Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de refrigeração

Posts recomendados

iae galera beleza?

bom.. montei um pc recentemente e pela primeira vez optei pelo processador da AMD.. porém tem um seguinte, quando ligo o pc depois de uns 5 minutos o cooler do processador dispara.. as vezes chega até reiniciar o pc.

Para resolver o problema provisoriamente, abri a tampa do pc e coloquei um ventilador virado para o cpu, agora funciona filé.

vou passar as minhas configurações aqui abaixo:

-CPU: Phenon II x4 955

-MEM: MARKVISION 4x DDR3 2Gb 1333MHZ

-VGA: Sapphire Radeon HD4870 512Mb

-HD: SAMSUNG SATA2 1000Gb 7200rpm

-MB: ASUS AM3 M4A78T-E

-GAB:LOGISYS CS606BK 4BAIAS DRACULA LL GAMES BLACK

-FONT: Seventeam 550w Reais

obs: o Gabinete já veio com um fan de 120mm na parte traseira, o processador ainda está com a pasta termica original (tem menos de 1 mes de funcionamento)

Gostaria de uma ajuda em relação a parte da refrigeração, que pelo visto a "treta" está no resfriamento do processador. Nesta caso não sei se compensa comprar um cooler para o processador, se coloco mais fans. Lembrando que na tampa do gabinete não tem local para colocar o tubo do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP
iae galera beleza?

bom.. montei um pc recentemente e pela primeira vez optei pelo processador da AMD.. porém tem um seguinte, quando ligo o pc depois de uns 5 minutos o cooler do processador dispara.. as vezes chega até reiniciar o pc.

Para resolver o problema provisoriamente, abri a tampa do pc e coloquei um ventilador virado para o cpu, agora funciona filé.

vou passar as minhas configurações aqui abaixo:

-CPU: Phenon II x4 955

-MEM: MARKVISION 4x DDR3 2Gb 1333MHZ

-VGA: Sapphire Radeon HD4870 512Mb

-HD: SAMSUNG SATA2 1000Gb 7200rpm

-MB: ASUS AM3 M4A78T-E

-GAB:LOGISYS CS606BK 4BAIAS DRACULA LL GAMES BLACK

-FONT: Seventeam 550w Reais

obs: o Gabinete já veio com um fan de 120mm na parte traseira, o processador ainda está com a pasta termica original (tem menos de 1 mes de funcionamento)

Gostaria de uma ajuda em relação a parte da refrigeração, que pelo visto a "treta" está no resfriamento do processador. Nesta caso não sei se compensa comprar um cooler para o processador, se coloco mais fans. Lembrando que na tampa do gabinete não tem local para colocar o tubo do processador.

user.paulo

voce mesmo já respondeu a sua dúvida, pois ao retirar a lateral do gabinete

e colocar um ventilador jogando ar para ventilar e resolveu o problema, pois

ficou claro que está faltando ventilação no interior do gabinete, como disse

só há um fan de 120mm na traseira do gabinete, que provavélmente está

atuando como um exaustor,ou seja,está faltando outro fan jogando ar para

o interior do gabinete para formar um fluxo de ar, entra ar frio e sai o ar

aquecido pela dissipação de calor do processador e demais componentes, é

só voce instalar outro fan de 120mm na dianteira do gabinete que resolve o

problema,pois não existe cooler de processador que consiga dissipar o calor

gerado pelo processador sem receber ar frio.

Note que nos destaques no início desta seção voce encontra muita matéria

sobre esse assunto.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário

Como o adcarvalho falou você mesmo respondeu sua dúvida, isso acontece porque quando esta com a lateral o pc esquenta mais ai aumenta os rpm do cooler e aumnta o barrulho com um ventilador do lado fica mais refrigerado o pc e o coler fica em um rpm só porque esta frio o suficiente.

Aconselho a colcoar um cooler na frente jogando ar para dentro e outro atras tirando o ar de preferência se couber de 120 mm com alto cfm e baixo ruido.

Link para o comentário

opa galera valeu mesmo pela ajuda, mas assim eu acho que vou pegar este fan que veio no gabinete e usar ele para jogar o ar para dentro pois ele é conectado direto na fonte, ai acho que vale a pena comprar um fan 120mm (de 3 pinos) que pode ser gerenciado pela placa para usar como exaustor.. o que vocês acham?

ou será que é interessante ter mais de um fan para ajudar na exaustão?

abraço

Link para o comentário

• Membro VIP
opa galera valeu mesmo pela ajuda, mas assim eu acho que vou pegar este fan que veio no gabinete e usar ele para jogar o ar para dentro pois ele é conectado direto na fonte, ai acho que vale a pena comprar um fan 120mm (de 3 pinos) que pode ser gerenciado pela placa para usar como exaustor.. o que vocês acham?

ou será que é interessante ter mais de um fan para ajudar na exaustão?

abraço

Sua ideia é válida, embora o controle de rotação gerenciado pela placa nos

fans de ventilação não tenha muita utilidade, pois geralmente se empregam

fans de 120mm que proporcionam um bom fluxo de ar com baixo ruído, mas

se voce quiser controlar a rotação dos fans pode instalar um controlador

manual para aumentar ou reduzir a rotação, de acôrdo com a necessidade.

Boa sorte.

adcarvalho

Dúvida sanada? Avise a moderação para fechar o tópico.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!