Ir ao conteúdo

Energia: Fiação nova para PC novo

lvanzin

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Como estão?

Estou comprando a seguinte configuração:

Processador: Core i5 750

Placa mãe: Asus P7P55D PRO

Memória ram: G.Skill 4GB (2X2GB) 1600MHz (CL7 - 1.65V)

Hard disk: (2x) Seagate Barracuda 500GB

Placa de video: HD5870

Fonte: Corsair 650VX

Gabinete: CM 690 (PURE)

Gravador de DVD

Pois bem, a minha fiação está terrível... a tal ponto que quando ligo minha TV a luz chega a piscar. hehe

Quero passar uma fiação totalmente nova desde o quadro de luz até o meu quarto. vindo com cabos de 10mm e deixando dedicado ao computador um cabo de 6mm + aterramento com haste de cobre.

Minhas dúvidas:

Como devo ligar este computador na energia?

- Estabilizador?

- No-Break?

- Direto no 220v?

- 220v + Filtro anti surto?

Estou completamente perdido neste quesito "energia" sempre utilizei estabilizador, o mesmo sempre segurou umas "piscadas" de luz... mas andei lendo aqui sobre eles e me assustei. hehe

O que recomendam para ficar uma energia 100% adequada?

Claro, isso sem gastar horrores em equipamentos anti-surto, etc.

Queria destinar no max uns R$ 400,00 para proteção

Obrigado pela atenção!

Postado

Bom pessoal, lendo os topics aqui encontrei assuntos muito interessantes.

Mas muitas dúvidas! ehhe

Como disse, vou puxar uma fiação nova e criar um quadro de djuntores proprio pro meu quarto. (Chuveiro, PC, AR)

Minha 1ª pergunta é: Qual desses clamper devo comprar para proteger meu PC?

http://www.clamper.com.br/produtos.asp

Minha 2ª pergunta: Qual dos filtros de linha devo comprar?

http://www.upsai.com.br/fht1200.htm

Pretendo ligar direto no 220V e chutar o estabilizador de vez.

Recomendam?

Grato

Postado
Pretendo ligar direto no 220V e chutar o estabilizador de vez.

Recomendam?

Grato

Sim.

Apenas tome cuidado na hora de fazer a fiação.

Chame alguém com um diploma, no mínimo um técnico. nada de pegar aqueles "aprendi fazendo", pois ai vai ter gambiarra para tudo o que é lado.

Falo por experiência própria, procure alguém BOM, mesmo que saia mais caro (com eletricidade não se brinca)

Postado
Obrigado,

Mas qual daqueles filtros anti-surto de painel devo comprar?

qual supre minha necessidade?

Obrigado!

Você está se referindo aos DPS?

vclslim20ka.GIF

Não sei recomendar qual (já já o _raul_ passa aqui e responde isso)

Postado

Positivo.

Gostaria de instalar ele no quadro de luz que vou montar. Deixar ele dedicado para fiação que vai descer pro compudador. Pretendo tambem comprar uma fonte com PFC Ativo.

valeu!

Postado
Boa tarde pessoal!

Como estão?

Estou comprando a seguinte configuração:

Processador: Core i5 750

Placa mãe: Asus P7P55D PRO

Memória ram: G.Skill 4GB (2X2GB) 1600MHz (CL7 - 1.65V)

Hard disk: (2x) Seagate Barracuda 500GB

Placa de video: HD5870

Fonte: Corsair 650VX

Gabinete: CM 690 (PURE)

Gravador de DVD

Pois bem, a minha fiação está terrível... a tal ponto que quando ligo minha TV a luz chega a piscar. hehe

Quero passar uma fiação totalmente nova desde o quadro de luz até o meu quarto. vindo com cabos de 10mm e deixando dedicado ao computador um cabo de 6mm + aterramento com haste de cobre.

O que?? 6mm? 10mm?? pra puxar do quadro de disjuntor até as tomadas ou do do padrão de entrada que você fala? Se for do quadro de disjuntores pra dentro será disperdício passar cabo 10mm por eletrodutos dentro de ambientes não vai ser nada fácil tb, a não ser que tenham sido usado eletrodutos de no mínimo 20mm, eu diria 32mm o mais ideal, o que não é nada corriqueiro numa casa brasileira típica.

