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caioattili

Problema Com Usr 2976

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Olá, estou com um modem U.S. Robotics 56K Voice PCI 2976 que está com o seguinte problema:

-Ele instala normal, mas na hora de conectar, ele acusa que não há sinal de linha e o alto falante dele realmente não emite o som daquele tom contínuo.

-Se eu mando conectar mesmo assim, ele começa a discar mas após terminar a discagem ele não faz nada, fica parado e não dá nenhum sinal.

-Quando eu vou no Painel de Controle (do Win95OSR2,) Modems, e clico no botão 'Mais Informações', ele mostra tudo normal.

-Atualmente estou usando um modem U.S. Robotics 56K PCI 2977 que funciona normalmente, exceto pelas minhas ridículas velocidades de conexão que não passa de 33600 bps.

Por favor, me ajudem.

Obrigado.

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Será que algém saberia me dizer se este modem já era ou não?

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Tenho um nas mesmas condições.

Existe uma peça tipo um reconhecedor do tom de discagem, que não está atuando quando chega ao modem o sinal de linha.

Para o reparo é necessário trocar esta peça, mas só se encontrar uma igual em um outro modem da mesma marca e tipo, que tenha sido descartado.

Caso contrário êle não terá mais utilidade.

Antes de descartá-lo, caso você ainda não tenha feito isso, vá nas propriedades de discagem e marque a caixa esperar pelo tom de discagem.

Boa sorte :bye:

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Olá, este negócio de marcar esta caixa eu já marquei e desmarquei várias vezes e não deu certo, pois ele disca mas não encontra linha.

E condiogo, que peça é esta que você está falando? Pois eu acho que eu posso conseguir outra destas, por favor, se souber, me avise.

Muito obrigado.

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Caioattili,

Me parece que o modem que voce está usando é um winmodem, que utiliza grandes recursos do processador da máquina para estabelecer a conexão, como

voce tem um processador lento ( Pentium 120 Mhz?), sua conexão mesmo que seja estabelecida fica abaixo da capacidade real do modem.

Para seu caso recomendaria US Robotics, mas Hardmodem, que faz todo o trabalho sózinho, não utilizando nada o processador da máquina.

Veja no site da USR que tipo de modem é o seu, se for Winmodem, controlado por software este é o seu problema real.

Winmodens são recomendados para processadores bem mais rápidos.

Quanto a peça que é necessário a troca, se este for o caso, vou tentar identificá-la

no meu e posto novamente. :zoio:

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Esse modem é hardmodem. Provavelmente ele queimou. De qualquer forma tente desinstalar e instalar novamente. Remova os drivers, retire o modem, inicie o comp sem ele, desligue, instale o modem e os drivers e veja se funciona.

Adicione duas vírgulas antes do número de telefone e a string X3.

Uma vez tive um problema curioso com um modem desses. Ele conectava mas não desligava, apesar de no computador tudo parecer normal, a linha ficava presa. Depois de alguns dias fora do comp, reinstalei e funcionou normalmente. Vai entender!? :)

LUA

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Seu modem USR2976 é um modem OEM e é quase certo que é um modem que usa os recursos do processador sim, visite a pagina abaixo citada e baixe o driver que poderá ser salvo em um disquete.

Desistale seu modem e driver atual e reinstale novamente, se possível em outro slot PCI.

Boa sorte :o

http://www.usr.com/support/product-templat...p?prod=oem#2976

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É um hardmodem com certeza, bem como o que eu estou usando agora (USR 2977) e eu já reinstalei vários drivers para ele, inclusive já o troquei de slot e ele continua sem dar sinal de linha.

Será que existe algum jeito de 'forçar' o modem a reconhecer o sinal de linha, como por exemplo provocando um curto na tal peça responsável pela detecção?

Outra coisa, será que isto pode ser algum problema no Firmware dele, já que este modem estava parado jogado no fundo de um armário?

Agradeço a todos e se puderem ma ajudar mais ainda (afinal de contas este modem é caro pra chuchu) será muito bom.

Muito Obrigado.

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Os modelos 2976, 2977 e 5610 são hard-modems, mesmo sendo OEM.

Se ele estava parado há tanto tempo, já experimentou fazer uma limpeza nele. Talvez o conector do fio esteja cheio de poeira ou enferrujado.

Diante do seu desespero em pifar um modem tão caro, não custa tentar. :)

LUA

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Olham os contatos do slot eu já limpei um monte de vezes, mas os ferrinhos que dão o contato do fio do telefone eu já verifiquei e estão todos os quatro brilhando limpinhos.

