Ir ao conteúdo

Refazendo a fiação de telefonia no meu barraco.

_Zerocol_

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal!!

Faz um tempinho que não posto por aqui, acredito que essa seja a seção certa do fórum para sanar minhas dúvidas, mas se não for, já me desculpe e peço pra algum moderador mover a mensagem pra mim por gentileza.

Dei uma lida em alguns tópicos parecidos com as duvidas que eu tennho no fórum, porém não consegui sanar todas. Então resolvi criar esse...

Minha dúvida é a seguinte:

To fazendo uma reforma aqui no meu quarto e como já tá tudo uma bagunça, resolvi refazer a minha fiação de telefone (que é bem antiga por sinal), do poste padrão até as tomadas.

O que acontece é o seguinte, tenho um speedy de 2mb aqui, e ele funciona bem, o telefone tb não tem chiadeira nem nada, só que em algumas ocasiões, o telefone fica bem chiado e o speedy perde o sinal DSL com frequência.

As vezes a conexão cai mesmo eu não estando falando no telefone nem nada, já dei uma olhada na atenuação e no ruído da linha, e está "acima da média para os padrões de bom funcionamento que a telefonica informa". Já liguei pro técnico da telefonica vir dar uma olhada, e ele disse que até o poste a instalação está tudo ok.

Logo, como já estou com meio pé na lama, resolvi refazer logo essa porcaria de fiação antiga pra ver se sano esse problema de uma vez por todas.

O esquema de telefones aqui em casa é o seguinte:

Vem o fio do poste, e entra no forro de minha casa, de lá ele se bifurca e vai pra sala, onde tem um telefone sem fio, e vem um pro meu quarto, onde tenho outro aparelho de telefone (COM FIO) e o speedy. Todos os pontos de onde saem os telefone tem microfiltro.

Ouvi dizer que o correto é descer um fio direto do poste pro speedy passando por um SPLITTER, e depois desse splitter, quando o sinal já estiver separada, mandar pros dois aparelhos de telefone. Isso iria eliminar a necessidade de microfiltro, e sanaria de uma vez por todas a instabilidade de conexão, que acontece esporadicamente (geralmente quando mais preciso).

Ai que entra a ajuda de vocês que devem entender mais que eu... ^_^

Que tipo de fiação usar??

Tipo, eu sei que da rua (do poste padrão) até o splitter, eu venho com aquele fio de telefone "FE", qual medida uso??

Depois, ligo ele no splitter (que to pensando em deixar no forro da casa, para facilitar a divisão dos cabeamentos), e do splitter, saio com um fio que vai direto pro modem (ou uma tomada com conector RJ11 na parede, dedicada pro modem) Esse fio, muitos dizem que pode ser o fio de telefone CC1, aquele blindado com 2 pares, outros dizem que a melhor opção, seria umar um fio de rede mesmo (CAT5) e separar um par (ou dois) de fios internos e crimpar as pontas para essa ligação com o modem, pois esse fio por ser trançado, evitaria muito interferências com a rede elétrica.

O que vocês recomendam nesse caso???

Depois, na saída pro telefone do splitter, vou colocar um fio curto com 2 conectores RJ11 em cada ponta, e comprar aquele "T", de onde vou descer os dois fios para os aparelhos de minha casa, tanto o do meu quarto, quanto o da sala.

Isso é o correto a se fazer??

Agradeço desde já a paciência e a ajuda!!

Eduardo

Postado

Nao tem necessidade de usar um splitter. Microfiltro da conta do recado e da mais flexibilidade na instalação, caso algum dia queira mudar o modem de tomada.

Nao faça "bifurcaçoes" no cabeamento. Ele tem que ser "continuo", com o minimo de emendas possivel.

Use cabo especial para telefone. Nao precisa ser nada sofisticado. Nao precisa ser cabo cat5.

Cabeamento telefonico nao tem segredo nenhum. Nao precisa de nada muito especial, caso for somente fiaçao interna.

Só faça o serviço bem feito, use materiais de qualidade e evite ao maximo qualquer tipo de emenda, que nao vai ter problemas.

Postado
Nao tem necessidade de usar um splitter. Microfiltro da conta do recado e da mais flexibilidade na instalação, caso algum dia queira mudar o modem de tomada.

Nao faça "bifurcaçoes" no cabeamento. Ele tem que ser "continuo", com o minimo de emendas possivel.

Use cabo especial para telefone. Nao precisa ser nada sofisticado. Nao precisa ser cabo cat5.

Cabeamento telefonico nao tem segredo nenhum. Nao precisa de nada muito especial, caso for somente fiaçao interna.

Só faça o serviço bem feito, use materiais de qualidade e evite ao maximo qualquer tipo de emenda, que nao vai ter problemas.

Opa,

Valeu fullmetaljacket, pela dica!!

