Ir ao conteúdo

1080p Será que só eu que nao vi diferença??

paulomello2006

Posts recomendados

Postado

Comprei uma TV LG Scarlet FULL-HD 1080p com uma serie de recursos de tratamento de imagem XD Picture, XD Color, XD Contrast...bla..bla..bla, eu ja tenho uma Samsung DNiE LCD que nao e 1080p, pois ela é 1080i apenas. Fui seco colocar os games do PS3 nela (os games nativos 1080p) para minha surpresa ficou a msma coisa que em 1080i, com um detalhe, eu achei a imagem do tratamento de imagens da LG (tecnologia XD) pouco inferior ao DNiE da Samsung, e fiquei completamente desapontado, pois li muito sobre diferencas entre 1080p X 1080i X 720p e fui la comprar uma Tv FullHD, no fim eu nao vi nenhuma diferença nesse negocio de 1080p e 1080i!

Acredito que isso seja todo muito sugestivo e as pessoas acabam ficando malucas ate pagarem para ver com os proprios olhos....

Alguns games ficam ate inferior, principalmente se ele nao for 1080p nativo, quando você coloca o game que e 720p para rodar em 1080p a coisa fica um pouco pior!

Testei usando a TV como monitor no PC pela entrada DVI com resolucao 1920x1080 ai ficou legal, perfeito...ja joguei um BadCompany 2 e realmente senti diferenca na resolucao que antes era 1680x1050!

Mas para PS3 e X360, sinceramente, todo que falam ai de diferencas para muito melhor em tv`s FullHD p/ mim e pelo que eu vi e pura balela...aquele tipo de coisa que os olhos humanos nao conseguem exergar...nesse ponto fiquei desapontado!

Postado

A diferença básica entre 1080p e 1080i é que no primeiro caso a imagem fica mais suave mesmo em cenas com muito movimento.

-

Essa diferença de 720 para 1080 aparece mais a partir de uma tela de 50" em telas menores a grande maioria não consegue perceber diferença entre 720 e 1080.

Em especial o PS3 e XBOX concordo com você uma TV que funcione em 720p já é o suficinte para ambos.

Postado
A diferença básica entre 1080p e 1080i é que no primeiro caso a imagem fica mais suave mesmo em cenas com muito movimento.

-

Essa diferença de 720 para 1080 aparece mais a partir de uma tela de 50" em telas menores a grande maioria não consegue perceber diferença entre 720 e 1080.

Em especial o PS3 e XBOX concordo com você uma TV que funcione em 720p já é o suficinte para ambos.

Pois é, vivendo e aprendendo!

As vezes você lê tanto sobre um assunto e de alguma forma consegue ser convencido de que haverá diferença e etc...mas todo isso e pura teoria.

A pratica, apenas a pratica é que pode ser afirmada, infelizmente em forum nós encontramos muita gente falando apenas baseando-se em teoria e isso atrapalha muito, não so em forum, mas os proprios fabricantes tb usam da teoria para vender seus produtos, pois a pratica e completamente diferente.

Tinham tb TV´s 120hz, engracado e que você olha as especificacoes tecnicas em diz LCD 120hz 5ms no tipo de painel e ai nas resolucoes suportadas você vÊ 1080p 60HZ como maxima resolucao...po, e ai é 120 ou 60 ?

Enfim, e uma palhacada total esse negocio tecnologico, tem muita enganação no meio, muita gente sem conhecimento da pratica falando muita coisa apenas baseado em teorias...pois bem, eu vi na pratica, quando eu ver algum assunto sobre esse negocio de 1080i 1080p 720p e etc eu ja sei minha opinião e o que vou com certeza dizer é "Pura balela...nao va por esse lado que nao ha diferenças que seus olhos possam ver"

E qto a Tv´s de 50"...puuts, você ja viu um PS3 numa tv de 50" ???

