Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldade com circuito simples


hkey hardbert

Posts recomendados

Ola galera do forum...venho pedir ajuda de vocês....com esse circuito...

ele é bem simples...so que sou leigo em eletronica (eu mesmo quero montar esse circuito e to com todas peças)....quem ia montar pra mim ta combrando R$40,00 e acho caro....

http://img28.imageshack.us/i/transistornpnacionaleds.png

http://img21.imageshack.us/i/transistorpnpacionaleds.png

Eu gostaria de entender....o que são esses simbolos....como devo ligar...(eu entendo basicamente onde ligar)...ja fiz algo parecido...to com dificuldade pra enteder...simbolos....e se alguem conhecer algum site...que possa me ajudar....eu fico grato.

O que seria aquele PAD1 onde ele vai sair ou entrar....???? To confuso....Eu so preciso aprender a montar isso...obrigado pessoal...e ate mais.

:confused::confused::confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm...

Quanto ao circuito 1:

Bem, o simbolo led.gif, são os LEDs, o lado com o rsco é o Catodo, ou seja, lado em que recebe alimentação negativa da fonte!

voce pode saber qual é o lado olhando para dentro do LED e comparando com o da figura:

Round_Flange_Infrared_LED__3mm_.jpg

Neste caso, o lado metálico maior, dentro do LED é o Negativo (Catodo), ou testando com um multimetro na posição para medir condução!

Acho que quanto aos resistores não tem erro... não tem lado correto, é so colocalos ali como está no circuito, ligados ao Anodo (lado positivo) do LED.

O Transistor, repare que tem tres terminai transistor-simbolo.gif, bem, ele é do tipo NPN. O terminal que está ligado a R1 é a base, o que está conectado aos Cátodos dos LEDs é o coletor, e o que questá no negativo da fonte (GND) é o Emissor!

Para identificar os terminais, voce deve olha no Datasheet deste transistor!

O datasheet é este: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/motorola/BC546B.pdf

Esntão, basta ver a posição real da base, emissor e coletor, e ligar como mostra o circuito.. e como eu disse acima quais são os terminais de acordo com o desenho esquemático!

E quanto ao circuito 2:

Você vai apenas inverter a posição do catodo e Anodo dos LEDs, e o transistor deste é PNP, e a alimentação que no 1º tinha o GND no emissor do transistor, o segundo é o contrário, o emissor (terminal com a setinha), vai ligado a saída positiva da fonte, enquanto o GND vai ligado aos 3 resistores (R2,R3 e R4).

Qualquer dúvida posta ai! Se expliquei mal fala que tento explciar melhor! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui entender meu caro colega....so to com duvida agora com relação as resistor 10k,,,,porque ele ta meio sem fim ai...Onde o resistor 10k liga a outra ponta....

Desculpa ser ignorante meu caro...(eu so quero conseguir montar esse circuito)...

Gostaria que explicasse melhor o transistor....e mais o resistor 10k...mais no mais sua explicação ta show. Eu que não sei mesmo.

Valeu mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o primeiro é Ligado no Anodo (terminal positivo) do LED que vai no HD, e a partir dos sinais recebidos que vão para o LED do HD, esses sinais vão chavear este transistor e fazer os outros LEDs ligarem no mesmo ritmo...

O segundo circuito, ele vai ligado no Catodo (Negativo) do LED do HD, e o funcionamento é o mesmo, só inverte as polaridades...

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque o emisor vai no terra ?

Ele nao estaria almentando a corrente ou a tensão?

Pode me explicar melhor

valeu.

É uma configuração para se usar o transistor (emissor comum). Existem outras configurações como coletor comum e base comum.

Em emissor comum (comum significa que ele é comum entre a entrada e saida) você tem:

- Ganho de tensão elevado

- Ganho de corrente elevado

- Ganho de potência elevado

- Impedância de entrada baixa

- Impedância de saída alta

Se quiser saber mais de uma lida:

http://www.arvm.org/exames/trasistor.htm

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai meus caros colegas....sou mesmo ignorante...:confused::confused:

Ou eletronica e eletrica são realmente muito dificeis...ou eu sou muito burro.

Eu montei tudo como vocês me explicaram...tudo nos triques...certinho...

inverti, fiz tudo do jeito...(eu acho)....:wacko:

depois mudei posição de tudo....fiquei a tarde inteira pra poder montar isso...mais de nada adiantou...o circuito não funcionou...

Os leds que eu adicionei ficaram acesos direto...sem ter o recurso de piscar...no ritmo do HD.... montei tudo como dito. :unsure:

Alguem pode me ajudar...ou dizer pra mim dar outro jeito...

Existe uma maneira mais simples...(eu so vou colocar 2 leds agora)

So falta desenhar...(Desculpa galera...mais eu vou aprender...preciso que tenham paciência comigo).

Obrigado a ate mais.

Se alguem puder montar esse circuito eu fico grato...

Eu ja gastei R$6,00 com isso....Foi pouco...mais...Seria melhor ter pedido alguem pra montar...

Alguem ajuda por favor.:muro::tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o circuito é simples, verifique se por acaso voce não inverteu a pinagem dos transistores, e certifiqu-se de que a posição dos LEDs está correta, e de que o valor do resistor não está alterado, pois no circuito ele indica um valor de resistor para um LED de Tensão X e corrente Y. No caso, o seu LED pode consumir um valor diferente, e com o resistor mostrado no circuito eles podem não ter corrente ou tensão suficiente para ligar. 560 Ohm é um valor um pouquinho alto para LEDs pequenos, que consomem pouco.

Tente postar alguma foto pra gente ver e tentar identificar algum problema no "olhometro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, se fosse possível voce passar as informações dos LEDs, como corrente e tensão... E se der pra adiantar, qual dos dois circuitos voce usou? O Transistor foi o indicado mesmo ou equivalente?

O circuito é alimentado com 12V, no caso, onde está escrito Vcc nele deve ir no fio amarelo da fonte de alimentação e o GND em qualquer fio preto...

Já que é usano no PC não entendi por que 12Vcc, seria mais pratico 5... mas tudo bem, só uma observação ^^

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei os dois circuitos...com relação a ligação na fonte não tive problemas...(sem probs, pois ja fiz isso noo meu outro casemod).

Com relação as LEds..não tenho nenhuma informação pra te passar...(depois posso ate ta pegando as mesmas na loja que comprei)

Vou fazer o teste tambem com outros leds...

Mais eu fiz os dois circuitos.

O Transistor foi equivalente....foi o 557b acho que é isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...