ;D Vou comprar agorinha !

Funciona sim, mas a proteção nas tomadas não vai funcionar 100%, mas vai.

Link para o comentário

Po, então não sei o que comprar... Aqui em casa e assim, o modem fica no quarto do meu irmão e o roteador tambem, do roteador partem 3 cabos de rede, 1 pro pc dele, 1 pro pc do meu outro irmão e 1 pro meu pc. quando houve o ultimo surto, o modem queimou, a placa de rede do meu irmão queimou, e a minha placa-mãe que possuia placa de rede onboard queimou por completo. agora que comprei uma placa-mãe nova, nao quero correr o risco de em outro surto, minha placa mãe queimar por conta de um surto proveniente do cabo de rede ADSL que se liga do roteador do quarto do meu irmão a minha placa mãe. Então qual proteção eu tenho que comprar para ficar entre o roteador e a minha placa mãe ? esquematizando ficaria assim :

MODEM NET VIRTUA - > ROTEADOR DE ONDE PARTE O CABO DE REDE PARA O MEU QUARTO - > PROTEÇÃO CONTRA-SURTOS NO FINAL DO CABO DE REDE E DE ONDE SE CONECTA OUTRO CABO QUE SE LIGA À MINHA PLACA-MÃE - > MINHA PLACA-MÃE

No caso teria de ser um protetor que tivesse 2 entradas RJ-45, uma em que eu conectasse o cabo de rede que parte do roteador, e então e feita a filtragem, e a saida que partiria do protetor para meu pc, aonde sairia o sinal do cabo de rede ja filtrado para o PC...

EDIT---

Agora que vi os posts do jorno e seu ultimo _rau_, mas quer dizer então que as entradas do PCModem normal serem RJ-11, elas não servem para o que eu quero, que e filtrar o que vem do cabo de rede que e RJ-45... A menos que eu pusesse o protetor no quarto do meu irmão na entrada da linha telefonica do modem, mas ai eu perderia a protecao eletrica pois o quarto dele fica afastado do meu e a tomada do PC nao chega la ;D

Link para o comentário

Você precisa de aterramento e um protetor para rede ethernet, como esses:

http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=4&f3=4&f4=0

O aterramento deve ser ligado nesse parafusinho mostrado na imagem do produto e o cabo de rede deve entrar e sair do produto pelos conectores RJ-45.

Cada PC a ser protegido deve ter um protetor desses o mais proximo possivel da entrada da placa de rede da placa mãe.

A proteção elétrica, de energia, deve ser feita por um dispositivo a parte (que se usar o aterramento, deve ser o mesmo usado em todos os PC's e proteções).

Link para o comentário

Entendi, finalmente ! ;D

Fica realmente difícil por aterramento aqui, então acredito que não ficará eficiente esse protetor :/ Acho que o jeito vai ser comprar esse PCModem ou o UPSAI e por como proteção para entrada telefonica do modem no quarto do meu irmão mesmo, que ai protejo a rede toda, e me virar pra proteção elétrica do meu PC no meu quarto porque se ainda tivesse algum filtro elétrico bom e barato tipo um APC P6B, eu colocava um PCModem ou UPSAI no quarto dele protegendo a linha do tel, e um desses mais baratinhos protegendo no meu quarto a rede elétrica, mas fica difícil porque os filtros tão todos caros :/

Link para o comentário

Estive pensando, se eu comprar um UPSAI FHT-1200 110v para proteger a parte elétrica do meu quarto, e um desses aparelinhos da Clamper : http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=ECLAMPERTEL ou http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PROTECTFAXM para proteger a rede telefônica do modem no quarto do meu irmão, adiantaria ? ou essa proteçãozinha para rede telefônica não presta ?

Link para o comentário

O lance de cabo onde o modem tá até os PC's é muito longa? Porque se for, há chances de surtos serem induzidos nessa porção de cabo aí, não necessitando necessariamente vir pela linha externa antes.

Sobre a proteção telefônica, eu recomendo a primeira. Não é das melhores proteções, por não depender de um aterramento, mas consegue dar minimamente uma proteção, melhor que ligar o modem diretamente. Ligue a energia do modem no protetor tb.

Link para o comentário

Então galera, to com uma dúvida cruel aqui ...

você faz melhor investindo em um nobreak e um Dispositivo de Proteção contra surtos (DPS). Não vai gastar muito mais e estará protegido de fato.

