Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com AmpOp Comparador


morceg44o

Posts recomendados

Galera, não tô conseguindo fazer.. preciso da ajuda de quem sabe, então vim no lugar certo!

Tenho um sensor de pressão absoluta de carro que crava em 4.25V, se fazer pressão com o ar ele sobe pra 4.50V~4.70V, se sugar ele desce bem para 3V. Com essa pequena diferença preciso jogar num AmpOp Comparador e acionar duas cargas... Ou seja, se soprar aciona carga 1, se sugar aciona carga 2.

Tentei fazer esta experiência mas comigo não dá certo, rsrs! Preciso de um empurrão de vocês.. Devo usar AmpOp Comparador nesta pequena diferença? Qual devo usar, por favor? Para acionar carga eu usaria um Optoacoplador?

Não teria como aumentar esta variação pra facilitar a diferença no AmpOp? Porque o ato de soprar/sugar será feito por um ser humano, é um projeto da minha feira pra escola.

Desde já muito muito obrigado! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce precisa dos 3 estados - Nenhuma carga, carga 1 ou carga 2

Ou apenas 2 estados - Carga 1 ou Carga 2?

E ja respondendo se for 3 estados (que é o mais completo). Deve ter modos mais faceis mas basicamente voce tera que criar 2 tensoes de referencia com trimpots manualmente. Algo como 4.1V e 4.35V. Usando dois comparadores voce poderá saber se o sinal esta acima de 4.35V, abaixo de 4.1V ou entre os dois. Dai basta voce conectar a saida dos comparadores com o acionamento de suas cargas (no caso do abaixo de 4.1V voce deve colocar uma porta logica inversora). So tome cuidado com o comparador que voce ira usar pois nem todos sao compativeis com niveis logicos. Ate onde eu sei o LM339 é como exemplo.

Para acionar a carga vai depender realmente da carga em si. Se for Leds por exemplo nao precisa de nada...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou fazer como? Poste o circuito que você usou pra gente analisar.

Sobre a diferença de tensão, qualquer comparador detecta com o pé nas costas, não precisa amplificar não, pode ficar sossegado quanto a isto.

E a carga, como é ela? Sem saber fica difícil te dizer o que usar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sink00, não sei ao certo.. acho que é duas cargas mesmo, porque vou acionar o botão de um mouse com a carga 1 e a carga 2 o outro botão do mouse. Como posso calcular os resistores e saber qual valor devo realmente usar? Poderia me ajudar, por favor?

Lokasso, tentei fazer um circuito simples na hora e queimei o 741 e um pot que estava usando :( Preciso de uma ajuda de vocês mesmo!

Mais uma vez Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sink00, não sei ao certo.. acho que é duas cargas mesmo, porque vou acionar o botão de um mouse com a carga 1 e a carga 2 o outro botão do mouse.

Mouse? Agora é que eu estou viajando mesmo, rsrsr... explica direito isso aí rapaz! Rsrs...

Como posso calcular os resistores e saber qual valor devo realmente usar? Poderia me ajudar, por favor?

Bom, o valor dos resistores nesta aplicação não é muito crítico. Eu deixaria a impedância em algum valor da ordem de 10 kOhms.

Lokasso, tentei fazer um circuito simples na hora e queimei o 741 e um pot que estava usando :( Preciso de uma ajuda de vocês mesmo!

Bom, supondo que você vá usar o 741 mesmo, e ainda, supondo que tenha uma zona morta na qual nenhuma das cargas está ligada (conforme sua descrição), eu sugiro o seguinte:

-> comparador #1 (limiar superior):

entrada não inversora (pino 3) - saída do sensor;

entrada inversora (pino 2) - divisor resistivo calculado pra dar algo entre 4.25 e 4.7V, ou o cursor de um potenciômetro (sendo que os outros terminais desse pot estão ligados em 0V e +VCC), permitindo o ajuste exato do ponto desejado;

saída (pino 6) - acionamento da carga #1 (que você ainda não especificou qual é).

pino 7 em +VCC;

pino 4 em 0V;

-> comparador #2 (limiar inferior):

entrada inversora (pino 2) - saída do sensor;

entrada não inversora (pino 3) - divisor resistivo calculado pra dar algo entre 3 e 4.25V, ou o cursor de um potenciômetro (sendo que os outros terminais desse pot estão ligados em 0V e +VCC), permitindo o ajuste exato do ponto desejado;

saída (pino 6) - acionamento da carga #2 (que você também não especificou qual é).

pino 7 em +VCC;

pino 4 em 0V;

Espero não ter te confundido muito, hehe... abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar minha sugestão...

