Ir ao conteúdo

Troca da "bga" acer

jolao

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber como eu localizo a bga de um notebook da acer(5520-5912). porque foi isso que meu note deu pau (2° o tecnico), e eu gostaria de saber mais sobre isso, tipo, o que é, pra quer serve. e suas funcoes.

agradeco a todos as ajudas.

obrigado.

Postado
Gostaria de saber como eu localizo a bga de um notebook da acer(5520-5912). porque foi isso que meu note deu pau (2° o tecnico), e eu gostaria de saber mais sobre isso, tipo, o que é, pra quer serve. e suas funcoes.

agradeco a todos as ajudas.

obrigado.

Vamos por partes !!

BGA e o tipo de solda e não um tipo de chip set. O chip set pode ser do tipo solda BGA.

O chip set que deu problema poder ser o southbridge, northbridge ou GPU. Cada um tem uma função especifica por exemplo controle de periféricos como usb, hd, memoria. Outros como GPU tem a função de controle de video.

Em geral o defeito é relacionado a solda BGA destes chips que com o tempo e calor acabam dando defeito (salvo raras esseções que o chip queima).

Para se resolver este problema pode se fazer um reflow do chip, que é aquecer ele com uma estação de retrabalho para a solda se refazer, ou o reballing que é a remoção do chip e a troca das esferas de solda, este ultimo com um resultado bem melhor a médio e logo prazo.

Em resumo acho que já da para você ter uma noção do que é este defeito, espero ter ajudado você e qualquer coisa é so perguntar novamente.

Postado

Obrigado amigo, mandou bem na esplicacao.

ja to comecando a entender os fatos, porque no meu caso e o seguinte. o meu note so liga os led's e nao da video, o hd nao roda e nen o cooler. so as luzes. mesmo. assim podemos dizer por alto que isso e problema de GPU(PLACA DE VIDEO) certo. (ja testei tudo tb,memoria, hd, tela, driver, wirelles ate a fonte eu testei. tudo funciona rssss).

o que mais eu posso ta aprendendo a respeitos desses reparos?

obrigado.

valeu.

Postado

Oi amigo! Bem vindo ao "Mundo dos problemas dos ACER". Tenho 3 notes da Acer com problemas aqui: 2 da série 3100 que deram o famoso problema no chipset IPX460 (ele pára de funcionar as USB, teclado e mouse) e um da série 5100 que 1o deu problema no conector da fonte (quebrou o pino) e agora o mouse não funciona mais.

Nos 3100 fiz o reballing e funcionou por menos de 1 mês, agora estou com os 2 desmontados aqui, sem uso algum. No 5100 fiz uma "gambiarra" e consigo carregar a bateria agora, só que para usá-lo tenho utilizar um mouse externo. A maioria dos ACER dão problemas.

No seu caso, será que não é problema no processador? Tente retirá-lo, limpar os conectores, trocar a pasta térmica e verificar se o dissipador está bem colocado, em contato com o processador. Porque eu acredito que se fosse somente a GPU, ele só não daria vídeo, mas subiria tudo. O cooler, pra economia de energia e diminuição de ruído, só começa a funcionar quando o processador atinge uma certa temperatura.

Postado

Não é exclusividade dos note Acer. Eu tenho um HP serie V6000 e simplesmente de uma hora para outra parou a wireless.

Pesquisando no google, verifiquei que é o chipset com o famoso problema da solda sem chumbo que é utilizada.

Ainda, segundo relatos, começa com a wireless, depois o teclado e, por fim o vídeo.

Deveria fazer o reballing, mas optei por deixá-lo com minha filha para levar à faculdade pois funciona a lan, e comprei um mais novo para mim.

Postado
Oi amigo! Bem vindo ao "Mundo dos problemas dos ACER". Tenho 3 notes da Acer com problemas aqui: 2 da série 3100 que deram o famoso problema no chipset IPX460 (ele pára de funcionar as USB, teclado e mouse) e um da série 5100 que 1o deu problema no conector da fonte (quebrou o pino) e agora o mouse não funciona mais.

