Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conselho para proteção básica de nova máquina: Estabilizador? Filtro?

fahr

Posts recomendados

Olá a todos... Comprei um novo computador top de linha e estava pensando se meu velho estabilizador iria ser suficiente para esse novo PC, acabei achando informações que até hoje eu nem imaginava... E olha que entendo um pouco de informática, mas esse assunto sobre estabilizadores eu nunca havia procurado, pois aqui no Brasil é incrível como as coisas funcionam... Até eu que me interesso por informática e não sou tão leigo, fico anos e anos sem saber que o estabilizador mais atrapalha do que ajuda... (E se bobear antes de eu ficar sabendo eles já mudaram e estão ajudando hoje em dia)...

Bom, o que venho pedir é uma ajudinha, a quem tiver um tempo para analisar meu caso e entenda do assunto, gostaria de um conselho...

Imagino que os detalhes dos harwares não interferem, apenas a fonte... Então, a fonte é uma Corsair 850w Reais Pfc Ativo Cmpsu-850tx, o valor gasto com o computador já foi muito elevado, então preferiria usar filtros apenas para ganhar uma leve proteção extra para a máquina...

1) Ligada diretamente na tomada, essa fonte por si só já faz uma proteção razoável!? Tipo, na pior das hipóteses ela queimaria sozinha?!

2) Os estabilizadores hoje em dia compensam ou é melhor ficar nos filtros ainda pois eles ainda fazem a fonte "trabalhar" mais!?

3) Alguém me indica algum produto ou combinação de fatores que não ultrapassem muito a barreira dos R$100,00?!

4) Uso roteador e modem, se for colocar filtro, é essencial que tenha filtro de linha telefônica também correto!?

5) Os DPS instalados nos quadros de luz, para usuário doméstico, tem custos baixos!? Eles ajudam proteger (pelo menos em parte) toda parte elétrica da casa!?

Obs: aqui no prédio não tem aterramento, acredito, pois as tomadas não tem o buraco do terra.

Desde já agradeço a quem entender do assunto e puder me responder...

Obrigado, Thiago Sato, Juiz de Fora - MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Ligada diretamente na tomada, essa fonte por si só já faz uma proteção razoável!? Tipo, na pior das hipóteses ela queimaria sozinha?!

Existem duas perguntas ai, vou separar as respostas em a e b:

a) Sim, mais do que razoável. Uma boa fonte é por si mesma a melhor proteção para um computador.

B) Na pior das hipóteses, não. Mesmo as melhores fontes podem eventualmente falhar em suas proteções. Mas em quase 100% dos casos sim, ela queimaria sozinha.

2) Os estabilizadores hoje em dia compensam ou é melhor ficar nos filtros ainda pois eles ainda fazem a fonte "trabalhar" mais!?

Uma pesquisa rápida sobre o assunto lhe responde a questão. Seu próprio texto inicial indica que você já adquiriu as informações sobre isso.

3) Alguém me indica algum produto ou combinação de fatores que não ultrapassem muito a barreira dos R$100,00?!

Em Juiz de Fora a tensão padrão é 127V, a menos que você próprio tenha feito modificação para 220V em alguma tomada, hipótese que vou desconsiderar. Segue, pois, a indicação:

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05&ord=0

4) Uso roteador e modem, se for colocar filtro, é essencial que tenha filtro de linha telefônica também correto!?

Não é essencial, embora seja útil, recomendado. Porém quando a rede não dispõe de aterramento a proteção para linha telefônica é inútil, não funciona, já que os protetores fazem uso do terra para essa proteção.

5) Os DPS instalados nos quadros de luz, para usuário doméstico, tem custos baixos!? Eles ajudam proteger (pelo menos em parte) toda parte elétrica da casa!?

Protegem bem. Quanto aos custos, consulte também a mão de obra do seu eletricista para instalação.

Link para o comentário

Olá, muito obrigado pelas respostas!

Uma pesquisa rápida sobre o assunto lhe responde a questão. Seu próprio texto inicial indica que você já adquiriu as informações sobre isso.

Realmente ainda não descobri se hoje em dia compensa pegar um estabilizador ou ainda é preferível apenas filtro... =P Vi que eles vem com filtros dentro hoje, mas, eles ainda causam muito desperdício de energia e fazem a fonte trabalhar mais!??!

Segue, pois, a indicação:

http://www.videosonic.com.br/produto...uto=AF05&ord=0

Gostei, caso for ficar apenas com filtro, esse será uma boa...

Não é essencial, embora seja útil, recomendado. Porém quando a rede não dispõe de aterramento a proteção para linha telefônica é inútil, não funciona, já que os protetores fazem uso do terra para essa proteção.

Então, caso não seja mesmo aterrado aqui, nem preciso colocar o cabo telefônico da internet no filtro correto!? Deixo ele direto no modem mesmo!?

