Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Transformador

rduarte

Posts recomendados

Tenho um transformador 12V 1A e estou com algumas duvidas com relação a ligação dos fios do primário.

O primário tem 4 pinos, sem cores ou numeros e quero liga-lo em 220V. Dei uma pesquisada e pelo que entendi, tenho que ligar as duas bobinas do primário em série...

Numerei os pinos de 1 a 4 e então com a ajuda do multímetro verifiquei q os pinos 1 e 2 constituem uma das bobinas e os pinos 3 e 4 a segunda bobina...

Fiz a ligação conforme li na internet mas preciso saber se está certo antes de liga-lo...

04.jpg

Liguei os pinos 2 e 3 entre si e deixei os pinos 1 e 4 para serem ligados na rede.

Se liga-lo assim irá funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preste muita atenção à fase das bobinas!

Veja a figura abaixo:

ft130080.gif

Note no desenho inferior, que existe uma "bolinha" marcando cada um dos enrolamentos... Essa marca indica a fase das bobinas.

No caso de dois enrolamentos no primário, o fim de uma bobina deve ser ligado no inicio da outra (mantendo o sentido de enrolamento das espiras). Se ligar invertido, você vai ter o campo magnético de uma bobina "anulando" o campo magnético da outra... E isso, definitivamente, não é bom!

Como o teu trafo não tem nenhuma marcação, faça o seguinte:

1) mantenha esse jumper fechando as duas bobinas;

2) ligue a alimentação em apenas uma bobina, usando a tensão de 110V;

3) meça, com um voltímetro, a tensão total nas duas bobinas - com uma ponteira no neutro e a outra no topo do transformador, no terminal da bobina de 220V (no terminal que está solto). A tensão deve ser exatamente 220V. Se você medir uma tensão diferente desta, a fase das bobinas está invertida.

Link para o comentário

Resolvi testar conforme eu tinha montado e funcionou direitinho...

Agora tenho outra duvida com relação a um segundo transformador, também 12V porém de corrente desconhecida...

Tem alguma forma de descobrir a corrente do secundário do trafo? A unica informação que tem nele é um codigo: M-1203.

Seria 12V e 3A?

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!