Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na estrutura ou configuração de rede com Modem Linksys?


MarcelaS

Posts recomendados

Sou assinante Velox e mudei para 6MB. Com isso, troquei meu modem para um dos mais modernos hj no mercado: Linksys Modem Roetador Wag120N

http://www.linksysbycisco.com/LATAM/pt/products/WAG120N

Minha rede tem em torno de 14 componentes dividida em 3 casas (como mostra a imagem).

redeqe.jpg

Uma das casas (2) "repete" o sinal do modem Linksys, com um Router Wireless D-link 524g, a outra casa (3) com um Router TP-Link WR642G, ambos como Cliente DHCP e com o cabo que vem do Modem Linksys ligado em suas respectivas portas LAN. Essas duas "sub-redes" 2 e 3 estão perfeitas sem problemas de conexão.

Os outros componentes (sub-rede 1) ficam diretamente ligados ao modem Linksys, sem fios já que ele tem suporte ao mesmo. E é nesta "sub-rede" (1) o meu problema: nela há um PC WinXP, um Laptop Win Vista, e um MacBook Pro OS X Leopard v 10.5, além de um Apple Itouch e uma impressora Lexmark 3600-4600 Series Wireless. Todos os componentes dessa rede são WIRELESS. Estranhamente apenas o laptop com Win Vista se mantem conectado sem problema algum, o PC Win XP e o MacBook não conseguem se manter conectados....cai toda hora. Como expliquei antes as redes das casas 2 e 3 seguem conectadas, logo o problema não é a Velox. Um detalhe que percebi é que quando a conexão cai e tento acessar a página de setup do modem Linksys no PC Win XP que se encontra na casa 1, a página de setup que aparece pedindo logon é do roteador TP-Link que se encontra na casa 3 isso quando este está ligado. Por vezes quando acontecia de a conexão cair no PC e o TP-Link (casa 3) estar desligado e o D-Link (casa 2) estar ligado, a página de logon que aparecia era do router D-Link da casa 2 e não do modem Linksys como queria acessar.

Liguei o PC Win XP no modem Linksys via cabo para ver se o problema era a rede wireless e mesmo assim o problema continuou. Fiz o mesmo com o macbook: liguei no cabo de rede...nada. De cara já imaginava que o problema não era a rede wireless porque apesar de tudo o outro Laptop com Win Vista continuava conectado dentro da mesma casa e sem problema algum.

Já testei o cabo de rede que usei e estava perfeito. Atualizei o driver do adaptador wireless e da placa de rede do PC...e nada. A única coisa que percebo e que me parece ser certo é que o que tá causando o problema é um conflito com os roteadores das casas 2 e 3, porque quando os dois estão desligados a sub-rede da casa 1 funciona perfeitamente sem cair. Ou seja, o problema só acontece quando pelo menos 2 sub-redes, incluindo a 1, estão ligadas ao mesmo tempo. Basta ligar o Router D-Link OU o TP-Link pro problema na casa 1 aparecer.

Já pesquisei o assunto e todo mundo que tem uma rede parecida com essa fez o que está feito aqui: modem roteado com DHCP ativado e os roteadores com DHCP desativado e conectados na porta LAN. Deram outra opção de deixar o modem como bridge e autenticar pelos roteadores mas como tá explicado não tem como fazer essa opção porque tem computadores ligados diretamente ao modem/router e não dá pra autenticar toda hora que for usar. Então o modem tem que seguir roteado.

Alguém por favor pode me dar uma luz do que acontece nessa rede? Se tem algo configurado errado, se realmente há conflito entre alguns desses roteadores ou qualquer outra coisa? :confused:

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Marcela,

Não dá pra afirmar com certeza sem fazer testes, mas pela descrição do problema é possível que esteja havendo conflito de IP. Apesar de os roteadores 2 e 3 estarem setados como DHCP off e conectados na porta LAN, eles possuem um IP, que não é obtido via DHCP, porque na interface LAN ele não age como client DHCP.

Sugiro que você faça um teste fixando IPs pelo menos na sub-rede 1 onde está o problema, para IPs que você tenha certeza que não esteja em uso na rede toda. Imagino também que todos os dispositivos das 3 sub-redes estejam numa mesma classe de endereçamento, um /24 por exemplo, certo ?

Caso isso não surta efeito, o que você pode fazer que tenho certeza que irá resolver, é mudar um pouquinho a estrutura, ligando os cabos que saem do router 1 nas portas WAN dos roteadores 2 e 3. Criando assim de fato 3 sub-redes lógicas, cada uma com seu endereçamento próprio. Neste caso, o DHCP deverá ser setado ON nos roteadores 2 e 3. Entretanto, esta solução é mais apropriada caso não haja necessidade de as 3 casas trocarem informações entre si, compartilhamento, etc...

Qqr duvida posta ae !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcela,

Não dá pra afirmar com certeza sem fazer testes, mas pela descrição do problema é possível que esteja havendo conflito de IP. Apesar de os roteadores 2 e 3 estarem setados como DHCP off e conectados na porta LAN, eles possuem um IP, que não é obtido via DHCP, porque na interface LAN ele não age como client DHCP.

Sugiro que você faça um teste fixando IPs pelo menos na sub-rede 1 onde está o problema, para IPs que você tenha certeza que não esteja em uso na rede toda. Imagino também que todos os dispositivos das 3 sub-redes estejam numa mesma classe de endereçamento, um /24 por exemplo, certo ?

Caso isso não surta efeito, o que você pode fazer que tenho certeza que irá resolver, é mudar um pouquinho a estrutura, ligando os cabos que saem do router 1 nas portas WAN dos roteadores 2 e 3. Criando assim de fato 3 sub-redes lógicas, cada uma com seu endereçamento próprio. Neste caso, o DHCP deverá ser setado ON nos roteadores 2 e 3. Entretanto, esta solução é mais apropriada caso não haja necessidade de as 3 casas trocarem informações entre si, compartilhamento, etc...

Qqr duvida posta ae !

Muito Obrigada pela ajuda...

mas depois de tentar diversas alternativas optei por uma difícil que acabou se tornando mais fácil e pelo que tá parecendo resolveu meu problema hehe

Desabilitei a função wireless do modem Linksys continuei com ele roteado e coloquei na sub-rede 1 um outro roteador que eu tinha e estava sem uso: DIR-300. Configurei os 3 roteadores das 3 casas (Dir-300, DL524G e TL-642G) como AP com o DHCP desativado. Tá tudo funcionando perfeitamente. Infelizmente comprei o Linksys porque ele me dava a opção wireless, porém como se tornou um problema bem complexo tive que usá-lo com sua função básica adicionando na rede outro roteador. Foi uma opção meio "portuguesa" rs mas que resolveu a situação.v:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...