Ir ao conteúdo

PC não liga, ouve-se 1 Bip longo + 3 Bips curtos e fica sem imagem


Manolloz

Posts recomendados

Postado

Olá a todos..

Estou com o seguinte problema nos últimos 4 dias..

Problema:

- Meu PC não tem ligado corretamente. Sempre que ligo, ouço 4 Bips (1 Bip longo + 3 Bips curtos) e não aparece nada de imagem. Os coolers todos começam a girar, os leds do gabinete acendem, as luzes do teclado e do mouse, também acendem, o modem e o monitor também acendem, tudo parece estar "funcionando", porém não há qualquer imagem no monitor.

Tento dar um CTRL+ALT+DEL no teclado, o sistema reinicia e ouço então novamente os 4 Bips (1 Bip longo + 3 Bips curtos). Por vezes, de tanto fazer CTRL+ALT+DEL, resolve o problema. O PC liga de fato, como deveria, ouço apenas 1 Bip, aparece imagem, tudo normal.

Algumas vezes, preciso apertar o botão RESET do gabinete e do mesmo jeito, às vezes ele liga normalmente, mais muitas vezes, o problema se repete.

O que já fiz:

-Já tentei retirar a placa-de-vídeo, limpar os contatos, passando uma borracha branca neles, um pincel.. Retirar as memórias, fazer também a limpeza dos contatos, trocá-las de posição nos slots, porém o problema persiste.

Minha configuração:

-Processador: Intel Core2 Duo E6750 2.6Ghz (com cooler de fábrica - BOX)

-Placa-mãe: Asus P5K SE (apenas com Som e Rede on-board)

P5K%20SE.jpg

-Fonte: Thermaltake Purepower 600w

-Memórias: Kingston HyperX 4GB DDR2 800 (KHX6400D2K2/4G)

memriashyperxkingston16.jpg

-Placa-de-vídeo: Sapphire HD 3870 512MB GDDR4 PCI-e

76901_sapphire_radeon_hd_3870_62.jpg

-HD: 2 HDs Seagate (ambos), um de 500GB (principal) e outro de 320GB (secundário, pra salvar coisas)

-Drive de DVD/CD: Samsung

-Monitor: Samsung 19" LCD SyncMaster 932B Plus

-Sistema Operacional: Windows 7 Ultimate 64 Bits

Quando o PC finalmente liga, o que pode acontecer após uns 2 ou 3 RESETs, ou até muitos mais.. Tudo funciona normalmente. Não trava, não há panes, nada de anormal acontece. Jogo meus games normalmente (Battlefield:Bad Company2, Priston Tale2, GTA IV, etc..) sem quaisquer problemas.

As temperaturas do PC, acredito eu que fiquem dentro da normalidade..

A GPU vai de 44 a 50.. Processador de 46 a 50.. (dados obtidos com o programa EVEREST Ultimate Edition)

Conhecidos já me disseram que o problema poderiam ser as memórias, a placa-de-vídeo ou até a placa-mãe. Já falaram em "Cold Boot", ou que o sistema estivesse iniciando em modo suspenso.. sei lá..

Realmente não sei o que pode ser e venho solicitar a ajuda de vocês, para que possam por-favor me esclarecer e orientar quanto a este problema.

Postado
Ola você ja testou seu pc com uma outra fonte?

Não.. não testei com outra fonte, até tb Rene, nem tenho outra fonte para testar. Porém será que isso pode ser indício de problema com a fonte ?

É estranho, porque como disse antes, o PC quando "liga", quando pega mesmo, ele funciona direto, normalmente. Posso até dar uma reiniciada depois pelo Windows, que ele reinicia numa boa. Tá esquisito demais..

Postado

Novidades sobre o caso..

Ontem, um colega trouxe uma placa-de-vídeo dele aqui em casa, assim que colocamos na máquina, o PC voltou a funcionar normalmente. Fizemos uns testes, ligamos algumas vezes e funcionou normal, porém quando colocamos de volta a minha placa-de-vídeo, não funcionava. Apenas os 4 Bips ( 1 Bip longo + 3 Bips curtos) e nada de imagem.

Ele levou minha placa-de-vídeo até sua casa e testou lá. Tb, não funcionou, ficando apitando, apresentando o mesmo problema. Portanto amigos, acho que este problema possa ser mesmo com a minha placa-de-vídeo que veio a falecer.. :wacko:

Entretanto, tb desconfio que a responsável pelo caso, tenha sido a minha fonte, talvez não passando corretamente energia pra peça, sei lá.. Talvez, tenha ajudado a chegar nesse estado. Haja visto que há uma reportagem aqui neste site, informando sobre o perigo de um produto da mesmo marca, como "Produto Bomba"..

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Thermaltake-Purepower-500-W/1979

A minha não é a do modelo exato da reportagem, mais é bem parecida né.. rs

Agora vou pegar uma placa-de-vídeo nova, qualquer coisa volto para informar o fim do caso em definitivo. Abraços a todos..

  • 2 semanas depois...
Postado
Qual o Modelo placa de vídeo do seu amigo para sabermos quanto ela necessita de energia pra funcionar.

O modelo é uma Sapphire HD 3870 X2, idêntica a da imagem abaixo.

hd3870x2pcieboxcard.jpg

Problema resolvido..

Bem, como desconfiei, o problema era mesmo com a placa-de-vídeo. Após testar com a placa do meu amigo e ver que o PC funcionava normalmente, substitui minha placa-de-vídeo velha por uma nova. Adquiri um modelo até melhorzinho..

Minha nova vga é uma Sapphire HD 5770 1GB DDR5 Vapor-X

92031.jpg

E também troquei a minha Fonte, que poderia estar com problemas, por uma Zalman ZM750-HP de 750Watts. Com isso, posso dizer que meu problema foi resolvido.

Agradeço a atenção de todos e principalmente para aqueles que me responderam alguma coisa. Obrigado. ^_^

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...