Ir ao conteúdo

Frequência de trabalho de um relé

underline_bruce

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou com uma duvida quanto a frequência de comutação suportada por um relé da SONGLE (SRD-12VDC-SL-C) que retirei de um no-break.

Desenhei um circuito com dois IRF540, oscilando a 200Hz (com um 555), mais encontrei alguns problemas, que acredito poderem ser resolvidos com a substituição desses MOSFETs por apenas um relé, controlado por um BC547, mais restou-me a duvida se estes suportam essa velocidade de comutação, pois afinal de contas estavam inseridos em um circuito que trabalha com frequências bem menores.

Modelo reduzido da aplicação:

relay.png

Obrigado.

Postado

Beleza underline_bruce ?

Se é o q entendi, você colocou o contaro NF do rele em série com a própria alimentação da bobina dele ?

E vai usar esses pulsos ( liga e desliga ) para utilizar em outro esquema ?

Se for isso, dependendo da carga horária de funcionamento desse rele nessa situação, você vai ter q ter um estoque de reles em sua casa, pois a vida util do rele vai a zero !

Ex: Se numa fábrica, onde são usados rele "industriais", com alta durabilidade, e eles funcionam o dia todo, porém num ritmo bem menor, e ainda eles são trocados quase q mensalmente, imagina esse rele do seu circuito, q vai atracar e desatracar muito mais q 10 vezes por segundo !

Espere mais opiniões !

T+

Postado

Pelo que consta no datasheet na verdade teria que ser 0,5Hz no máximo, já que eles colocaram um campo intitulado "Maximum ON/OFF Switching" limitado a 30 por minuto.

Já no da Metaltex refere-se a taxa de operações por minuto do teste de durabilidade.

Eu achava que a máxima frequência de operação estaria limitada ao tempo que ele precisa para armar e desarmar.

Agora fiquei em dúvida.

Postado
Desenhei um circuito com dois IRF540, oscilando a 200Hz (com um 555), mais encontrei alguns problemas, que acredito poderem ser resolvidos com a substituição desses MOSFETs por apenas um relé, controlado por um BC547, mais restou-me a duvida se estes suportam essa velocidade de comutação, pois afinal de contas estavam inseridos em um circuito que trabalha com frequências bem menores.

É simples de perceber, se você alimenta um relé na frequencia da rede 60Hz o relé fica fechado permanentemente devido a oscilação da rede que é mais que suficiente.

Agora imagine esse funcionameto a 200Hz, o relé vai fechar mas não vai desatracar tanto em CA ou em CC.

Se você quer que seu circuito funcione nessa frequencia respeitando o tempo de 200Hz é aconselhavel utilizar um transistor ou similares.

Postado

Obrigado a todos pelas sugestões.

Felipe_zEr0, desde o inicio pensei em fazer essa comutação utilizando um CI 555 e um CD4049, utilizando um ou 2 IRF540, mais pelo fato de nunca ter utilizado um CD4049 e ter apenas uma vaga ideia de seu funcionamento, pensei erradamente em utilizar um relé, pela simplicidade.

Apenas para fins de aprendizagem eu desenhei o circuito abaixo:

555bc547relay.png

Para esse relé especifico, o capacitor de 0.22uF deve ser trocado por um de 47uF, assim eu teria t1 = t2 = 0.586 segundos e uma frequência de 0.85Hz, que acredito eu, deve ser baixa o suficiente para esse teste.

Ainda não montei o circuito por medo de ter cometido algum erro e danificar os componentes, que apesar de serem baratos, são totalmente escassos onde moro. Quero a opinião dos amigos se este diagrama esta correto. Os registores R4 e R5 são duas pequenas lâmpadas auto-motivas, para poder visualizar a comutação.

Obrigado

Postado
Para esse relé especifico, o capacitor de 0.22uF deve ser trocado por um de 47uF, assim eu teria t1 = t2 = 0.586 segundos e uma frequência de 0.85Hz, que acredito eu, deve ser baixa o suficiente para esse teste.

Ainda não montei o circuito por medo de ter cometido algum erro e danificar os componentes, que apesar de serem baratos, são totalmente escassos onde moro. Quero a opinião dos amigos se este diagrama esta correto. Os registores R4 e R5 são duas pequenas lâmpadas auto-motivas, para poder visualizar a comutação.

Obrigado

Amigo, eu já fiz alguns testes com o 555, aconselho a você utilizar um Trimpot ou potenciometro para poder regular a frequencia conforme você desejar.

Eu sei que existe uma formula que o fabricante fornece para você encontrar os valores necessários dos componentes que irá utilizar:

f = 1,49 / (Ra + 2.Rb) x C

http://img204.imageshack.us/img204/8815/555

Se você utilizar um valor fixo para o resistor Ra, você substitui o resistor Rb por um trimpot podendo assim variar a frequencia.

Eu acho mais fácil você começar pelo capacitor, pode ser qualquer capacitor eletrolítico (polarizado) desde que respeite a tensão nominal, aí você tem os valores da frequencia (f =200), tem o valor do capacitor (uF), substituindo os valores na fórmula você encontra qual trimpot e/ou qual resistor deva utilizar.

Postado
Obrigado a todos pelas sugestões.

Felipe_zEr0, desde o inicio pensei em fazer essa comutação utilizando um CI 555 e um CD4049, utilizando um ou 2 IRF540, mais pelo fato de nunca ter utilizado um CD4049 e ter apenas uma vaga ideia de seu funcionamento, pensei erradamente em utilizar um relé, pela simplicidade.

Apenas para fins de aprendizagem eu desenhei o circuito abaixo:

555bc547relay.png

Obrigado

O valor de R1 está muito baixo.

Com isto, quando o pino 7 for para nível baixo, uma corrente excessiva (teoricamente de 1,2A) irá circular por R1 e este pino.

Se sua intenção ao usar este resistor de valor baixo era deixar o duty cycle próximo de 50%, saiba que pode ligar um diodo em paralelo com R2 para isto, veja neste site:

http://www.doctronics.co.uk/555.htm

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!