Ir ao conteúdo

Meu Primeiro NoBreak

Melato

Posts recomendados

Postado

Bom, tenho algumas dúvidas referente ao NoBreak.

Vou comprar um novo Desktop, Core2Quad de 2.66ghz, 4GB de ram e 1TB de HD, placa de vídeo GForce Turbo Cash de 256mb para 512mb.

Sendo que vou colocar uma fonte de energia SevenTeam ATX 2.2 modelo ST-500P-CG de 500W de Potência Total.

Tenho um monitor LCD de 22"

2 pares de caixas de som.

Roteador Wireless

E Modem Speedy.

Talvez uma multifuncional futuramente.

Agora, não sei exatamente qual modelo de NoBreak eu compro.:confused::confused:

Não sei como funciona; ele já vem com uma bateria de fábrica? tenho que comprar a bateria? Funciona como estabilizador se não tiver uma bateria?

Quanto tempo dura a bateria? É fácil de trocar, eu mesmo posso trocar??

Tem que levar em uma assistência pra trocar??:confused::confused:

Qual a potência tenho que comprar?

Estava vendo preços de Nobreaks de 1400VA, porém não sei se vou usar tudo, se preciso de outro mais potente?

Vi em alguns fóruns que tem que carregar durante 2 dias as baterias sem utilizar o nobreak; é verdade? Vi também que não se deve tirar da tomada. Pode desligar através do interruptor, porém não desligar da tomada.

São dúvidas que surgiram.

E não sei se tudo o que eu vi é verdade.:wacko::wacko::wacko:

Não sei o que comprar!

E no caso preciso comprar ele antes do computador.

Ficaria grato se alguém conseguisse tirar essas dúvidas.

Postado

Olá!

Sim, o nobreak já vem com bateria de fábrica.

Alguns nobreaks quando a bateria arria, nem liga ou ficam bipando ou dando sinais de alerta, isso depende da marca/modelo. Mas sim, mesmo com a bateria ruim, geralmente funcionam como estabilizador.

A bateria dura em média 2 anos, depende de muitos fatores. A facilidade de troca depende do modelos, nos APC costuma ser fácil porque ela fica num compartimento "externo", com tampa. Basta desconectar + e - e tirar a bateria, colocando a nova no lugar.

O ideal pra você é realmente algo em torno de 1400VA pelo menos, prevendo uma folga.

Não tem necessidade de carregar por 2 dias, nem por 12 horas, como alguns fabricantes falam, a não ser que a bateria esteja em estoque parada por vários meses. Mas nada impede de você usar de cara o nobreak, assim que liga na tomada, o máximo que vai acontecer é se a energia faltar, a bateria não ter carga suficiente. E isso não estraga a bateria, baterias chumbo-ácidas não tem problema de ficar "viciada" ou precisar de ciclos de carga específicos.

Pode tirar da tomada, se quiser, desde que não permaneça muitos meses assim porque a bateria pode arriar, e arriando a tensão continua caindo, se cair abaixo de 11.5V ela começa a entrar num estado de auto-destruição - sulfatação.

Postado

_rau_

Muito obrigado pelas dicas!!!!
Já comprei meu NoBreak, espero ter feito um bom negócio....

É um Nobreak Net 4+ 1400va Bivolt - SMS, por R$ 529,00

Postado

Gostaria de uma ajuda para comprar o Nobreak.

Minha configuração segue abaixo:

Core i5 750

Placa mãe Intel P55WB

Fonte thermaltake 550W

Memória de 4G

HD 500GB

placa de vídeo 9500GT 512MB

Monitor M237WA

Modem Dlink 500B GII

Multifuncional

Qual Nobreak eu deveria comprar, se possível informem a marca também.

Postado

Procure algo a partir de 1200VA pra cima. A marca que eu costumo indicar é a APC e em segundo, SMS. Conheci há pouco tempo uns da NHS que não parecem ser ruins não e têm garantia de 2 anos, iguais os APC.

Postado

Boa noite!

Estou com algumas duvidas sobre o no-break que devo comprar.

1) Preciso comprar um no-break mais forte que a fonte ou seria pelo consumo do PC?

Segue a configuração do meu PC, segundo pessoas que já me falaram ele consumiria no Maximo 270w, porém minha fonte é mais forte que isso.