Tenho 2 alternativas, qual você acha melhor:

1) Comprar um filtro de R$100,00 (talvez o sugerido por você) e usá-lo até ter dinheiro para comprar um No-Break (talvez esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148168806-nobreak-sms-net4-1400va-bivolt-autonomia-de-ate-60-minutos-_JM, demoraria talvez uns 5 meses),

2) Comprar um estabilizador de 1000VA e ficar apenas com ele (talvez esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149079045-estabilizador-sms-1000va-2-tomadas-mono-115v-somos-loja-_JM).

Link para o comentário

Olá, muito obrigado pelas respostas!

Realmente ainda não descobri se hoje em dia compensa pegar um estabilizador ou ainda é preferível apenas filtro... =P Vi que eles vem com filtros dentro hoje, mas, eles ainda causam muito desperdício de energia e fazem a fonte trabalhar mais!??!

Fazer a fonte trabalhar mais é a natureza do estabilizador e isso NUNCA vai mudar.

Eles foram inventados em 1941 para serem usados EM 1941. Já é tecnologia totalmente inútil e o brasil é um dos últimos países onde existem pessoas que o usam.....

E tampe os ouvidos quando vierem falar que a energia do brasil é ruim.... quem fala isso não sabe do que está falando.

Link para o comentário

Fazer a fonte trabalhar mais é a natureza do estabilizador e isso NUNCA vai mudar.

Eles foram inventados em 1941 para serem usados EM 1941. Já é tecnologia totalmente inútil e o brasil é um dos últimos países onde existem pessoas que o usam.....

E tampe os ouvidos quando vierem falar que a energia do brasil é ruim.... quem fala isso não sabe do que está falando.

Então a melhor coisa é comprar o filtro sugerido pelo Kayke!? Ou ligar direto na tomada!?

Link para o comentário

Então a melhor coisa é comprar o filtro sugerido pelo Kayke!? Ou ligar direto na tomada!?

É nessa hora que o nome atrapalha.

Nos estados unidos um filtro desse se chamaria Surge Arrester, que na tradução correta ficaria: Protetor Contra Surtos.

Ele possui a função de Filtrar e de Proteger, portanto não seria apenas um filtro.

Mas como no brasil tudo se chama filtro de linha....

Ligue no "filtro" (e protetor contra surtos) que vai ficar bem melhor do que na tomada.

Link para o comentário

Mesmo já com algumas respostas, vou acrecentar algo que eu sei:

A fonte por si só traz sim certa proteção, mais não a proteção adequada. Mais não é verdade que só a fonte queimará se der um pico de energia por exemplo; pode queimar outros componentes sem nenhuma dúvida!

Compesam sim! Uso estabilizador a 3 anos e nunca tive problema com isso. O fato de ele fazer a fonte trabalhar mais é relativo. Vai depender muito da qualidade do estabilizador!

Além disso é melhor do que ligar o micro direto na tomada. Outra coisa que entrou na graça do povo é o Módulo Isolador que que além de fazer o papel do estabilizador é também um aterramento eletrônico, porém é muito mais caro, cerca de 700 reais o.o

Somente um estabilizador está de bom tamanho que está em média 70 reais! Ele faz o papel de filtro de linha que serve para estabilizar pequenos ruídos e também establizar picos e quedas de tensão.

Como o nosso amigo acima falou, não é obrigatório, mais é muito útil!

Protegem sim. Quanto aos custos eu não sei. Conheço alguns eletricistas e se for conveniente ainda, postarei outra hora a resposta!

Espero ter contribuído para o tópico!

Link para o comentário

Jorno,

Só pra dar nomes aos bois:

Nos EUA: Surge Arrester: DPS de quadro elétrico, tb chamados de SPD's. Surge Protector: Réguas protetoras ou os filtros de linha.

De acordo com a UL1449 3a Edição, nenhum desses dispositivos podem mais ser chamados de TVSS - Transient Voltage Surge Supressor e sim sempre SPD.

-----

Saymon, um transformador isolador não substitui todas as funções de um bom aterramento e ainda gastam um bocado de energia. Nenhuma linha de sinal é possível de se protegida com um módulo isolador por exemplo, elas dependem de um protetor dedicado e fio terra corretamente instalado. O máximo que um transformador isolador te traz de vantagens é proteção contra choques elétricos, que seria dada por um bom aterramento, e a outra vantagem é uma maior imunidade dada contra surtos em modo comum, entre neutro-terra. Do resto, balela... As outras respostas vou deixar o pessoal responder.

Link para o comentário

???????? Tem certeza?? Eu trabalho com isso! E aliáz eu estou fazendo uma reciclagem e a pouco tempo estudei isso, ou seja, o módulo isolador é um aterramento eletrônico.-_- Aliáz se não fosse bom e seguro não seria tão caro!:D Mais uma vez, espero ter ajudado!

Link para o comentário

Obrigado a todos pelas opiniões...

Acho que ficarei com o filtro pra ajudar na proteção =)

Sobre choque, é bem melhor sempre que for mexer dentro da CPU (trocando HDs por exemplo como eu faço direto), antes, tirar tudo da tomada... Correto!?

Link para o comentário

Pessoal, aproveitando o gancho do tópico, gostaria de sanar uma dúvida.