Outra coisa, uma vez eu entrei num outro fórum de hardware na Internet e lá eu vi uma história de que um cara tinha conseguido recuperar um modem que não dava sinal de linha, substituindo a peça responsável pelo sinal, por uma chave liga-desliga e quando ele queria conectar, ele acionava a chave e a porcaria do modem dava sinal na hora e depois quando ele desconectava, ele acionava a chavinha de novo e tudo ficou belo.

Será que esta história é real? Existe esta possibilidade?

Por favor quem souber, me avise!!!

Falou!

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Você pode tentar conectar um telefone na saída de telefone do modem. Se o telefone der linha, o modem está realmente ruim. Por outro lado, tente mudar a porta lógica do modem (de COM4 para COM3, por exemplo). Quanto a chave liga/desliga modem, eu acredito sim. É que o modem possui uma espécie de relê (chaveamento automético) que arma e desarma para conectar o modem à linha telefônica. Se este relê for substituído por uma chave manual, a chave fará o papel do relê, conectando todo o circuito do modem. Mas... qual é essa peça? Como identificá-la no modem é que está o problema.

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Olá longuete, é justamente esta peça do modem que eu quero saber qual é! :muro:

A porta serial que ele está usando é a COM5 e eu já tentei mudar e não consegui.

Quanto ao link que o condiogo citou eu ainda não entrei mas vou entrar agora e depois posto para avisar o que que deu.

Obrigado.

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Olá condiogo, eu testei este programa que você me indicou e o programa não rodou! Ele é feito em Java e parece que ele precisa de um arquivo para rodar que o meu Windows 95 OSR2 não tem.

Mesmo assim, agradeço a atenção. :(

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caioattili

De fato, em hardware nós nos deparamos com uma infinidade de possibilidades

para resolver um determinado problema, as vezes perdemos a cabeça e jogamos peças boas fora, mas pessoas persistentes como nós, sempre buscam outras alternativas, mesmo que não funcionem, sempre nos ajudam a aumentar nossos conhecimentos.

Talvez....., Lembra o piloto do F16 que deu uma pancadinha no marcador de combustível que estava no zero e voltou a funcionar?Foi um susto para ele, mas ainda tinha meio tanque.

Dê uma pancadinha e destrave esse detector automático, Ufa! :angry:

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Aproveitando o tópico, creio que os modems 3com/usr são ótimos, desde que: tenha uma boa linha (curta, sem derivações,direta ao modem, sem problemas nas fiações desde a rua até o ponto em sua residência) de preferência que não sejam OEM. E que não seja instalado no 98SE (veja abaixo), no XP nunca caí e conexão mínima de 40Kbps máx 51.

Estou com esse prob. que transferi para cá, que talvez alguém resolva.

"Tenho uma CUSL2-C (chipset I815e) e um modem usr 2977. O XP reconhece esse modem sem problemas, não preciso instalar nada, nem drive, porém no 98se, raramente ele instala, pelo prog. de instalação ocorre sempre uma GPF, indo em adicionar e/ou remover progs. ou hard ou qualquer outra tentativa de instalar o drive ele não aparece para instalar, o driver é 3cpcic.inf.

No gerenciador de dispo. o único alerta é sobre: dispositivo desconhecido PCI serial controler . Já pesquisei muito, porém nada que resolvesse esse problema"

Já obtive respostas/perguntas como:O GPF ocorre com outros progs? já reinstalou drive pelo gerenciador de dispo. Eis minha resposta:

"Olá a todos! Tá complicado. Já baixei o drive do site da USR (fora o disket de instalação, tenho outros backups), já fiz o que o Col indicou e todos os procedimentos possíveis e forçados para instalar esse modem.

O GPF, ocorre somente com esse programa de instalação. Já instalei 4 desse modem, (todos intel e só no 98se(XP e CL sem prob.)) e sempre o mesmo problema, só consigo instalar, quando consigo (por osmose) o problema do PCI serial controler, aí ele funciona legal. Encontrei algo nesse forum Opentech forums, fiz alguma coisa como; instalar update após a instalação do modem, pelo que li no site da intel, update do I815e não resolverá isso. Talvez quando encontrar alguém com essa MB e mesmo modem com o 98SE, ele possa me explicar."

Nem na ASUS, INTEL ou GOOGLE encontrei soluções.

Grato a todos.

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caioattili,

Tenho um USR igual ao teu (2976), que comprei já usado. Veio com uma etiqueta de uma empresa chamada MoBoFix, telefone 11-3664-7236. De repente eles tem a solução para seu modem, né?