CORE 2 QUAD - Q8300 - 2.66 GHZ INTEL

Gabinete Atx 4 baias

04 GB de memória RAM DDR2 ELPIDA/KINGSTON

HD sata 2 320 GB SEAGATE 7200 RPM

ASUS Motherboard P5KPL SE

Placa de vídeo 512MB GEFORCE 9500GT OFF-BOARD.

1 gravador CD/DVD

1 gravador CD

Leitor de cartão

Um scanner que é alimentado pelo PC (USB)

2) Também pretendo comprar um no-break de 350va APC (200w) para ligar um gravador de DVD de mesa com HD interno da LG, um modem ADSL e um roteador.

Lembrando que o DVD de mesa ficaria ligado somente em standby, só vou usar ele quando tiver energia, o no-break seria somente para manter o relógio dele funcionando e não desconfigurar com falta de energia, agora o modem e o roteador seria para manter funcionando caso eu fique sem energia, pois eu usaria um not.

A minha pergunta é a seguinte: Este no-break da APC teria uma autonomia de quanto tempo para manter o DVD em standby e modem + roteador em funcionamento?

Desde já agradeço por alguém que possa me ajudar.

Abraços...

Postado

1) Quando se trata de economia, compra-se dimensionando pelo consumo, deixando uma margem de segurança, mas e se você futuramente adicionar mais coisas e peças que consomem mais, aí teria que trocar de nobreak, procure um meio termo aí.

2)Não sei o consumo desses componentes, mas chutando 20 Watts, esse nobreak alimentaria esses componentes por mais ou menos 40min de acordo com o site da APC.

Postado
1) Quando se trata de economia, compra-se dimensionando pelo consumo, deixando uma margem de segurança, mas e se você futuramente adicionar mais coisas e peças que consomem mais, aí teria que trocar de nobreak, procure um meio termo aí.

2)Não sei o consumo desses componentes, mas chutando 20 Watts, esse nobreak alimentaria esses componentes por mais ou menos 40min de acordo com o site da APC.

Obrigado pelas informações _rau_

Abraços...

Postado

Boa noite!

Estou pesquisando bastante sobre Nobreak, e com isso encontrei mais um probleminha e venho pedir ajuda aqui no fórum :D

Parece que tem muita gente que usa Nobreak tendo problemas com fontes com PFC ativo, por isso minha pergunta é a seguinte: Existe algum modelo de Nobreak que possa funcionar tanto com fontes sem e com PFC ativo? Gosto mais da marca APC, tava querendo comprar aquele de 1200VA (600w) mas agora já não sei mais como escolher o melhor Nobreak.

Enfim, quem puder me ajudar eu já fico agradecido desde já.

Abraços...

Postado

A APC em sua Base de conhecimento disponível no seu site, tem um texto explicando esse assunto.

Basicamente algumas fontes com PFC Ativo, principalmente se tiverem operando com muita carga, quando o nobreak faz a mudança de rede para bateria, esse tempo de comutação costuma gerar uma corrente de inrush que os nobreaks não aguentam, acabando por desligar o equipamento.

Segundo a APC, houve em vários modelos uma melhoria no projeto dos nobreaks que diminui as chances desse problema ocorrer.

Eu particularmente uso fonte com PFC Ativo num nobreak simples da APC, como o Back-UPS 600 ES e nunca tive problema algum. Já li vários relatos no forum gringo da APC de gente que usa esses nobreaks sem dar problema. Uma vez ou outra aparece alguém dizendo que teve problema entretanto.

Se você quer garantia que não vai dar problema, só nobreaks com onda Senoidal porque há também uma suspeita que algumas fontes não "gostam" da onda senoida aproximada dos nobreaks mais baratos. Felizmente eu não tenho problema com isso.

Postado
A APC em sua Base de conhecimento disponível no seu site, tem um texto explicando esse assunto.

Basicamente algumas fontes com PFC Ativo, principalmente se tiverem operando com muita carga, quando o nobreak faz a mudança de rede para bateria, esse tempo de comutação costuma gerar uma corrente de inrush que os nobreaks não aguentam, acabando por desligar o equipamento.

Segundo a APC, houve em vários modelos uma melhoria no projeto dos nobreaks que diminui as chances desse problema ocorrer.