Os tais filtros de linha são pouco confiáveis, a grande maioria não oferece proteção eficaz e mesmo os raros honestos, protegem apenas uns poucos equipamentos. o DPS, instalado no quadro de distribuição protegerá toda a residência ...

Link para o comentário

No caso dele, que um pico de tensão atingiu a placa de rede, provavelmente vida do modem de internet, e um nobreak EM NADA vai ajudar. Os filtros que tão sendo indicados, possuem os mesmos componentes de DPS's de quadro, varistores grandes, claro que um DPS de quadro possui varistores talvez maiores até e ficam num ponto estratégico, mas aqui ele pede por uma solução local e de fácil aplicação, sem a necessidade de conhecimentos de elétrica. DPS's de quadros não protegem contra surtos gerados localmente, por isso é indispensável o uso de bons filtros após a tomada. O que gera um surto local? O desligamento de motores e compressores elétricos são os mais comuns.

Link para o comentário

_rau_, a distância nem é muuuito longa não, deve ter uns 3 ou 4 metros de comprimento o cabo. Gozado que a distância do cabo do modem até o PC do meu outro irmão, deve ter cerca de 7 metros e passa até por fora da casa o cabo e nunca aconteceu nada ¬¬" o jeito então seria comprar o UPSAI pra proteger a rede elétrica do meu PC e esse eClamper ADSL pra "proteger" o modem né ?! ;D

Desse jeito daria pra ficar mais tranquilo ? ;D

Valeu mesmo _rau_ tens me ajudado bastante !

Link para o comentário

No caso dele, que um pico de tensão atingiu a placa de rede, provavelmente vida do modem de internet ...

Isto é pouco provável em ambiente doméstico. MUITO pouco provável ...

As placas de rede são galvânicamente isoladas por transformadores e as linhas são diferenciais e dotadas de varistores, tudo isto proporcionando uma excelente proteção.

Muita gente atribui o prob a "picos de tensão", mas não têm qualquer noção da magnitude do transiente que seria necessária para provocar algum prob ...

um nobreak EM NADA vai ajudar.

Um nobreak ajuda MUITO. Não apenas porque incorporam proteção superior a filtros de linha,custando pouco mais, como tb evitam os muitos probs causados por oscilações da rede, sejam blackouts ou brownouts ... a relação custo beneficio é muito superior ...

Os filtros que tão sendo indicados, possuem os mesmos componentes de DPS's de quadro, varistores grandes,

Dificilmente. Existem filtros que porporcionam proteção da mesma classe, mas são bem raro sem nosso mercado e muito mais caros ...

claro que um DPS de quadro possui varistores talvez maiores até e ficam num ponto estratégico, mas aqui ele pede por uma solução local e de fácil aplicação, sem a necessidade de conhecimentos de elétrica.

Os DPS de quadro são capazes de suportar desaforos algumas ordens de magnitude superiores aos dos famigerados filtros de linha ... você não vai encontrar nada abaixo de 20 kA ...

A instalação é extremamente simples, se alguém é capaz de pendurar os periféricos de um PC, não encontrará dificuldades maiores para instalação de um DPS ...

DPS's de quadros não protegem contra surtos gerados localmente,

E que surtos gerados localmente seriam esses ? Seu argumento não é válido sequer para a maioria dos ambientes industriais, muito menos para o amabiente doméstico ...

por isso é indispensável o uso de bons filtros após a tomada.

Negativo. você poderia ter mencionado a necessidade de proteger linhas telefônicas, este sim pode ser um prob em algumas áreas e é bom lembrar que muitos nobreaks trazem essa proteção. Para o resto é paranóia alimentada por fabricantes.

O que gera um surto local? O desligamento de motores e compressores elétricos são os mais comuns.

He, he, he ... Não, meu caro, as fontes chaveadas, mesmo as mais vagabas absorvem transientes desse tipo sem sentir cócegas ...

Ademais, quantos compressores e de que porte você espera encontrar em uma residência ? E qual a potências dos motores ? Qual é a magnitude dos transientes ? :D

Causo: moro em uma das áreas de maior índice ceraúnicos do mundo. Em dias de temporal é realmente assustador ...

Não há DPS aqui, mas há cabos de rede com dezenas de metros e extensões telefônicas com cabos tb bastante longos. Não é raro que eu tenha que substituir conectores de telefones carbonizados por descargas amosfèricas ... no entanto, nos doze anos em que aqui resido, nunca houve um caso sequer de componente danificado ... digo mais, trabalho aqui tb e frequentemente uso e testo equipamentos como solda elétric e tochas de plasma, um dos mais ruidosos e problemáticos e nunca tive qualquer prob por aqui.

