Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Polaridade do carregador

shadle

Posts recomendados

Olá,

tenho um notebook e o carregador dele quebrou, fui ver o preço de um novo e notei que está o dobro do preço de um carregador universal, porém, tenho a seguinte dúvida:

Meu carregador quebrado tem polaridade negativa no centro do plug. Tem problema a polaridade do carregador universal ser positiva no centro?

Se houver, gostaria de saber se os carregadores universais costumam ter alguma função para inversão de polaridade e se adaptar aos note's com polaridade negativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

tenho um notebook e o carregador dele quebrou, fui ver o preço de um novo e notei que está o dobro do preço de um carregador universal, porém, tenho a seguinte dúvida:

Meu carregador quebrado tem polaridade negativa no centro do plug. Tem problema a polaridade do carregador universal ser positiva no centro?

Se houver, gostaria de saber se os carregadores universais costumam ter alguma função para inversão de polaridade e se adaptar aos note's com polaridade negativa.

Tem muito problema sim se a polaridade for trocada, pode queimar a fonte e a placa mãe, portanto tome muito cuidado com isto.

Agora, até hoje eu nunca tinha visto ou ouvido falar de uma fonte de note com a polaridade negativa no pino central do plugue, todas que eu já vi e conheço são com a polaridade positiva no pino central. Apenas por curiosidade de que marca e modelo estamos falando?

Quanto aos carregadores universais todos são com a polaridade positiva no pino central e não existe nenhuma "função" para trocar a polaridade, porém tem uma maneira de fazer isto, não é muito "elegante", mas funciona, porém para fazer um serviço "decente", você vai precisar de ferro de solda, solda, e um pequeno pedaço de espaguete termo-encolhível da bitola do cabo da fonte (ou fita isolante, que não vai dar um bom acabamento e pode sair com o tempo).

Corte os dois cabinhos que são ligados no plugue da fonte, aquele que vai encaixado no note, a cerca de 10 cm da extremidade. Atenção aqui, marque bem os cabos, ou seja diferencie bem os 2 cabos, antes de cortá-los, porque depois vamos invertê-los.

Com os cabos separados, descasque com o auxílio de um alicate de corte, cerca de 5 mm de cada uma das 4 pontas. Estanhe cada uma destas 4 pontas.

Insira um pedaço de aprox. 2 cm do espaguete termo-encolhível em apenas uma das extremidades, nos 2 cabinhos.

Agora atenção aqui é que vai ocorrer a inversão, junte o cabo que era o central, por exemplo, com o cabo que era o externo e vice-versa.

Solde as 2 partes.

Deslize o espaguete para cima da parte que foi soldada, para que o mesmo isole a parte metálica com a solda já feita. Com o auxílio do ferro de soldar vá aquecendo levemente o espaguete, até que o mesmo se molde completamente em cima da isolação do cabinho. Ele vai encolhendo até ficar totalmente preso em cima da emenda.

Repita o processo para o outro cabinho.

Se você quiser pode usar fita isolante no lugar do espaguete, porém o acabamento não vai ficar bom, mas funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!