ToniQuin

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Sei lá, nem sei mas o que faço com este modem, já tentei tanta coisa e inclusive já localizei a peça (acho que é ela! :muro: ) que faz a detecção da linha e tentei juntar os contatos dela mais foi tudo em vão, não funciona nem que eu lhe peça com carinho! :muro:

Mas eu ainda não desisti, vou continuar tentando!

Aproveito para pedir a todos que tem modems OEM da U. S. Robotics que visite este tópico AQUI .

Muito Obrigado a todos. :bandeira:

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Olá, encontrei (na verdade não foi eu!) um link muito bom sobre manutenção de modems queimados e resolvi postar aqui:

Eis a imagem:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://downloads-guiadohardware.net/dicas/Hardmodem.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O conteúdo do site é este aqui:

Manutenção de modems

Qualquer um que utilize a Internet a bastante tempo, já deve ter perdido pelo menos um ou dois modems durante alguma tempestade. Estes acidentes são extremamente comuns, pois as linhas telefônicas, por serem metálicas, acabam servindo como verdadeiros pára-raios. Os modems são componentes relativamente frágeis, que se queimam facilmente ao receber uma destas descargas e ao mesmo tempo, as linhas telefônicas não oferecem uma proteção contra descargas tão boa quanto a rede elétrica (que já não é tão confiável assim).

Existem basicamente duas possibilidades neste caso. Se a descarga for fraca, será queimado apenas o Relay, o componente do modem responsável por "pegar" a linha. Neste caso o modem continuará sendo reconhecido e instalado normalmente pelo Windows, porém, ao discar ele dirá que não existe tom de discagem, justamente devido à queima do Relay. Neste caso, o conserto é relativamente simples, você precisaria apenas substituir o componente queimado por outro bom. O Relay é aquela caixinha branca, preta ou azul que fica próxima ao conector para a linha.

Em alguns modems ele é dividido em dois componentes. Para quem tem alguma experiência com soldagem, a substituição é fácil, já que o Relay é geralmente preso por apenas 4 pontos de solda.

A dificuldade maior é encontrar este componente para vender separadamente. Em geral que trabalha com manutenção de modems mantém um estoque de modems velhos ou queimados, que servem como doadores de componentes. Você pode adquirir modems queimados nos sucatões de informática, ou com os próprios clientes, quando forem troca-los por novos.

Se o modem receber uma descarga mais forte, além do Relay serão queimados (nesta ordem) o transformador (caso o modem tenha um) e o Mov. Se por acaso a descarga chegar a atingir o chip DAA ou o DSP, o modem não será mais nem reconhecido pelo Windows, ficará completamente morto. Neste caso não existe conserto, pois não há como soldar estes circuitos manualmente.

Consertar modems pode ser uma boa fonte de renda, pois existe uma grande demanda, e ao mesmo tempo pouca gente que faz este tipo de conserto. Se você já trabalha com manutenção, especializar-se nesta área pode trazer algum ganho extra. Veja que apesar de serem mais baratos, os softmodems também costumam ser mais fáceis de se consertar, pois têm menos componentes. Outro ponto é que no Brasil, a maioria dos softmodems são Pc-tel ou Lucent, o que facilita na hora de conseguir peças de reposição.

Veja na foto abaixo um diagrama com a localização dos principais componentes de um modem. Este diagrama se refere a um hardmodem, ou seja, um modem completo. Num softmodem a UART, o buffer, o DSP, CODEC e a memória flash são substituídos por um único chip, chamado "DAA", que atua como uma interface entre a linha telefônica e o processador principal, que é quem fará o trabalho dos demais componentes.

Veja o que faz cada um dos componentes:

:. UART: O circuito que coordena o envio e recebimento de dados através da porta serial.

:. Buffer: Armazena os dados recebidos, permitindo transmiti-los apenas quando o processador estiver ocioso (evitando qualquer degradação de performance).

:. DSP: Um processador relativamente poderoso, de 92 MHz que coordena o funcionamento do modem e executa as funções de correção de erros.

:. CODEC: Transforma os sinais digitais nos sinais analógicos a serem transmitidos através da linha te-lefônica e faz a decodificação dos sinais recebidos.

:. Memória Flash: Armazena o firmware do modem.

:. Relay: Conecta fisicamente o modem à linha telefônica. É ele quem "pega" e "solta" a linha.

:. Transformador: Isola o computador da linha tele fônica, impedindo que qualquer surto de tensão oriundo da linha possa danificar o modem.

:. MOV: Atua como um fusível, servindo como uma proteção adicional contra surtos de tensão.

:. Speaker: Emite os sons que o modem faz ao conectar.

