Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock corei5

vitorosmar

Posts recomendados

Olá pessoal

Estou querendo fazer um overclock no meu corei5 mas nada exagerado meu objetivo e chegar aos 3.4GHz e se possivel usando o turbo boost pra ir um pouco alem disso

Uso muito programas para converter videos como o Adobe Premiere e o Convetx to DVD e gostaria de poder fazer em menos tempo

Pesguisando na net vi varias formas de fazer o OC no corei5 mas gostaria da ajuda de vocês pois confio muito aqui no CdH e ja mexi muito em bios mas em relação a overclock nunca fiz nada então gostaria de uma ajuda

abaixo coloco as informações necessarias e também tem minha assinatura para vocês conferirem

Agradeço a todos

capturar1o.png

Uploaded with ImageShack.us

Parte mais pra baixo da primeira foto

capturar2b.png

capturar8.png

capturar3.png

capturar4.png

foto das especificações da memoria

ai na foto não tem a tensão que é 1.5v

capturar5.png

Fonte

capturar6.png

Temperaturas

capturar7.png

se estiver faltando algo só me avisar

os programas que tenho aqui benchmark

Prime95, 3dmark e o everest

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Olá!

Reto e direto hehe.

Na primeira SS você deve mudar Ai Overclock Tuner para manual que vai abrir mais opções de over.

Assim que liberar a opção para alterar o BCLK, é só alterar o valor acima de 133. Suba aos poucos e teste a estabilidade.

Fixe o valor padrão da tensão do processador até achar o limite do over com o vcore padrão, não altere.

Também fixe um valor para memória abaixo da frequência original para não ficar limitado pela frequência da memória. EX: Se for memória de 1333MHz fixe em 1066MHz.

Em cada mudança, verifique como estão as voltagens pelos programas da placa mãe ou pelo bios.

Antes de tudo, verifique como está a tensão IMC. Deixar a tensão IMC em AUTO, como é mostrado na primeira SS, e fazer overclock não é uma boa ideia.

Com o IMC em auto o sistema assim que detectar uma frequência para memória acima do JEDEC vai aumentar muito a tensão para controladora e isso é prejudicial.

Faça alguns testes e poste o resultado.

Assim que achar algum entrave, ajudaremos no restante das configurações que ficaram em AUTO.

Boa sorte.

Link para o comentário

Apesar de estar em inglês, recomendo a leitura deste excelente artigo feito pelo Tom's Hardware que trata justamente da relação "ganho de performance no overclock x eficiência energética" para os Core i5 750. Abaixo segue um gráfico retirado deste mesmo artigo:

efficiency_score-diagram.png

Como pode ser observado, o clock que oferece melhor relação consumo x performance é o de 3.2GHz e isso com o Turbo Boost ativado (que chega a 3.84GHz com 1-2 núcleos ativados), com vcore automático. Todos os clocks acima deste trazem uma razão consumo x performance inferior, ou seja, você até pode terminar os trabalhos um pouco mais rápidos, mas vai ter que gastar bem mais energia.

Falouws :cool:

Link para o comentário

Obrigado pela ajuda Ribeirocross e _EagleMan_

a partir do dia que fiz esse topico procurei mais informação aqui no CdH e também pela net em sites gringos e achei muita coisa legal sobre over no i5 depois de me sentir seguro em fazer um overclock finalmente fiz e depois de alguns testes parece estar tudo muito bem.

Inicialmente meu objetivo era so chegar aos 3.4 com turbo booster on mas vou tentar 3.8 com turbo boost on, só que como sou uma pessoa muito paciente..rsrs, vou fazer em duas etapas a primeira é fazer chegar a 3.3 e depois aos 3.8 com turbo boost on e com as configurações de segurança ativadas

Segue abaixo o que fiz na primeira etapa, avaliem por favor e me digam se esta tudo certo ou se eu deveria alterar algo, continuando tudo em ordem vou tentar 3.8 na semana que vem

Ai Overclock Tuner - Manual

OC From Level up - Auto - essa configuração so apareceu depois de atualizar a bios ela me da 3 opções alem de auto que são i7-860-2.86, i7-870-2.93, crazy-3.2

isso é a simulação desses processadores né? não testei mas deve ser uma forma de over clock bem segura ou sera que não?

