Ir ao conteúdo

Reparo em fonte chaveada externa p/ HD

fernandom

Posts recomendados

Postado

Pessoal, seguinte: a fontezinha que eu uso para ligar um hd externo com conversor de SATA/IDE para USB queimou. Ela deixou de funcionar de repente, então a abri, liguei de novo e queimou de vez um (acho que) transistor de chaveamento, eu vi quando ele deu uma "micro-explosão" com pequeno clarão.

Sou técnico em eletrônica e ironicamente já trabalhei com fontes chaveadas mas há muito tempo que não mexo com isso.

Pesquisei data sheets do componente danificado usando os valores escritos nele (T K1377), mas não encontrei. "T" me parece ser o nome do fabricante segundo algumas informações que achei durante esta busca.

Posso até comprar outra fonte, mas ela deve custar seus 50,00 e quero tentar economizar este dinheirinho. Não creio que haja mais nada queimado e acho que a substituição deste componente, inclusive por um equivalente, pode resolver.

Segue fotos da fonte para que possam me ajudar.

Abração.

post-144780-13884956404923_thumb.jpg

post-144780-13884956405482_thumb.jpg

• 2 semanas depois...
Postado
Pessoal, seguinte: a fontezinha que eu uso para ligar um hd externo com conversor de SATA/IDE para USB queimou. Ela deixou de funcionar de repente, então a abri, liguei de novo e queimou de vez um (acho que) transistor de chaveamento, eu vi quando ele deu uma "micro-explosão" com pequeno clarão.

Sou técnico em eletrônica e ironicamente já trabalhei com fontes chaveadas mas há muito tempo que não mexo com isso.

Pesquisei data sheets do componente danificado usando os valores escritos nele (T K1377), mas não encontrei. "T" me parece ser o nome do fabricante segundo algumas informações que achei durante esta busca.

Posso até comprar outra fonte, mas ela deve custar seus 50,00 e quero tentar economizar este dinheirinho. Não creio que haja mais nada queimado e acho que a substituição deste componente, inclusive por um equivalente, pode resolver.

Segue fotos da fonte para que possam me ajudar.

Abração.

Amigo, procurei esse transistor e tb não achei nada, mas achei este, bem próximo, como se trata de um mosfet, não custa tentar, abs!!!

post-618583-13884956520572_thumb.jpg

• 2 semanas depois...
Postado

Se trata do 2SK1377 as especificações é 400V 5,5A-- use o IRF630 se não achar o original, esse IRF é muito comum tenho certeza que achará..

abraços

• 2 meses depois...
Postado

Atualizando a situação: hoje substituí o transistor em questão 2sk1377 pelo IRF360 conforme dica do colega acima.... Não funcionou, nem sinal deu :bored:. Vou tentar conseguir o 2sk mesmo ou outro equivalente mais próximo e tento de novo, daqui a alguns dias. Aí se não der certo vou comprar uma fte externa por 15 mangos no ML.

valeu;

PS.: Testei todos os diodos da placa e não encontrei nada de errado. Na primeira foto, ao lado de um capacitor disco azul há uma fotoacoplador (817c), será que este bichinho pode dar problema também?

Postado

Troque o capacitor ele pode estar com defeito veja seus transistores vizinhos, eu ja concertei um fonte de play 2 e tinha defeito no capacitor e transistores vizinhos;)

• Coordenador
Postado
PS.: Testei todos os diodos da placa e não encontrei nada de errado. Na primeira foto, ao lado de um capacitor disco azul há uma fotoacoplador (817c), será que este bichinho pode dar problema também?
Sim! o foto-acoplador pode atrapalhar o funcionamento da fonte! as vezes aumentando a tensão de saida ou "matando" ela!, mas com um osciloscópio você sempre verá uma tentativa de oscilação no primário!..., os componentes de polarização do foto-acoplador também são muito importantes! muitas das fontes usa um tal TL431 (regulador ajustável) que é um verdadeiro vilão nelas!... verifique também os resistores de precisão em torno deste regulador!...
  • 6 meses depois...
Postado

Olá, pessoal.

Joguei a toalha para este problema, não tenho tido motivação nem precisei tanto assim da fonte para tentar resolver este defeito. Então quero fechar o tópico, ou dá-lo como resolvido, sei lá... (administradores do fórum: podem ajudar?)

Agradeço as dicas e vamos para os próximos defeitos.

Um abraço

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...