Eu particularmente uso fonte com PFC Ativo num nobreak simples da APC, como o Back-UPS 600 ES e nunca tive problema algum. Já li vários relatos no forum gringo da APC de gente que usa esses nobreaks sem dar problema. Uma vez ou outra aparece alguém dizendo que teve problema entretanto.

Se você quer garantia que não vai dar problema, só nobreaks com onda Senoidal porque há também uma suspeita que algumas fontes não "gostam" da onda senoida aproximada dos nobreaks mais baratos. Felizmente eu não tenho problema com isso.

Obrigado _rau_

Você ajudou bastante.

Abraço!

Postado

Olá Rau, boa noite!

Conversei com um atendente da APC no chat, e ele me disse que o nobreak semi senoidal não funcionaria com fonte PFC ativo, ele me recomendou um modelo senoidal puro, mas é muito caro, vou esperar mais um pouco e já comprar um que eu não corra risco de perder a grana.

Aí vem minha outra dúvida, eu tenho um gravador de DVD de mesa com HD interno (Modelo: RH397H) ele estragou, quando levei ao técnico para arrumar, ele me disse que o problema poderia ter sido causado por problemas de energia, e me recomendou usar ele com nobreak.

Porém, com essa coisa de que nobreak semi senoidal apresenta problema com fonte PFC ativo, como eu posso saber se meu DVD de mesa não vai apresentar problemas com nobreak semi senoidal da APC? Afinal não sei que tipo de fonte tem dentro do meu DVD.

Meu medo é que no lugar de ajudar a prevenir problemas acabe estragando mais ainda.

Existe uma forma para saber sobre isso?

Muito obrigado.

Postado

Cara, essa posição tomada pela APC foi divulgada no mundo inteiro aos atendentes da APC, mas que na minha opinião é um conselho bem conservador por parte deles. Eles tomaram essa atitude pra evitar reclamação depois do cliente. Eu posso te dizer que uso uma fonte com PFC Ativo com um nobreak Back-UPS simples com onda "semi-senoidal".

É difícil, você precisar de um nobreak e ter que pagar um absurdo pra ter onda senoidal. Algum dos lados precisaria achar uma solução completa pra isso, ou o fabricante do nobreak ou das fontes.

Não tem como saber se sua fonte vai ter problema, tem que procurar na Internet, especialmente em inglês, se alguém que usa a mesma marca e modelo de fonte, se já teve problema.

Atualização:

Nesse link abaixo, a APC fala sobre o assunto. Caso não saiba inglês, traduzo amanhã pra você:

http://lam-en.apc.com/cgi-bin/lam_en.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=8883&p_created=1193079387&p_sid=UBizgq5k&p_accessibility=0&p_redirect=&p_lva=&p_sp=cF9zcmNoPTEmcF9zb3J0X2J5PSZwX2dyaWRzb3J0PSZwX3Jvd19jbnQ9NTIsNTImcF9wcm9kcz0wJnBfY2F0cz0wJnBfcHY9JnBfY3Y9JnBfc2VhcmNoX3R5cGU9YW5zd2Vycy5zZWFyY2hfbmwmcF9wYWdlPTEmcF9zZWFyY2hfdGV4dD1BY3RpdmUgUEZD&p_li=&p_topview=1

Postado
Cara, essa posição tomada pela APC foi divulgada no mundo inteiro aos atendentes da APC, mas que na minha opinião é um conselho bem conservador por parte deles. Eles tomaram essa atitude pra evitar reclamação depois do cliente. Eu posso te dizer que uso uma fonte com PFC Ativo com um nobreak Back-UPS simples com onda "semi-senoidal".

É difícil, você precisar de um nobreak e ter que pagar um absurdo pra ter onda senoidal. Algum dos lados precisaria achar uma solução completa pra isso, ou o fabricante do nobreak ou das fontes.

Não tem como saber se sua fonte vai ter problema, tem que procurar na Internet, especialmente em inglês, se alguém que usa a mesma marca e modelo de fonte, se já teve problema.

