Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificação De Chips De Memória Das Vga's

J.J.

Posts recomendados

Estou pensando em criar um tópico para, se não acabar, pelo menos diminuir bastante as dúvidas de todos (eu inclusive :rolleyes: ) sobre as VGA's de 64 e 128 bits...

Primeiro o mais básico. A QUANTIDADE de memória que uma placa tem é um item importante. Atualmente recomenda-se a utilização de 128 Mb, no mínimo, mas, além disso, o TEMPO DE ACESSO e a BANDA DE MEMÓRIA também são fundamentais.

Com relação à quantidade de memória, já existe um tópico "destacado" nesta parte do fórum para saber a quantidade. Basta verificar o número de chips de memória. Mas, e com relação à banda e o tempo de acesso ?

Aqueles que possuem o conhecimento e a experiência necessária poderiam informar de que maneira reconhecer, através do exame dos chips de memória, qual a banda de opração e o tempo de acesso ?

Isso é muito importante tendo em vista que, hoje em dia, quando você resolve sair À caça de uma boa vga com baixo custo, e deseja que ela tenha uma performance minimamente decente, não adianta mais pesquisar na rede atrás de um modelo. É tamanha a variedade, e a dificuldade, que encontrar um determinado modelo tornou-se impossível. Mais interessante ser capaz de identificar as características mais importantes da placa para garantir ter um mínimo de qualidade na sua compra.

Fico no aguardo das innformações do pessoal mais habilitados.

Abraços para todos.

J.J. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veyu

Para calcular a banda é só usar a fórmula:

Banda = freq.memória x bus width / 8

No caso da MS-8907 ficaria assim (no clock padrão) :

Banda = 400 x 128 / 8 = 6.4GB/s

Se colocar a memória para operar por exemplo em 500 MHz :

500 x 128 / 8 = 8.0 GB/s

(postado por ctenaglia) num tópico meu,m valeu ctenaglia...= )

tipo a preferência da galera por VGA é dessas fabricantes: MSI, Asus, Prolink, Inno3d, Chaintech, Mercury e XFX (as mais conhecidas)

tipo, porém as MSI vem com muitos "recursos" (eu acho q são coisas futeis, só para aumentar o preço da mesmo, tipo cds, acessórios etc).....a Asus é uma placa cara também, e difícil de ser encontrada, a Prolink juntamente com a Inno3d são boas também e fáceis de ser encontradas, já Chaintech e Mercury já é um pouco mais difícil....a XFX (pine) é a placa q eu ouço + reclamações.......

tipo c eu tiver errado em alguma informação, por favor alguém me corrija = )

OBS: são fáceis de serem encontradas, não de 128 bits....a prolink só se acha 128bits se for PCI, ta uma raridade essas VGA de 128bits.......

falou

Link para o comentário

Sobre a banda o Jappinha já respondeu

Sobre o tempo de acesso, é o que cybervoodoo postou. Para maiores detalhes veja este tópico

Para o cálculo ns / MHz veja este outro

Só uma correção quando você fala Com relação à quantidade de memória, já existe um tópico "destacado". O tópico não se refere a quantidade de memória e sim a largura do barramento de memória (bus width).

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!