Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Pentium 4 de 3 Ghz Cedar Mill muito quente e sistema instável

Posts recomendados

Eu estou com problema de aquecimento de CPU que chega até uns 80ºC e deixa todo o PC lento e congelando. Vou narrar a história de como tudo aconteceu:

Um dia decidi limpar os ventiladores do interior do meu PC, que funcionava bem estavelmente e foi comprado no fim de 2006, pois estavam fazendo muito barulho e barulho me estressa. Quando fui limpar o (a) ventilador/ventoinha/fan do processador, eu notei que estava cheio de poeira acumulada no seu dissipador. O conjunto ventoinha+Dissipador do Processador é como este:

DISSIPADOR-E-COOLER.jpg

Não estava dando para limpar com o pincel que eu estava usando, então resolvi remover toda essa peça, limpar e colocar de volta. Na hora de remover esse conjunto, as pontas dos pinos que prendem o cooler na placa mãe, que eram de plástico simples estavam apodrecidos (PC final de 2006), se quebraram na hora de remover (eu acho que removi corretamente, girando eles e depois levantando).

Depois de limpar, eu notei que a pasta térmica estava seca e estranha, mas não quis mexer nela; mas acho que ao ter removido o cooler, eu tenha quebrado uma parte dela, que já estava rígida e nada pastosa.

Quando reconectei tudo no PC e o liguei, ele funcionou por um tempo, travou e desligou sozinho. Eu decidi checar as temperaturas pelo bios e notei que a temperatura sobe sem parar até chegar a 100ºC e o PC se desliga como método de segurança.

Eu li alguns tópicos aqui neste fórum e decidi colocar uma pasta térmica nova, comprei uma da marca Implastec por 6 R$ (a da foto abaixo); li alguns tutoriais pela net de como colocar pasta térmica e na hora de limpar a pasta velha, eu não tinha álcool isopropílico e utilizei um etílico que tinha aqui (erro meu, pois acho que isso pode ter causado ferrugem, que é má condutora de calor).

pasta_termica_implastec_10g_bisnaga?sw=125

Não sei dizer se coloquei a pasta direito e na quantidade certa, só sei que a temperatura parou de chegar a 100ºC e desligar, agora fica chegando a 80ºC e travando.

Os ventiladores estão rodando sem problemas a umas 3,500 RPM (só continuam fazendo barulho :angry:). Logo após ligar o PC, a temperatura está a 45ºC, mas depois fica uns 60ºC sem fazer nada e uns 80ºC se fizer algo.

Estou pensando que talvez uma pasta térmica melhor ajude, talvez uma Artic Silver 5.

Mais detalhes:

- Quando eu coloco a mão sobre o cooler, não sinto nenhum vento quente;

- Quando encosto no dissipador, este está quente, mas não a 80ºC.

- A base do dissipador não me parece ser de cobre.

Por favor, me ajudem, este problema está me irritando! (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Olá Sérgio.

A Implastec é realmente ruim.

A pasta térmica de qualidade ajuda, mas creio que não é aí que está seu problema.

Alguns pontos:

Tem certeza que o cooler está bem preso?

Seu gabinete tem uma boa refrigeração? Quantos fans e onde? - Isto pode te ajudar e muito.

Antes já havia acontecido alguma vez isto?

Sei que é um pouco difícil de responder esta, mas aproximadamente, quanto de pasta aplicou? Um gota? Mais ou bem mais? Ou menos?

as pontas dos pinos que prendem o cooler na placa mãe, que eram de plástico simples estavam apodrecidos (PC final de 2006), se quebraram na hora de remover (eu acho que removi corretamente, girando eles e depois levantando).

Sinceramente, acho muito difícil isto.

eu tenha quebrado uma parte dela, que já estava rígida e nada pastosa.

Pasta térmica não se quebra.

O cooler box, atende aos requisitos do processador. Então não se atente a este fato de ser de cobre ou não. O que ele precisa para realizar seu trabalho de forma eficiente é uma boa refrigeração interna, ser fixado corretamente e obrigatoriamente usar a pasta térmica na quantidade certa.

Abraços

Link para o comentário

Não tenho certeza se o cooler está bem preso, mas quando ligo o PC deixando a tampa do gabinete aberta, eu pressiono ele e mantenho pressionado por um tempo, mas a temperatura não abaixa e nada acontece.

O gabinete tem boa refrigeração e o problema acontece mesmo quando o gabinete está aberto e deitado no chão. Tem o ventilador da fonte, na parte de cima, atrás; tem um ventilador logo abaixo dele, grudado no fundo do gabinete; tem o do processador. Todos eles estão direcionador para expelir ar para fora da peça em que está conectada e do computador. São todos 80mm

Sobre a quantidade de pasta aplicada, não sei dizer se é muito, mas ela não fica levemente transparente. Posso tentar reaplicar em pequena quantidade.

A partes dos pinos que ajudam a prender quebraram e ele não está tão fixo, mas não está tão solto.