Atualização:

Nesse link abaixo, a APC fala sobre o assunto. Caso não saiba inglês, traduzo amanhã pra você:

http://lam-en.apc.com/cgi-bin/lam_en.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=8883&p_created=1193079387&p_sid=UBizgq5k&p_accessibility=0&p_redirect=&p_lva=&p_sp=cF9zcmNoPTEmcF9zb3J0X2J5PSZwX2dyaWRzb3J0PSZwX3Jvd19jbnQ9NTIsNTImcF9wcm9kcz0wJnBfY2F0cz0wJnBfcHY9JnBfY3Y9JnBfc2VhcmNoX3R5cGU9YW5zd2Vycy5zZWFyY2hfbmwmcF9wYWdlPTEmcF9zZWFyY2hfdGV4dD1BY3RpdmUgUEZD&p_li=&p_topview=1

Concordo plenamente com você Rau, acho muito caro os nobreaks senoidal puro, isso deveria ser resolvido mesmo, pelos fabricantes de fontes, ou dos nobreaks.

Eu estava pronto para comprar o APC 1200VA, que encontrei por R$ 390,00... Mas com esse risco de perder o dinheiro eu acabei desistindo, pois mesmo não acontecendo com todo mundo, é um risco, e R$ 390,00 pra mim é muita grana pra jogar fora.

Achei um da SMS de 1400VA por pouco mais de 500 reais, mas é senoidal aproximado, daí fiquei com o mesmo medo de não dar certo.

Na verdade acho que minha fonte atual não tem PFC ativo, mas pretendo trocar pois estou tendo alguns problemas, e por isso já queria comprar um nobreak que funcionasse com qualquer tipo de fonte.

Com isso estou pensando em comprar um APC de 350VA para ligar meu DVD de mesa, mas novamente fiquei em dúvida pelo mesmo motivo do nobreak que queria comprar para meu PC.

Enfim, o jeito é esperar eles resolverem isso, ou sobrar uma grana para comprar esse que tem onda senoidal puro.

Ps. Eu não manjo de inglês não, mas traduzi e deu pra ler na boa, obrigado por mandar o link.

Cara, muito obrigado pelas varias perguntas minha que você respondeu!

Tudo de Bom!

Abraços...

Postado

Caiu bastante de preço, um desses custava até pouco tempo atrás em torno de 950 reais. Esse preço éra do modelo de 700VA.

Postado

Verdade, eu acabei de ver no site da Atera, achei o Nobreak SMS Manager III senoidal 1.4KVA bivolt 115V por 755 a vista.

Tomara que melhore mais um pouquinho esse valor, eu tenho preferência pela marca APC, mas pelo que tenho lido por aí os da SMS estão logo em 2° lugar na preferência, o pessoal fala bem deles.

Uma pergunta meio ignorante, já vi alguns casos de celular que explode a bateria, existe esse risco com as baterias dos nobreaks também? Alguém já soube de algo do tipo?

Postado
mas ja tem muita vantagem por ser senoidal pura?

Podendo pagar, sim é desejável, mas não essencial. É certo que em teoria uma onda senoidal é menos estressante para a fonte. Na prática, como o uso da onda semi-senoidal é esporádico e para emergência, não reflete em desgaste mensurável pelo usuário. Provavelmente sua fonte morrerá antes por outro motivo. Há entretanto, alguns poucos exemplares de fontes com PFC Ativo que por razão "desconhecida", não aceitam esse tipo de onda e simplesmente desliga - li alguns relatos no forum da APC. A APC entretanto, dizia que bastava dimensionar o nobreak para comportar toda potência da fonte + 20% (se a fonte for 80% eficiente). Isso independente da fonte consumir sua potência máxima. Mas há relatos que mesmo assim, poucas fontes ainda abrem o bico com uma onda semi-senoidal.

Se o intuito é alimentar o equipamento por vários minutos ou horas com adição de baterias extras, um nobreak Senoidal é a escolha mais correta.

Verdade, eu acabei de ver no site da Atera, achei o Nobreak SMS Manager III senoidal 1.4KVA bivolt 115V por 755 a vista.

Tomara que melhore mais um pouquinho esse valor, eu tenho preferência pela marca APC, mas pelo que tenho lido por aí os da SMS estão logo em 2° lugar na preferência, o pessoal fala bem deles.

Uma pergunta meio ignorante, já vi alguns casos de celular que explode a bateria, existe esse risco com as baterias dos nobreaks também? Alguém já soube de algo do tipo?

