Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia Estática

GuilhermeLima

Posts recomendados

Fala moçada...

Andei procurando pelo forum mas não achei nenhum tópico falando sobre Energia Estática... Acho que esse é um assunto bem importante, ainda mais se tratando de processadores não é mesmo?? Por eles serem os mais afetados, resolvi criar esse tópico aqui mesmo...

Estou com o meu processador novo lá em casa pronto pra plugar na placa Mãe, mas lá em casa, por ser um prédio muito antigo, não tem TERRA...

Então to com um medo danado de queimar meu processador só de encostar nele, devido à tal da energia estática...

Trabalho com computadores o dia todo e chegou cheio de "energia" em casa, chegando até levar pequenos choques ao encostar na geladeira por exemplo... :)

Então eu queria saber se alguém te alguma solução pra esse tipo de problema... Pois eu até tenho a pulserinha magnética no trabalho, mas ela só funciona se tiver como aterra-la.

Alguém tem alguma ideia? usar alguma luva, segurar por um pano, espuma, sei la...

Dá dica aí moçada

valeu

PS: Peço aos operadores do fórum se posso copiar esse tópico pra outras áreas, como a de Fontes, Energia, ou alguma outra que fala também do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, tem aquela pulseira antiestática né... mais nem sei onde q incontra akilu. Será q funciona mesmo? tem q ligá num lugar aterrado né...

Geralmente eu só incosto na carcaça do gabinete e descarrego a energia, mais aqui in casa parece ter aterramento e tal (por ser um prédio).

É um assunto interessante sim, q deve ser tratado com seriedade pelos técnicos q trabalham o dia intêro com PC, pois keimar um modenzinhu 14.400 num é estão preocupante, mais quando keimarem um Athlon FX da vida..... aí o bicho pega! ^_^

:bye:

Link para o comentário

Não precisa se preocupar tanto assim.

Os componentes eletrônicos não são tão sensíveis assim. Esses choques que nós levamos na geladeira, carro são eletreciddade estática. Ela só é perigosa mesmo quando o tempo está muito seco (Inverno, Outono). Algumas das recomendações é:

Não usar roupas de poliester.

Não mexa com computadores depois de andar ao ar livre

Mas como eu disse, isso não é muito comum de acontecer. Não precisa ter medo de placas e componentes. Um amigo mesmo outro dia achou que uma memória estava estragada e colocou no bolso dele, no dia seguinte ele pois no computador e o bicho ligou.

Link para o comentário

velho c você tem a pulseira pode usar ela...

realmente c você segurar no gabinete nas partes de metal por uns 10s já descarrega...andar descalco num piso sem borracha e sem madeira também....

geralmente a galera pega o processador com jeito e espeta sem medo nem c preocupando com nada e não tem problemas...mas liga a pulseira no gabinete mesmo...ou numa mesa de ferro gd e manda bala...

Link para o comentário

• Membro VIP

Sempre que vou mexer em algum componente, eu sempre fico segurando por alguns segundos a parte metálica de alguma janela...

Li em vários locais que elas são bem aterradas, garantindo melhor descarregamento da energia que está em nosso corpo...

Nunca usei pulseiras e assemelhados, e ainda não queimei nenhum componente. O importante é sempre segurar pelas bordas. Nunca em contatos, CIs, chips, etc...

PS: Já vi pra vender umas dedeiras, próprias pra manipular esses objetos.

Link para o comentário

cara tem um tópico desses na parte de eletrônica, mas lá vai.

É muito simples,

1- pega um vidro de maionese vazio com tampa de plástico e fure-a bem no centro.

2- corte um pedaço de fio rígido de cobre cerca de 15 cm e introduza no furo da tampa

3- com um alicate de bico pequeno arredonde as pontas do fio de cobre

4- corte uma fita de papel aluminio de 0,5cm x 10cm

5- dobre a fita de aluminio e pendure-a no fio de cobre do lado de baixo da tampa de plástico.

6- introduza a montagem no vidro de maionese e tampe

7- Esta coisa maluca vai servir para você verificar se você estar com cargas estáticas! Como? passe um pente no cabelo várias vezes e encoste no fio de cobre, você verá que a fita de aluminio que está dobrada elas se afastam indicando que o pente está com cargas estáticas oriundas do atrito de seu pente com o cabelo. Se você tocar no fio e a fita não se mexer, é sinal que seu corpo não contém cargas estáticas, pode por a mão no processador que não há problema algum.

Qualquer dúvida consultem um livro de física, é o que tem as informações mais corretas.

Sobre autodescarregar, o correto é você segurando um resistor de 10KOhms encostá-lo em algum lugar que por algum meio esteja ligado no terra.

Porque usar o resitor? Para não tomar choque quando os eletrons fluirem para de seu corpo para o terra

Link para o comentário

• Membro VIP
Postado Originalmente por Érico+20 fev 2004, 17:04-->
Cassiano BH@20 fev 2004, 17:01

não entendi o comentário amigo rosted!! :wacko:

Pra economizar espaço ele editou o quote da mensagem pra apenas aquela fraze. acho q foi isso... :huh::blink::zoio:

Isso mesmo...

É que ficaria muito grande "quotar" todo o comentário do Cassiano...

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!