1) Use um comparador schmitt trigger ao invéz de um comparador comum. Isso porque você terá como imput um sinal analógico e os comparadores comuns (amplificadores operacionais em malha aberta) possuem condição em que a saída pode ficar oscilando, ou mesmo ocorrer chaveamento na hora errada. Veja a figura:

Schmitttrigger_vs_logical_real.png

2) Use dois comparadores: um para cada botão que deseja operar. Num comparador você implementa lógica positiva (para ele chavear quando o valor da tensão for maior que uma referência) e no outro você implementa lógica negativa (para chavear quando o sinal for menor que a referência). Para isso, basta usar um circuito semelhante a este:

op-amp_comparator.gif

Esta é a configuração em malha aberta. Os dois resistores fazem a referência de tensão numa das entradas (na outra vai o teu sinal). Neste caso (com o sinal entrando na entrada inversora) você terá saída em nivel alto quando o sinal for menor que a referência, fazendo a lógica negativa que eu falei antes. Para fazer a lógica positiva, basta inverter as entradas, fazendo com que o divisor fique na entrada inversora e o sinal na entrada não inversora.

3) Para facilitar o ajuste, substitua o divisor resistivo por um potenciômetro. Ligue um lado do potenciômetro no GND, o meio dele no comparador e a outra ponta direto na alimentação. Use um valor alto, tipo 10K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma coisinha, complementando a explicação do cabteixeira.

Comparador é comparador, operacional é operacional, usar 741, lm324 como comparador é um erro que muitos cometem, porém operacionais são projetados para operar na região ativa, ou seja ao fazer um comparador com esses caras , a saida pode não ser levada a um valor de tensão suficiente a esperada (no caso Vcc para um comparador) e muitas vezes nem chegando na saturação.

Os comparadores por sua vez, são projetados para trabalhar apenas em corte e ou saturação dependendo do estado das entradas, ou seja ja são mais rapidos por natureza, e garantem a saturação corretamente quando atendidas as condições estipuladas na entrada.

De resto circuitos como o schimit trigger preveem uma histerese para que eles não sejam acionados indevidamente.

A texas instruments tem um documento interessante explicando essa coisa toda sobre opamps e comparadores sugiro uma boa lida neles.

Se vais comparar algo mesmo, use COmparadores (LM339,LM311,LF347).

ABs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a minha demora, pessoal! Moro no fim do mundo, quando chove fico sem internet :(

Explicando melhor porque o uso do sensor de pressão com o mouse... Bem, vou montar um jogo e quando o cara assopra o sensor de pressão aciona o click esquerdo e quando suga aciona o click direito. É fácil? Queria poder usar um sensor de pressão relativo, teria como? Porque fazer pressão faz mal, parece dar falta de ar.. porque como eu disse vai ser pela boca

Devo descatar o 741 e usar um comparador de verdade como o LM339, certo? Beleza! Agora, esse negócio de schimit trigger me complicou...

Esse seria o circuito certo que devo usar? Não consigo imaginar uma hipótese na minha cabeça.. onde colocar os dois comparadores? Temos um saída que será convertida em duas respostas, como como?

mit.gif

Fui o único a tirar 10 nesse assunto e mal sei fazer algo simples. Sinto-me um completo besta :(

Obrigado. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sáida do sensor ("sinal") deve ir tanto na entrada do primeiro ampop (do jeitinho que você fez) quanto na entrada do segundo (o que não foi feito, já que você ligou a saída do primeiro na entrada do segundo, o que não faz sentido).

Tire esses resistores de 100 Ohms. Você deve ligar o cursor do potenciômetro na entrada do ampop onde esses resistores de 100 Ohms estão, ligando um dos terminais que sobram do ampop no GND e o outro no VCC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sáida do sensor ("sinal") deve ir tanto na entrada do primeiro ampop (do jeitinho que você fez) quanto na entrada do segundo (o que não foi feito, já que você ligou a saída do primeiro na entrada do segundo, o que não faz sentido).

Tire esses resistores de 100 Ohms. Você deve ligar o cursor do potenciômetro na entrada do ampop onde esses resistores de 100 Ohms estão, ligando um dos terminais que sobram do ampop no GND e o outro no VCC.

Claaaaaro, Lokasso! Agora sim faz sentido pra miiiiim!

YES! Você é o cara!!!

Eu refiz o desenho, veja de novo se tá certo pra mim?

mit.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigao,assumindo q este sensor q e usado em carro com injeçao,usa uma alimentaçao de 5v,desenhei o seguinte circuito,q pode ser melhorado,aguardemos os colegas.Ele na simulaçao deu uma referencia de 4.70 maxima e minima 3v e alguns quebrados kkkkk.Alcando se 4.70 ele leva a saida do comparador em nivel alto, e alcando se 3v tbem,porém entre estes valores a saida ficara em nivel baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigao,assumindo q este sensor q e usado em carro com injeçao,usa uma alimentaçao de 5v,desenhei o seguinte circuito,q pode ser melhorado,aguardemos os colegas.Ele na simulaçao deu uma referencia de 4.70 maxima e minima 3v e alguns quebrados kkkkk.Alcando se 4.70 ele leva a saida do comparador em nivel alto, e alcando se 3v tbem,porém entre estes valores a saida ficara em nivel baixo.

Perfeito, entendi!!

Preciso comprar os componentes agora e começar a montar! Já comprei o sensor de carro que custou 80 pilas =S

Bem, do que eu vou precisar?

- 3x Resistores (2k2, 12k, 22k) é isso mesmo?

