Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Slots ou a RAM com problema?


Porval's

Posts recomendados

Pessoal, estou com um problema curioso, espero que alguém possa me ajudar.

Hoje ao ligar o computador apareceu uma tela azul acusando "Physical Memory Dump Error". Resetei, mas após isso o PC não estava mais ligando, sem sinal de vídeo e sem apitos.

Resolvi abrir o gabinete e testar cada pente individualmente.

Tenho 3 pentes de 1Gb cada, Kingston 667. No teste todos funcionaram, com o Windows ligando normalmente. Decidi então testar com 2 pentes, e notei que algumas combinações nos slots funcionavam e outras não. E com 3 pentes não liga de maneira alguma.

Pensei então em testar os slots separadamente com um pente.

Tenho uma Asus M4A78-EM, com 4 Slots de RAM, sendo:

A1 e A2 (Amarelos)

B1 e B2 (Pretos)

Percebi que usando o A1 e B1 o computador não liga e nem apita, porém no A2 e B2 funcionam normalmente.

No momento estou com 2 pentes, usando os slots A2 e B2.

Os 3 pentes estavam funcionando até então em conjunto, desde quando foram comprados, há cerca de 4 meses. Os 3 são exatamente iguais.

A Placa Mãe tem aproximadamente 9 meses de uso e até hoje não havia apresentado sequer um problema.

Então pergunto:

É realmente possível slots de memória pararem de funcionar após um erro na RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
desculpe-me se eu estiver enganado, mas o correto não é colocar em slots da mesma cor para habilitar o dual channel?

No caso específico dessa placa (como a minha) cada letra representa um canal (canal A e canal B) e para habilitar o dual chanel deve-se utilizar A1/B1 ou A2/B2, na minha mobo o A1/B1 é preto e A2/B2 amarelo.

Agora voltando a dúvida do autor do tópico.

voce testou individualmente cada um dos slots de memória com os pentes de memória que voce tem, e se possível teste os pentes em outra MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de acontecer o problema estava nos slots A1, A2 e B1.

Eu testei os 3 pentes em todos os slots, um por um. Somente no A2 e/ou B2 o computador liga, se algum pente estiver no A1 e/ou B1 o computador não dá nenhum sinal de vida.

Realmente estou confuso. Pensei na possibilidade de mal contato em função de poeira, mas ainda não fiz a limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem alguma chance de você ter riscado a placa mãe ou ela estar com poeira nos contatos de alguma das memorias?

Sempre que acontecia isso comigo era pó nos contatos, mas você pode ter rompido alguma trilha da placa mãe também.

você tentou desabilitar o dual-chanel pela bios e ver se funciona com 3 memorias?

Se funcionar sem Dual chanel em um slot e em outros não, você já consegue ver se tem algum slot com problema, ou se é a bios q indoidou.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
tem alguma chance de você ter riscado a placa mãe ou ela estar com poeira nos contatos de alguma das memorias?

Sempre que acontecia isso comigo era pó nos contatos, mas você pode ter rompido alguma trilha da placa mãe também.

você tentou desabilitar o dual-chanel pela bios e ver se funciona com 3 memorias?

Se funcionar sem Dual chanel em um slot e em outros não, você já consegue ver se tem algum slot com problema, ou se é a bios q indoidou.

abs

Não tem como habilitar ou desabilitar o dual chanel no setup. O dual chanel é habilitado/desabilitado conforme o arranjo dos pentes de memória nos slots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Riscado ou rompido alguma trilha é difícil porque a última vez que eu abri o gabinete foi quando eu montei o computador, isso há 9 meses. Poeira é uma possibilidade real, mas só poderei limpar os contatos amanhã, hoje estou sem tempo.

Eu esqueci de falar que após acontecer a tela azul e não ligar mais, eu tirei todos os pentes e coloquei de novo, o computador ligou novamente, até que poucos segundo após aparecer o desktop perdeu o sinal de vídeo, tive que resetar e não ligou mais. E depois aconteceu tudo que já falei no post principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Pessoal' date=' estou com um problema curioso, espero que alguém possa me ajudar.

Hoje ao ligar o computador apareceu uma tela azul acusando "[i']Physical Memory Dump Error". Resetei, mas após isso o PC não estava mais ligando, sem sinal de vídeo e sem apitos.

Resolvi abrir o gabinete e testar cada pente individualmente.

Tenho 3 pentes de 1Gb cada, Kingston 667. No teste todos funcionaram, com o Windows ligando normalmente. Decidi então testar com 2 pentes, e notei que algumas combinações nos slots funcionavam e outras não. E com 3 pentes não liga de maneira alguma.

Pensei então em testar os slots separadamente com um pente.

Tenho uma Asus M4A78-EM, com 4 Slots de RAM, sendo:

A1 e A2 (Amarelos)

B1 e B2 (Pretos)

Percebi que usando o A1 e B1 o computador não liga e nem apita, porém no A2 e B2 funcionam normalmente.

No momento estou com 2 pentes, usando os slots A2 e B2.

Os 3 pentes estavam funcionando até então em conjunto, desde quando foram comprados, há cerca de 4 meses. Os 3 são exatamente iguais.

A Placa Mãe tem aproximadamente 9 meses de uso e até hoje não havia apresentado sequer um problema.

Então pergunto:

É realmente possível slots de memória pararem de funcionar após um erro na RAM?

Amigo, qual é o sistema operacional que você está usando ? Hoje dia 14/07/2012 eu conversei com um amigo meu que trabalha com informática, eu estou com o mesmo problema, esse negócio de "memory phisical dump" coisa assim, e eu estou com 6 GB de memória ram, ele me aconcelhou usar o Win7 64bit, pois em sistemas 32bit (se você tem mais que 3GB de RAM) o windows usa apenas 2 gigas e um pouco, e se for 64bit ele usa mais da memória.. ou seja, "sofre menos" e eu vou fazer esse teste, vou ver se resolve, e outra, na bios da placa-mãe eu mudei pra menor Frequência que tinha lá, e aparentemente o numero de vezes que o pc reiniciava diminuio drásticamente.. Resumindo.. Abaixe a frequência na bios, e instala um sistema 64bit.. eu vou fazer o teste e prometo que vou postar aqui se resolveu ou não.. até mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...