Nos 3100 fiz o reballing e funcionou por menos de 1 mês, agora estou com os 2 desmontados aqui, sem uso algum. No 5100 fiz uma "gambiarra" e consigo carregar a bateria agora, só que para usá-lo tenho utilizar um mouse externo. A maioria dos ACER dão problemas.

No seu caso, será que não é problema no processador? Tente retirá-lo, limpar os conectores, trocar a pasta térmica e verificar se o dissipador está bem colocado, em contato com o processador. Porque eu acredito que se fosse somente a GPU, ele só não daria vídeo, mas subiria tudo. O cooler, pra economia de energia e diminuição de ruído, só começa a funcionar quando o processador atinge uma certa temperatura.

então amigo, como voce mesmo disse, eu tambem ja testei todos so componetes. estão todos funcionado normalmente.

quanto a essa parte que você citou ("só começa a funcionar quando o processador atinge uma certa temperatura") eu vou fazer um teste, e vou deixa-lo ligado um tempo, pra ver no que da. beleza depois posto o resultado aq.

se tiver mais alg ideia posta aii.

obrigado.valeu

Não é exclusividade dos note Acer. Eu tenho um HP serie V6000 e simplesmente de uma hora para outra parou a wireless.

Pesquisando no google, verifiquei que é o chipset com o famoso problema da solda sem chumbo que é utilizada.

Ainda, segundo relatos, começa com a wireless, depois o teclado e, por fim o vídeo.

Deveria fazer o reballing, mas optei por deixá-lo com minha filha para levar à faculdade pois funciona a lan, e comprei um mais novo para mim.

Concordo com voce amigo, meu vizinho tem um note hp tambem(1440dx) com o mesmo problema que e o meu, porém o dele e mais novo que e o meu, e ja deu pau. so que no dele o problema e o chipset e para completar o note e "Refurbished".

E o dele tambem nao da nada.nen um sinal.so os led's.

vamos aprendendo, eu ja to e quase migrando pro "vaio" rsrssss

mas ta bom.

valeu amigo por compartilhar a sua experiencia.

valeu, obrigado

outra coisa que nao entendi e sobre a solda, pelo que eu vi, quanto maior a concentracao de chumbo, melhor a solda e isso mesmo???

obrigado.

valeu.

Postado
Concordo com voce amigo, meu vizinho tem um note hp tambem(1440dx) com o mesmo problema que e o meu, porém o dele e mais novo que e o meu, e ja deu pau. so que no dele o problema e o chipset e para completar o note e "Refurbished".

E o dele tambem nao da nada.nen um sinal.so os led's.

vamos aprendendo, eu ja to e quase migrando pro "vaio" rsrssss

mas ta bom.

valeu amigo por compartilhar a sua experiencia.

valeu, obrigado

Sim, algumas séries dos HP tb deram muito problema, mas, é aquele negócio: qq equipamento eletrônico está sujeito a falhas. Essa semana mesmo li a notícia de que a Sony vai fazer um recall dos Vaio por problemas de aquecimento. Ou seja, mesmo equipamentos de R$ 6.000,00/8.000,00 estão sujeitos a problemas.

Agora, no seu caso eu acho estranho. Porque se fosse o chipset da ponte sul, teria problemas com teclado/mouse/usb. Se fosse o chipset da ponte norte, o problemas seria com, se não me engano, rede e outros, menos o vídeo, porque o chip do vídeo é outro.

outra coisa que nao entendi e sobre a solda, pelo que eu vi, quanto maior a concentracao de chumbo, melhor a solda e isso mesmo???

obrigado.

valeu.

Isso mesmo, como lá fora a legislação é mais severa, os fabricantes tem que usar a soldas livres de chumbo. E justamente por não terem chumbo, dão muito problemas de solda fria. Veja o problema dos XBOXs: eles aqueciam demais e, ao esfriar, apareciam os problemas de mau contato.

