Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais uma duvida chata de fonte...


Hydren

Posts recomendados

Oi pessoal do Clube do Hardware, sou novato nos forums mas ja visitei bastante procurando tirar umas duvidas. Mas sempre chega a hora de perguntar, então ai vai:

Estou com 2 PCs aqui em casa: um normal e um antigo. No normal farei upgrades pela frente usarei para jogos pesados. Com o antigo eu decidi usar para aplicacoes do dia-dia (Internet, MSN, Office, etc) e jogos "leves" (WCIII, CS1.6, NWN, Sims2). O problema é que a fonte esta com defeito: ela nao esta suportando uma placa offboard de video fraca e o PC so funciona normalmente com a onboard - com a offboard ele liga, mas logo no splash do processador tem uns glitches na imagem (algumas linhas verticais fora de posicao, etc), alem de varios caracteres trocados (os acentos bugam, aparece 356MB em vez 256MB!, aparecem exclamacoes no final de varias linhas). Apos iniciar o XP, ele continua por um tempo, dependo se forcar o PC, depois a tela apaga, o cooler do processador fica a toda, e nao sai dessa.

Testei varias aplicacoes diferentes, pra ter certeza q nao é um programa que causa isso e nao é. Isso so nao acontece quando em vez de entrar no XP, entro no lubuntu, que é uma distro de linux BEM leve.

Decidi comprar uma fonte igual ou melhor que a que tenho, mas como nao vende mais igual, tenho q procurar uma equivalente ou melhor. Olhei nos forums e quase sempre é a mesma coisa: "compra seventeam st350bkv" ou marcas caras como zalman, corsair, etc. Realmente nao estou interessado em gastar 200 reais em um PC ja antigo: estou trocando porque alem desse problema com a placa de video offboard, percebi que o cooler da fonte NAO ESTA VENTANDO, ou seja, voce ve rodando mas quase nao sente ar saindo enquanto o cooler da fonte do PC novo solta ar fresquinho. Por isso conto com vocês desse forum pra me dar uns conselhos.

A minha configuração:

HP Pavilion b1230br (modificado, claro)

P4 524 - HT 3.06GHz - LGA775

512MB DDR1 400MHz Samsung + 1GB DDR1 Markvision

HD WesternDigital 80GB SATA 7200rpm, 2 DVD-RW IDE ,Disquete (:eek: antigo, eu sei)

Video: o onboard é um anciente SIS Mirage de até 64MB compartilhado (claro) e o offboard que funcionou por 1 semana é uma humilde Zogis FX5500 256Mb 128bit AGP8x. Creio q placa de som, rede, etc nao fazem diferenca, pois todas sao onboard e antigas.

O PC tambem tem um cooler traseiro de 80mm alem do da fonte e do processador.

OBS: Em tempos em que eu usava o PC antigo ativamente, ele ficava equipado com uma XFX 6200 256MB 64bit AGP8x (boa conhecida no mercado) que veio a queimar 1 ano depois. Isso ja faz 2 anos.:D

Creio que a fonte é ruim, esta gasta, e talvez nem boa daria conta do recado. Ela é uma LITE-ON PS-5251-6L 250W (nao sei se é nominal ou real).

Especificações: +5V: 20A max, +3.3V: 17A max, +5Vsb: 3A max, +12V: 15A, -12V: 0.8max. A etiquta deixa claro que a potencia total em +5V e +3.3V nao vai exceder 145W, +12V e +5V nao vai exceder 200W e a potencia total nao vai exceder 250W. Ela tem cooler traseiro (se é que isso importa :D).

Já fui em sites de medir a tensão necessaria e ficou em 253W.

Enfim: a fonte que tenho que comprar tem que ter cooler traseiro tambem? :confused: Caso negativo, o cooler traseiro vai dar conta do ar da fonte nova (se ela tiver cooler inferior)? Alguma sugestão ou REALMENTE é necessário uma seventeam ou zalman da vida, de 200 reais?

Desde já agradeço pela ajuda e paciencia! :D (porque parece ate novela, mas tem tudo). :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como precisa de pouca potencia, e os camaradas aqui do site só conseguiram estourar fontes C3Tech quando demandaram acima de 80% da potencia rotulada, eu acho que é uma boa opção.

