Ir ao conteúdo

Partição inacessivel apos instalação de linux

PHMP

Posts recomendados

Postado

Ola,

Não sei se deveria colocar essa questão nesse forum ou no forum "GNU-LINUX"

Tenho um netbook Lenovo Ideapad.

Ele veio de fabrica com um HD de 140GB, instalado com Windows XP.

Tentei instalar o Ubuntu10.04.

Selecionei para particionar o HD separando 40GB para o Ubuntu.

Por um problema generalizavel, Apos a instalação do Ubuntu o Windows não estava mais funcionando.

Apos isso usei o Software de recuperação do produto Lenovo, que afirma retornar todo o conteudo do disco rigido para o estado original (de fabrica)

Uma vez feita a restauração o Windows passou a operar normalmente.

O computador, agora roda diretamente o Windows sem fazer qquer pergunta.

entretanto apos reinstalar o windows o drive C so reconhece 100 GB (exatamente o que eu tinha deixado na instalação do ubuntu para o windows)

Tentei ver o que apareceria no Particinador do ubuntu.

O instalador do ubuntu afirma que 40GB do HD estão utilizando o Ubuntu.

porém caso eu tente instalar o ubuntu novamente ele so tenta "sobreescrever" a parte destinada a Windows, nem tenta substituir a parte destinada ao Linux.

Alguem pode me ajudar

Teria como eu recuperar esses 40 gb para windows?

Ou teria como eu instalar o linux novamente sobre esse espaço reservado para ubuntu?

Abraços

Postado

Amigo é o seguinte

Uma vez feita a restauração o Windows passou a operar normalmente.

O computador, agora roda diretamente o Windows sem fazer qquer pergunta.

entretanto apos reinstalar o windows o drive C so reconhece 100 GB (exatamente o que eu tinha deixado na instalação do ubuntu para o windows)

Quando você loga com o Windows ele não reconhece a partição do linux se ela estiver em EXT2, EXT3 ou EXT4. Por isso você está vendo apenas o tamanho de 100G no seu note.

Tentei ver o que apareceria no Particinador do ubuntu.

O instalador do ubuntu afirma que 40GB do HD estão utilizando o Ubuntu.

porém caso eu tente instalar o ubuntu novamente ele so tenta "sobreescrever" a parte destinada a Windows, nem tenta substituir a parte destinada ao Linux

Quando ele tenta reescrever a partição da algum erro?

Se sim qual erro?

Ele pode está simplesmente tentando refazer o Grub para você ter dual boot com os dois sistemas.

Se você quiser ter o dual boot dos dois sistemas de uma olhada neste tutorial aqui que tem no clube http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-como-restaurar/535255.

Nas ultimas postagem tem um link que deixei la que tem todos os passos para você fazer isto.

Teria como eu recuperar esses 40 gb para windows?

Ou teria como eu instalar o linux novamente sobre esse espaço reservado para ubuntu?

Se você não quiser o dual boot você pode usar um cd botavel com o partition magic e deletar a partição do linux, e depois redefinir a partição do Windows para que ele tome novamente o tamanho total do HD.

Espero ter ajudado

Abraço!

Postado

Obrigado.

Aparentemente é isso mesmo.

porém gostaria de saber porque na primeira tentativa o windows deixou de funcionar.

e se existe o risco de isso ocorrer novamente se eu executar o procedimento proposto no link que você me passou

vou executar o procedimento

qq coisa volto a postar,

abraço

• 2 semanas depois...
Postado

O que pode ter acontecido no seu pc foi que quando você instalou o segundo SO, não foi criado corretamente o dual boot, e por isso a partição ficou inacessivel, faça as mudanças ai e poste o resultado.

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...