Não tem necessidade alguma passar cabo 10mm2, nem mesmo 6mm2 pra alimentar um PC ou mesmo que fosse uma sala com vários PC's. Um cabo 10mm2 de cobre puro carrega tipicamente 50 Amperes, o que se traduz em 11.000W em 220V ou 6350W em 127V. O de 6mm2 carrega em média 35A...

Tomadas para uso geral nem comporta a ligação de cabos 10mm2 e com dificuldade os de 6mm2, ainda assim usando terminais nas pontas dos fios. Usar esses fios aí em tomadas é algo fora do normal, dimensionamento totalmente fora do comum.

Pro teu caso, pra alimentar só um PC, cabinho (flexível) de 2.5mm2 dá e sobra do quadro até o local que tá o PC.

"...+ aterramento com haste de cobre..." - Cuidado, não simplesmente enfinque hastes nos chão e ache que tá tudo certo. Principalmente para PC's, é necessária uma equipotencialização ou equalização de potencial. Hastes adicionais, se instaladas, devem ser colocadas na entrada, perto do padrão de energia, e ligadas com a haste atual que tá lá e do padrão de entrada, deve se derivar o fio terra - esquema TN-S de aterramento. Leia o tópico fixo meu sobre aterramento.

A piscada que dá na luz quando liga e TV é de certa forma, "normal", não pode é piscar muito ao ponto da luz apagar brevemente. Isso ocorre porque a TV drena um pico de corrente quando dá partida.

E te dando uma opinião pessoal, não existe tal necessidade técnica de se ter um circuito dedicado para PC's, muito menos 1 PC apenas. Isso não traz vantagem nenhuma. Você ficará com um circuito superdimensionado e com capacidade de sobra.

Minhas dúvidas:

Como devo ligar este computador na energia?

- Estabilizador?

- No-Break?

- Direto no 220v?

- 220v + Filtro anti surto?

Estabilizador, 99% dos casos, desnecessário.

Nobreak: Se há quedas de energia que te atrapalhem de alguma forma.

Direto no 220V, não teria problema, mas seu PC estaria desprotegido contra alguns disturbios.

220V + filtro: É a opção de melhor custo x benefício.

Estou completamente perdido neste quesito "energia" sempre utilizei estabilizador, o mesmo sempre segurou umas "piscadas" de luz... mas andei lendo aqui sobre eles e me assustei. hehe

O que recomendam para ficar uma energia 100% adequada?

Claro, isso sem gastar horrores em equipamentos anti-surto, etc.

Queria destinar no max uns R$ 400,00 para proteção

Obrigado pela atenção!

Por mais que você se preocupe com seu PC, tudo na sua casa que tenha placas eletrônicas, TV's, DVD's, VCR, etc, podem ser tão frágeis quando seu PC e nem por isso ninguém se preocupa com a forma que eles são ligados, ligam direto na tomada mesmo.

Sobre os DPS's que você perguntou, os que instalam dentro dos quadros de força. A sua instalação requer alguns critérios.

- A sua tensão de serviço deve ser 275V.

- A capacidade em kA (KiloAmperes) deve ser definida de acordo com a localização que será instalado, tipo de estabelecimento, presença de para-raios na construção, localização do estabelecimento (rural, urbano centro, urbano periferia...), presença de prédios altos com para-raios nas proximidades...)

- Qual a quantidade de Fases na instalação? Haverá presença do fio terra na instalação? Neutro e Terra principais deverão passar pelo quadro de disjuntores...

- Os DPS's serão instalados no quadro de disjuntores ou na entrada?

Por enquanto fico por aqui. Vou respondendo aos poucos as dúvidas que forem surgindo.

Postado

_rau_ Obrigado por responder! Que tomei uma aula aqui! heheh

Bom para exemplificar fiz um "diagrama elétrico" atual e do que planejo.