Os casos de bateria de celular explodindo foram praticamente todos enquanto o celular recebia carga e poucos casos em uso, mas todos esses casos relatados, que eu já li, a bateria não era original ou o carregador não era original. Raros foram os casos de baterias originais explodindo, na verdade só me lembro das baterias de notebook Sony, teve até um recall...

Todas essas baterias que explodiram eram de Íons de Litio, que armazena muito energia em um espaço bem pequeno. As baterias de nobreaks usam basicamente a mesma tecnologia de baterias automotivas - chumbo ácido. A diferença é que as baterias de nobreaks são do tipo selada valvulada e "seca" - na verdade é um gel no lugar do eletrólito liquido das baterias de carro. Se bateria de carro não explode facilmente, dentro de um local quente e cheio de vibração e sacolejos, não é bateria de nobreak que vai explodir. Claro, devemos sempre escolher baterias de qualidade, como as originais que vêm no produto. O máximo que pode ocorrer com essas baterias é incharem caso ela passe da sua vida util e continue recebendo carga. Nunca vi caso de explosão.

Essa questão do nobreak realmente é difícil, óntem mesmo respondi num tópico lá do Forum APC uma pessoa perguntando o mesmo. A pessoa acabou decidindo comprar um nobreak que funcionou normalmente em sua fonte de 750W com PFC Ativo.

http://www.apc-forums.com/thread.jspa?messageID=22374坦

Postado
Podendo pagar, sim é desejável, mas não essencial. É certo que em teoria uma onda senoidal é menos estressante para a fonte. Na prática, como o uso da onda semi-senoidal é esporádico e para emergência, não reflete em desgaste mensurável pelo usuário. Provavelmente sua fonte morrerá antes por outro motivo. Há entretanto, alguns poucos exemplares de fontes com PFC Ativo que por razão "desconhecida", não aceitam esse tipo de onda e simplesmente desliga - li alguns relatos no forum da APC. A APC entretanto, dizia que bastava dimensionar o nobreak para comportar toda potência da fonte + 20% (se a fonte for 80% eficiente). Isso independente da fonte consumir sua potência máxima. Mas há relatos que mesmo assim, poucas fontes ainda abrem o bico com uma onda semi-senoidal.

Se o intuito é alimentar o equipamento por vários minutos ou horas com adição de baterias extras, um nobreak Senoidal é a escolha mais correta.

Os casos de bateria de celular explodindo foram praticamente todos enquanto o celular recebia carga e poucos casos em uso, mas todos esses casos relatados, que eu já li, a bateria não era original ou o carregador não era original. Raros foram os casos de baterias originais explodindo, na verdade só me lembro das baterias de notebook Sony, teve até um recall...

Todas essas baterias que explodiram eram de Íons de Litio, que armazena muito energia em um espaço bem pequeno. As baterias de nobreaks usam basicamente a mesma tecnologia de baterias automotivas - chumbo ácido. A diferença é que as baterias de nobreaks são do tipo selada valvulada e "seca" - na verdade é um gel no lugar do eletrólito liquido das baterias de carro. Se bateria de carro não explode facilmente, dentro de um local quente e cheio de vibração e sacolejos, não é bateria de nobreak que vai explodir. Claro, devemos sempre escolher baterias de qualidade, como as originais que vêm no produto. O máximo que pode ocorrer com essas baterias é incharem caso ela passe da sua vida util e continue recebendo carga. Nunca vi caso de explosão.

Essa questão do nobreak realmente é difícil, óntem mesmo respondi num tópico lá do Forum APC uma pessoa perguntando o mesmo. A pessoa acabou decidindo comprar um nobreak que funcionou normalmente em sua fonte de 750W com PFC Ativo.

http://www.apc-forums.com/thread.jspa?messageID=22374坦

Essa coisa de explodir bateria sempre passava pela minha cabeça, ainda mais que o nobreak iria ficar bem próximo de mim, e levando em conta o tamanho da bateria, seria uma bela explosão, mas agora com sua explicação eu fiquei bem mais tranquilo.

Mas por outro lado fiquei pensando sobre as baterias de notebook, que você diz já ter visto casos de explosão da bateria :D

Postado

Finalmente eu encerro a possibilidade de comprar um nobreak para ligar meu DVD de mesa com HD interno da LG, cujo estragou e o técnico indicou o uso do nobreak, pois disse que o defeito poderia ter sido causado por instabilidade de energia.

