Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito com transistor Bipolar

dafe70

Posts recomendados

Olá, estou com um problema, preciso fazer um trabalho da faculdade e não sei direito como fazer!

Tenho que montar um circuito com transistor bipolar, com frequencia de até 5Hz, ocupando 1 potenciometro, 1 capacitor, 3 resistores, transistores e leds, tenho que apresentar o diagrama do circuito e depois montá-lo.

Alguém pode me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou com um problema,

Pelo enunciado, acho que são no mínimo 3 problemas !

kkkkkk isso é que é algo digno de um trabalho das faculdades de hoje !

Acho que o tal professor da faculdade sacaneou a turma : 3 resistores para fazer um oscilador ( ainda mais variável ) com 1 só capacitor, creio ser impossível mesmo se usarmos os LEDs apenas como diodos ! E detalhe do enunciado: transistor bipolar .... ainda se fosse um unijunção até poderia dar certo.

Mas tava pensando, se tivéssemos mais resistores, poderíamos simular um comparador de janela ( LM339 ) e fazer isso tudo oscilar, até mesmo implementar um seguidor de tensão ligado no capacitor e fazer o brilho do LED variar !

Aí sim, poderia se chamar de um trabalho de fim de semana de uma faculdade !

Bom, vamos esperar para ver o que que o circuito tem de fazer .....

Paulo

Link para o comentário

Provavelmente o oscilador é esse aqui, fiz um desses la na epoca do técnico:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/circuitos/756-oscilador-npn-pnp-ne0116.html

Acho que é esse, usa exatamente o que ele precisa, e como eu ja tinha citado antes:

elo que parece ele quer montar aquele osciladorzinho basico com transistor, mais basico ainda que o astavel com dois transistores.

Abs.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!