Qulaquer uma delas, rotuladas entre 400W e 500W, custam na faixa de 100 reais, e conseguem fornecer, apesar que abaixo do rotulado, a demanda do seu pc.

Um bom exemplo é a fonte abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148106394-fonte-400w-reais-c3-tech-atx-70-eficincia-pci-e-bivolt-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como precisa de pouca potencia, e os camaradas aqui do site só conseguiram estourar fontes C3Tech quando demandaram acima de 80% da potencia rotulada, eu acho que é uma boa opção.

Qulaquer uma delas, rotuladas entre 400W e 500W, custam na faixa de 100 reais, e conseguem fornecer, apesar que abaixo do rotulado, a demanda do seu pc.

Um bom exemplo é a fonte abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148106394-fonte-400w-reais-c3-tech-atx-70-eficincia-pci-e-bivolt-_JM

Mas essa ai conseguiu seu pior.

Com pouco mais de 200Watts já saiu das especificações ATX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu fmarquesan e Jorno pela ajuda:D. porém eu to com receio dessa c3tech: hj eu vi que ela ta na lista produto bomba do Clube do Hardware. Alem disso o cooler dessa fonte é embaixo e não traseiro - nao sei se pode colocar uma fonte desse tipo no meu PC. Nosso amigo jorno falou que essa c3tech ja começa a aloprar a partir de 200W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu fmarquesan e Jorno pela ajuda:D. porém eu to com receio dessa c3tech: hj eu vi que ela ta na lista produto bomba do Clube do Hardware. Alem disso o cooler dessa fonte é embaixo e não traseiro - nao sei se pode colocar uma fonte desse tipo no meu PC. Nosso amigo jorno falou que essa c3tech ja começa a aloprar a partir de 200W.

Fuja das fontes com cooler traseiro.

no brasil pode-se considerar isso caracteristica de uma fonte RUIM. (a esmagadora maioria que tem o cooler nessa posição é assim)

Leve uma 3R System iCEAGE 450W - R$150 +-

Em caso extremo, se não der mesmo, tem a Cooler Master Elite Power 400W (não é uma flor que se cheire, mas seria uma opção)

OBS: estou me referindo à este modelo especifico da Cooler Master, os outros modelos podem ser piores ou (dificilmente vai achar) melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obirgado Jorno pelas dicas.

Foi bom saber que fontes de cooler traseiro normalmente são sinonimos de ma qualidade.

Só para citar, sem nenhuma pretensão de indicar, não fique imaginando que fontes de cooler traseiro são ruins por definigção.

Veja ai dois exemplos que tinha a mão para te dar...

Seasonic: SS-500ES Bronze 500W ATX12V V2.31

Uma fonte certificada no Programa 80 Plus com selo Bronze (garante eficiência maior que 82%) e PFC ativo.. Excelente fonte...

SeaSonicSS-500ESBronze500W.jpg

Antec:Antec TPQ-1200

Certificada como SLI e CF ready, com 1200 Watts de disponibilidade de potência, certificada no Programa 80 Plus com selo Silver (garantia de eficiência superior a 85%) também com PFC ativo.. Fonte mais do que excelente...

AntecTPQ-1200Certified80PLUSSILVER.jpg

Nem tudo é como parece ser.. Generalizações são perigosas..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso eu falei:

"no brasil pode-se considerar isso caracteristica de uma fonte RUIM. (a esmagadora maioria que tem o cooler nessa posição é assim)"

Não falei que são todas.

Além dessas ai citadas existem as:

Seventeam Hurricane

hurricane.jpg

PC Power & Cooling

main.jpg

Enermax Galaxy

enermax-galaxy-1000w-2.jpg

Eu ia falar isso mas esqueci de escrever, bobeira minha :(

E também esqueci de falar que o Cooler de 120mm/140mm também não é sinônimo de qualidade.

Mas convenhamos que tirando essas exceções (que não são encontradas em qualquer esquina), as fontes com cooler 80mm traseiro NO MERCADO BRASILEIRO são ruins.

