Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Phenom II x4 955 Black edition

Posts recomendados

olha é o seguinte... o processador ta pegando 40 graus com a FAN a 5000 e poucos RPM e o pior de tudo é que o cool'n'quiet esta ativado... ou seja o processador rodando a 800mhz + - só navegando com essa temperatura e esse barulho todo é normal? porque dizem q os coler box são ruins mas é tão ruim assim?

ta muito estranho... pior que não consigo um jeito de diminuir a velocidade da FAN tentei pelo Amd Overdrive e simplesmente aqui não tem a opção que eu vi em uma print do programa

só pra especificar meu computador:

gabinete não sei marca mais é um daqueles gamers grandões tem 1 ventoinha ao lado e uma atrás jogando ar para dentro, placa mãe: M4A785TD-M EVO

enfim acho mesmo que a temperatura esta alta, levando em consideração a FAN em seus 5000 RPM + -

ah, vale lembrar também que a temperatura do ambiente esta entre os 30 graus

Ps: não sei se foi criado na sessão correta, qualquer coisa me desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NASCARBR, não acredito que seja a fonte, já que o processador tá com a temp. bem razoável (40ºC, em um ambiente de 30ºC é muito bom). Eu acredito que o problema é com o controle de rotação da placa mãe -na bios, que pode ser ativado e desativado, mas normalmente como padrão, vem desativado, já que a maioria dos coolers n rodam a 5000rpm. O cool and quiet (pelo menos aqui em casa), não tem nenhuma ligação com o controle da rotação do cooler, apenas reduz o clock do mesmo, permitindo assim que de forma idependente, algum dispositivo (como a bios da placa mãe ou o overdrive) reduza a velocidade da mesma.

Sendo assim, temos de nos concentrar em configurar um regulador de rotação do cooler.

Temos duas possibilidades:

Bios, ou seja, entrar na mesma após iniciar o pc e configurar o controlador de rotação.

ou

Via Software: podemos usar o overdrive ou algúm dos inumeros controladores de rotação de fan que se encontram na grande rede.

Assim que você escolher que caminho seguir, poderemos te ajudar de forma mais especifica, ensinando como usar o overdrive, por exemplo...

Boa sorte.

Link para o comentário

Seguinte, tem que inverter essa ventoinha atrás para ela colocar o ar quente pra fora e a lateral colocar ar frio pra dentro, acho essa configuração melhor.

Não lembro do cooler box chegar em 5000 RPM, será isso tudo mesmo? mas 40ºC para temperatura ambiente de 30ºC está ótimo, testa ele em full, não pode chegar em 62ºC.

Cooler box do Phenom é ruin pelo fato dele ter a ventoinha na horizontal, ele não facilita a exaustão igual aos que ficam com a ventoinha na vertical virada para a saída de ar do gabinete, acho que o melhor custo benefício seria você pegar um buffalo ou um TX3 e substituir o original.

Dá uma olhada na pasta térmica, mas antes compra uma melhor para colocar nele, dependendo de quem montou pode ter feito caca e até deixado sem nada.

Link para o comentário

Eu também tive exatamente o mesmo problema com meu Phenom 955. Em dias bem frios, com o pc em idle, o cooler ficava no mínimo a 3000rpm, e em dias mais quentes ficava entre 4500~5000rpm em idle..em full chegava a passar dos 6000rpm, daí já parecia uma sirene. Mas o cooler em si segurava bem as temperaturas. O jeito aqui foi trocar por um Hyper TX2, que mantem as mesmas temperaturas mas é bem mais silencioso (2000rpm).

Link para o comentário

Então o problema aqui não é bem a temperatura, e sim o barulho da ventoinha

eu estava jogando Wow com msn aberto e umas paradas aqui acho que não chegou aos 100% do processador mas já deve ter dado um tranco nele (uns 50% talvez?) a temperatura num chegou aos 50ºC ( temperatura ambiente 30 grasu + -) porém a ventoinha foi aos 6000 e tantos e ai o barulho era absurdo... vou ir na loja aonde comprei o computador e pedir pro cara inverter essa ventoinha de traz e colocar mais uma na frente, estava lendo que com isso melhora muito a temperatura já que circula melhor o ar.

e sobre controlar a FAN da CPU (de preferência pelo Overdrive) gostaria de saber como fazer isso... se alguém souber aonde tem um tutorial me passe por favor, obrigado a todos pelas respostas.

Link para o comentário

• mês depois...

olha venho ressuscitar o tópico porque depois de todo esse tempo ainda não tive a solução do meu problema, ainda não consegui nem inverter a ventoinha de traz e colocar outra na frente o computador ta na garantia e tenho que levar na loja pro cara fazer isso para mim e ainda não deu tempo...

mas acho que só isso não vai resolver, olha hoje meu processador ta nos 45º(idle) com a ventoinha em 5800 RPM, porém hoje é um dia muuito quente temperatura acima dos 30 deve estar uns 35 graus

acho que o jeito vai ser comprar outro cooler, porém qual vocês me recomendariam? lembrando que o foco é retirar o barulho, se possível uma diminuição na temperatura seria bom, tipo uns 5º melhoraria porque acho q eu ele ta esquentando um pouco... mas o foco mesmo é o barulho, que é MUITO chato, enfim aguardo respostas e desde já obrigado.

Link para o comentário

Ola Amigos!

Tenho esse processador tambem e veio com o cooler original de fabrica,

É o seguinte quando estou fazendo as tarefas na desktop temperatura 45° e o RPM Em 5900 , Quando estou jogando Tipo Americas Army 3 Fica em No Maximo 50° em 6300 RPM , Mais isso vai acabar Ja mandei vir 1 do ML , Agora eu pergunto para vocês esse cooler vai aguentar Bem?

azalmancnps10xextremequ.jpg

azalmancnps10xbackpic.jpg

azalmacnps10xquietcpuco.jpg

Modelo:Cooler Zalman Cnps10x Extreme

Paguei 265 R$ vocês acham que Esta Numa faixa de Preço esta bom?

No aguardo Abraços.

Link para o comentário

Ola Amigos!

Tenho esse processador tambem e veio com o cooler original de fabrica,

É o seguinte quando estou fazendo as tarefas na desktop temperatura 45° e o RPM Em 5900 , Quando estou jogando Tipo Americas Army 3 Fica em No Maximo 50° em 6300 RPM , Mais isso vai acabar Ja mandei vir 1 do ML , Agora eu pergunto para vocês esse cooler vai aguentar Bem?

azalmancnps10xextremequ.jpg

azalmancnps10xbackpic.jpg

azalmacnps10xquietcpuco.jpg

Modelo:Cooler Zalman Cnps10x Extreme

Paguei 265 R$ vocês acham que Esta Numa faixa de Preço esta bom?

No aguardo Abraços.

de uma olhada no teste que fiz com ele em meu phenom x4 965 http://forum.clubedohardware.com.br/teste-unboxing-zalman/836090

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!