- 2x LM324

Vai usar Pot em algum? Já tenho o proto, fonte...

Ah, foi bom lembrar... Não tem como eu tirar esta alimentação simetrica?? Ficaria mais fácil pra mim... depois pretendo acionar com um optoacoplador

Mais uma vez muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu recomendo usar dois trimpots para o divisor resistivo do que resistores fixos. voce tera muito mais jogo de cintura esse quiser mudar algum parametro sera bem mais simples. Quanto aos LM324... eles não são ampops não? E como o cabi falou realmente é melhor usar um comparador schmitt trigger. Apenas para explicar a figura dele. No limiar da tensão que voce colocou no comparadr podem ocorrer algumas oscilações que irão fazer com que o comparador esteja com a saida ativa ou não muito rapidamente. Consequentemente isso ira ativa e desativar a sua carga um grande numero de vezes quando voce so queria ativa-la uma vez. Eu acho que com o ajuste de tensão com os trimpots e os comparadores schmitt trigger ira ficar um circuito bem robusto e confiavel.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu recomendo usar dois trimpots para o divisor resistivo do que resistores fixos. voce tera muito mais jogo de cintura esse quiser mudar algum parametro sera bem mais simples. Quanto aos LM324... eles não são ampops não? E como o cabi falou realmente é melhor usar um comparador schmitt trigger. Apenas para explicar a figura dele. No limiar da tensão que voce colocou no comparadr podem ocorrer algumas oscilações que irão fazer com que o comparador esteja com a saida ativa ou não muito rapidamente. Consequentemente isso ira ativa e desativar a sua carga um grande numero de vezes quando voce so queria ativa-la uma vez. Eu acho que com o ajuste de tensão com os trimpots e os comparadores schmitt trigger ira ficar um circuito bem robusto e confiavel.

Abs

Certo, poderia explicar melhor pra mim como ficaria no circuito? Eu sou novo e pouco entendo disso! Queria ter tudo acertado pra eu comprar segunda e começar a montar

Como ficaria com o uso desse schmitt trigger e os trimpots? Poderia me ajudar?

Obrigado. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe pela demora, eu passei o fds sem computador pois fui viajar de ultima hora. Mas os trimpots voce deve colocar exatamente como na figura que voce postou, assim voce tera um ajuste da tensão de referencia de acordo com o dividor resistivo. Quanto ao Schmitt trigger . Na verdade ira usar apenas o comparador e resistencias que irao criar uma certa histerese no circuito. porém com essa configuração os trimpots irao ajudar mas o seu sistema perde um porco de flexibilidade pois eles em si irao influenciar na histerese. Eu nao vou colocar o circuito aqui como ficaria. Melhor que isso, leia esse pdf:

LINK

La tem uma explicação simples mas bem fácil de entender do que ira acontecer.

Falando de ativar a carga do click do mouse. Eu realmente não acho que voce va precisar de um opto acoplador, porém eu não sei o nivel de tensão que o mouse trabalha. Tome cuidado com isso pois pode ser LVTTL(3.3V) em vez de TTL(5V), ou qualquer coisa diferente disso.

Qualquer coisa estamos aqui.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sink00, que isso... por favor, não peça desculpas!!!

Eu que preciso pedir desculpas por abandonar meu projeto por um dia... E pela demora pra responder, meu HD queimou.. tive de trocar, saco!!! :S

Pois, comprei os três resistores com o LM339 para arriscar montar pra ver se daria certo.... Remontei o esquema elétrico baseando no datasheet do mesmo, porque difere do circuito montado no ISIS com o LM324.

Mas não funcionou... fiz uma força tremenda pra assoprar aquilo lá!! Acho que aquilo não tá certo :S Será que não existe algo mais fácil pra assoprar, essa pressão positiva vai assassinar o pulmão de alguém

Depois posto a foto da minha GRANDE montagem no protoboard, pois cheguei do trabalho e cansado não encontro o cabo de download lá :]

Mais uma vez Obrigado :]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um multimetro sim.. Tô usando ele, o circuito não tem resposta! :S

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=75524&d=1279292008

Eu tô usando exatamente este circuito apenas adaptei pro LM339 usando o datasheet dele, ou seja só mudei a ligação... Tô usando as mesma resistências.. :S

Na prática não obtive resultado :( Acho que vou chorar, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm agora olhando o circuito esqueci de um detalhe, coloque um resistor da ordem de 5k ligando as saidas dos comparadores à alimentação positiva (um pull-up). E cabecinha a minha. E como eu falei.. eu acabei de fazer o calculo das resistencias que voce esta utilizando, elas estão muuuuiiittto no limite. No caso voce realmente esta comparando com 4.7V e 3V. O ideal seria algo como 4.4V e 3.7V por exemplo. Mas dai teriam que ser mudadas as resistencias do divisor resistivo. Para finalizar depois dessas mudanças, tente medir as duas entradas do comparador para ver as tensoes nelas (tanto a de referencia quanto a do sinal) quando voce esta assoprando.

Acho que é isso.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...