Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas com potenciometro logaritmico...


maxtcm

Posts recomendados

Olá pessoal, meu primeiro post aqui no forum...

:confused: Estou com uma dúvida tremenda aqui, estou me aventurando em um mini projeto de amplificador, e na lista de compontentes tem um potenciometro logaritmico de 50k, mas não consigo acha-lo em lugar algum em minha cidade, será que teria algum que poderia substitui-lo ou que equivale-se ao mesmo de 50k, ao menos que fizesse a mesma coisa que o de 50k faria, e tambem outra duvida com capacitores de poliester, eu poderia substitui-los por capacitores de ceramica?

capacitores de poliester sao de 100nf

Projeto usa tda2005, simples.

aguardo respostas ás minhas duvidas....

agradeço desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o potenciômetro de 50K pode usar um de 47K, que é mais comum, sem que tenha muita diferênça..., sobre os capacitores de 100KpF!, acredito que a loja de eletrônica que não tenha eles para vender!, pode fechar as portas!...:D

amigo então vamos juntos nessa luta de fechar algumas lojas de venda, rsrsrsrsrs, pois é amigo infelizmente na minha cidade, é muito escassa mesmo coisas do genero, agradeço a paciencia de ler o meu post, e agradeço pelas dicas, foram muito uteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok!, Na falta dos capacitores de poliester, pode usar os de cerâmica mesmo!, o comentario de fechar as portas da loja foi só uma brincadeira!...;)

amigo, infelizmente nao achei um potenciometro logaritmico, achei somente o linear, será que há alguma problemas se eu colocar linear no lugar do log?

ps:achei os cap. de poliester rsrsrsrs, grato amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não tem problemas em usar potenciômetros lineares no lugar dos logaritmicos, o circuito não será afetado!, A diferença estará na resposta ("velocidade"), de que o volume será percebido pelo nossos ouvidos...

Pode usar este pot linear sem problemas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problemas em usar potenciômetros lineares no lugar dos logaritmicos, o circuito não será afetado!, A diferença estará na resposta ("velocidade"), de que o volume será percebido pelo nossos ouvidos...

Pode usar este pot linear sem problemas!...

e será que para uns 60 ou 70rms esse potenciometro linear de 47k ou 50k daria conta, porque eu liguei um de b50k velho que tinha aqui e ele queimou rssrsrsrsrsrsrsrs, estou usando esse pot numa saida de um amp para diminuir o som, pois a saida mono do mesmo é muito baixa, então fiz o seguinte:

liguei o amp normalmente, liguei o sub na saida mono, e duas outras caixas com dois falantes de 5 ou 6pol 3ohms cada, nas outras duas saidas... ai entra o pot, coloquei ele na saida que vai pros falantes stereos menores e que saem muito mais som, o sub fica imperceptivel, por isso usei ele, mas infelizmente nao sei calcular qntos k ou W precisa... agradeço e aguardo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse potencimetro é de quantos Wats? ele usa poucos componentes comparado ao que eu fiz :D

pois olha amigo tirei ele de uma caixinha de som antiga, desconheço os valores dela, somente sei da descrição que nela contém, B50K (linear)....

Cara, você tem de usar o pot na entrada do amp e não na saída (dependendo do amp você não pode colocar nem na entrada).

Posta o seu projeto completo pra gente, ok?

Abraços.

Primeiramente desculpem o embrulho entre as perguntas, porque eu consegui sanar 2 duvidas em um topico só....

1ºprojeto - usando C.I tda2005r

http://img541.imageshack.us/img541/9038/dsc03257k.jpg

imagem de um projeto de onde estou dando inicio a construção do meu.... por isso como vocês podem ver na figura o pot e os cap. de poliester....

http://img341.imageshack.us/img341/5384/tda2005.png

imagem da do esquema para a placa.

se precisarem ou quiserem este esquema completo entre em contato comigo que terei o prazer de compartilhar....

2ºDuvida:

Utilizando um modulo de som de carro modelo stetson cl950 ( 1saida mono e 2 stereo) utilizando fonte de pc.... testei ela no carro também.

na saida mono liguei um sub de 8pol nao sei qntos ohms, nao abri a caixa....

e nas saidas stereo, liguei duas caixas da phillips com dois falante cada caixa com 3ohms. http://a.imageshack.us/img213/4917/fwm99655fv.jpg

Só que estava vendo esse velho modulo que ja nao usava a muito tempo, e escutei que a saida mono esta baixa d+ independente da injeção de som na entrada do modulo.....

então resolvi colocar um pot que achei por aqui, B50K, nas saidas stereo para baixar o volume das mesmas e deixar o som a par da saida mono, e vi que o mesmo pegou fogo rsrsrsrsrrsrsrs, e parou de funcionar.

alguem tem uma ideia de porque essa saida poderia estar baixa?

abraços.

finalmente montei meu projeto, nao ficou uma coisa de primeiro mundo mas funcionou, notei que ele tem um chiado mesmo estando com o volume no minimo, o que poderia acarretar o chiado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente um de 4700uF/16V

Amigos sanei as minhas duvidas, agradeço a todos que tiveram a paciência de passar vossos conhecimentos......

Deixo aqui os meus agradecimentos, e meus conhecimentos, quem quiser o esquema estarei totalmente a disposição....

Moderadores favor trancar tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...