Talvez eu deva mencionar tb que disponho dos instrumentos, conhecimento e experiência para mensurar e avaliar transientes ... claro que com apenas 40 anos de experiência com eletrônica industrial eu ainda tenho muito a aprender e sou todo ouvidos ... :lol:

O que eu tenho por aqui são nobreaks, um para cada computador, realmente úteis pelo papel de filtro que desempanham e pelos frequentes brownouts da rede ... isto tem sido amplamente suficiente e o custo bastante aceitável ...

Link para o comentário

As placas de rede são galvânicamente isoladas por transformadores e as linhas são diferenciais e dotadas de varistores, tudo isto proporcionando uma excelente proteção.

Muita gente atribui o prob a "picos de tensão", mas não têm qualquer noção da magnitude do transiente que seria necessária para provocar algum prob ...

Mas no caso, a placa de rede era onboard furreca mesmo.

Se eu compreendi o que você quis dizer, seguindo este seu pensamento, bastaria eu colocar uma placa de rede OffBoard que custa uns R$30,00 aqui no centro da cidade e eu estaria protegido contra os surtos provenientes da rede ADSL, certo ?

Link para o comentário

Acho que o jeito mesmo vai ser colocar o eClamper ADSL no quarto do meu irmão e ligar o cabo de telefone do modem e o próprio modem nele e usar o UPSAI no meu quarto pra proteger a parte elétrica do meu quarto... Quanto à eficiência do UPSAI para proteger minha rede elétrica eu não duvido, o meu problema é saber se esse eClamper vai proteger bem a rede ADSL ;/

A menos que eu faça uma gambiarra e eu compre apenas 1 UPSAI e coloque ele pra proteger a ADSL no quarto do meu irmão e puxar uma extensão do meu PC até o quarto do meu irmão ligando ele no UPSAI. ;O

Link para o comentário

Se eu compreendi o que você quis dizer, seguindo este seu pensamento, bastaria eu colocar uma placa de rede OffBoard que custa uns R$30,00 aqui no centro da cidade e eu estaria protegido contra os surtos provenientes da rede ADSL, certo ?

Uma boa placa representa boa proteção, mas a rede telefônica é realmente um risco, merece proteção adicional.

Como comentei acima, já houve centelhamento nos conectores, mais de uma vez ... aparentemente a concessionária não protegeu a linha como deveria, pode haver vários quilômetros de cabos desprotegidos até a central ...

Link para o comentário

Mas o modem eu to pouco me lixando se vai queimar ou não HAHAHAHAHAHA', meu irmão tem vários modens aqui em casa, se queimar 1, 2, 3 não tem problema, ele troca. O que eu quero proteger é a MINHA PLACA-MÃE E MEU PC EM GERAL. Se eu por uma placa de rede offboard, em tese, quando houvesse um surto pela rede, o que era para queimar seria ela, certo ? acho que é uma saida bem barata ;D

Link para o comentário

A isolação galvânica nos equipamentos terminais das linhas ethernet não impede que um surto gerado por raios seja induzido nos pares trançados. Se isso fosse verdade não existiriam protetores contra picos de tensão para redes ethernet - procure os da MTM, Clamper, Siemens...

Já vi várias placas de redes sendo queimadas junto com um modem ADSL que pegou um raio vindo pela linha telefônica. Não diga que isso é improvável, por favor!

Um nobreak ajuda MUITO. Não apenas porque incorporam proteção superior a filtros de linha,custando pouco mais, como tb evitam os muitos probs causados por oscilações da rede, sejam blackouts ou brownouts ... a relação custo beneficio é muito superior ...

Não generalize! O que tem de nobreak por aí que não possuem uma simples proteção em modo comum não tá no gibi! Pega um SMS qualquer e desmonte, analise seu estágio de filtragem de transitórios, vai ver um varistor merreca de 14mm no máximo entre Fase-Neutro, um capacitor entre Fase-Neutro e dois entre Fase-Terra e Neutro-Terra e as vezes um indutor nas linhas fase-neutro. Nada de extraordinário que um filtro de qualidade não tenha ou as próprias fontes de qualidade já possuam.