É pessimo, ou você fica de longe, ou todo que você vai ver é serrilhados, imagem borrada e pixelation, qto maior a TV menor a qualidade é o que me parece, pois quando vi um ligado numa Tv grande ...acho que era 52" e era FullHD, era uma Toshiba se nao em engano...eu pensei "puuuts q e grafico mais porco ficou nessa TV..." eu acho que para jogar o ideal e no maximo 32" e olhe lá, pois em casa tenho uma Panasonic 37" e a Samsung 26", a qualidade na 37" fica bem pior quando ligo o ps3 nela, so se ficar mais distante da tela ai sim fica legal...de perto, na msma distancia q jogo usando a de 26", na 37" fica bem pior...imagine 42 ou 50"!

Postado

Caro King,

Infelizmente isso que está acontecendo com você é bastante comum, veja bem:

As TV´s Full-HD (1920X1080 ou 1080p) somente irão exibir a máxima qualidade com uma resolução correspondente, ou seja, um sinal que esteja exatamente nesta resolução.

A resolução dos jogos tanto no Xbox360 e Playstation 3 NÃO é Full-HD e sim HD (1280X720 ou 720p) e quando a TV "percebe" que a resolução é mais baixa, ela irá pegar essa resolução HD e irá dividi-la em dois cliclos de exibição intercalados (o tão famoso 1080i). O efeito colateral dessa adaptação da imagem, é a perda de qualidade. Note que esse " i " não é resolução e sim um modo de exibir a imagem. Sendo assim, apenas fontes de resolução igual a tela apresentarão a melhor imagem. Veja que quando você configurou o seu PC para a resolução Full-HD, a imagem ficou perfeita. Com relação a TV da Samsung, é a mesma coisa. Essa TV possui resolução HD de 1366x768 (considerado 720p) e é justamente a resolução mais próxima do seu video-game. Sendo assim, ela apenas fará um reagrupamento dos pixels para se adequar a tela, não fazendo a mudança dita acima, preservando a qualidade da imagem. Você poderá, inclusive, fazer um outro teste: Configure o seu PC para a resolução de 1366x780 ou 1280X720 e conecte-o a sua Samsung (a imagem será ótima) e depois tente com essa mesma resolução, ligar na TV Full-HD (a imagem será ruim). Resumindo: Faça de tudo para que a sua TV LCD não entre em modo entrelaçado "i"; deste modo, video-game irá apresentar melhor imagem em TV´s HD. Já, a TV Full-HD é para Blu-ray ou computador configurado com a resolução equivalente.

Veja a tabelinha compilada abaixo:

TV HD (1366X768 ou 720p) --> Xbox 360/PS3 (possuem a mesma resolução da TV) --> não há upscalling --> Imagem boa

TV Full-HD (1920X1080 ou 1080p) --> Xbox 360/PS3 (a resolução é inferior a TV) --> upscaling 1080i --> Imagem ruim

TV Full-HD (1920X1080 ou 1080p) --> PC configurado na mesma resolução/Blu-ray --> não há upscaling --> Imgagem boa

Ps. Não fique decepcionado com a sua TV, ela é um excelente produto, e precisa de fontes de sinal à altura. Abraços.

Postado
Caro King,

Infelizmente isso que está acontecendo com você é bastante comum, veja bem:

As TV´s Full-HD (1920X1080 ou 1080p) somente irão exibir a máxima qualidade com uma resolução correspondente, ou seja, um sinal que esteja exatamente nesta resolução.

A resolução dos jogos tanto no Xbox360 e Playstation 3 NÃO é Full-HD e sim HD (1280X720 ou 720p) e quando a TV "percebe" que a resolução é mais baixa, ela irá pegar essa resolução HD e irá dividi-la em dois cliclos de exibição intercalados (o tão famoso 1080i). O efeito colateral dessa adaptação da imagem, é a perda de qualidade. Note que esse " i " não é resolução e sim um modo de exibir a imagem. Sendo assim, apenas fontes de resolução igual a tela apresentarão a melhor imagem. Veja que quando você configurou o seu PC para a resolução Full-HD, a imagem ficou perfeita. Com relação a TV da Samsung, é a mesma coisa. Essa TV possui resolução HD de 1366x768 (considerado 720p) e é justamente a resolução mais próxima do seu video-game. Sendo assim, ela apenas fará um reagrupamento dos pixels para se adequar a tela, não fazendo a mudança dita acima, preservando a qualidade da imagem. Você poderá, inclusive, fazer um outro teste: Configure o seu PC para a resolução de 1366x780 ou 1280X720 e conecte-o a sua Samsung (a imagem será ótima) e depois tente com essa mesma resolução, ligar na TV Full-HD (a imagem será ruim). Resumindo: Faça de tudo para que a sua TV LCD não entre em modo entrelaçado "i"; deste modo, video-game irá apresentar melhor imagem em TV´s HD. Já, a TV Full-HD é para Blu-ray ou computador configurado com a resolução equivalente.