CPU Ratio Setting - Auto - stock 20 com turbo vai pra 21

Intel ® SpeedStep Tech - Enabled

Intel ® Turbo Mode Tech - Enabled

BCLK Frequency - 160

PCIE Fequency - 100

DRAM Frequency - DDR3 - 1282MHz - depois de colocar em 160 esse e o menor valor que tem desponivel

DRAM CAS# Latency - 9 DRAM Clock

DRAM RAS# to CAS# Delay - 9 DRAM Clock

DRAM RAS# PRE Time - 9 DRAM Clock

DRAM RAS# ACT Time - 24 DRAM Clock

CPU Voltage 1.101250v - aqui tinha colocado 1.100000v sistema parecia normal e tudo mais, quando rodei os benchmark todos eles deram erros ai voltei la acrescente mais .001250v depois disso sem erro

CPU PLL Voltage - Auto

QPI/DRAM Voltage - Auto

IOH Voltage - Auto

IOH PCIE Voltage - Auto

ICH Voltage - Auto

ICH Voltage - Auto

DRAM Bus Voltage - 1.5v - maximo da minha memoria

DRAM DATA REF Voltage on CHA - Auto

DRAM CTRL REF Voltage on CHA - Auto

DRAM DATA REF Voltage on CHB - Auto

DRAM CTRL REF Voltage on CHB - Auto

DRAM DATA REF Voltage on CHC - Auto

DRAM CTRL REF Voltage on CHC - Auto

Load-Line Calibration - Enabled

CPU Differential Amplitude - Auto

CPU Clock Skew - Auto

CPU Spread Spectrum - Auto

IOH Clock Skew - Auto

PCIE Spread Spectrum - Auto

Linx - Temperatura maxima foi de 61º com meu cooler rodando a 1000rpm que é o modo silencioso se eu colocar no turbo ela vai a 2.150 RPM mas o barulho fica um pouco alto

linx.png

Convertendo Video 800mb Avi para dvd em menos tempo mostrado na parte de baixo da foto

convertx.jpg

a criança rodando a 3.3 com o prime

capturarm.png

Só pra ver o que acontecia testei no 3Dmark só os testes de CPU

3dmarklo.jpg

Link para o comentário

Muito bom o resultado, ainda mais porque você conseguiu overclocar o i5 a 3.2GHz praticando o undervolting.

Sugiro que você evite o CPU Level Up, principalmente o valor crazy-3.2... Não lembro exatamente o que cada um muda e qual o valor desta mudança, mas eu lembro bem que o crazy-3.2 colocava as tensões lá na casa do chapéu... É melhor ter o trabalho de fazer manualmente.

Quanto aos demais valores setados, todos estão OK, mas eu recomendo que você deixe os valores de timing das memórias setados automaticamente, a não ser que a intenção seja utilizar valores inferiores aos padrões destas.

O ConvertXtoDVD já possui uma versão recente que dá suporte à multithreading, ou seja, o programa é capaz de converter vídeos para DVD usando múltiplos núcleos. Fiz o teste aqui e ele deu uma reduzida considerável no tempo de codificação.

Outra coisa que é bom deixar claro (até porque parece que você não leu o artigo ou pelo menos viu os gráficos dele): você não vai conseguir ativar o modo Turbo Boost com o clock incial do i5 a 3.8GHz... Com o Turbo, o clock subiria para mais de 4.5GHz, o que exigiria uma tensão altíssima (e não só do vcore...) e uma refrigeração superior ao seu 10x Extreme... Você até pode colocar o i5 750 a 3.80GHz (para isso, basta deixar o vcore em AUTO, mudar o BCLK para 190MHz e mudar o DRAM Frequency para DDR3-1140), mas com certeza vai ter que desligar o Turbo Boost (que, para mim, só teria utilidade se você ainda utiliza muitas aplicações dependentes de apenas 1 ou 2 núcleos). E cá entre nós, com a frequência padrão o i5 já desempenha um papel excepcional, superando inclusive o hexacore da AMD (em certos casos)... Por conta disso não vejo a necessidade de overclocá-lo, mas se assim o fizer, 3.2GHz está de bom tamanho na minha concepção.

PS: achei bem estranho a opção Load Line Calibration disponível numa mobo entrada de linha após upgrade de BIOS. Tudo bem que o sistema de alimentação dela não chega a ser tão tosco assim, comparado ao de outras mobos de mesmo nível, mas esta opção é mais voltada para mobos mais caras, que possuem mais recursos. A Asus está sendo bonzinha agora? :unsure:

Olá,

Defina uma tensão manual para QPI/DRAM. Qual é a tensão que está sendo usada?

PCIE Spread Spectrum deixe desativado.

CPU Spread Spectrum também deixe desativado.

Faça essas mudanças e torne a verificar a estabilidade.

Boa sorte.

Deve ser algo mais próximo possível de 1.1V. A opção AUTO nestas variáveis já as deixam desativadas por padrão, não?

Falouws :cool:

Link para o comentário

Valeu de novo ai por responder Ribeirocross e _EagleMan_

Vou tentar aqui as dicas que vocês me deram e vou testar

e sobre o artigo _EagleMan_ eu realmente ainda não li pois quando vi a sua resposta eu ja tinha feito o OC mas vou ler agora

e realmente acho que não vou tentar fazer o 3.8 to satisfeito assim mas é aquela coisa que acontece com todo mundo de ficar na vontade de fazer mais e mais

em relação aos timings da memoria ta no padrão mesmo

Obrigado

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!