Notem que não tenho noção nenhuma de diagramas somente exemplo.

esquemaeletrico.jpg

Atualmente a rede está sobrecarregada ja que moro numa meia agua adjunta da minha casa. tudo passa por esse cabinho 2.5mm ali... ou seja... o cabo ja queimou uma fonte minha (obvio) e um dia chegou a pegar fogo na emenda.. hehe

A nova proposta é criar um quadro de luz nessa meia agua e ali separar os comodos por djuntores como é feito geralmente. Aproveitando ja iria aterrar o quadro e colocar la dentro esse tal filtro anti-surto dedicado ao cabo que vem para o PC.

E assim comprar uma fonte com PFC ativo e ligar direto no 220v + Filtro de linha

O que acham?

Claro vou chamar um eletrecista pra fazer a coisa toda.

valeu!

Postado
_rau_ Obrigado por responder! Que tomei uma aula aqui! heheh

Bom para exemplificar fiz um "diagrama elétrico" atual e do que planejo.

Notem que não tenho noção nenhuma de diagramas somente exemplo.

esquemaeletrico.jpg

Atualmente a rede está sobrecarregada ja que moro numa meia agua adjunta da minha casa. tudo passa por esse cabinho 2.5mm ali... ou seja... o cabo ja queimou uma fonte minha (obvio) e um dia chegou a pegar fogo na emenda.. hehe

Primeira coisa do diagrama da situação atual que comento, é que não existe fio 8mm2, deve ser 6mm2...

Apenas 1 circuito 2.5mm2 saindo pra tudo? Acho difícil hein! A coisa taria bem crítica se fosse assim, era ligar o chuveiro e o resto todo ficar ruim, sem contar que há dois chuveiros! E em qualquer circuito de uso geral, saem dois fios, Fase/Neutro e não um só como desenhado no esquemam, mas acredito é que seu diagrama não está bem desenhado. Provavelmente há circuitos separados pelo menos um pra cada chuveiro e outro geral, cada um com fiação 2.5mm2, não? Fase/Neutro...

Esse aterramento separado aí do aterramento do padrão de força na entrada pode criar problemas futuros, o aterramento tem que ser equipotencializado.

No esquema novo novamente não existe fio 8mm2, o cabo 6mm2 tudo bem, desde que haja uma limitação nessa seção de 6mm2 para 35 Amperes ou seja, seria bom colocar um disjuntor geral no segundo quadro que alimentaria o seu lado da casa. Fio 4mm2 para alimentar o PC é disperdício de dinheiro, a não ser que teu PC esteja há uns 50 metros do quadro ou mais, o que justificaria a adoção da seção nominal de 4mm2 devido possíveis quedas de tensão, como creio não ser o caso, economize o seu dinheirinho e coloque fio 2,5mm2 mesmo. Pros chuveiros, 4mm2 (em 220V) é mais justificável porque comporta em torno de 30A, seu PC não demanda nem 5A. Mesmo que insista num circuito só para o PC, esse circuito precisa passar por um disjuntor que você especificou para os outros circuitos, mas não para esse.

Quando você diz "filtro protetor anti-surto" eu creio que você esteja falando dos DPS's do quadro de força. Ele é instalado dentro do quadro de disjuntores e não no meio da fiação do circuito.

Quando uma emenda queima, geralmente é falha na própria emenda que foi feita de forma errada, com pouca superfície de contato e frouxa. Emenda precisa de pressão e bom contato elétrico, boa superfície e limpa.

Novamente, presta atenção na questão do aterramento que eu estou levantando aqui.

A nova proposta é criar um quadro de luz nessa meia agua e ali separar os comodos por djuntores como é feito geralmente. Aproveitando ja iria aterrar o quadro e colocar la dentro esse tal filtro anti-surto dedicado ao cabo que vem para o PC.

Ah sim, desconsidere o que eu disse acima sobre protetor DPS que no seu esquema você colocou no meio da fiação, mas o DPS é pra proteção geral e não só pro PC! Ele é instalado para proteger todos os circuitos.