Postado

Agora, no seu caso eu acho estranho. Porque se fosse o chipset da ponte sul, teria problemas com teclado/mouse/usb. Se fosse o chipset da ponte norte, o problemas seria com, se não me engano, rede e outros, menos o vídeo, porque o chip do vídeo é outro.

Isso mesmo, como lá fora a legislação é mais severa, os fabricantes tem que usar a soldas livres de chumbo. E justamente por não terem chumbo, dão muito problemas de solda fria. Veja o problema dos XBOXs: eles aqueciam demais e, ao esfriar, apareciam os problemas de mau contato.

então, no meu caso so nao da video.mesmo. assim , quando você liga o note ele aciona a cooler e para depois de um's '10 segunos, o que e normal. dai ele nao rep mais. para. porém ele nao passa disso. ai so fica os leds piscando.

o ruim e cada tecnico fala uma coisa. mas ta bom, pelo menos eu nao to estão perdido assim. rsss

mas ta bom.

ta bom tamo aq junto e misturado.

valeu obrigado

Postado

Então... pode ser o chipset da GPU. Porém, é estranho porque as placas mãe geralmente vem com o sistema de falha por bips, quando dá algum problema de vídeo, memória, etc... ela apita. Por isso que eu falei pra você testar o processador, porque é estranho a placa-mãe não dar nenhum bip

Postado
Então... pode ser o chipset da GPU. Porém, é estranho porque as placas mãe geralmente vem com o sistema de falha por bips, quando dá algum problema de vídeo, memória, etc... ela apita. Por isso que eu falei pra você testar o processador, porque é estranho a placa-mãe não dar nenhum bip

voce ta certo mesmo, ate porque qualquer erro que a maquina venda a dar, ela da um bip mesmo, porém no meu caso eu ja testei todos os componentes, ate fiz alguns teste, tipo se era alguma peça que nao tava deixando ele ligar, fui alternando a montagem dele, entende. porém nao da bip. nenhum.

obrigado.

valeu

• 10 meses depois...
Postado
Obrigado amigo, mandou bem na esplicacao.

ja to comecando a entender os fatos, porque no meu caso e o seguinte. o meu note so liga os led's e nao da video, o hd nao roda e nen o cooler. so as luzes. mesmo. assim podemos dizer por alto que isso e problema de GPU(PLACA DE VIDEO) certo. (ja testei tudo tb,memoria, hd, tela, driver, wirelles ate a fonte eu testei. tudo funciona rssss).

o que mais eu posso ta aprendendo a respeitos desses reparos?

obrigado.

valeu.

Estou com esse mesmo problema no meu note. Acontece que as vezes ele consegue dar boot e inicia normalmente. Mas é muito raro. Já fiz o recovery da BIOS e todos os métodos que o colega ai citado já fez. Porém, o problema persiste. Só ainda não troquei a bateria da CMOS.

Sobre esse processo de reparo, pelo que vejo, só uma AT especializada mesmo pra ter os equipamentos necessário. Coisa que a ACER não tem aqui por estas bandas (SSA-BA). O pior é que esse problema surgiu após passar um mês da garantia!

Já não sei mais o que fazer.

Mas, e aí, alguém que tenha esse problema já resolveu?

• 3 meses depois...
Postado

Bom dia atodos , estou com um problema no ACER 3100 , que estou se batendo a muitos dias , de repente desparece o leitor de dvd/cd no setup , não reconhece dai sem chanse de dar o boot , mais as vxz aparecia , agora não parece mais , já troquei por outro e nada , o problema é no reconhecer , quando ele reconhecia instalei o windows xp , mais quando reinicia ele trava na tela de boas vindas , usei o Linux Farmelix e beleza carrega pelo o cd que é uma maravilha , mais quando pede para instalar tambem instala certinho , quando reinicia pau nele tambem , to arrepiado com este notebook , ja troquei memória, tirei a placa de rede sem fio, troquei a bateria da Bios , não sei mais o que fazer , acho que carniar ele e vender o que funciona ainda é a solução mais viavel

• 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...