:. Capacitores: Evitam que falhas momentâneas no fornecimento de eletricidade atrapalhem o funcionamento do modem.

Agora só me ficou uma duvida: Eu acho que eu tenho um modem que tem uma peça muito parecida com a deste modem (o meu 2976) no caso o modem que tem a peça parecida é um Motorola HSP56 que eu acho que não está queimado, mas no meu computador ele trava tudo quando eu clico em conectar.

Então, caso esta peça sirva para o meu modem, como eu faço para tirá-la de um modem e colocá-la no outro?

Por favor, se alguém souber, poste aqui. :help:

Falou e Obrigado! :bandeira:

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Criei um topico para quem tem o MODEM da USRobotics 2976 e 2977 possam trocar dicas, informações e etc.

Por favor, acesse e se cadastre para podermos nos unir e evoluirmos juntos.

2 cabeças pensam melhor que 1

Veja o topico:

Usrobotics 56k pci model 0727 3cp2976

Hardmodem configuração no windows xp

Link para o topico acima

Veja também o topico:

É Verdade Que Os Modems Usr Oem

de 56K PCI são ruins?

Abraços

Maurício

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Olha eu tenho um US Robótics 56K Win Modem

e quando conectava acusava "sem tom de discagem" mas ai eu resolvi meu problema de toda a vez que eu mando conectar eu tiro meu telefone sem fil da linha... e diminui bastante esse problema...

Falou

:bandeira:

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Olha eu tenho um US Robótics 56K Win Modem

e quando conectava acusava "sem tom de discagem" mas ai eu resolvi meu problema de toda a vez que eu mando conectar eu tiro meu telefone sem fil da linha... e diminui bastante esse problema...

Que doideira! :blink: Este truque eu não tentei, mas acho esquisito mesmo assim e não vou descartar esta possibilidade, afinal, vale tudo!

Eu estou pesquisando sobre relés na Internet para ver se eu consigo "armar" este relé na marra ou fazer o modem "pegar" linha também na marra, SEM passar pelo relé, ou seja, deixar o tom de discagem sempre aberto no modem. OK, eu sei que é uma ideia maluca mas jogar este modem no lixo eu não vou jogar, pelo menos enquanto eu não tiver certeza de que não dá para consertar de jeito nenhum. :naonao:

Bem, muito obrigado por ressussitarem este tópico, principalmente ao Maurício (Santos), velho conhecido de outro tópico aberto por mim também. :bandeira:

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a respeito de conectar no v.90 caioattili, você pode desativar os padroes que você quiser usando o programa controlcenter da usr que você baixa no site da usr.

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a respeito de conectar no v.90 caioattili, você pode desativar os padroes que você quiser usando o programa controlcenter da usr que você baixa no site da usr.

Onde você encontrou isso? O site da USR é uma complicação total!

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Postado Originalmente por caioattili@20 de fevereiro de 2004, 11:27

Olá, estou com um modem U.S. Robotics 56K Voice PCI 2976 que está com o seguinte problema:

-Ele instala normal, mas na hora de conectar, ele acusa que não há sinal de linha e o alto falante dele realmente não emite o som daquele tom contínuo.

-Se eu mando conectar mesmo assim, ele começa a discar mas após terminar a discagem ele não faz nada, fica parado e não dá nenhum sinal.

-Quando eu vou no Painel de Controle (do Win95OSR2,) Modems, e clico no botão 'Mais Informações', ele mostra tudo normal.

-Atualmente estou usando um modem U.S. Robotics 56K PCI 2977 que funciona normalmente, exceto pelas minhas ridículas velocidades de conexão que não passa de 33600 bps.

Por favor, me ajudem.

Obrigado.

Um colega meu teve o mesmo problema com um modem USR 5610b: é reconhecido, conecta, mas na hora de discar, nada. Então, por um acaso, ele trocou a fonte do micro para uma de 460W, e do nada, funcionou! Então, sugiro que faça o mesmo teste, e coloque uma fonte mais parruda.

Caso não tenha fonte, plugue uma bateria de 12V nas linhas corretas (veja lá o que vai fazer, se errar a tensão, frita tudo), e veja se o problema é eliminado. Ele tinha antes uma de 300W, que não deu conta do recado, então preste atenção neste detalhe. Ele suspeita que o relê de chaveamento da linha (o que realmente começa a discar) seja muito robusto, e precisa de muita energia para ser chaveado, daí a fonte fazer falta. Então, não adianta mandar ignorar se dá linha ou não, porque ele não consegue "tirar do gancho". Isso explica outras postagens onde o cara chaveia na mão. Teste isso...

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