Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar Capacitor 10v por 16v, pode?

kowtow

Posts recomendados

Colega kowtow, pode efetuar a troca sem problemas!..., o que você não poderia colocar, é um com tensão menor que o original...

Certo, mas de preferência colocar outro igual, ele estufou com surto acima de 10 volts, com um de 16 o surto é maior, pode acorrer queima de trilhas, proximo do capacitor, ou danificar outros componentes..entendo eu!!se tiver enganado me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se eu for usar o capacitor onde eu preciso, por exemplo, 12V, e colocar um de 16V, 25V, não vai alterar o funcionamento do circuito? Sempre tive essa dúvida :P

Abraços!

Não, não vai alterar o funcionamento.

Mas vai ocupar mais espaço...

Qto maior o valor de tensão maior o tamanho físico do capacitor.

-

-

Tiago.

Link para o comentário

Então se eu for usar o capacitor onde eu preciso, por exemplo, 12V, e colocar um de 16V, 25V, não vai alterar o funcionamento do circuito? Sempre tive essa dúvida :P

Abraços!

depende do circuito

nao importa apenas a capacidade e a tensão

se for por exemplo de circuito onde o valor de ESR do condensador seja importante , ai pode ter problemas e nao funcionar correctamente

vai funcionar, mal , durante algum tempo e depois sofrera o mesmo problema

Link para o comentário

Abraços!

Não é bem assim...se um capacitor no circuito for 10 volts, ele foi projetado para aguentar o dobro da tensão que passa por ele, ou seja 5 volts ou quase isto para mais ou para menos, 10 volts fica sendo um limite de proteção para o sircuito, se você coloca um com uma tensão maior, por exemplo, o gargalo vai ser maior, alem de passar por ele tensão maiores, ja não teria este limite, sem contar que aspectos fisicos mais ESR de cada capacitor são diferentes. calsando problemas futuros...

Link para o comentário

Bom dia,

Na maioria dos casos de 'estufamento' de capacitores eletrolíticos a principal causa é a má qualidade do componente, se você tem espaço físico para fazer a troca, pode fazer sem medo.

Fiz várias vezes esse tipo de manutenção em placas-mãe e placas de vídeo, onde, as vezes, o capacitor era de 6.3v e coloquei de 16v.

Abrass

Fervolt

Link para o comentário

Pode ate pode mas voce tem de descobrir porque ele estufo se voce por um de 16v ele vai regular a tensão em vez de 10 vai pra 12 ou 14 resumindo pode trocar mas se houver sobre carga nao vai so estufar vai pode queimar o equipamento

agora temos condensadores que regulam a tensão !!!!!!!

quer dizer se usar um condensador com tensão nominal de 400V vou ter 200V ?????????

Não é bem assim...se um capacitor no circuito for 10 volts, ele foi projetado para aguentar o dobro da tensão que passa por ele, ou seja 5 volts ou quase isto para mais ou para menos, 10 volts fica sendo um limite de proteção para o sircuito, se você coloca um com uma tensão maior, por exemplo, o gargalo vai ser maior, alem de passar por ele tensão maiores, ja não teria este limite, sem contar que aspectos fisicos mais ESR de cada capacitor são diferentes. calsando problemas futuros...

o que e isso de "o gargalo vai ser maior" ?

Netoon, isso está é a regra, capacitores trabalham desta forma..

onde viu esta regra ?

se pode indique onde pois gostava de perceber

Link para o comentário

Olá pessoal!

Obrigado a todos que me ajudaram nesse tópico.

Eu peguei uma fonte velha que estava jogada de canto e lá dentro tinha esse Capacitor, troquei e o monitor funcionou perfeitamente!

O Monitor é um Samsung 732nw, o led do power ficava piscando e não mostrava nenhuma imagem, abri ele e tinha 1 capacitor meio estufado, troquei ele e o monitor voltou perfeitamente to super feliz! ^_^

Troquei por um capacitor igual, 1000 microF 10v.

Abraço pessoal!

Tópico resolvido :D

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!