Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculadora de mesa - Não encontro datasheet dos componentes

Cacio J Gazola

Posts recomendados

olá amigos.

eu encontrei um sucata de impressora de mesa com bobina Héllios, bem antiga. Num primeiro momento eu iria apenas descarta-la para o grandioso céu das sucatas (ferro velho), mas num golpe de olho eu vi que a impressora da calculadora era uma mini-matricial.

É uma calculadora bem antiga, criada antes da impressão térmica, por isso a impressora usada nela é um matricial (o texto por ela impressa lembra muito um texto impresso numa Epson LX300).

Comecei a pirar com ideias de o que fazer com ela. E após uma cuidadosa "engenharia reversa" na mecânica da impressora, eu aprendi o suficiente para construir um programa para PIC que controle a impressora. Mas antes de tentar com o PIC, eu gostaria de entender como o circuito da calculadora controlava a impressora.

Nele tem apenas 3 CI's, sendo dois L202b-4 da SGS e um D1206C da NEC japan, mas infelizmente não estou achando os datasheets destes CIs em lugar nenhum.

Já tentei o alldatasheet.com, o datasheetcatalog.com e até o site da propria NEC ( a SGS acho eu que não exista mais, pois não achei nada sobre a empresa).

A calculadora foi construida pela Héllios, o modelo da placa é 287257B rev.2, é uma calculadora de mesa de 12 digitos com impressora.

Se alguem souber onde conseguir os datasheets destes Cis, ou souber o que são eles (para mim saber apenas o que eles são já serve) fico grato pela ajuda

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum. deve ser rara mesmo, eu nunca tinha visto uma 'mini-matricial', mas pelos meus testes é mesmo um mini impressora matricial. Eu não tenho fotos dela, mas amanhã vou ficar o dia todo trabalhando nela, vou tirar algumas fotos para documentar a engenharia reversa, e então, posto as fotos aqui.

O que posso antecipar é que o controle das 'agulhas' de impressão é feito pelos dois L202b-4 da SGS, alguem sabe onde posso achar o datasheet dele???

Grato pela ajuda, amanhã a noite posto as fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!