Moro em brasília e estou com dificuldades para achar um bom filtro de linha que não seja comprado via internet...

Sei que perto dos filtros comentados aqui no forum esse é um tanto quanto fraco, mas daria pra ir quebrando um galho enquanto não compro coisa melhor ou seria melhor ligar direto na tomada?

aqui segue a descrição de um dos melhorzinhos que pude achar em uma rápida pesquisa.

DESCRIÇÃO

- Supressor de transientes e picos de tensão

- Proteção contra curtos circuitos e sobrecargas

- Chave Liga / Desliga

- 04 Tomadas elétricas padrão NBR14136

- Sistema de fixação

- LED indicador de funcionamento

- Fusível de proteção

- Protege computadores, impressoras, fax, televisores, videogames e eletroeletrônicos em geral.

Detalhes Técnicos

• Número de tomadas elétricas: 04 (NBR14136)

• Chave ON/OFF: Sim

• Corrente máxima: 8A

• Tensão de operação: 127/220V~

• Fator de proteção: 140 Joules

• Filtro de linha: classe X2, Y2

• Pico máximo de corrente: 4500A

• Potência máxima de consumo:

• Tensão de entrada: 127V | 1000W

• Tensão de entrada: 220V | 1760W

• Tensão máxima de grampeamento: 710V

• Fusível: 10A

• Comprimento do cabo: 1,20 m (PVC / Cobre - NBR13249)

Link para o comentário

Sei que perto dos filtros comentados aqui no forum esse é um tanto quanto fraco, mas daria pra ir quebrando um galho enquanto não compro coisa melhor ou seria melhor ligar direto na tomada?

Você está se referindo a um dos filtros da Clone, que estão entre os melhores para 220V dentre os diversos filtros genéricos espalhados por esse país. Além disso nem que seja apenas para multiplicar tomadas é sempre melhor ou pelo menos mais prático ligar no filtro. Pouca gente teria tanta tomada disponível perto do PC.

Link para o comentário

Você está se referindo a um dos filtros da Clone, que estão entre os melhores para 220V dentre os diversos filtros genéricos espalhados por esse país. Além disso nem que seja apenas para multiplicar tomadas é sempre melhor ou pelo menos mais prático ligar no filtro. Pouca gente teria tanta tomada disponível perto do PC.

Exatamente, é um clone sim, desses baratos, apesar de ser o mais caro dentre os baratos...

mas a questão é:

oferece alguma proteção ou é meramente uma extensão?

porque lá fala que tem proteção contra surtos e tal, mas falar é bem diferente de fazer, por isso minha dúvida!

Link para o comentário

Gostaria de dar minha contribuição aqui também, aprendi bastante com o pessoal daqui e lendo vários artigos aqui e de outros fóruns e sendo influenciado para buscar informações em fontes corretas e confiáveis, colocarei o que acho que está faltando no tópico...

Um complemento importante falta aqui, talvez seja o único, pois as informações técnicas e a decisão do autor do tópico foi correta de acordo com sua análise nas sugestões do pessoal aqui. Saymon Lisboa, o fórum serve para isso sim, mas se for depender apenas disso sempre existirá, pois é natural do ser humano errar e buscar onde possa melhorar, por isso sempre irá existir os fóruns. O grande problema e de maior relevância é que onde as pessoas do nosso país procuram as informações e posteriormente as soluções é que estão contaminadas.

Veja bem, aqui no clubedohardware tem em sua maioria pessoas que entedem bem do assunto e estão dispostas á ajudar e falar a verdade sobre os assuntos relacionados ao que se debate aqui, e ainda bem intencionadas para ajudarem no que diz respeito as dúvidas postadas aqui, não duvido que seja este o motivo real de algumas críticas que li em alguns lugares á respeito do fórum,rs. O que você estudou e te ensinaram sobre os estabilizadores é falso, seus professores certamente estão errados, não digo em tudo claro, mas neste quesito pelo menos sim. Se tem eles interesse em defenderem isso por partilharem do lucro sendo vendedores, fornecedores ou algo do tipo eu não sei, tampouco se é apenas puxa saquismo, mas algum motivo para persistirem nessa propagação da ignorância eles tem.

Sobre a questão do transformador eu não sei muito bem, mas me lembro de ter lido sobre, e também visto outras opiniões á respeito, por isso, concordo com o rau, ele realmente gasta mais energia, e no que visa proteção geral, e o custo benefício disso um aterramento bem feito é melhor opção!

abraços! ^_^

Link para o comentário

Exatamente, é um clone sim, desses baratos, apesar de ser o mais caro dentre os baratos...

mas a questão é:

oferece alguma proteção ou é meramente uma extensão?

porque lá fala que tem proteção contra surtos e tal, mas falar é bem diferente de fazer, por isso minha dúvida!

Oferece uma proteção básica, tem os componentes básicos de filtragem e varistores para proteção. Não se compara com um Belkin ou com um APC, mas é melhor do que nada e melhor que um estabilizador. Também melhor que os SMS, TKN, Daneva, Multilaser, C3Tech, Bright, etc.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!