Em minhas pesquisas continuas sobre o assunto, encontrei uma pessoa perguntando se podia ligar TV, DVD, em um nobreak, abaixo segue a resposta de uma pessoa que acho que é um expert no assunto.

faller

27/08/2009, 13:53

O problema ai é conceitual... O que imaginas ganhar em ligando uma TV, ou um game, ou quem sabe um DVD player e também um aparelho de som em um no-break???

Estarias atrás da operação dos mesmos mesmo na falta de energia elétrica??? Sabes minimamente que a forma de onda que um no-break dessas comuns dai oferece, ao faltar energia na tomada, é muito mas muito ruim mesmo, preferiria nem ligar nada a mesma..

Sabias que podes por fogo num desses equipamento se ele tiver transformador de entrada aplicando uma forma de onda dessas dai??? Repare que amplificadores e alguns outros dispositivos operam desse modo, com transformador na entrada...

Enfim, eu sou totalmente leigo no assunto, mas com tantas pesquisas acabei chegando a seguinte conclusão.

1) Um nobreak senoidal aproximado, quando estiver no uso das baterias (usando os equipamentos ligados a ele sem energia) esses aparelhos vão estar recebendo uma energia ruim, o que vai fazer com que eles estraguem com esse tipo de uso continuo, podendo estragar logo nos primeiros dias de uso, ou depois de um tempo, vai da sorte de cada um.

2) Com relação ao uso de PCs ligados aos nobreaks comuns eu penso o seguinte... Acho que as fontes que não tem PFC ativo também vão sofrer com a energia ruim transmitida pelas baterias dos nobreaks em caso de falta de energia, ao cair na bateria, vai funcionar, porém acredito que com o tempo pode estragar a fonte do PC, o que as fontes sem PFC ativo fazem, é simplesmente não desligar, trabalham mesmo recebendo a energia ruim.

O que eu gostaria de saber é se só a fonte que recebe esta energia ruim e a transforma em energia boa convertendo para 12v ou o que for, ou se ela transmite a mesma energia que recebe para o PC inteiro? Ou seja, energia de baixa qualidade indo direto para o PC.

3) Já as fontes que tem PFC ativo, não sei muito bem o que pensar, mas também tenho uma opinião sobre o assunto... Em vários casos, quando uma fonte PFC ativo recebe alimentação vinda das baterias de um nobreak não senoidal puro, algumas fontes desligam ao receber esse tipo de onda quadrada, pois acredito que elas entendem que aquele tipo de energia é ruim, e com isso iria estragar a fonte ou o PC, por isso ela se alto desliga.

4) Algumas fontes mesmo com PFC ativo, não sei porque motivo, não desligam, elas aceitam o sinal de onda quadrada (não senoidal) o fato é que essa fonte vai estar recebendo uma energia ruim, o que não sei dizer é se esse tipo de fonte foi projetado para receber esse tipo de onda sem estragar e nem deixar isso passar para o PC.

Resumindo: O que estou dizendo aqui, é uma conclusão que eu cheguei, não tenho nenhuma experiência na área, fui colhendo informações de quem entende do assunto e cheguei nessa conclusão, por isso posso estar falando muita besteira :D

Já que o uso de nobreaks hoje em dia é tão útil e tão popular, acho que os fabricante de fontes para PC e de outros tipos de eletrônicos deviam incluir nas especificações de seus produtos a informação se o mesmo pode ser usado com nobreaks não senoidal.

Dizendo se seus produtos podem trabalhar normalmente recebendo ondas não senoidal (energia ruim) e se com isso eles não vão estragar com o tempo por este motivo.

Então a principal questão é a seguinte: Fontes com ou sem PFC ativo, foram projetadas para receber onda não senoidal por longos períodos e aguentar o tranco?

O PC como um todo pode receber este tipo de onda não senoidal sem prejudicar seu desempenho?

Eletrônicos como TV e DVD podem receber este sinal de onda não senoidal sem prejudicar seu funcionamento?

Enfim, minhas dúvidas ainda são muitas, o que tenho certeza é que não quero arriscar ligando meus aparelhos em nobreaks com onda semi senoidal, acho que os fabricantes de nobreaks deviam tirar do mercado os nobreaks semi senoidal e abaixar o preço dos senoidal puro.

Abraços...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...