Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saída de áudio Coaxial

rogeriovv

Posts recomendados

Pessoal, to com uma dúvida em relação a cabos. Tenho uma placa mãe Asus P5N-E-SLI, e nela existe uma saída de áudio coaxial 5.1.

Acontece que essa saída é para apenas um cabo RCA, e no meu home theater, no lugar que fica escrito entrada coaxial, é apenas uma entrada também.

Minha dúvida é que em todas as casos fabrincates de cabos, eles dizem que o cabo de áudio é são de 4 RCAS ( 2 em cada ponta ). Se eu utilizo um cabo 1RCA X 1RCA, estou perdendo alguma coisa de áudio? Qual cabo devo utilizar?

Obrigaod.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dê uma uma olhada em

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/598

Esse tutorial explica.

Eu tenho uma saída de áudio coaxial (SPDIF) no meu PC.

Uso um cabo coaxial, RCA to RCA plug (um conector RCA em cada ponta). Espeto uma ponta do cabo na saída SPDIF (out) do PC e a outra na entrada SPDIF (in) de um ZERO DAC, que é um DAC/Amplificador para fones de ouvido. Uso um fone de ouvido Sennheiser HD 555 espetado na saída para fone de ouvido do ZERO. Com esse cabo coaxial que comprei em

http://www.audio-gd.com/Pro/CablesEN.htm (Canare coaxial cable),

o Zero DAC (chinesinho de baixo preço, 24 bit) e o Sennheiser (com preço que não assusta), tenho música muito agradável, que para mim é de muito boa qualidade.

Expliquei do modo mais simples que pude essa estória de saída SPDIF, que não tem nada de misterioso.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário

Depois que lhe mandei a resposta acima, estava lembrando:

Algumas mobo têm pinagem para SPDIF out na placa, porém, inexiste conexão para utilizá-la, ou seja, não tem uma tomada externa no gabinete do PC para você espetar um cabo SPDIF. Isso impede que o usuário desfrute da vantagem de ouvir um som de qualidade.

É o que acontecia com o meu antigo PC que tinha placa Gigabyte.

A solução caseira, barata e eficaz pra esse caso está em

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/52605-Sa%C3%ADda-SPDIF-Coaxial-para-MB-Asus?highlight=spdif

O difícil é achar um conector RCA decente à venda por aquí. No Ebay tem.

O interessante dessa solução é que (pelo menos na minha opinião) qualquer placa de som interna está sujeita a ruidos. Já o DAC externo, como o ZERO que mencionei na msg anterior, recebe sinal digital (dizem que imune a ruídos) e o transforma em analógico antes de remetê-lo às suas saídas.

A propósito, não consigo ouvir qualquer diferença de qualidade entre saida SPDIF ótica e saída SPDIF coaxial. Os resultados, para mim, são idênticos ao utilizar cabo SPDIF ótico ou cabo SPDIF coaxial para transferir sinal do PC para DAC externo. Não ouço nada diferente. Limpidez, ausência de ruido, qualidade sonora são as mesmas usando coaxial ou ótico.

Veja também http://forum.clubedohardware.com.br/onde-posso-comprar/824759?p=4416138#post4416138 .

Link para o comentário

http://acessorioseletronicos.extra.com.br/Cabo-Digital-Coaxial-Sony-RK-DVD15-3574.html?utm_source=buscape&utm_medium=comparadorpreco&utm_campaign=Eletronicos_Cabos-e-Conectores

Falei um monte pra você e esqueci de te dizer onde encontrar o cabo.

Aí em cima está o link para o cabo à venda no Extra. Parece ser de boa qualidade: 75 Ohms, blindado, livre de oxigênio e com preço bem razoável.

Caso o link não funcione, vá para www.extra.com.br, clique em 'Eletrônicos', vá para 'Cabos e conectores' e procure por "Cabo digital coaxial Sony RK-DVD 15".

Link para o comentário

Eu prefiro explicacar de outra forma para o Rogeriovv enterder.

Caro colega. A conexão coaxial digital existende em plcas-mãe com som on-board, é uma forma de você substituir os recusos de áudio da sua placa-mãe para um processador de áudio externo. O cabo utilizado não é RCA; e sim um cabo digital coaxial. Como esse cabo não transfere áudio e sim dados, o aparelho que receberá os dados terá que possuir um processador de áudio, a princípio, superior a sua placa-mãe. (não faria o menor sentido transferir a responsabilidade de processar o áudio para um dispositivo inferior). Deste modo, tenha certeza que ao usar a conexão digital, o dispositivo externo possua recursos de processamento de áudio superior a sua placa-mãe, caso contrário, estará sub-utilizando os recursos que o seu dispositivo de áudio on-board possa oferecer. Existe, também a conexão digital óptica (SPDIF) que é ainda melhor que a coaxial. Como sua placa-mãe é de boa qualidade, sugiro, ligar diretamente as caixas de som nela. Porém, se você possuir o Receiver (processador de áudio com inúmeros recursos) utilize a conexão digital coaxial ou a conexão digital ótica SPDIF (que é imune a interferências). esses dois tipos de ligação, o dispositivo de som on-board é desligado, e os dados para processamento são enviados ao aparelho externo para ser processado. Abraços.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!