Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC trava na inicialização do XP

Leo Saturnino

Posts recomendados

Encontrei dezenas de tópicos espalhados pela internet e até alguns aqui no fórum bem parecidos com o meu problema, mas como imagino que cada detalhe possa fazer diferença para uma boa avaliação, espero não ser muito tautológico.

Há um ano tenho esse PC e essa é a primeira vez que me dá dor de cabeça.

Problema:

Utilizo um HD SATA de 320 GB, se não me engano Samsung (modelo SV alguma coisa... ). De dois meses para cá, venho enfrentando dificuldades para ligar o PC. Uma vez ou outra ele travava na tela de inicialização do windows XP (aparecia a barra de carregamento, mas não saía daquilo), um problema bem temperamental, visto que acontecia muito de vez em quando. Percebi que estava com muito pouco espaço livre no HD (apenas 4 GB livres), e nada que eu pudesse apagar, então decidi comprar um HD maior... há uma semana comprei um outro HD SATA Samsung (HD103SI) de 1TB.

Pluguei o novo HD na entrada SATA2, passei o gravador de DVD para a entrada SATA3 e liguei o pc, com boot a partir do HD de 320GB. Primeiramente o pc ligou sem problemas, reconheceu o HD... A partir da área de gerenciamento de disco do próprio Win XP eu coloquei o novo HD para formatar, porém, quando a formatação estava em 70% deu tela azul, avisando que fora encontrado um erro e o sistema precisara desligar o pc para evitar danos. Depois disso não consegui mais ligar o pc com os dois HDs plugados.

Despluguei então o HD de 320, coloquei o de 1TB na entrada SATA1 e o DVD na SATA2, liguei, dei o boot a partir do CD do win XP e formatei novamente o novo HD a partir do CD. Depois de formatar, o CD do windows começou a copiar os arquivos para o HD, ao terminar, quando o PC foi reiniciado para começar a instalação, ele travou na tela de inicialização como acontecia com o antigo HD de vez em quando... e não sai disso... fica travado na tela de inicialização, e quando passa dessa tela, dá tela azul e alerta o mesmo erro, que o PC precisava ser desligado para evitar danos... nenhum número de erro, arquivo corrompido... apenas essa informação.

Resolvi pegar um HD IDE de 40GB que tinha aqui e há muito não usava, com o XP instalado e pluguei, na primeira vez que pluguei ele na entrada IDE e coloquei o boot a partir dele (com o HD SATA de 1TB plugado), ele iniciou normalmente, reconheceu o HD, mas logo o windows travou... não deu tela azul, mas ficou travado...

Agora nenhum dos 3 HDs querem ligar... com os três acontece o mesmo problema... trava na tela de inicialização. O de 320 GB raramente consigo ligar... mas depois de um tempo ligado, dá tela azul com a mesma mensagem...

Configuração:

AMD Athlon 64 x2 Dual core 5200+, BioStar MCP6P M2+, 4GB RAM DIMM DDR2-800 (2x2), NVIDIA GeForce 8500 GT (512 MB),

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Bom dia Leo e seja bem vindo ao forum :joia:

Então cara poderia ser o HD de 320Gb mais você colocou um outro de 40Gb já com o SO instalado e tbem travo, isso só pode ser memória retire os dois pentes e limpe o contato de ambos com uma borracha e espete só uma e faz o teste depois espete outra se for normal instale as duas (em Dual channel se a MB tiver).

Veja a temperatura do processador como esta.

Abs Frederico

Link para o comentário

Muito obrigado pelas boas vindas e pela boa vontade.

Primeiro, fiquei curioso sobre a instalação das placas em "Dual Channel", poderia explicar isso para um leigo?

Parece que você estava certo sobre a limpeza das placas. Como sugerido, tirei as placas de memória limpei o contato, pluguei as duas trocando os slots e tudo correu bem... consegui ligar o pc, dando boot a partir do HD de 320, com o de 1TB plugado na entrada SATA2.

O pc ligou normalmente sem adendes, reconheceu o HD de 1TB e até aproveitei para apagar a pasta do Windows mal instalada da instalação incompleta mal sucedida nesse HD, porém...

Quando vou passar alguns arquivos para o HD novo de 1TB (uma pasta com 42GB de arquivos, afim de esvaziar o HD de 320), dá tela azul com o seguinte erro:

Kernel_data_inpage_error

Pesquisei no google e encontrei muita gente com exatamente o mesmo problema, até videos no youtube explicando como solucionar o tal erro eu encontrei, apesar de nada muito confiável.

As perguntas que te faço agora são:

É possível, ou melhor, é provável que esse HD novo de 1TB esteja danificado? Caso positivo, acredito que baste eu levar na loja e trocar, pela garantia.

É possível que haja um problema no reconhecimento e/ou compatibilidade desse meu novo HD por parte de meu hardware, ou mesmo software? Mesmo sabendo que apesar das dificuldades ele fora reconhecido, formatado...?

A temperatura do processador está entre 38º, 39º... por via das dúvidas, na minha inocência, estou com o gabinete aberto e um ventilador em cima... rs

Mais uma vez obrigado pela ajuda, espero muito que suas dicas continuem funcionando... rs

Link para o comentário

Mais um erro agora...

Ainda estou com os dois HDs ligados, e estava assistindo um filme (alocado no HD de 320). De repente, tela azul, agora com o erro:

KERNEL_STACK_INPAGE_ERROR

Já estou convencido de que este HD novo esteja ruim, porém, pergunto...

Dou o boot a partir do de 320, estava utilizando arquivos alocados no HD de 320, e não tenho nada instalado, nem alocado no HD de 1TB. É possível que este novo erro seja também do HD novo, mesmo não tendo usado-o, apenas estando com ele conectado? Ou é mais provável que esse erro seja no meu HD de 320?

Link para o comentário

Experimenta testar só com uma das memórias para ver se dá erro. Se der erro, testa a outra. Se mesmo assim der erro, tire a placa de vídeo e use a on-board. Seria bom também testar com outra fonte, só pra garantir. Peguei um pc há pouco tempo que travava na inicialização do windows. Era a fonte que apesar de estar funcionando, não estava fornecendo toda a potência necessária. Era um pentium 4. Foi só trocar a fonte que parou o problema.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!