"Blackouts" ou "Brownouts" são ambas falta total ou queda intensa de tensão respectivamente por um tempo indefinido e temos que conceituar aqui o que de fato causa queimas durante esses dois eventos.

Uma queda total de energia ou o blackout tem uma causa física e a causa física que geralmente gera queimas é o abrir de contatos que antes tava transportando níveis elevados de corrente, que durante o fasicamente gerado devido a falha, gera picos transitórios e não é um nobreak em si que vai proteger contra isso, mas seu estágio de filtragem, varistores.... O desligamento de forma brusca de cargas pesadas, motores elétricos, também gera gera picos transitórios. E ao contrário do que a maioria acredita, as queimas geralmente ocorrem durante o desligamento e não no religamento.

Os Brownouts são as quedas parciais de tensão que sim, podem ser danosas se subtermos os nossos equipamentos a operarem durante muito tempo com a tensão muita baixa porque nesse instante as fontes chaveadas drenam uma corrente mais elevada para conseguirem manter o funcionamento. Felizmente fontes modernas com PFC Ativo suportam muito bem isso. Não recomendo funcionar qualquer fonte que seja com a tensão abaixo do mínimo recomendado pelo seu fabricante, mas também não é um evento que vai danifica-la no mesmo instante que a tensão cair pra patamares muito baixos.

Dificilmente. Existem filtros que porporcionam proteção da mesma classe, mas são bem raro sem nosso mercado e muito mais caros ...

Dá uma olhada nos APC, nos Clampers, alguns da UPSAI, Panamax, e outros. A maioria dos PANAMAX protegem tanto contra Brownout e Overvoltage - Sobretensão sustentada. Claro, é uma exceção...

Todos esses citados possuem estágios de filtragem e proteção contra transitórios melhor que a maioria dos nobreaks simples.

Os DPS de quadro são capazes de suportar desaforos algumas ordens de magnitude superiores aos dos famigerados filtros de linha ... você não vai encontrar nada abaixo de 20 kA ...

Há DPS's de 10 e 15kA, como há filtros de linha com proteção na ordem de 20kA ou maior. Veja os APC e Clampers, que são os indicados aqui.

Cada um na sua classe. Há três classes definidas por norma para os DPS's e todos têm sua função importante. Não desdenhe os bons filtros DPS's existentes no mercado porque eles são proteções complementares.

Se você considerar que apenas um DPS Classe I por exemplo, de alta capacidade de energia em torno de 60kA e confeccionados para serem instalados na entrada elétrica de um estabelecimento é o suficiente pra proteger todo o estabelecimento, você está enganado. Contra descargas atmosféricas devemos ter proteções complementares, Classe II e I ao longo da instalação, inclusive após a tomada - Classe I. Surtos transitórios danosos também podem ser gerados após os DPS's de quadro, além do que a energia de um raio pode ser induzida após os DPS's também, de forma mais fraca entretanto, fazendo com que o dispositivo DPS classe III dê conta do recado, aqui no caso um filtro de qualidade com varistores entre Fase-Neutro, Fase-Terra, Neutro-Terra e de bom tamanho, aliados a indutores e capacitores para filtragem de ruidos. Acho que você já entendeu que não tamos falando de filtros de linha de 15 reais encontrado em lojinhas de informática, né? Desde o inicio NÃO tamos falando deles e quando falamos em filtros aqui nesse forum, pode ter certeza que não é desses que você tá pensando.

A instalação é extremamente simples, se alguém é capaz de pendurar os periféricos de um PC, não encontrará dificuldades maiores para instalação de um DPS ...

Cuidado com suas recomendações. Simples de instalar é, agora não vai falar pra um leigo tirar a tampa de um quadro de disjuntores e mexer por conta própria! Você pode ser processado por isso em caso de algum acidente.

Há critérios de instalação dos DPS's que se não respeitados diminuem e muito sua eficiência. Aqui falamos da tensão residual. Por exemplo, os fios que vão aos dois lados dos DPS's devem ser o mais curto possível em relação as linhas do circuito a serem protegidas, a não observância desse detalhe pode fazer com que a tensão residual máxima de 1500V suportável pela maioria dos equipamentos, possa ultrapassar esse valor em centenas de volts, invalidando a utilidade do DPS.

Generalizar dizendo que qualquer um pode instalar um DPS é fácil, difícil é um usuário abrir o quadro e saber o que vai fazer quando depara que seu quadro é da década de 80, usa disjuntores "NEMA", os pretinhos, não tem barramentos, não tem espaço pra nada!