A pasta térmica velha (talvez seja um elastômero, não tenho certeza), que tinha uns 4 anos, não sei o melhor verbo para isso, mas se "rompeu" ao soltar do processador.

Vou tentar aplicar pasta térmica em pouquíssima quantidade.

Link para o comentário

• Membro VIP
eu pressiono ele e mantenho pressionado por um tempo, mas a temperatura não abaixa e nada acontece.

Não sei se faria diferença Sérgio.

e o problema acontece mesmo quando o gabinete está aberto e deitado no chão.

Isto é um problema.

Tem o ventilador da fonte, na parte de cima, atrás; tem um ventilador logo abaixo dele, grudado no fundo do gabinete; tem o do processador. Todos eles estão direcionador para expelir ar para fora da peça em que está conectada e do computador. São todos 80mm

Aqui o segundo.

Tente dar uma melhorada nisto. O ideal é utilizar fans de 120mm. Mas se não quiser retirar os seus de 80mm, adicione ao menos um de 120mm frontal jogando ar frio pra dentro do gabinete. Se quiser gastar bem pouco, use um destes por exemplo:

http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_95900_1623_Cooler-gabinete-MaxPower-120X120mm-Preto-MP-FAN-12SB4

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=7416&nome=Cooler%20120x120mm%20Spire%20cooling%20Fan%20-%20SP12025S1L3%20PR

Ou se quiser "dar uma geral" pode ser um kit deste:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:39,familia_id:96/fan-de-gabinete-cooler-master-r4-s2b-124k-gp-120mm-kit-4-unidades

Não que isto irá resolver seu problema, mas irá melhorar as temperaturas não só do processador como do resto.

Com o gabinete aberto e deixado, sem fan jogando ar, o ar quente sobe lentamente ficando a região quente.

Aliás, faça um experimento.... deixe o gabinete aberto mas em pé com um ventilador normal jogando ar nele e verifique as temperaturas do PC como um todo.

Sobre a quantidade de pasta aplicada, não sei dizer se é muito, mas ela não fica levemente transparente. Posso tentar reaplicar em pequena quantidade.

Nos diga o resultado.

A pasta térmica velha (talvez seja um elastômero, não tenho certeza), que tinha uns 4 anos, não sei o melhor verbo para isso, mas se "rompeu" ao soltar do processador.

Creio que era um elastômero mesmo pelo que disse.

Mas pensando aqui, realmente não sei se ficar pressionando o cooler iria te ajudar. Um pena ele não ficar preso pra matar esta questão. Agora, como disse " ele não está tão fixo, mas não está tão solto." Diria pra não utilizar ele solto assim... pode acabar tendo problemas maiores.

Como está danificado mesmo, será que não consegue por aí um cooler desses usado mesmo em alguma loja de informática? Só não pode pagar caro... eles são baratos.

Abraços

PS: Antes de adquirir um fan, verifique em seu gabinete quais tamanhos ele aceita.

Link para o comentário

Eu tentei colocar pouca pasta térmica, mas o resultado foi pior que o inicial, depois tentei colocar MUITA pasta, foi o pior de todos.

Eu tentei colocar um outro fan do mesmo tipo, mas com os encaixes bons, não deu certo, não melhorou.

Eu já pretendo comprar uma ventoinha 120 mm e uma pasta térmica melhor.

Não tenho um ventilador para colocar em pé ao lado do computador, então não vai dar para fazer o experimento. :(

Vou colar essa minha ventoinha de processador com super Bonder trarei as observações.

EDIT:

Sobre o processador, eu peguei um programa para ver mais informações sobre ele e anotei isso aqui:

Name: Intel Pentium 4 631

Code Name: Cedar Mill

Package Socket 775 LGA

Technology: 65 nm

Family: F

Ext. Family: F

Model: 6

Ext. Model: 6

Stepping: 5

Revision: D0

Instructions: MMX, SSE (1,2,3), EM64T

EDIT 2:

Eu fiz um teste utilizando um programa chamado CPU Stability Test 6.0 para o Processador fazer cálculos e CPUID Hardware Monitor para medir temperaturas. Após 21 minutos no programa, aqui estão os resultados:

Value (atual): 79 ºC

Min: 46 ºC

Max: 84 ºC

Após parar o teste e deixar o PC descansar, a temperatura variou de 70~80ºC, e depois de uns 90 segundos, a temperatura baixou lentamente (dentro de 40 segundos) até +-55 ºC

Link para o comentário

• Membro VIP

troca de cooler, os coolers intel dos modelos p4 e equivalentes são horriveis, se não der pressão corretamente eles não transferem calor e esquenta demais. pegue outro que tenha uma boa ventilação. não precisa ser profissional, qualquer um basico mas que prenda muito bem pois seu processador tem tdp de 65w e não é pra ferver assim. e veja na bios se configurações de tensão estão no padrão e não acima do normal.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!