Mas então cara, dei umas lidas que o splitter seria uma boa nesse caso, pois ele separa com muito mais eficiência o sinal de telefonia e de dados, quanto à felxibilidade que você mencionou, não tem problema nenhum aqui, pois minha casa não é muito grande, e desde que instalaram o telefone aqui, os únicos dois pontos foram esses, é mais que suficiente, pois somos só em 3 pessoas aqui em casa...

Queria fazer uma coisa mais profissional, só pra não ter que me preocupar com fiação e toda essa parafernália pelo resto da vida (ou uns 5 anos mais ou menos)...

To anexando aqui uma imagem da margem de ruído do meu modem, dei uma pesquisada e parece estar dentro dos padrões, você poderia me dizer se procede??

Muito obrigado mais uma vez e um abraço!!

54140797.jpg

Postado
Opa,

Valeu fullmetaljacket, pela dica!!

Mas então cara, dei umas lidas que o splitter seria uma boa nesse caso, pois ele separa com muito mais eficiência o sinal de telefonia e de dados, quanto à felxibilidade que você mencionou, não tem problema nenhum aqui, pois minha casa não é muito grande, e desde que instalaram o telefone aqui, os únicos dois pontos foram esses, é mais que suficiente, pois somos só em 3 pessoas aqui em casa...

Queria fazer uma coisa mais profissional, só pra não ter que me preocupar com fiação e toda essa parafernália pelo resto da vida (ou uns 5 anos mais ou menos)...

To anexando aqui uma imagem da margem de ruído do meu modem, dei uma pesquisada e parece estar dentro dos padrões, você poderia me dizer se procede??

Muito obrigado mais uma vez e um abraço!!

54140797.jpg

Os niveis de sinal estão excelentes, nao precisa se preocupar.

Só pra constar, usando o splitter seu sinal adsl nao vai ficar melhor. Se o sinal melhorar, vai ser devido a nova instalação.

Sabe aquele microfiltro de duas saidas que a telefonica manda? É nada mais que um splitter que voce usa na tomada telefonica. Internamente todos funcionam exatamente da mesma forma. É um filtro low-pass que impede as altas frequencias que o ADSL usa de interferir com as baixas frequencias do canal de voz (telefone).

Postado
Os niveis de sinal estão excelentes, nao precisa se preocupar.

Só pra constar, usando o splitter seu sinal adsl nao vai ficar melhor. Se o sinal melhorar, vai ser devido a nova instalação.

Sabe aquele microfiltro de duas saidas que a telefonica manda? É nada mais que um splitter que voce usa na tomada telefonica. Internamente todos funcionam exatamente da mesma forma. É um filtro low-pass que impede as altas frequencias que o ADSL usa de interferir com as baixas frequencias do canal de voz (telefone).

Valeu cara!!

Acho que vou pular essa parte do splitter então, acho entranhão só porque como você pode ver, o sinal do meu adsl aqui é relativamente bom, e ele funciona adequadamente em boa parte do tempo, ai algumas vezes (na maioria delas, quando estou jogando alguma coisa com amigos no steam) o sinal para, a conexão cai, e depois ressincroniza de novo, ai olho no telnet minha margem de ruído, e ela está péssima, ai passados uns 5 minutos depois do re-sync, ela fica boa, como nessa screen ai que mandei, não consigo entender essa parada, parece que é só quando tá rolando uma troca de dados intermitente que acontece. (jogando no steam + teamspeak, por exemplo)

Ja desabilitei firewall, aquele web interceptor tb do modem, e fiz todo tipo de maracutaia pra evitar isso que você pode imaginar, e dado ao fato de que o sinal tá bom, a unica coisa que me restou foi a fiação, vamos ver se melhora agora...

Meu modem é um thomson speedtouch 510 v6 e o speedy aqui é o de 2 megas.

Postado

Esse lance de interrupçao no sinal pode ser ruido na linha causado por fatores externos.

Se por exemplo alguma fiaçao eletrica passa junto com o de telefone (no mesmo tubo), pode haver interferencia quando algum equipamento é ligado.

Postado
Esse lance de interrupçao no sinal pode ser ruido na linha causado por fatores externos.

Se por exemplo alguma fiaçao eletrica passa junto com o de telefone (no mesmo tubo), pode haver interferencia quando algum equipamento é ligado.

Pensei nessa hipótese, mas pelo menos do teto de minha casa pra baixo, tive o trabalho de passar a fiação de telefonia em uma canaleta separada...

Porém, pra cima do teto, no caso o forro, não tenho como saber, pois provavelmente é uma fiação muito antiga, vou tentar minimiar o máximo possível essa interferencia quando for reparar o cabeamento aqui, tem certas coisas que niniguem leva em consideração quando faz esse tipo de instalação, que é essa questão da interferência.

Até mesmo alguns "técnicos" já me disseram que "não tem problema nenhum fiação de internet/telefonia passar no mesmo conduíte de fios de eletricidade", é **** cara, tem uns caras muito ruins trabalhando com isso, por isso a telefonia aqui em sampa é uma *****...

Mesmo assim obrigado pela força, agradeço!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...