Preste atenção na questão do aterramento, que não é só colocar uma haste do lado de fora da casa é puxar um fio, muito menos colocar uma haste embaixo do quadro de disjuntores, dentro de casa, como muitos elEtricistas fazem por aí, o que seria muito pior!

E assim comprar uma fonte com PFC ativo e ligar direto no 220v + Filtro de linha

O que acham?

Claro vou chamar um eletrecista pra fazer a coisa toda.

valeu!

Ok, tudo certo. Mas você não me passou nenhuma informação para eu especificar o DPS. Apenas disse que a entrada é trifásica, mas não informou se pro novo quadro irá ser instalado mais de uma fase por exemplo.

Postado

Show Rau!

É meu diagrama foi mais uma ilustração "tosca digamos assim" hehe

Bom este lado da casa, é todo alimentado por 2 fios.

Neutro/Fase

Pra ter ideia:

Quando ligo o chuveiro a luz baixa de intensidade

Quando ligo a TV o estabilizador ocila "tlec"

Quando os 2 chuveiros são ligados juntos o djuntor desarma

Nesse novo quadro que vou criar viria somente 1 fase.

Sobre as espessuras do fio vou seguir sua sugestão. Deixar 2.5mm pro pc mesmo e colocar 6mm no chuveiro. =)

Sobre o cabo 8mm não tenho certeza... a casa é antiga mais de 40 anos

Acho que naquela epoca se vendia fios 8mm mas pode ser 6. não cheguei a olhar o djuntor para ver o que vem da rua...

Qual seria o melhor DPS para instalar no novo quadro?

Caso instale algum DPS com capacidade maior pode acarretar problema?

Realmente meu aterramento está mais pra gambiarra do que pra aterramento.

Na epoca so o fiz pois o PC estava dando muito choque. Mas vou refazer a instação seguindo seu topic (Muito bom por sinal)

Valeu

Postado

Nossa, como esse forum tá lerdo, meu Deus! :o

Só pra citar a msg pra responder, demorou vários minutos.

Show Rau!

É meu diagrama foi mais uma ilustração "tosca digamos assim" hehe

Pois é, percebe-se! :D

Bom este lado da casa, é todo alimentado por 2 fios.

Neutro/Fase

Pra ter ideia:

Quando ligo o chuveiro a luz baixa de intensidade

Uma queda de até 5% da tensão quando se liga o chuveiro está ainda dentro do tolerável, isso considerando todo trecho desde o transformador, até o circuito do chuveiro, mais do que isso é muito.

Quando ligo a TV o estabilizador ocila "tlec"

Isso é também de certa forma normal, dentro de certo limite, já que as fontes de TV's de tubo constumam drenar uma corrente bem elevada na partida. Geralmente elas possuem proteções internas para que esse pico não seja muito elevado, mas pode acontecer dessa proteção não ser 100% efetiva e quando ela drena a corrente de uma vez só, há uma queda de tensão na fiação, que o estabilizador responderá em seguida selecionando internamente uma saída com alguns volts a mais, mas como é uma condição transitória e rápida, o estabilizador dá outro clique voltando ao seu estado anterior.

Quando os 2 chuveiros são ligados juntos o djuntor desarma

Graças a Deus! Pior é quando "neguim" vai lá e mete um disjuntor de maior corrente pra "consertar" o problema! Mas como aí tem três fases, joga cada circuito de cada chuveiro em uma fase diferente. Os circuitos dos chuveiros devem ser separados de tudo, fase e neutro.

Nesse novo quadro que vou criar viria somente 1 fase.

Ok. Isso ajuda a especificar o DPS que farei já, já. Como irá entrar só uma Fase e Neutro, ambos de 6mm2, correto? Eu te aconselho a colocar um disjuntor de 35A na entrada dessa fase no quadro novo. Ainda não será possível ligar os dois chuveiros ao mesmo tempo, entretanto.