Veja a tabelinha compilada abaixo:

TV HD (1366X768 ou 720p) --> Xbox 360/PS3 (possuem a mesma resolução da TV) --> não há upscalling --> Imagem boa

TV Full-HD (1920X1080 ou 1080p) --> Xbox 360/PS3 (a resolução é inferior a TV) --> upscaling 1080i --> Imagem ruim

TV Full-HD (1920X1080 ou 1080p) --> PC configurado na mesma resolução/Blu-ray --> não há upscaling --> Imgagem boa

Ps. Não fique decepcionado com a sua TV, ela é um excelente produto, e precisa de fontes de sinal à altura. Abraços.

Nao cara, você esta enganado, os jogos que tenho, por exemplo Gran Turismo do Ps3 é 1080p nativo, o Forza 3 do X360 tb e 1080p nativo, nao e o console que manda é o jogo, se o jogo for nativo a resolucao da TV correspondera na msma proporcao, no caso do PS3 ele automaticamente muda a resolucao de acordo com jogo dentro do especificado para a TV, no caso se você configurar o PS3 para resolucoes de 720p até 1080p, caso o jogo seja 1080p (você pode ver essa ifnormacao na caixa do jogo, no verso) o PS3 vai configurar para 1080p a resolucao, o PS3 funciona assim:

O maximo da resolucao do jogo com o maximo da resolucao suportada pela Tv e pré confugurada no setup do console. O X360 você tem q fazer manualmente a configuração.

Enfim, os jogos q eu testei sao 1080p nativos, a questao e que nao ha diferença entre 1080i e 1080p, minha TV Samsung DNiE é 1080i, comprei uma 1080p para ver se tinha a diferença e apenas fiquei desapontado com o fato de nao haver diferencas conforme muitos dizem...de resto, numa boa!

Quanto a resolucao usando o PC, amigo DVI é outro papo, eu liguei o PC usando a conexao DVI, porque se usar HDMI fica uma porcaria, fica muito inferior ao DVI, por isso nem levo o PC em consideracao porque e outro mundo é outro tipo de sinal o DVI é outra qualidade.

Mas enfim, a unica coisas chata foi gastar o dinheiro e nao ver o prometido.

Valeu.

Postado

Sei não mais eu mesmo vejo a diferença entre uma TV de 720p e uma FullHD, hoje mesmo estava na casa de um amigo e ele tem duas e dois Xbox 360 colocamos o mesmo jogo e mesmo regulando tudo nas TV's não fica igual não a imagem é muito melhor em 1080p.

Postado
...

Quanto a resolucao usando o PC, amigo DVI é outro papo, eu liguei o PC usando a conexao DVI, porque se usar HDMI fica uma porcaria, fica muito inferior ao DVI,...

Me explica isso direito?

Eu conecto minha Plasma Samsung no pc assim:

VGA-DVI+adaptador DVI/HDMI+cabo HDMI-TV já acho uma maravilha! Tem como melhorar isso?

Postado

Se você falou que ligando o pc fica uma maravilha então o que pega são os video games que não conseguem gerar o sinal na resolução nativa como o amigo falou, acho que a enganação está nesses jogos que dizem ser 1080p e não na TV.

Como não consigo gostar de video game, ainda não sei te dizer na prática o que acontece, mas o meu próximo monitor do pc será uma TV de 32" full HD, qual delas ainda não sei, mas de preferência 3D, daqui alguns anos.

Postado

Enfim, os jogos q eu testei sao 1080p nativos, a questao e que nao ha diferença entre 1080i e 1080p, minha TV Samsung DNiE é 1080i, comprei uma 1080p para ver se tinha a diferença e apenas fiquei desapontado com o fato de nao haver diferencas conforme muitos dizem...de resto, numa boa!

