Ir ao conteúdo

Estabilizador desperdiça energia?

jnsnetinho

Posts recomendados

Postado

Ola! Estou com uma dúvida que acredito que muitas outras pessoas também tenha, É o seguinte eu tenho um cyber com 15 PCs teoricamente 15 estabilizadores , eu andei conversando com um amigo que é eletricista e ele me falou que estabilizador desperdiça energia:seila::seila: e me deu a seguinte dica para eu comprar um estabilizador grandão que de conta de tudo, com isso eu teria uma economia de 20 ate 30% na energia!!!:eek: Imagina ai eu pago um pouco mais de R$ 0,51:angry: por kilowatts ou sei la o nome! Sempre no fim do mês sempre da uns 500 a 550 pilas por mês ate 10% já esta muito bom!:D PERGUNTO: será mesmo que se eu trocar 15 estabilizadores por “1 GG” eu teria uma economia? E onde eu compraria essa bicho?;)

desde ja muito grato a todos!!!

Postado

Quer uma solução melhor? Coloque um filtro de linha de qualidade mediana em todos os seus 15 PC's e terá uma economia muito maior.

Caso os PC's estejam perto um do outro, pode até aproveitar as tomadas e ligar dois ou três PC's num só filtro. Vai economizar na aquisição de um estabilizador grande, que na minha opinião não vai ser mais economico do que 15 estabilizadores não, vai ser a mesma coisa, fora o gasto inicial de aquisição.

Postado

Sugiro que leia esse tópico e depois queime esses estabilizadores e compre uns bons filtros de linha (Upsai e APC(não é mais vendido no brasil , só se importar) para 110v e Clamper para 220v ou os da Belkin se achar).

-

Poxa _rau_ postou junto comigo :D

Postado

Num estabilizador grande pra dar conta de 15 PCs, você só encontraria soluções de alto custo e benefício muito questionável.

Infelizmente nosso pais é prodígio em colocar no mercado estabilizadores, mas filtros de linha com qualidade mesmo que mediana, são difícil de se encontrar.

Filtros bons que são relativamente fáceis de se encontrar no nosso pais estão na faixa dos R$ 100, medianos eu conhecia os Lábramo e MTM, mas não consegui acha-los em nenhuma loja pra te indicar, os simples hoje que mais tão "valendo a pena" são os Clone, mas você teria que gastar com adaptadores porque eles já tão vindo no novo padrão de tomadas e eles não são a opção ideal caso você possua aterramento na sua rede elétrica.

Eu indicaria então os Filtros da Clamper, caso possua fio terra na rede, e se possível ligar dois PC's por filtro, você poderia comprar 8 filtros ao invés de 15 ou então compra uns 5 filtros e extenda sua capacidade de tomadas com extensões que poderiam ser filtros baratinhos. Cada filtro Clamper te permitiria ligar em torno de 5PC's caso você extenda as tomadas, dai daria pra gastar menos ainda. Como você procura economia rapida, é melhor não gastar demais na aquisição de produtos ou demorará mais a ver o retorno.

Faltou indicar:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=DPSCOMP4TBR

Postado

Rapaz to gostando muito do rumo que esse papo ta tomando rsrsrsrs! Vou aqui posta mais uns detalhes e duas duvida! Para começar gostei muito da ideia dos filtros de linha ate porque já vi que estabilizadores não uma coisa boa e outra coisa meus pcs ficam muito pertos uns dos outros para você ter ideia eu ligo 4 estabilizadores em um filtro de linha, agora primeira duvida e sobre a alteração de tensão que dizem que só os estabilizadores suporta? 2º Trocando por filtro de linha vou ter uma economia na energia? Ou o único beneficio será por te tirado os coisas ruins

Postado

Por "alteração de tensão" creio que você esteja falando de oscilação de tensão, correto?

Pois saiba que as fontes, mesmo as genéricas, possuem tolerância de 20% operando com carga máxima, sendo que normalmente a rede não oscila pra valores fora desses patamares.

Em 220V qualquer fonte trabalha de 180 até 264V

Em 115V ela vai de 90 até 135V.

Esses são pré-requesitos dos normalizadores que desenvolve as normas para a fabricação de fontes de alimentação ATX. Já os monitores por exemplo trabalham automaticamente de 100-240V.

Filtros de linha não consomem nada de energia, se consomem alguma coisa é coisa irrisória, só a alimentação dos LED's de indicação por exemplo. Já estabilizadores possuem uma eficiência em torno de 90-95%. De 5 à 10% da sua capacidade máxima em VA, é jogado fora em forma de calor, independente de algo estar ligado nele ou não.

Tirando os estabilizadores e colocando filtros, terá sim uma economia de energia.

Se a rede aí for 220V, não esquece de mudar todas fontes para 220V na chave seletora, hein!

• Membro VIP
Postado
Rapaz to gostando muito do rumo que esse papo ta tomando rsrsrsrs! Vou aqui posta mais uns detalhes e duas duvida! Para começar gostei muito da ideia dos filtros de linha ate porque já vi que estabilizadores não uma coisa boa e outra coisa meus pcs ficam muito pertos uns dos outros para você ter ideia eu ligo 4 estabilizadores em um filtro de linha, agora primeira duvida e sobre a alteração de tensão que dizem que só os estabilizadores suporta? 2º Trocando por filtro de linha vou ter uma economia na energia? Ou o único beneficio será por te tirado os coisas ruins

Amigo

Se puder pesquisar nos tópicos sobre estabilizadores encontrará muita informação sobre as questões levantadas e assim, além de dirimir algumas dúvidas, terá mais condição de discutir com o pessoal que entende do assunto!

