Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda, tela azuis, aero desativando sozinho.


vinimdi

Posts recomendados

Ola!

Juro que pesquisei antes de fazer a pergunta, mas o meu problema parece um pouco diferente dos que encontrei por aí.

É o seguinte, desde que adquiri minha maquina tenho sofrido com telas azuis e problemas um tanto estranhos.

Pra começar acho que devo postar meu hardware e software:

Processador: Intel Core 2 Duo E8400

placa-mãe: Asus P5N-D

Memoria: 4x1GB OCZ DDR2 800

Placa de video: Nvidia 9600GT ECS

Fonte: MTek ATX-650-P2L

Armazenamento: Samsung 500GB 7200 16MB Seagate 320GB 7200 16MB

SO: Windows 7 Professional 32bits

Pois então, resolvi fazer muitos testes, por enquanto o que surtou diferença foi quando tirei 1 das memorias e fiquei com 3GB em single channel por uma semana, nao tive telas azuis nem problemas com o aero. Agora pouco voltei a colocar a quarta memoria, 4GB em dual channel. Tava assistindo um seriado, em questao de 2 horas o aero desativou e voltou 2 vezes, na ultima vez que desativou, fui desligar o pc pra retirar 1 das memorias, tela azul no momento que cliquei em desligar.

A primeira impressao é ou memoria com pau, ou a mother se perdendo com 4 modulos, mas o que me chama a atençao é o aero desativar, isso é coisa do video, o que me sugere que pode ser fonte.

Mas me pergunto se teria ligação 4 memorias em dual channel puxar tanta energia assim a mais do que 3GB em single.

Fica a duvida, se tiverem sugestões ficaria muito feliz. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja bug do windows ou do programa que você está usando, que não suporta o aero. Tenho um programa de conversão de vídeo que desativa o aero. No meu caso é defeito do programa e não do windows.

Pode ser também memória. Faça assim: Abra seu computador e limpe com um pincel todos os módolos de memória, para retirar o excesso de poeira. Limpe também as memórias, usando uma borracha nos contatos metálicos da memória. Se o problema persistir, teste as memórias em outro computador e observe os resultados.

Entre aqui no forum e poste a conclusão do processo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinimdi, pode ter haver sim problemas com a fonte, pois você concorda comigo que você aumentando a memória de 3Mb para 4Mb, você vai exigir mais processamento de dados coreto? O que também exige mais energia, podendo assim sua fonte não estar suportando, assim o win 7 pode estar desativando o aero para aliviar a carga de processamento. Outra coisa também é algum programa estar executando em segundo plano e ele não ser compativel com as configurações exigidas pelo aero. Nesse caso daria para você entrar no msconfig e desabilitar os arquivos da inicialicação e fazer um teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

pois é eu nao conheço muito bem o consumo energia das memorias, se em dual channel consome mais, mas em relaçao ao programa ou processo acho que não é, pois tanto tela azul, quanto desativar o aero só acontece quando estou com os 4GB. Na verdade me preocupo se de repente minha mother esteja se perdendo ao gerenciar 4 modulos de memoria. Espero que seja a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria possivel talvez encontrar erro na memoria com o memtest pra saber se tem dano ou nao?

Mentest não é tão preciso. Use o programa Hot CPU Tester Pro 4.4.1. Ele é o melhor em sua categoria. Não só testa memória como todos os componentes do equipamento. Até memória cache ele testa. Testa tudo. Coloque para fazer um teste de 3Hs. Se não der nenhum erro, seu computador passou por uma prova de fogo rigorosa. Me passe seu e-mail que eu lhe mando o programa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é fiz o teste durante 4hrs e nada de erro. Mas eu estava só com 1GB de memoria que era a que eu achava que tinha problema, fiz todas trocas de slot, memorias e com 4GB simplesmente mostra o modelo da placa-mãe e nao sai disso, tirei uma memoria achando que poderia ser o slot, iniciou normal com 3GB, ae coloquei a memoria que tirei no outro slot e tirei outra, 3GB e iniciou normal. É a minha mother que ta se perdendo pra gerenciar 4 pentes, ou mesmo os 4GB vou tentar atualizar a bios. É o que me resta hehe, porque até onde testei todas as memorias estão normais.

Outra coisa que acabei de ver as minhas memorias da OCZ nao constam no Qualifier Vendor List da minha placa-mãe da asus. é obrigado a estar nessa lista o meu modelo de memoria pra funcionar legal? =S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que acabei descobrindo o problema, as 4 memorias são o mesmo modelo da OCZ e tudo, mas analisei as placas (fisicamente) e tem varias diferenças, vou dizer por que fiz isso.

