Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repositório de arquivos de baixo consumo

Posts recomendados

Gostaria de montar um novo computador, pois não gosto de deixar o meu desktop barulhento, que poderia até ser usado como aquecedor, ligado 24/7 para as funções de download que normalmente ele desempenha. Portanto, gostaria de montar uma máquina com baixíssimo consumo, o mínimo necessário para rodar clientes P2P com dezenas de arquivos ativos. Minha ideia:

- Um computador headless, que eu possa acessar e controlar via ssh ou algum tipo de terminal semelhante.

- Rodaria Debian ou alguma distribuição Linux específica para baixa potência.

- Precisa ter uma interface ethernet, para internet e uma ou duas USB, para o disco.

- Não precisa de dispositivo de vídeo/VGA; um terminal serial ou USB serviria, embora não seja fácil encontrar hardware moderno assim.

- Pode ter fonte interna ou externa, o que ficar menor/mais barato ou consumir menos.

- 1 ou 2 gigas de armazenamento interno, flash possivelmente, para o sistema operacional e programas.

- Uma quantidade de memória razoável, não tenho muita ideia de como dimensionar isso, mas chuto que uns 256 MB seria o suficiente.

- Qualquer processador: ARM, Intel Atom, MIPS... qualquer coisa que rode Debian serve.

- Gabinete pequeno, uma caixinha em cima da mesa ligada nuns 3 fios e alguns LED's que alguém que olhe pergunte: uai, que caixinha é essa?

Então, gostaria de saber de vocês que processador/placa mãe/memória/fonte/gabinete vocês recomendariam? Modelos e onde posso adquirir? Se precisar soldar, parafusar, serrar, colar alguma coisa não tem problema...

Me ocorreu que um modem ADSL modificado talvez sirva para esse propósito, alguém tem alguma indicação quanto a isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

Dei uma olhada nessa recomendação e achei meio caro e com o consumo bastante alto (segundo o vendedor, 45 W). Falei com algumas pessoas e me foi recomendada essa placa-mãe, que já vem com um processador ARM9:

http://www.friendlyarm.net/products/mini2440

Custa US$65 no e-Bay sem a telinha touch 3.5 LCD, US$85 com, mas daí gasta o dobro de energia. Se essa informação estiver certa, 5V a 0.3A, não dá nem 2W, possivelmente a fonte gastará mais do que o aparelho. Acho que vou ficar com esse mesmo... só vai ficar sem gabinete, mas isso dá para improvisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!