Veja esses links:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

http://forum.clubedohardware.com.br/doencas-eletricas-seus/654141

http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

http://forum.clubedohardware.com.br/nao-usem-estabilizadores/109040

http://forum.clubedohardware.com.br/voc%C3%AA-j%C3%A1-viu/482317

http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

Como pode ver, estabilizador é um tema por demais discutido e que tem muita informação já postada!

Boa leitura!

Postado

Esta sendo muito bom fazer parte deste forum pois de ontem para hoje aprendi muito depois das informações que obtive aqui abriu uma porta para uma sede de conhecimento fiquei ate 04:30 da manha lendo:eek: muitos artigos em muito fóruns diferentes com isso eu vi que estabilizador não é uma coisa boa!:angry: mas ai fiquei indagando diversas questões para as quais não achei resposta e com isso gostaria de saber se os amigos teria umas explicações ou ate mesmo teorias que gostaria de dividir!;):help:

1º se o estabilizador é tão ruim assim porque danado ainda se fabrica e vende esse coisa ruim?:confused:

2º aqui onde moro tem horas que a energia fica oscilando muito tanto que os estabilizadores ficam estralando muito chega a da raiva!:angry: pergunto: a fonte sozinha da conta disso?:confused:

3º eu poderia ligar 4 computadores no filtro de linha que o amigou mostro logo acima?:confused:

4º todas as minhas fontes são genéricas (R$ 38,00) caga máxima combinada 143w:wacko: pergunto: para eu fazer isso eu teria que trocar todas elas?

Sei que é chato fazer tanta perguntas mais onde moro não tem um filho de Deus que possa me tirar essas duvidas

Mais uma vez dês de já muito grato a todos!!;)

Postado

1 - Ignorância gera lucro e por isso os fabricantes de estabilizadores nunca vão admitir nada e os órgãos que normalizam esses produtos também não podem fazer nada a não ser tentar manter a qualidade desses produtos dentro do mínimo "aceitável", ninguém a não ser o consumidor pode fazer alguma coisa. Mas eu pessoalmente não diria que pelo menos os modelos atuais são ruins ao ponto de danificar o equipamento alimentado, mas sim desnecessário na maioria das suas funções. Sei que alguns discordam de mim nesse ponto, mas o fato é que sua função de estabilizar é desnecessária e traz consigo algumas desvantagens.

2 - Você já mediu com um multimetro o valor dessa oscilação? Meros 5V de oscilação pra cima e pra baixo não causa dano algum, mas o estabilizador ativa e desativa relés constantemente durante essa pequena oscilação, fazendo um trabalho inútil.

3 - Se não ultrapassar 1270W em 127V ou 2200W em 220V, pode.

4 - Não necessariamente. Minha experiência mostra que mesmo essas fontes funcionam bem sem estabilizador.

Pode continuar perguntando, tamos aqui pra isso.

Postado

Deixa eu ver se entendi?:confused::confused:

Vou mastigar aqui um pouco as coisas para que outros leigos como eu não quebre a cara também! A energia entra no estabilizador 220 e sai 110 nesse trabalho de redução eu já perco energia de cara e depois minha fonte pega a energia que vem 110 e bota para 220 de novo ai eu já perdi um tanto de energia novamente no dobrador de tensão com isso já da para dize que o estabilizador esta estragando energia sem contar que o estabilizador por se só com sua ineficiência faz com que a fonte trabalhe mais e assim estressando a fonte mais ainda e com isso gerando mais calor e conseqüentemente estragando assim mais energia e não para por ai bem medido e bem pesado se torna ineficiente e desnecessário e só por estar ligado já esta jogando energia fora!

Muito grato a todos!:D

valeu _rau_ você é o cara!!:aplausos::aplausos::aplausos:

Postado

Vou mastigar aqui um pouco as coisas para que outros leigos como eu não quebre a cara também! A energia entra no estabilizador 220 e sai 110 nesse trabalho de redução eu já perco energia de cara e depois minha fonte pega a energia que vem 110 e bota para 220 de novo ai eu já perdi um tanto de energia novamente no dobrador de tensão com isso já da para dize que o estabilizador esta estragando energia sem contar que o estabilizador por se só com sua ineficiência faz com que a fonte trabalhe mais e assim estressando a fonte mais ainda e com isso gerando mais calor e conseqüentemente estragando assim mais energia e não para por ai bem medido e bem pesado se torna ineficiente e desnecessário e só por estar ligado já esta jogando energia fora!

Basicamente isso.

Talvez faltou 1 ou outro detalhe, mas nada que eu me lembre agora.

Talvez faltou o seguinte fato:

Quando a energia varia, a fonte se adapta à variação. Uma eternidade depois o estabilizador manda seu Tlec maldito mandando seus 6volts à mais para "compensar a variação". A fonte tem que se adaptar de novo.

Se você remover o estabilizador, o que vaia contecer é isso:

Quando a energia varia, a fonte se adapta à variação.

Pronto, só isso. Isso se ficar entre os 90v e 130v.

Se baixar de 90v ela desliga (se não me engano estabilizador desliga nos 93v). Se subir de 130v pipoca tudo (mas ai pipoca tudo que esteja ligado na tomada em sua casa. Sua TV, Microondas....). No caso de subir, se não me engano a CIA elétrica deve pagar o prejuízo.

Mas quanto ao fato de oscilar para um valor mais alto, eu te pergunto:

Algum dia já pipocou tudo ai na sua casa? (já que só computadores estão no estabilizador) Não? Então até agora nunca passou e 130v. (e pode ficar esperando sentado até chegar o dia que vai passar)

Postado

O dobrador de tensão interno da fonte gasta um pouquinho de energia, mas é muito pouco, não dá tanta diferença no fim do mês, mas já é alguma coisa. Em 220V as perdas na fiação também são menores.

Valeu pelo "o cara", mas é bondade sua... :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...