Ir ao conteúdo

Por que o cooler começou a trabalhar mais (mesmo com temperatura baixa)?

engfabio

Posts recomendados

Postado

Peço desculpas pela minha paranoia, mas o caso é o seguinte:

Tenho o processador Phenon II X4 com o cooler box da AMD. Há 30 dias atrás, com a temperatura ambiente em 19ºC o meu cooler deixava a CPU com 42ºC em 2100 RPM (sempre foi assim nos 4 meses de vida do computador). Agora, com a mesma temperatura ambiente, o meu CPU está com 36ºC porém a rotação da fan é 3300 RPM (óbvio que é normal essa relação temperatura-rotação). A temperatura está boa, mas pergunto porquê o Win parece alterou as rotações da fan e deixou essas rotações aumentarem? Será que a CPU com 42ºC a placa-mãe Asus M4A785-M interpreta como alta? Será que alguma atualização da AMD explicaria isso?

Obs: sempre deixo os 4 núcleos trabalhando.

Obrigado

Postado
houve aumento sensível no ruído do cooler?:confused:

Sim. Antes o som era quase imperceptível e, agora, está um pouco mais alto (mas não chega a incomodar muito). A única alteração que fui obrigado a fazer foi que precisei arranjar outro serial válido para o Win7 64 bits.

Antes da rotação aumentar repentinamente, já tinha instalado o Cool & Quiet e agora ativei na BIOS a opção SMART Q-FAN FUNCTION e a rotação passou para 2700 rpm (CPU 41ºC). Devo deixar ambos funcionando?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...