Quanto a resolucao usando o PC, amigo DVI é outro papo, eu liguei o PC usando a conexao DVI, porque se usar HDMI fica uma porcaria, fica muito inferior ao DVI, por isso nem levo o PC em consideracao porque e outro mundo é outro tipo de sinal o DVI é outra qualidade.

Mas enfim, a unica coisas chata foi gastar o dinheiro e nao ver o prometido.

Valeu.

Cara eu não sou expert no assunto, mas pelo que eu li, a qualidade de imagem transportada pelos cabos HDMI e DVI é idêntica, a diferença é que o HDMI além da imagem também transporta som.

Postado
Me explica isso direito?

Eu conecto minha Plasma Samsung no pc assim:

VGA-DVI+adaptador DVI/HDMI+cabo HDMI-TV já acho uma maravilha! Tem como melhorar isso?

Se sua tv tiver conexao DVI, você nao precisa usar adaptadores, porque usando adtador você esta conectando via HDMI de qualquer forma e nao DVI.

A qualidade do DVI e muito superior no PC, eu tenho uma ATI 5850 ela tem saida HDMI tb, usando o HDMI a qualidade ficou inferior, usando o DVI ficou perfeito, alem do que pelo HDMI nao consegui fazer a tela ficar completamente preenchida mesmo usando a resolucao 1920x1080 na desktop do windows 7, pois a tela fica com bordas nos cantos laterais, superior e inferior, pois nao preenche a tela. As cores ficam com qualidade inferior no HDMI e a definicao da imagem tb. No DVI a tela fica totalmente preenchida, a definicao fica como se estivesse usando um monitor de PC e as cores ficam perfeitas. Sendo assim eu acho que ha diferenca e muita entre DVI e HDMI, pelo menos no que se diz respeito ao PC.

Se você falou que ligando o pc fica uma maravilha então o que pega são os video games que não conseguem gerar o sinal na resolução nativa como o amigo falou, acho que a enganação está nesses jogos que dizem ser 1080p e não na TV.

Como não consigo gostar de video game, ainda não sei te dizer na prática o que acontece, mas o meu próximo monitor do pc será uma TV de 32" full HD, qual delas ainda não sei, mas de preferência 3D, daqui alguns anos.

Depende muito, eu liguei o X360 na minha TV mais nova que comprei faz 2 dias e usando a saida VGA com o cabo VGA do X360, selecionei a resolucao 1920x1080 no X360 e ficou um show (detalhe, esta TV permite a resolucao maxima do painel em modo VGA, mas nao sao todas as Tv´s que permitem a resolucao maxima no modo VGA), ficou melhor do que HDMI em 1080p, pareceia mesmo q era um jogo rodando numa placa de video e nao em um console. A questao que me refiro aqui no topico é diferenças entre 1080i e 1080p, é isso que eu nao consegui enxergar, diferenças entre esses dois modos. Eu aconselho você a nao comprar uma TV para ser monitor de PC, mesmo essa sendo FullHD, você vai se frustrar com a qualidade do PC em modo HDMI, vai por mim. A nao ser que a TV tenha entrada DVI e so assim você poderá usar o PC nela com a resolucao maxima do painel, usando o modo VGA (essa conexao todas as tv´s LCD tem), fica legal, mas a resolucao quase sempre nao é a maxima do painel, por exemplo a minha Samsung é 1080i, logo ela poderia exibir resolucao 1920x1080 no modo VGA teoricamente falando, mas na pratica ela so exibe 1368x720 algo assim...em modo VGA e mesmo assim a qualidade e superior ao HDMI usando o PC, ou seja, o PC em modo HDMI nao fica legal mesmo.

Lembre-se que eu tenho 2 TV´s de marcas diferentes, 2 placas de videos diferentes, portanto eu tenho mais que apenas um jeito de testar se algo é ou não é, e os testes q fiz so me mostraram o HDMI inferior ao VGA e DVI quando se trata de PC e placa de video.

Cara eu não sou expert no assunto, mas pelo que eu li, a qualidade de imagem transportada pelos cabos HDMI e DVI é idêntica, a diferença é que o HDMI além da imagem também transporta som.