Eu fui tentar iniciar o pc com 2 memorias pra ver se encontrava erros em dual channel. O que ele fez? Iniciou o pc com 2GB em Single Channel, foi ae que fui analisar as memorias o modelo é IDENTICO mas as 4 memorias nao sao iguais, nao que todas sejam diferentes, 2 tem a estrutura identica, e as outras 2 entre elas tambem sao identicas, mas por sua vez nao sao iguais as 2 primeiras, entende?

Ele fazia dual channel com as 4 mas como nao sao TODAS iguais ele tava bugando.

é bem possivel que seja isso, nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que acabei descobrindo o problema, as 4 memorias são o mesmo modelo da OCZ e tudo, mas analisei as placas (fisicamente) e tem varias diferenças, vou dizer por que fiz isso.

Eu fui tentar iniciar o pc com 2 memorias pra ver se encontrava erros em dual channel. O que ele fez? Iniciou o pc com 2GB em Single Channel, foi ae que fui analisar as memorias o modelo é IDENTICO mas as 4 memorias nao são iguais, nao que todas sejam diferentes, 2 tem a estrutura identica, e as outras 2 entre elas também são identicas, mas por sua vez nao são iguais as 2 primeiras, entende?

Ele fazia dual channel com as 4 mas como nao são TODAS iguais ele tava bugando.

é bem possivel que seja isso, nao?

Não. Sua ideia não procede. Não procede porque uso memórias diferente no meu PC. A 1ª é de 1GB e a 2ª é de 2GB. Ambas de fabricantes e latências diferentes. Mas sendo as duas DDR2. E elas funcionam de forma adequada. Nâo creio que esse seja o seu problema. Tu fez o teste com o Hot CPU Tester Pro 4.4.1 usando os 4GB de RAM? Testou a exaustão? A função deste programa é testar todos os componentes à procura de instabilidade. Instale também o Everest Ultimate Edition. Ele dá com detalhes todos os componetes do teu PC. Ele vai te informar, com exatidão, todas as características das memórias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a questão é que só da problema quando meu pc faz dual channel com as QUATRO memorias, sim ja fiz teste com as 4 memorias. Tem vezes que com as 4 memorias nem sai da tela do nome da placa-mãe. To usando a maquina com 3GB e ate agora nenhum problema, ta maravilha! Só da problema quando faço dual channel com as 4...de faço dual channel com 2 vai perfeito também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suspeito então, que sua placa-mãe não suporte a carga máxima de memória. Deve ser um problema da própria placa. Leve-a para um técnico especializado analisá-la. Se ela se comporta muito bem com 3GB de RAM, por que não com 4GBs se as memórias, estão ok?!(_(

Só pode ser defeito na placa-mãe. Você atualizou a BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ja atualizei a bios. De qualquer jeito ela suporta até 8GB, mas olha quando eu tentei fazer dual channel com as memorias "diferentes" que eu comentei antes, ele reconheceu os 2GB mas nao fez dual channel entende? E quando coloquei 3GB, testei fazer dual channel com as memorias "diferentes" e botei a outra no outro slot tambem ficou travado só mostrando o modelo da mother e a versao da bios. O que eu acho é que se eu quiser ocupar todos os slots as memorias deveriam ser IDENTICAS, porque nao sendo como falei pode estar havendo algum tipo de incompatibilidade entre elas e a mother se perde pra gerenciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para trabalhar em dual channel os pentes de memória devem ser idênticos, se possível do mesmo lote de fabricação. Caso contrário, é melhor configurar single channel

Não necessariamente precisam ser idênticas. As minhas memórias não são idênticas e trabalham em dual channel. Elas precisam ser do mesmo tipo: DDR1, DDR2 ou DDR3.

vinimdi, Leve sua placa-mãe para o suporte técnico autorizado. Acho que só eles podem encontrar a solução. Tudo o que estava ao meu alcance, eu fiz. Lamento não poder ajudar mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha máquina tem 2 slots DDR1 se eu coloco 2 memórias de 512 a máquina funciona perfeitamente, agora se eu coloco 2 de 1 Gb dá pau também, eu fiz um teste em outra placa mãe idêntica e funcionou. Ela só trabalha legal em dual channel se for com no máximo pente de 512Mb, então acredito q é problema na minha plca, pra resolver tive q colocar 1 pente de 2 Gb e 1 pente de 1 Gb, ai ela não trabalha em dual e não dá pau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...