E que surtos gerados localmente seriam esses ? Seu argumento não é válido sequer para a maioria dos ambientes industriais, muito menos para o amabiente doméstico ...

A atuação de um disjuntor pode gerar picos de tensão, uma bomba de água pode gerar picos de tensão, elevadores num prédio, um curto-circuito, etc, compressores de aparelhos de refrigeração podem gerar picos de tensão. Sim, são de relativa baixa energia de acordo com informações divulgadas por aí, eu pessoalmente não tenho como medir, mas em alguns casos podem gerar danos. Não sou eu quem digo isso, procure várias literaturas sobre isso, fabricantes conceituados como a APC tem uma literatura isso na sua base de conhecimento, procura lá no site deles na seção suporte. Pergunte a Clamper, Siemens, qualquer uma dessas empresas que fabricam DPS's sobre picos de tensão gerados internamente.

Felizmente a maioria dos nossos equipamentos conseguem suportar um bom nível desses transitórios gerados localmente, mas não podemos generalizar e achar que todos suportam, além do que não podemos generalizar que ambiente doméstico não possuem gerados de picos de tensão internamente, porque há!

Negativo. você poderia ter mencionado a necessidade de proteger linhas telefônicas, este sim pode ser um prob em algumas áreas e é bom lembrar que muitos nobreaks trazem essa proteção. Para o resto é paranóia alimentada por fabricantes.

Sim, tamos mencionando isso aqui há anos nesse forum, inclusive nesse tópico que parece que você não leu todo.

Não gosto da proteção dada por nobreaks, to pra ver uma que usa centelhador. A SMS por exemplo coloca apenas um varistor na proteção telefônica...

Proteger linhas com sinal de alta frequência, como ADSL, ADSL2+ necessita de uma proteção com baixa capacitância, dada por centelhadores por exemplo e to pra ver um nobreak que venha com uma proteção por cetelhadores. Enfim, essas proteções não são inúteis, e sei muito bem da importância delas, não sei nem porque você levantou essa questão, entretanto, nem falei que são desnecessárias...

He, he, he ... Não, meu caro, as fontes chaveadas, mesmo as mais vagabas absorvem transientes desse tipo sem sentir cócegas ...

Água mole pedra dura - você sabe do resto do ditadinho popular velhinho. :)

Ademais, quantos compressores e de que porte você espera encontrar em uma residência ? E qual a potências dos motores ? Qual é a magnitude dos transientes ? :D

Seguro morreu de velho... Mas você tá falando como se eu tivesse condenado sua solução de DPS's e nobreak. Não to condenando. Tanto é que uso três DPS's Clamper 45kA dentro do quadro de medição de energia aqui em casa, se quiser posto as fotos agora. Além de 4 DPS's de 20kA dentro do quadro de disjuntores - 1 por Fase + 1 entre Neutro/terra e após a tomada tenho nobreaks APC nos meus PC's pela conveniencia de manter meu PC ligado em quedas de energia e sei o que esse nobreak tem na sua entrada, três varistores entre as linhas Fase/Neutro/Terra.

Agora colocar nobreak em tudo em casa com o intuito de proteção, haja grana hein? E não só da compra do nobreak, mas da manutenção, meça qando de energia gasta só o nobreak ligado, sem carga nas suas saídas. Meu APC gasta em torno de 50W só pra ele. Não há custo x benefício que justifique adotar um nobreak numa TV por exemplo.

Não sei a magnitude desses picos gerados por esses equipamentos, mas qual o custo de se ter um ótimo filtro de linha como por exemplo um Clamper, APC o UPSAI com três varistores de 20mm entre as linhas F/N/T + indutores e capacitores internamente? Um ótimo custo x beneficio, e oferecem um bom nivel de proteção, 36kA segundo a Clamper em um de seus modelos, apesar de eu ter minhas duvidas quanto a esse valor, mas te garanto que não é um mero filtro de 15-30 reais q você acha em qualquer loja de informática.

Causo: moro em uma das áreas de maior índice ceraúnicos do mundo. Em dias de temporal é realmente assustador ...

Não há DPS aqui, mas há cabos de rede com dezenas de metros e extensões telefônicas com cabos tb bastante longos. Não é raro que eu tenha que substituir conectores de telefones carbonizados por descargas amosfèricas ... no entanto, nos doze anos em que aqui resido, nunca houve um caso sequer de componente danificado ... digo mais, trabalho aqui tb e frequentemente uso e testo equipamentos como solda elétric e tochas de plasma, um dos mais ruidosos e problemáticos e nunca tive qualquer prob por aqui.