Pode ser na teoria, mas na pratica nao foi o que eu vi, e eu tenho 2 tv´s diferentes, 2 placas de video diferentes (5850 e GTX 260), uma das minhas Tv´s LCD so tem entrada VGA para PC, a outra mais moderna que comprei recentemente tem entrada VGA e DVI para PC, usando as duas placas de video tanto em uma TV qto a outra, a qualidade do VGA e DVI é bem superior ao HDMI, em ambas as tv´s e usando ambas as placas de video!

As tv´s sao de marcas diferentes, Samsung e LG.

Portanto acho que fica mais do que provado que PC em HDMI e inferior a PC em VGA ou DVI, sendo assim a teoria e uma coisa, mas a pratica e outra!

Vai entender...:wacko:

Postado

Não concordo e acho a informação do Dr. Tech coerente e certa. eu tenho um amigo que também possui o mesmo problema. ele possui uma tv hd e outra full hd e o vídeogame ps3 só fica com a melhor imagem na tv hd. O computador dele só apresenta imagem boa quando o windows é configurado na mesma resolução das resoluçoes iguais as da tvs.

Postado
Se sua tv tiver conexao DVI, você nao precisa usar adaptadores, porque usando adtador você esta conectando via HDMI de qualquer forma e nao DVI.

A qualidade do DVI e muito superior no PC, eu tenho uma ATI 5850 ela tem saida HDMI tb, usando o HDMI a qualidade ficou inferior, usando o DVI ficou perfeito, alem do que pelo HDMI nao consegui fazer a tela ficar completamente preenchida mesmo usando a resolucao 1920x1080 na desktop do windows 7, pois a tela fica com bordas nos cantos laterais, superior e inferior, pois nao preenche a tela. As cores ficam com qualidade inferior no HDMI e a definicao da imagem tb. No DVI a tela fica totalmente preenchida, a definicao fica como se estivesse usando um monitor de PC e as cores ficam perfeitas. Sendo assim eu acho que ha diferenca e muita entre DVI e HDMI, pelo menos no que se diz respeito ao PC.

Eu preferi usar adaptador pra não perder o cabo em uma eventual troca da placa, pois não sabia da diferença entre dvi/hdmi.

Na minha tv tem uma entrada hdmi/dvi, que no manual indica para ligar o pc com dvi nesta entrada, não testei nas outras...

Para preencher totalmente a tela eu uso o zoom para preencher a tela, ao invés do 16:9...

Não tenho do q reclamar da qualidade, na minha plasma 42 hd dá de 1000 a 0 no meu lcd 19 :lol:

Postado

Eu não sei de qual Scarlet você se refere, mas eu tenho uma Scarlert II e até agora não tenho do reclamar. Talvez seja só uma questão de ajuste porque tem diferença sim de imagem Full

Postado
Eu preferi usar adaptador pra não perder o cabo em uma eventual troca da placa, pois não sabia da diferença entre dvi/hdmi.

Na minha tv tem uma entrada hdmi/dvi, que no manual indica para ligar o pc com dvi nesta entrada, não testei nas outras...

Para preencher totalmente a tela eu uso o zoom para preencher a tela, ao invés do 16:9...

Não tenho do q reclamar da qualidade, na minha plasma 42 hd dá de 1000 a 0 no meu lcd 19 :lol:

Eu nem tentei usar Zoom, vi que nao ficou legal o PC em hdmi nem tentei por um jogo para rodar!

Eu não sei de qual Scarlet você se refere, mas eu tenho uma Scarlert II e até agora não tenho do reclamar. Talvez seja só uma questão de ajuste porque tem diferença sim de imagem Full

Scarlet da primeira geração, aqui so ta dizendo Scarlet...acho que esse negocio de Scarlet da LG no fim e a msma coisa que as outras, a diferença e o Design, e alguns recuros XD Engine.

Acredito que a Philips 120hz com 3DCombFilter e PixelPlus seja mais avançada que a Scarlet e esse engine XD ai da LG que ja e bem antigo...mas beleza, ta todo certo...a TV e otima, nao vou to reclamando dela nao, eu apenas criei um topico para afirmar que nao diferencas entre 1080i e 1080p, porém a TV e muito boa!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...