Isso serve apenas como uma pista para ficar de olho aberto quando algum técnico mostrar uma belezura dessas e falar que é boa:

fontes_1.jpg

%7B201D7321-B36C-4F17-B39C-24FC10B77416%7D_fonte%20atx-700%20300w%20braview.jpg

São apenas dicas para tentar evitar um calote dos técnicos, sei que não foi uma dica muito boa (pois deixa subentendido que as que tem cooler 120mm são boas, mas até que é válida.

Então, concertando:

Ao te oferecerem uma fonte com o típico cooler 80mm na parte de tras, que for de uma marca "não famosa" e que esteja muito barata pela potência oferecida, provavelmente vai ser ruim.(não é uma certeza, mas as fontes que são exceções você muito provavelmente não vai encontrar em qualquer esquina)

Para as fontes com o cooler 120mm/140mm só se pode saber pesquisando mesmo.

Mas essas são dicas apenas, pois só vai dar para saber mesmo visitando um fórum e perguntando.

Então acho que a dica maior seria essa:

Antes de fechar negócio, pegue o modelo exato da fonte e pesquise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pessoal pelo help, esse topico foi esclarecedor. :D

No resumo me parece que ter o cooler inferior é uma pratica, se assim posso dizer, das fontes mais recentes no mercado. Marcas boas geralmente optam por esse "formato" por algum motivo, ja as marcas genericas, xingling e tal, geralmente dao preferência pelo formato tradicional, provavelmente por ser mais barado, mas que esse é apenas um aspecto isolado. Nao da pra julgar apenas por isso.

Pessoal, pesquise bastante e acho que decidi o que vou comprar. Conversei com um primo meu que comprou tal fonte e falou que ela tem uma potencia boa pois esta aguentando a configuração dele numa boa. A fonte:

Wisecase WSCW-500W-1*8

3.3V 25A ; 5V 30A ; 12V 20A ; 12V2 20A ; -12V 0.5A ; 5Vsb 2.0A

até razoavel em relação a fonte que eu tava usando antes:

Lite-On PS-5251-6L

+5V: 20A, +3.3V: 17A, +5Vsb: 3A, +12V: 15A, -12V: 0.8A

o pc do meu primo é um PDC E5300, 3GB DDR2 comum, Zogis9500GT, com direito a overclok de 2.6 pra 3GHz.

razoável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, pesquise bastante e acho que decidi o que vou comprar. Conversei com um primo meu que comprou tal fonte e falou que ela tem uma potencia boa pois esta aguentando a configuração dele numa boa. A fonte:

Wisecase WSCW-500W-1*8

3.3V 25A ; 5V 30A ; 12V 20A ; 12V2 20A ; -12V 0.5A ; 5Vsb 2.0A

até razoavel em relação a fonte que eu tava usando antes:

Lite-On PS-5251-6L

+5V: 20A, +3.3V: 17A, +5Vsb: 3A, +12V: 15A, -12V: 0.8A

o pc do meu primo é um PDC E5300, 3GB DDR2 comum, Zogis9500GT, com direito a overclok de 2.6 pra 3GHz.

razoável...

Corra dessa Wisecase e não olhe para tras.

O pc do seu primo vai consumir lá seus 240W beem forçados.... não é grande coisa uma fonte suportar essa config...

Vamos por em prática o que eu disse:

Aparência:

img?s=MLB&f=132415230_1873.jpg&v=P

Como eu disse, suspeite de fontes desse tipo, porém só este detalhe não diz se é boa ou ruim.

Preço:

Wisecase 500W = R$98

Corsair 400W = R$200

Está na cara que tem algo errado ai.

A Wisecase tem algumas fontes boas, mas com certeza essa não é uma delas.

Recomendação de fonte:

Como o pc não é lá grande coisa, uma fonte dessa é uma boa opção para um orçamento apertado:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148573513-fonte-cooler-master-elite-power-400wreais-_JM

Não é uma fonte perfeita, tem seus defeitos... mas para seu pc ja basta.

Porém por muito pouco à mais você leva uma excelente fonte:

http://www.megamamute.com.br/ch/prod/1580/Fonte-450W-IceAGE-3R-SYSTEM.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...