Sobre as espessuras do fio vou seguir sua sugestão. Deixar 2.5mm pro pc mesmo e colocar 6mm no chuveiro. =)

Se teus chuveiros forem 220V e de até 5500W, pode por 4mm2 se o circuito não for maior do que em torno de 25 metros até o chuveiro. Isso considerando fios de marca de qualidade, cobre com elevada pureza e "bitolagem" correta.

Sobre o cabo 8mm não tenho certeza... a casa é antiga mais de 40 anos

Acho que naquela epoca se vendia fios 8mm mas pode ser 6. não cheguei a olhar o djuntor para ver o que vem da rua...

Ah tá, então não é 8mm2 e sim AWG 8. A medida AWG é uma medida americana, que se usava há muitos anos atrás aqui no Brasil também. Segundo a tabela de conversão, esse condutor se equivaleria a algo em torno de 8,4mm2, comportando uma corrente média em torno de 40A. Pela idade, eu sugiro trocar ao menos a fiação principal também que vem da entrada, colocando toda 10mm2, se o disjuntor da entrada for de no máximo 50A

Qual seria o melhor DPS para instalar no novo quadro?

Bem, se você vai colocar DPS só na sua parte da casa, e Fase/Terra/Neutro passarão por esse quadro, o que deveria ser o correto, você precisará de dois DPS's. Pode ser os Clampers de 275V.

Caso instale algum DPS com capacidade maior pode acarretar problema?

Não tem problema, só o valor que é mais caro. Se você mora numa zona periférica da cidade, longe de prédios altos, de torres altas, de morros altos, um DPS de 20kA está mais do que suficiente. Mas se quiser botar de 45 ou 60kA, não tem problema, melhor ainda.

No teu caso você precisará de dois DPS's iguais, um será posto entre Fase-Neutro ou Fase-Terra e o outro entre Neutro-Terra. A fase que chega irá direto ao DPS e do mesmo lado seria derivado um fio aos disjuntores, do outro lado se liga o neutro ou terra. O mesmo com o DPS do neutro, mas que no caso passaria direto ou pra um barramento de distribuição de neutro e do outro lado se liga o fio terra. Uma imagem demonstrando uma instalação dos DPS's (vermelhos) com duas Fases + Neutro (azul) + terra (verde) chegando ao quadro, passando por um disjuntor geral bifásico, fios indo ao lado superio do DPS e daí para um Dispositivo DR (proteção geral contra choques elétricos e fugas de corrente) e daí sendo distribuida as fases aos disjuntores. Neutro e Terra seguem aos seus devidos barramentos para serem distribuidos

Foto0020.jpg

Realmente meu aterramento está mais pra gambiarra do que pra aterramento.

Na epoca so o fiz pois o PC estava dando muito choque. Mas vou refazer a instação seguindo seu topic (Muito bom por sinal)

Valeu

De nada!

Postado

Nossa que quadro de energia heim!

Se eu mandar uma foto do meu... da até vergonha =p

Show de bola rau! Além de estar esclarecendo minha dúvida estou aprendendo mt sobre o assunto =)

Sem querer abusar:

1) Vale a pena eu também colocar um DR no meu novo quadro?

2) Puxar mais uma fase para minha meia agua seria um bom negócio?

Somente para illustrar segue fotos:

- Meus 2 cabos Fase/Neutro

(Essa fiação pendurada foi uma nova emenda que tivemos que fazer pois a outra pegou fogo! hehe) Tem sobra de cabo ai.. mas são somente 2

img0235f.jpg

- Meu quadro de djuntores (com capa)

img0236v.jpg

Algumas notas:

- Meu djuntor principal (na rua) é de 35

- Meus djuntores do quadro acima são 30

- Quando aquela emenda pegou fogo o djuntor de 30 não desarmou... normal isso?

Mais uma vez rau lhe agradeço pelo apoio e paciência.

Postado

Na verdade....

Acabei de ir lá olhar o tubo que passa os cabos.

