Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor: HD ATA - MB SATA

Gabriel Vargas

Posts recomendados

Olá a todos,

Possuo uma máquina com MB Gigabyte 8i915G-MF, com uma porta IDE e quatro SATA. Quanto comprei essa máquina, ela veio montada com um cabo conversor da Gigabyte, igual ao da foto abaixo (imagem retirada do ML):

img?s=MLB&f=140534216_4891.jpg&v=O

Um amigo meu, técnico em informática, não sei por qual motivo, trocou o cabo por um flat comum. Mantive o cabo conversor guardado comigo.

Recentemente, danifiquei essa porta IDE da placa mãe ao retirar o cabo flat, e agora ela apresenta mau-contato. Já experimentei outro cabo flat, mas não adiantou. O que ocorre é que a máquina trava no boot, ou na melhor das hipósteses leva minutos para começar a carregar o Windows.

Meu HD é um Samsung SP0411N.

Como eu não lembro exatamente como era a instalação quando a máquina ainda tinha esse cabo, minha dúvida é: posso contornar o mal contato da entrada IDE da MB, conectando o HD nas entradas SATAs através desse conversor? Se sim, após fazer tal ligação, como devo proceder no boot, etc? Há necessidade de instalar algum driver ou mexer em algum jumper?

Sou membro novo no fórum, e agradeço muito a todos que ajudarem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Amigo, pode fazer isso sim!

Apenas conecte o conversor no HD e no conector SATA da placa mãe e ponha o jumper do HD na posição cable select (veja como no adesivo colado no seu HD) e tente ligar o computador, se der algum problema e o HD não for carregado vá na BIOS e altere a ordem de boot colocando esse HD como 1º boot.

Sempre a disposição,

Vinícius.

Link para o comentário

• Membro VIP
Muito obrigado, Vinícius!

Mas há um detalhe que esqueci: e o drive óptico? deixo-o conectado ao HD pelo cabo flat?

Amigo, se você só tinha mesmo uma porta IDE na placa-mãe terá que comprar um outro adaptador IDE->SATA para o driver óptico IDE ou então comprar um driver novo pra ligá-lo a segunda porta SATA diretamente. Em resumo, você tem 1 porta IDE danificada e 4 SATA's funcionando, então todas as suas conexões tem que ser pelas SATA, esqueça cabo flat e as opções de master e slave, isso já não faz mais diferença... ;)

Abração!

Link para o comentário

Agradeço mais uma vez pela ajuda. Mas não deu certo! Foi tudo ok na instalação e com o jumper, mas o problema continua exatamente o mesmo: longos períodos com a tela congelada durante o boot (quando aparece detecting IDE drives) e logo depois, quando aparece aquela tela cheia de informações (sei lá o que vendor, e um monte de números e códigos). Antes, pelo menos, o Windows carregava após alguns minutos, mas agora dá uma mensagem de "failure". Para piorar, não consigo entrar no setup, e quando consigo, a tela congela após alguns segundos. Pelo que parece, o problema deve ser no próprio HD, o que na verdade seria menos mau, apesar de infelizmente eu não poder adquirir um HD novo (Sata, claro) no momento. Vou voltar para a configuração anterior e torcer para ao menos voltar a funcionar (mal) como era antes.

Abraços!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!