Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bulk tipo sct diy

Posts recomendados

Olhando no site da SCT vi que o bulk deles é feito usando os cartuchos originais, acho possivel e vou tentar fazer um igual usando os cartuchos originais da impressora e um bulk que ja tenho aqui em uma epson que pifou, a vantagem é que o sistema vai continuar com o mesmo funcionamento como se estivesse sem bulk, mas o cartucho vai puxar a tinta do reservatorio externo, abri um cartucho original e vi que dá pra adaptar as mangueirinha furando a parte plastica onde vai soldado as bolsas do reservatorio, vamos ver se vai funcionar direito, se alguem tiver alguma sugestão, por favor nao se acanhe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorginho,

A ideia é interessante, mas eu acho que tem um problema em fazer isso (problema que já existe nos bulks normais), que já comentei em outro tópico, não lembro se foi pra você. É o seguinte:

O cartucho original tem a bolsa e é totalmente vedado, quando o diafragma é pressionado, o aumento de pressão faz a tinta sair pela válvula e entrar na impressora.

O cartucho original conectado a um bulk com as tampas abertas, tiraria automaticamente essa vedação. Quando o diafragma for pressionado, a tinta não vai ter a única opção de entrar na impressora, ela pode simplesmente voltar pro reservatório, que por sua vez coloca um pouco de ar pra fora e ajusta a pressão.

O cartucho original conectado a um bulk com as tampas fechadas até poderia resolver esse problema, mas causaria outro, conforme a tinta você entrando na impressora a pressão no cartucho diminuiria, e a bolsa iria esvaziando para compensar, até secar.

Creio que a única solução para isso seja essa da http://www.adaptiveink.com/ que coloca bolsas também no reservatório. Assim o sistema fica todo vedado e as bolsas do reservatório vão esvaziando para compensar a diferença de pressão conforme a tinta sai (da mesma forma que um cartucho original comum).

Link para o comentário

Jorginho,

A ideia é interessante, mas eu acho que tem um problema em fazer isso (problema que já existe nos bulks normais), que já comentei em outro tópico, não lembro se foi pra você. É o seguinte:

O cartucho original tem a bolsa e é totalmente vedado, quando o diafragma é pressionado, o aumento de pressão faz a tinta sair pela válvula e entrar na impressora.

O cartucho original conectado a um bulk com as tampas abertas, tiraria automaticamente essa vedação. Quando o diafragma for pressionado, a tinta não vai ter a única opção de entrar na impressora, ela pode simplesmente voltar pro reservatório, que por sua vez coloca um pouco de ar pra fora e ajusta a pressão.

O cartucho original conectado a um bulk com as tampas fechadas até poderia resolver esse problema, mas causaria outro, conforme a tinta você entrando na impressora a pressão no cartucho diminuiria, e a bolsa iria esvaziando para compensar, até secar.

Creio que a única solução para isso seja essa da http://www.adaptiveink.com/ que coloca bolsas também no reservatório. Assim o sistema fica todo vedado e as bolsas do reservatório vão esvaziando para compensar a diferença de pressão conforme a tinta sai (da mesma forma que um cartucho original comum).

Faz sentido mas voce está enganado em uma coisa, a válvula por onde entra a tinta no diafragma passa tinta num sentido só, no sentido da bolsa pra impressora, nao tem perigo da tinta voltar, até porque se voltasse o diafragma nao funcionaria porque a tinta voltaria pra bolsa ja que ela estaria vazia, eu ja testei, se voce puxar a tinta com uma agulha pela saida de tinta do cartucho ela sai até se esgotar totalmente a tinta da bolsa, mas se voce tentar injetar a tinta por ali ela só vai até encher o diafragma e para, nao passando pra dentro do cartucho, o unico motivo da bolsa ser totalmente lacrada é pra nao entrar ar no sistema mesmo, por isso é só deixar a mangueira bem pressurizada, tirando totalmente o ar do sistema antes de botar pra funcionar, ja fiz a adaptação num cartucho preto, hj a noite vou botar pra testar, devo tirar algumas fotos pros amigos verem como fiz certinho o esquema, acho que vai funcionar sim, vamos torcer.....

Link para o comentário

Não sabia desse detalhe da válvula entre o diafragma e o cartucho. Nesse caso seu sistema deve funcionar.

Tem um bulk chinês que vem com cartuchos com diafragmas:

http://wel-try.en.alibaba.com/product/298883745-200097364/refillable_ink_cartridge_for_HP_pro_8000_8500_HP940BK_HP940M_HP940Y_HP940C_.html

Deve ser o mesmo princípio, porém sem a bolsa.

Link para o comentário

bem, fiz apenas na cor preta pra testar, e depois de 100 impressões de preto chapado e quase 100ml de tinta preta gasta sem o menor transtorno acho que posso dizer que o bulk é um sucesso, funciona que é uma maravilha, amanha farei nas outras cores e vou tentar tirar umas fotos pra colocar aqui...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!