Ta passando 2 brancos mais grossos (fase/neutro)

e um perto de bitola fina (Este não sei por qual motivo)

Postado

1 - Não vale a pena, ELE É OBRIGATÓRIO em território nacional desde 1997, mas sabe como é que é né, no Brasil lei/normas só servem para ser usadas depois que a ***** já aconteceu e você vai na justiça exigir seus direitos ou se defender, aí usam as normas. A NBR5410, que é nossa norma brasileira de instalações elétricas em baixa tensão, exige o DR em todas as instalações, para no mínimo os circuitos que atendam zonas que estão sujeitas a piso molhado, contato direto com a água por parte do usuário - cozinha, banheiros, área de serviço, garagem, piscina, etc. Mas geralmente quando instalado, ele é colocado para proteger tudo, só que pra isso precisa tá tudo impecável na instalação.

O "problema" em se aplicar um DR é sua sensibilidade. Qualquer errinho ou vicios de instalação, vai fazer com que ele desarme, o que o fez ser visto como vilão por vários mals eletricistas que adoram fazer as coisas do "jeitinho brasileiro". DR também "não gosta" de equipamentos de má qualidade. Por exemplo, chuveiro barato demais, que dá choque, DR desarma na hora. Alguns "espertos" desligam o fio terra do chuveiro e o DR para de desarmar, o que é um erro também. O DR detecta essa fuga de energia pro fio terra e faz o seu papel corretamente. Chuveiro precisa ter no mínimo um selo "Compatível com DR" em sua embalagem, mas o ideal é que tenha resistência blindada, só que são bem caros. Os FAME são baratos e apresentam baixa fuga de energia, o que os tornam compatívels com DR em 90% das situações, a não ser que a agua da região seja muito ruim mesmo, salobra, salgada mesmo...

2 - Se você tiver dois chuveiros na sua meia água, sim, seria um bom negócio outra fase. Ou se os chuveiros tiverem separados dentro de casa, puxe uma fase diferente da fase do chuveiro da outra meia água que não é sua. O ideal é distribuir a energia dentro de casa entre as três fases, de forma mais misturada possível, colocando as coisas de maior consumo separada entre as fases. Algumas pessoas colocam uma fase só pra iluminação, outra só pra chuveiro, outra só pra tomadas, isso não é muito certo, o ideal é equilibrar o máximo que der o consumo entre as fases isso traz uma vantagem de menor sobrecarga no neutro. Quando as correntes de consuo vinda das fase forem o mais iguais equilibradas possiveis ao se encontrarem no neutro, elas se anulam no neutro. Na prática, devido a certos fatores, não existe uma completa anulação, mas quanto mais equilibrada for a coisa, melhor a situação pro fio neutro.

O disjuntor na entrada é 35A tripolar (trifásico), certo? O que indica que voce tem 35A úteis em cada Fase.

Disjuntores de 30A com fiação 2.5mm2 é errado, no máximo 20A seria o ideal.

O disjuntor de 30A não desarmou porque provavelmente o calor gerado não conseguiu se irradiar até ele, foi um problema local de emenda ruim mesmo. Mas se o disjuntor fosse de 20A talvez isso nem teria acontecido, apesar da emenda ruim, ou o problema teria demorado mais a aparecer. Mas não tenho como dizer com certeza se o fio é 2.5mm2 mesmo com disjuntor de 30A.

Na casa de um parente meu, o disjuntor da entrada, de 30A, vivia caindo, só ligar o chuveiro por uns 10 minutos. Suspeitei no inicio de que a rede dele, monofásica, com disjuntor de 30A só, tava sobrecarregada. Como a fiação dele era toda 6mm2 até o quadro de disjuntores, eu sugiri a troca para disjuntor de 35A, o que tava dentro da norma da CIA Elétrica local. Então fui trocar pra ele esse disjuntor e quando abrir o quadro elétrico, os fios tavam todos frouxos, esquentando bastante, dava pra ver o fio descolorindo por causa do calor. A causa então não era sobrecarga, mas sim aquecimento dos contatos elétricos por folga...

De nada!

Atualiação:

Sobre sua ultima mensagem, pode ser que seja duas Fases + neutro. Há um costume, antigo, de se usaro neutro mais fino do que as fases, o que não é mais permitido. Só testando pra saber o que é o que...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...