Talvez eu deva mencionar tb que disponho dos instrumentos, conhecimento e experiência para mensurar e avaliar transientes ... claro que com apenas 40 anos de experiência com eletrônica industrial eu ainda tenho muito a aprender e sou todo ouvidos ... :lol:

O que eu tenho por aqui são nobreaks, um para cada computador, realmente úteis pelo papel de filtro que desempanham e pelos frequentes brownouts da rede ... isto tem sido amplamente suficiente e o custo bastante aceitável ...

Não questiono sua experiência, voce tá correto em tudo que diz. Só acho que tá dando uma solução pro cara que postou esse tópico que não vai resolver o problema dele, se o cara tiver tendo problema com queima das portas ethernet, temos que encontrar a causa disso, que duvido que vai ser um blackout ou brownout, nem que que seja um surto vindo pela tomada que causou a queima da interface de rede da placa e logo um nobreak ou DPS no quadro de disjuntores não vai resolver! Essa foi a razão de eu discordar com sua solução. A queima da interface de rede foi causada por alguma anomalia na rede em si e suspeito que a queima foi causada pelo surto que atingiu o modem pela linha telefonica, como ele mesmo disse aqui, a queima aconteceu junto com a queima do modem. Ele deve sim proteger seu modem com um DPS pra linha telefônica.

Abraços!

ATUALIZAÇÂO:

O "cascateamento" de DPS's das diferentes Classes I, II e III ao longo da instalação, seja doméstica, comercial ou industrial é uma prática recomenda devido ao nível de tensão residual nem sempre conseguido com a instalação de DPS's em apenas um dos quadros elétricos ou quando a distância entre um quadro e o ponto final é muito longa.

A tensão residual definida por norma como suportável por equipamentos sensíveis está na ordem de 1500V sendo que um DPS de 275V, não importando se ele suporta um impulso de 20kA ou 60kA, possui uma tensão residual de 1500V pra um pico com corrente muitas vezes inferior à capacidade máxima do DPS. Um pico de 20kA num DPS de 20kA além de destrui-lo no primeiro impacto vai gerar uma tensão residual vista pela carga, acima de 1500V, logo devemos adotar proteções extras após esse DPS, seja num quadro secundário ou após a tomada de alimentação do equipamento.

A coordenação entre os DPS's é um tema importante e que deve ser respeitado. Lembrando que DPS's de mesma caracteristica de tensão de serviço são fáceis de se coodernar já que poucos metros de fio entre eles é o suficiente pra se conseguir uma boa coodenação.

ATUALIZAÇÃO 2:

CNCNow,

Sua aparição por aqui, com toda sua experiência de 40 anos e equipamentos para mensurar transitórios, como você mesmo disse, pode nos ser de grande valia!

Não é duvidando do que já conseguimos mostrar aqui, mais especificamente pelo usuário Faller do forum, que é engenheiro eletrônico, com relação aos surtos transitórios gerados por relés. Sim, esses relés presentes dentro de estabilizadores, nobreaks...

É sábido que temos um parque imenso de estabilizadores em operação no Brasil, coisa difícil de se ver em outro país, e nesse e em outros foruns não sei se você já percebeu, há um "movimento" anti-estabilizador, anti relé eu diria! :) O que acontece é que a maioria desses estabilizadores em operação não possui um mísero varistorzinho sequer, muitos não possuem nada de filtro de linha dentro deles e seus usuários seguem usando-os. Somente no inicio de 2008 a ABNT soltou uma norma obrigando esses produtos a terem ao menos 1 varistor e alguns capacitores de filtragem, sendo que alguns fabricantes os coloca após o secundário do transformador ou seja, após os relés. Gostaria de lhe pedir ou sugerir que realize um teste nos mostrando dados, se possivel imagens, mostrando possíveis surtos transitórios gerados por estabilizadores desses antigos, sem nada e um recente, com um filtro basico + varistor na sua saída. Claro que o estabilizador deve estar alimentando alguma carga eletrônica como um PC, se possível simular um estabilizador 300VA operando com carga máxima ou sobrecarregado, como acontece demais por esse Brasil afora, comutando seus relés.

É só um pedido ou uma sugestão, mas caso não queira prestar-nos esse favor, não tem problema.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!